Jamarcus Publicado 23 Outubro 2024 (editado) Eu tenho um amigo que é polícia. Sempre foi bom rapaz. Ao fim de uma semana já chamava "crocodilos" aos negros. Todos os dias recebe num grupo do Whatsapp imagens de outros casos, muitas vezes até de corpos. Já estive com colegas dele que defendem que o que é preciso é "bater neles" nas manifestações, para "baixarem a bola". Isto não é uma questão só de uns casos isolados, é um problema estrutural gravíssimo. Editado 23 Outubro 2024 por Jamarcus 5 2 Compartilhar este post Link para o post
Lage_Effect Publicado 23 Outubro 2024 (editado) Acho que um dos casos mais flagantes foi aquele senhor que estava com o filho criança e com o pai naquele em Guimarães que com tudo filmado ainda teve a falta de vergonha na cara de dizer em tribunal que foi "uso de força adequada e proporcional" E acrescentar que o mesmo uns anos mais tarde voltou a ir a tribunal por agredir um recruta do exército. Editado 23 Outubro 2024 por Lage_Effect Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 23 Outubro 2024 Citação de bug, há 16 minutos: Há maus profissionais em todas as profissões e haverão sempre inocentes a apanharem por tabela. Então diz-me como a polícia deve controlar situações desordeiras? Não mandam tiros para o ar primeiro, por exemplo? Nunca assisti a isso. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Tibraco, há 1 hora: É fácil pedires bom senso, mas tiveste alguém a desejar a morte aos policias neste tópico. Tens aqui dezenas e dezenas de utilizadores, existe a possibilidade razoável de algum deles (ou mais do que um) ter um familiar/amigo que é policia. É aceitável? Por acaso há utilizadores que são policias até. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 23 Outubro 2024 Citação de bug, há 1 hora: Eu conheço um polícia do corpo de intervenção, que por acaso hoje até vai fazer o jogo do Benfica. E já lhe perguntei isso mesmo. Quando há m*rda como é diferenciam gajos das claques (ou outros que façam m*rda) de pessoal normal que vai somente ver a bola? E a resposta foi que normalmente as pessoas que estão ali por mero acaso afastam-se imediatamente da confusão. Se vão haver pessoas possivelmente a levar uma bastonada sem ter culpa? Sim. Mas no meio de um tumulto como é que queres repor a calma? "Srs. Criminosos dêem um passo para a direita, Srs. Inocentes um passo para a esquerda". É muito fácil falar sentadinho agarrado a um teclado. Citação de Almeno, há 47 minutos: E quando eles rompem do nada e não te dá tempo para fugires deles? E quando mesmo assim, quando te afastas eles continuam atrás de ti para te bater? E quantas vezes nem sequer é um tumulto, mas 2 ou 3 campeões, e eles entram a direito para bater? Eu também conheço uma besta que está no Corpo de Intervenção que se gaba de adorar esses dias porque têm ordens para bater em toda a gente. Já vi e vivi n situações só no contexto do futebol. Em todas elas a ação policial foi bruta, exagerada e feita por atrasados mentais. E nenhuma foi um tumulto, como preferiste utilizar para defenderes o teu ponto de vista. Correlation does not imply causation... BUT! 1 Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Bashir, há 2 minutos: Correlation does not imply causation... BUT! Estás-me a querer chamar atrasado mental? Pode ser mais direto, não precisas de te refugiar em malabarismos. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 23 Outubro 2024 Citação de lastdance, há 11 minutos: Por acaso há utilizadores que são policias até. chibem-se Citação de bug, Agora: Estás-me a querer chamar atrasado mental? Pode ser mais direto, não precisas de te refugiar em malabarismos. foi mesmo aos polícias, não a ti Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 23 Outubro 2024 Eu tenho alguns amigos PSP. Só de 1 deles ouvi comentários racistas e outro partilha imensas m*rda do Chega. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 23 Outubro 2024 Citação de bug, há 7 minutos: Estás-me a querer chamar atrasado mental? Pode ser mais direto, não precisas de te refugiar em malabarismos. Citação de Hammerfall, há 7 minutos: chibem-se foi mesmo aos polícias, não a ti Quem chega a onde for e começa a bater a torto e a direito, é efetivamente atrasado mental. Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 23 Outubro 2024 (editado) Citação de Jamarcus, há 53 minutos: Eu tenho um amigo que é polícia. Sempre foi bom rapaz. Ao fim de uma semana já chamava "crocodilos" aos negros. Todos os dias recebe num grupo do Whatsapp imagens de outros casos, muitas vezes até de corpos. Já estive com colegas dele que defendem que o que é preciso é "bater neles" nas manifestações, para "baixarem a bola". Isto não é uma questão só de uns casos isolados, é um problema estrutural gravíssimo. O grande problema é esse mesmo, o da cultura dessas instituições. Eu nos últimos 5 anos conheci várias pessoas de uma força policial especifica que até nem costuma ter casos, todos sem excepção malta impecável para beber uns copos ou ir dar uma corridinha, mas também todos malta com a qual é melhor não tocar em certos assuntos porque se não já sabes que vem m*rda, é que lá dentro a visão sobre a sociedade está profundamente inquinada. E isso é um problema da cultura, das lideranças, da falta de formação geral. E isto até é independente de outros tipos de ideias políticas, de esquerda ou direita, porque nisso dentro das policias a divisão é a mesma de cá fora. Mas se calhar o não se ter noção das nuances e ser tudo ou bom ou mau é uma característica necessária para optares por uma profissão em que tens de basicamente obedecer. Depois o que não ajuda também nestes casos é teres gajos de 20 e poucos anos que eram o Zé das apostas num café em Mirandela e o Fernando maluco que jogava à bola em Alfena e que depois de 9 meses de treino lhes dão uma arma e os mandam para um bairro do qual só ouviram falar em piadas de stand up e que nem fazem ideia que em Portugal tens zonas onda a língua franca não é o Português. Editado 23 Outubro 2024 por antifa 7 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Outubro 2024 Citação de bug, há 2 horas: Se existe excesso de força por parte da polícia, alguma razão haverá. A tua frase desmonta-se a si mesma. Se há excesso, é porque é excessivo. E o ponto é exactamente esse. De resto, estás claramente a falar de um assunto que desconheces por absoluto. E estou à vontade para falar, conheço vários agentes da autoridade na GNR e na PSP, mas não tapo o Sol com a peneira. Citação de Petar Musa, há 36 minutos: Só de 1 deles ouvi comentários racistas E o que é que isso prova? Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 23 Outubro 2024 Citação de antifa, há 2 horas: Não percebes porque estás a falar de uma posição de privilégio de alguém que tem a cor certa e nunca viveu no lugar errado. É por isso que a tua interação com a polícia nunca foi negativa, excepto algum bronco que não disse bom dia na operação stop ou um Zé que não perdoou a multa. Se vivesses desde pequeno num bairro destes infelizmente a experiência seria bem diferente, saberias na pele o que é a prepotência da polícia na interação diária, terias sido encostado à parede facilmente mais de meia dúzia de vezes antes sequer de ter 18 ou até 16 anos, saberias a forma agressiva como são feitas as patrulhas da carrinha de intervenção rápida, já tinhas ouvido n histórias de terror de malta que teve de ir passar a noite à esquadra etc. É por isso que as situações destas são um barril de pólvora, porque a tensão e a revolta está presente e nunca se faz nada para alterar o status quo, e nestas situações no bairro os velhotes estão em casa a chorar e os putos cá fora a partir tudo, faz parte, se um lado não muda o outro também não. É simplista mas é difícil não se cair no cliché da polícia má quando os anos passam e é sempre o mesmo filme, são sempre os mais broncos da turma a serem colocados nestes bairros, quase sempre polícias sem qualquer ligação à realidade cultural da vida de um subúrbio daqueles e à convivência com gente de outras etnias, que vêm um negro à noite e borram-se de medo. Sempre as mesmas esquadras com a tv no canto a dar cmtv 24/7, e agora sempre os grupos de whatsapp e telegram a despejar ódio e memes às toneladas. E claro sempre a desresponsabilização pública. Recomendo muito, a quem não viu, a intervenção do Brito Guterres na RTP3. É uma das vozes mais interessantes para um caso destes. Nesta brincadeira toda, não me apercebi de se discutir um problema bem grande: então o gajo dispara e vai logo ao peito? Que azar do caraças. Não deve ter tido treino para apontar a zonas não letais, se calhar. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Outubro 2024 Citação de andriy pereplyotkin, há 1 minuto: Nesta brincadeira toda, não me apercebi de se discutir um problema bem grande: então o gajo dispara e vai logo ao peito? Que azar do caraças. Não deve ter tido treino para apontar a zonas não letais, se calhar. Pois... Pensei isso também sobre aquele caso recente da basquetebolista americana que ameaçou o polícia com a faca. Relativamente close-range, tem logo de atirar a matar? É para isso que serve o treino de tiro? Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Ghelthon, há 3 minutos: A tua frase desmonta-se a si mesma. Se há excesso, é porque é excessivo. E o ponto é exactamente esse. De resto, estás claramente a falar de um assunto que desconheces por absoluto. E estou à vontade para falar, conheço vários agentes da autoridade na GNR e na PSP, mas não tapo o Sol com a peneira. E o que é que isso prova? Uns conhecerão malta de uma forma, outros de outra. E até gosto de acreditar que os maus polícias não estão em maioria. Ainda assim, basta haver um caso que já é muito mais grave do que noutra profissão comum, obviamente. Estamos a falar de uma força de segurança, uma profissão que implica uma lógica hierárquica que não nos mantém "todos iguais". Mais do que isso, está mais do que denunciada a infiltração da extrema-direita nas forças de segurança (lembramo-nos do caso do Manuel Morais?). Eles estão lá dentro. Para que é que andamos a perder tempo com exemplos anedóticos? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Outubro 2024 Citação de andriy pereplyotkin, há 2 minutos: Uns conhecerão malta de uma forma, outros de outra. E até gosto de acreditar que os maus polícias não estão em maioria. Ainda assim, basta haver um caso que já é muito mais grave do que noutra profissão comum, obviamente. Estamos a falar de uma força de segurança, uma profissão que implica uma lógica hierárquica que não nos mantém "todos iguais". Mais do que isso, está mais do que denunciada a infiltração da extrema-direita nas forças de segurança (lembramo-nos do caso do Manuel Morais?). Eles estão lá dentro. Para que é que andamos a perder tempo com exemplos anedóticos? Plenamente de acordo. Fingir que esse problema não existe é, como disse, tapar o Sol com a peneira. Dito isto, é óbvio que nem todos os agentes das forças de segurança são racistas. Também quero acreditar que serão uma minoria, mas certamente uma minoria que tem crescido. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 23 Outubro 2024 Citação de bug, há 2 horas: De acordo. Não sei a zona onde vives, mas no interior também já foi mais calmo. Hmmmmmmmmmmmmm 1 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Ghelthon, há 10 minutos: Pois... Pensei isso também sobre aquele caso recente da basquetebolista americana que ameaçou o polícia com a faca. Relativamente close-range, tem logo de atirar a matar? É para isso que serve o treino de tiro? Fds só quem nunca cheirou gás pimenta é que pode imaginar que depois de levares com aquilo, mesmo de longe, ainda vais dar uma facada de jeito em alguém. Andam carregados no mínimo com arma, gás, bastão, possivelmente outro extensível, umas luvas f*didissimas e 2 para 1 têm de dar 4 tiros no peito? Ou é incompetência ou é psicopata. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Outubro 2024 Citação de andriy pereplyotkin, há 19 minutos: Nesta brincadeira toda, não me apercebi de se discutir um problema bem grande: então o gajo dispara e vai logo ao peito? Que azar do caraças. Não deve ter tido treino para apontar a zonas não letais, se calhar. Eu não faço ideia do que se passou, não vi, não sei e, como tal, não quero tomar partido por ninguém, mas creio que há instruções, não só cá, mas internacionalmente que, quando se dispara, principalmente em situações de stress e de perigo para o agente (diferente de um sniper, p.e.), para disparar para a zona de maior massa, onde é mais fácil acertar. E essa zona é o tronco. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Outubro 2024 Citação de antifa, há 37 minutos: Depois o que não ajuda também nestes casos é teres gajos de 20 e poucos anos que eram o Zé das apostas num café em Mirandela e o Fernando maluco que jogava à bola em Alfena e que depois de 9 meses de treino lhes dão uma arma e os mandam para um bairro do qual só ouviram falar em piadas de stand up e que nem fazem ideia que em Portugal tens zonas onda a língua franca não é o Português. Verdade. Ainda ha pouco soube-se que dois daqueles mancebos da base aerea de Monte Real que andavam a praxar caloiros (obriga-los a comer m*rda, cabeça na sanita, etc), estão na PSP e GNR. