Burkina2008 Publicado 21 Outubro 2025 "5. É também inegável que se construiu muito em Portugal desde o 25 de abril. Será preciso construir mais para aumentar a oferta privada? Certamente que sim, mas não de qualquer maneira e não em todo o lado. Segundo o INE, em 2021 havia 5,9 milhões de habitações para 4,1 milhões de famílias. Desses quase 6 milhões de habitações, 1 milhão e cem mil eram residências secundárias e 723 mil estavam vagas. Dois terços das casas vagas estavam em edifícios habitáveis sem obras, ou apenas com reparações ligeiras, mas só menos de metade delas estava disponível para venda ou arrendamento. Por outras palavras, há em Portugal muita habitação em condições de ser habitada, a maior parte dela privada, que não é mobilizada pelo mercado para satisfazer a procura da população. O mesmo acontece com uma parte substancial dos terrenos classificados com urbanos. Em suma, o nosso grande paradoxo é sermos, ao mesmo tempo, o país com a pior acessibilidade à habitação na Europa e um dos que tem maior superavit de casas face ao número de famílias. Precisamos de perceber porquê, município a município, no litoral, no interior e nas ilhas." Vou pegar apenas por aqui - 1,1 milhoes de residencias secundarias - quantas destas na AML, Grande Porto ou outros polos urbanos? Eu nao sei mas diria que a grande maioria em numeros provavelmente superiores a 90% sao no Algarve (nao em Faro ou cidades com relevo) ou na "santa terrinha" que tem mais problema de falta de populacao do que de cases - 723 mil vagas, que reduzem para 2/3 que estao "habitavei", vamos dizer 480 mil, metade esta no mercado para venda ou arrendamento, portanto reduzimos o numero para 250 mil. Aqui sim diria que a grande maioria estara nos grandes polos urbanos. Ou seja passamos de 1,8 milhoes de fogos desocupados, para com muito boa vontade 250 mil que estivessem em zonas onde ha procura e que estejam prontas ou apenas a necessitar de pequenos arranjos para se tornarem habitaveis. 250 mil seria um numero importante mas estava bem longe de resolver o problema. Mesmo assim o Estado expropriava essas casas aos proprietarios ao valor do IMI (que infelizmente para o Estado neste caso tem sido actualizado por alto nos ultimos anos) e vamos ser optimistas e dizer que o estado conseguia em media comprar cada casa por 100k, sendo que a maioria esta em Lisboa e Porto e que os IMIs ja nao sao como antigamente em que o valor declarado eram 2% do valor da casa. Apenas nessa operacao, o Estado gastaria 25 Mil MIlhoes de Euros, mais algum para obras e uma estrutura para gerir o tema. Sem falar da ilegalidade do tema, ao fim de dois anos (excepcionalmente optimista), o Estado ia gastar na compra, gestao e obras deste portfolio, a volta de 25% do orcamento anual do estado (em cada ano). Ou seja dinheiro que claramente nao tem e apenas resolvia uma pequena parte do problema... E que tal enfiar esse dinheiro na construcao de predios modernos em zonas mais perifericas? Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Burkina2008, há 47 minutos: E que tal enfiar esse dinheiro na construcao de predios modernos em zonas mais perifericas? A construção nova sai demasiado caro. Não é viável para a classe média porque desde os terrenos até a materiais e o processo todo tal como exigido hoje em dia, no final, sai-te mais uma casa para a classe alta, a não ser que muita gente no processo fosse construir sem ter lucro o que me parece duvidoso. Porque no final estamos novamente no lugar de uma casa por 300k ou perto disso que a maioria não consegue pagar. Citação de Burkina2008, há 52 minutos: 1,1 milhoes de residencias secundarias - quantas destas na AML, Grande Porto ou outros polos urbanos? Eu nao sei mas diria que a grande maioria em numeros provavelmente superiores a 90% sao no Algarve (nao em Faro ou cidades com relevo) ou na "santa terrinha" que tem mais problema de falta de populacao do que de cases Noutra entrevista ela sugere a ideia: "Temos muitas casas vazias em sítios onde ninguém mora e muitas casas vazias onde a especulação é enorme". Eu não tenho uma bola de cristal mas o que me parece é que o problema, sendo multifatorial, tem um grande foco na total desregulação e mais importante, desresponsabilização do estado em regular o mercado. Isto juntando à ideia de fazer da habitação um negócio de relógios onde quem tem os mais valiosos e os guarda na gaveta à espera da altura certa para o vender e não tem a necessidade de andar com ele na rua, ao sol e à chuva a estragar-se, mais vale ficar quietinho e esperar que o pico chegue. Por isso é que amiúde vão saindo casas novas para os idealistas e imovirtuais. Conforme os proprietários começam a perceber que podem fazer uns milhares vão disponibilizando casas no mercado. Não podemos esperar que os proprietários tenham a consciencia social de que ter uma casa fechada pode significar uma familia na rua ou num quarto (como acontece hoje em dia). A juntar a isso teria de ser revista totalmente a lei do arrendamento. Enquanto andamos a discutir burqas e percepções de segurança, criar um grande debate nacional sobre um assunto como este seria imperial mas não temos um governo (e infelizmente, classe politica) que tenha coragem e espinha dorsal para ir contra os grandes players seja na saúde, na habitação ou no retalho. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Scirea, há 5 minutos: A construção nova sai demasiado caro. Não é viável para a classe média porque desde os terrenos até a materiais e o processo todo tal como exigido hoje em dia, no final, sai-te mais uma casa para a classe alta, a não ser que muita gente no processo fosse construir sem ter lucro o que me parece duvidoso. Porque no final estamos novamente no lugar de uma casa por 300k ou perto disso que a maioria não consegue pagar. Noutra entrevista ela sugere a ideia: "Temos muitas casas vazias em sítios onde ninguém mora e muitas casas vazias onde a especulação é enorme". Eu não tenho uma bola de cristal