Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

Bem sei que isto não interessa a ninguém, mas parece-me bem demonstrativo do estado deste país.

Em 2009 foi criada uma ligação aérea em Portugal com as seguintes paragens: Bragança - Vila Real - Viseu - Cascais (Tires) - Faro. A empresa Sevenair ganhou a concessão, que suponho ter sido renova entretanto. Coisa a tirar daqui: Estado paga para empresa privada efectuar um serviço pago pelos utilizadores.

Fast forward para final do ano passado, quando a concessão terminou. Entre demoras na negociação e rejeições do Tribunal de Contas, a ligação esteve parada mais de 4 meses. Foi retomada no dia 17 de Fevereiro, ainda que em condições menos favoráveis aos utilizadores, visto que em 2 dos 6 dias semanais de operação, a ligação é apenas feita (e directamente) entre Bragança e Cascais. Concessão de 4 anos, 13.5 milhões pagos pelo Estado.

Não é que a Sevenair tem um avião retido no aeródromo de Tires desde segunda-feira, por uma suposta dívida que a empresa não reconhece, e portanto desde esse dia que não há ligação aérea?

Agora pergunto: uma empresa privada paga pelo Estado para prestar um serviço desta natureza, só tem um avião? Que culpa têm os utilizadores da ligação aérea que o avião esteja retido? Não li o contrato, mas espero bem que a empresa seja obrigada a ressarcir o Estado por cada dia de inoperação.

Mas enfim, mais uma prova de que toda a gente ganha nestas parcerias e concessões. Toda a gente, menos o Estado.

O Estado, em última análise, pode ser visto, em parte, como um saco azul. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 40 minutos:

Bem sei que isto não interessa a ninguém, mas parece-me bem demonstrativo do estado deste país.

Em 2009 foi criada uma ligação aérea em Portugal com as seguintes paragens: Bragança - Vila Real - Viseu - Cascais (Tires) - Faro. A empresa Sevenair ganhou a concessão, que suponho ter sido renova entretanto. Coisa a tirar daqui: Estado paga para empresa privada efectuar um serviço pago pelos utilizadores.

Fast forward para final do ano passado, quando a concessão terminou. Entre demoras na negociação e rejeições do Tribunal de Contas, a ligação esteve parada mais de 4 meses. Foi retomada no dia 17 de Fevereiro, ainda que em condições menos favoráveis aos utilizadores, visto que em 2 dos 6 dias semanais de operação, a ligação é apenas feita (e directamente) entre Bragança e Cascais. Concessão de 4 anos, 13.5 milhões pagos pelo Estado.

Não é que a Sevenair tem um avião retido no aeródromo de Tires desde segunda-feira, por uma suposta dívida que a empresa não reconhece, e portanto desde esse dia que não há ligação aérea?

Agora pergunto: uma empresa privada paga pelo Estado para prestar um serviço desta natureza, só tem um avião? Que culpa têm os utilizadores da ligação aérea que o avião esteja retido? Não li o contrato, mas espero bem que a empresa seja obrigada a ressarcir o Estado por cada dia de inoperação.

Mas enfim, mais uma prova de que toda a gente ganha nestas parcerias e concessões. Toda a gente, menos o Estado.

Eu desconheço totalmente os moldes do contrato de concessão, mas confesso que fico surpreendido com o chorrilho de suposições que debitaste para aí para validares uma ideia que já tinhas à partida. No final do dia, só sabes que existe um contrato de concessão com a empresa Sevenair e que eles neste momento têm um avião parado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 36 minutos:

Eu desconheço totalmente os moldes do contrato de concessão, mas confesso que fico surpreendido com o chorrilho de suposições que debitaste para aí para validares uma ideia que já tinhas à partida. No final do dia, só sabes que existe um contrato de concessão com a empresa Sevenair e que eles neste momento têm um avião parado. 

Não supus nada de especial, acho eu. Mas eu, seja eu Ghelthon, seja eu Estado, quando pago para um serviço ser feito, os meios para o mesmo ser feito são-me alheios. Quero é o serviço feito. Não tenho qualquer responsabilidade no resto, nem tenho de ficar a perder por qualquer circunstância que me seja alheia.

Isto para dizer que me parece surreal que uma empresa privada, paga para fazer um serviço público (pago também pelos utilizadores, vale lembrar), deixe de o fazer nestas condições.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 6 minutos:

Não supus nada de especial, acho eu. Mas eu, seja eu Ghelthon, seja eu Estado, quando pago para um serviço ser feito, os meios para o mesmo ser feito são-me alheios. Quero é o serviço feito. Não tenho qualquer responsabilidade no resto, nem tenho de ficar a perder por qualquer circunstância que me seja alheia.

Isto para dizer que me parece surreal que uma empresa privada, paga para fazer um serviço público (pago também pelos utilizadores, vale lembrar), deixe de o fazer nestas condições.