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Tio Hans, há 1 minuto: Eu não faço ideia do que se passou, não vi, não sei e, como tal, não quero tomar partido por ninguém, mas creio que há instruções, não só cá, mas internacionalmente que, quando se dispara, principalmente em situações de stress e de perigo para o agente (diferente de um sniper, p.e.), para disparar para a zona de maior massa, onde é mais fácil acertar. E essa zona é o tronco. Claro que estamos todos a falar de cor, porque (suponho) nunca nos vimos envolvidos numa situação dessas de vida ou de morte e estamos a falar sentados em tranquilidade e segurança. Mas caramba, eles são treinados. Mesmo cá sei que na GNR fazem treino de tiro pelo menos uma vez por ano. Nos EUA imagino que possa ser mais. Não daria para disparar para as pernas? Não são assim tão pequenas quanto isso, especialmente em proximidade. Mas pronto, reforço que estou a falar de cor. Nunca disparei uma arma de fogo sequer, quanto mais achar que sei o que se sente quando alguém vem para nós de faca em punho. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Ghelthon, há 30 minutos: A tua frase desmonta-se a si mesma. Se há excesso, é porque é excessivo. E o ponto é exactamente esse. De resto, estás claramente a falar de um assunto que desconheces por absoluto. E estou à vontade para falar, conheço vários agentes da autoridade na GNR e na PSP, mas não tapo o Sol com a peneira. Então se estás à vontade para falar, podes certamente ajudar-me a perceber as seguintes questões: - Como se mantém a ordem e segurança em zonas onde existe tráfico de droga, armas, etc? - Como deve a PSP/GNR/wtv proceder em situações de conflito/tumultos/motins? - Como deve a PSP/GNR/wtv responder caso seja alvo de uma emboscada ou outra demonstração de violência gratuita? Agradecia que respondesses e que não ignorasses. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Ghelthon, há 3 minutos: Mas pronto, reforço que estou a falar de cor. Nunca disparei uma arma de fogo sequer, quanto mais achar que sei o que se sente quando alguém vem para nós de faca em punho. 9 meses é pouco tempo para formar um polícia, coisa que já falaram aí em cima. Tudo bem que eles têm um estágio no fim disso, mas não é suficiente. Se calhar reformular a formação de um polícia não era mal pensado. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 23 Outubro 2024 (editado) Citação de bug, há 15 minutos: Então se estás à vontade para falar, podes certamente ajudar-me a perceber as seguintes questões: - Como se mantém a ordem e segurança em zonas onde existe tráfico de droga, armas, etc? - Como deve a PSP/GNR/wtv proceder em situações de conflito/tumultos/motins? - Como deve a PSP/GNR/wtv responder caso seja alvo de uma emboscada ou outra demonstração de violência gratuita? Agradecia que respondesses e que não ignorasses. Não faço ideia, não sou pago para pensar nessas coisas (nem para andar a escrever no CMPT, mas não digas ao meu patrão). Mas talvez não atirar a matar só porque é preto seja uma boa premissa. Ou só por ser no bairro X (só para esclarecer, não estou a querer dizer que foi o que aconteceu neste caso específico). Atirar a matar só se for realmente necessário. Do que sei deste caso, a pessoa que foi alvejada tinha uma faca. Imaginando que o agente em causa não estava sozinho, tenho sérias dúvidas que atirar a matar fosse a única opção. De qualquer forma, apenas te respondi porque estavas a dizer coisas que não só não fazem sentido, como são falsas. Achar que as forças de segurança agem sempre da maneira correcta é wishful thinking, apenas e só. Achar que todas as suas acções são justificadas, idem. E isso vê-se desde as situações menos importantes, como agentes que abusam da autoridade numa operação STOP, até agentes que desatam à bastonada em jogos de futebol ou disparam a matar em situações destas sem ser necessário. Mas não fiques a pensar que eu penso que todos são maus, não é de todo o caso. E posso dar um exemplo recente (spoiler porque é algum texto): Spoiler Há umas semanas vinha, por volta da 1h-2h da manhã, de uma viagem relativamente grande, saio de uma AE para um IP de uma faixa só, e à minha frente vai um carro da GNR com os LEDs desligados. Tudo certo, vou atrás deles, relativamente devagar. A certa altura reparo que o pára-brisas está super sujo, então vou ligar os esguichos. Acontece que, com o cansaço e aborrecimento da viagem, me engano na manete e dou máximos sem querer. Parti-me a rir comigo mesmo e fiquei logo a pensar que me iam mandar parar e lixar ali, mas até não - seguiram mais uns metros sem reacção. Um bocado mais à frente, ligam os LEDs, os pirilampos e os piscas. Como não havia mais ninguém, soube logo que era para mim, e encostei. Eles saem do carro e eu, ainda a rir-me, abro o vidro e, antes que eles cheguem sequer ao meu carro, digo: - Ghelthon: Eish, dei-lhes máximos não foi? - Guarda: Sim, pois foi. *a rir-se também* - Ghelthon: Desculpe lá, foi sem querer. Queria limpar o vidro e enganei-me na manete. - Guarda: *ri-se* Pronto, então se foi só isso, pode seguir. Tinha tudo legal e zero álcool, mas se quisessem lixar-me, atrasavam-me ali a vida, pediam para ver tudo, soprar ao balão, etc. Mas como eram porreiros e provavelmente estavam bem-dispostos, deixaram-me seguir sem serem idiotas. Portanto, nem tudo é mau, de facto. Citação de Hammerfall, há 12 minutos: 9 meses é pouco tempo para formar um polícia, coisa que já falaram aí em cima. Tudo bem que eles têm um estágio no fim disso, mas não é suficiente. Se calhar reformular a formação de um polícia não era mal pensado. Provavelmente, deixo isso para quem souber do assunto. Treino nunca é demais, seja como for. Editado 23 Outubro 2024 por Ghelthon Bold. Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 23 Outubro 2024 (editado) Citação de Ghelthon, há 9 minutos: Não faço ideia, não sou pago para pensar nessas coisas (nem para andar a escrever no CMPT, mas não digas ao meu patrão). Mas talvez não atirar a matar só porque é preto seja uma boa premissa. Ou só por ser no bairro X. Atirar a matar só se for realmente necessário. Do que sei deste caso, a pessoa que foi alvejada tinha uma faca. Imaginando que o agente em causa não estava sozinho, tenho sérias dúvidas que atirar a matar fosse a única opção. De qualquer forma, apenas te respondi porque estavas a dizer coisas que não só não fazem sentido, como são falsas. Achar que as forças de segurança agem sempre da maneira correcta é wishful thinking, apenas e só. Achar que todas as suas acções são justificadas, idem. E isso vê-se desde as situações menos importantes, como agentes que abusam da autoridade numa operação STOP, até agentes que desatam à bastonada em jogos de futebol ou disparam a matar em situações destas sem ser necessário. Mas não fiques a pensar que eu penso que todos são maus, não é de todo o caso. E posso dar um exemplo recente (spoiler porque é algum texto): Mostrar conteúdo oculto Há umas semanas vinha, por volta da 1h-2h da manhã, de uma viagem relativamente grande, saio de uma AE para um IP de uma faixa só, e à minha frente vai um carro da GNR com os LEDs desligados. Tudo certo, vou atrás deles, relativamente devagar. A certa altura reparo que o pára-brisas está super sujo, então vou ligar os esguichos. Acontece que, com o cansaço e aborrecimento da viagem, me engano na manete e dou máximos sem querer. Parti-me a rir comigo mesmo e fiquei logo a pensar que me iam mandar parar e lixar ali, mas até não - seguiram mais uns metros sem reacção. Um bocado mais à frente, ligam os LEDs, os pirilampos e os piscas. Como não havia mais ninguém, soube logo que era para mim, e encostei. Eles saem do carro e eu, ainda a rir-me, abro o vidro e, antes que eles cheguem sequer ao meu carro, digo: - Ghelthon: Eish, dei-lhes máximos não foi? - Guarda: Sim, pois foi. *a rir-se também* - Ghelthon: Desculpe lá, foi sem querer. Queria limpar o vidro e enganei-me na manete. - Guarda: *ri-se* Pronto, então se foi só isso, pode seguir. Tinha tudo legal e zero álcool, mas se quisessem lixar-me, atrasavam-me ali a vida, pediam para ver tudo, soprar ao balão, etc. Mas como eram porreiros e provavelmente estavam bem-dispostos, deixaram-me seguir sem serem idiotas. Portanto, nem tudo é mau, de facto. Tinha tudo legal e alcool zero. Isto é claramente falso. Quem é que é se engana em vez de mandar agua para os vidro liga sem querer os máximos? Das duas uma, ou tinhas carta há um mês ou estavas comprometido e ficaste nervoso com a situação. Já devias ter fumado uma. Só pode, para dar vontade de rir depois. Editado 23 Outubro 2024 por Liberblue 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 23 Outubro 2024 (editado) Até eu que nunca me meti em confusões já levei na tromba de um polícia de intervenção e fui posto em filinha com outros na rua. Os gajos são como touros, vai tudo à frente. Começaram uns 4 gajos à pancada no meio da rua da Oura, varreram toda a gente que estava à volta deles uns 50 our 100 metros. Porquê? Porque sim. Eu estava literalmente a afastar-me do epicentro quando vi que começou a dar m*rda. PS: e confere essa cena dos grupos de Whatsapp onde partilham entre eles as coisas mais macabras possíveis. Tenho um amigo lá, e qualquer coisa que aconteça no mundo o gajo já tem o vídeo sem qualquer censura. Editado 23 Outubro 2024 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post