A Sevenair, na altura do Covid, teve grandes problemas porque houve alguém que não pagava... O Estado.

Por isso, isso do Estado pagar para um serviço tem demasiadas nuances que não conhecemos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, Agora:

A Sevenair, na altura do Covid, teve grandes problemas porque houve alguém que não pagava... O Estado.

Por isso, isso do Estado pagar para um serviço tem demasiadas nuances que não conhecemos.

Coitados, foram certamente ameaçados com armas para aceitar uma nova concessão.

Noutro assunto, que falaram aí para trás, de facto já se clama pelo PPC:

Sim, é a hora de Pedro Passos Coelho - Expresso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

O Estado paga e paga bem, mas paga muito tarde.

Houve uma altura em que me "convidaram" para fornecer material para um hospital público. E disseram claramente: se vendes a X, para aqui podes vender a X*3, mas prepara-te para receber a 9 meses...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Não fossem eles, não era ninguém. Por isso, devem ter feito um negócio com o Estado que lhes fosse valoroso.

Porque é uma rota altamente deficitária, como todas as de pequeno curso em Portugal.

Por exemplo, para fazer um Santa Maria > São Miguel, um passageiro, com o avião lotado, paga apenas 25% do custo real da sua viagem 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

O Estado paga e paga bem, mas paga muito tarde.

Houve uma altura em que me "convidaram" para fornecer material para um hospital público. E disseram claramente: se vendes a X, para aqui podes vender a X*3, mas prepara-te para receber a 9 meses...

Plenamente de acordo, mas isso justifica que deixes de prestar o serviço por algo que é totalmente alheio ao cliente (Estado, no caso)?

Citação de Petar Musa, Agora:

Não fossem eles, não era ninguém. Por isso, devem ter feito um negócio com o Estado que lhes fosse valoroso.

Porque é uma rota altamente deficitária, como todas as de pequeno curso em Portugal.

Por exemplo, para fazer um Santa Maria > São Miguel, um passageiro, com o avião lotado, paga apenas 25% do custo real da sua viagem 

Que não fosse ninguém, isso seria problema do Estado e não da Sevenair. Até calha bem: o Estado tem uma companhia aérea.

Nada disso justifica que deixem de prestar o serviço para o qual são pagos (seja a quantos meses for).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Plenamente de acordo, mas isso justifica que deixes de prestar o serviço por algo que é totalmente alheio ao cliente (Estado, no caso)?

Se a empresa contraiu dívidas por falta de liquidez (devido ao Estado), aí não é totalmente alheio. Mas isto também é entrar no campo das suposições porque não se sabem os reais motivos.

Também pode haver aviões em manutenção à espera de peças, pode ser tanta coisa.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

Se a empresa contraiu dívidas por falta de liquidez (devido ao Estado), aí não é totalmente alheio. Mas isto também é entrar no campo das suposições porque não se sabem os reais motivos.

Pode ser, mas esse problema não diz respeito ao Estado. Mesmo que haja dívidas, as coisas resolvem-se em tribunal. Se há uma (nova) concessão, tem de ser feita.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 21 minutos:

Que não fosse ninguém, isso seria problema do Estado e não da Sevenair. Até calha bem: o Estado tem uma companhia aérea.

Nada disso justifica que deixem de prestar o serviço para o qual são pagos (seja a quantos meses for).

O que tens contra as pessoas da tua terra para quereres que andem na TAP? 😭

Citação de bug, há 18 minutos:

Não sei se estás a supor através do que eu disse, mas eu não sei se as dívidas da Sevenair dizem respeito aos atrasos dos pagamentos do Estado.

E a Sevenair tem Dorniers e JS32. Aquilo metes fitacola e está a como novo

Compartilhar este post

Link para o post

Ter de levar com o Pedro Passos Coelho de volta é que não, p*ta que pariu. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Quanto ao resto, não sei, mas o Estado paga porque considera que esta é uma obrigação de serviço público, da mesma forma que paga à CP e à Fertagus para efectuarem comboiois urbanos, à metro do Porto, e à metro de Lisboa para transportarem passageiros de metro, à Carris, aos STCP, à Resende, etc. para transportarem passageiros de autocarro ou à Sata para transportar passageiros de avião entre as diversas ilhas dos Açores. Qual é mesmo o tema aqui?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

@whatever

Sobre o que falamos no outro dia 👀

Eles andam ai. 

___ 

O debate da moção já começou entretanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí vem Passos Coelho nas próximas legislativas

Compartilhar este post

Link para o post

Deram cabo da vida ao Ventura. E agora como faz com a candidatura a PR?

• Haha 10

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JPB, há 2 minutos:

Aí vem Passos Coelho nas próximas legislativas

Pelo Chega 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...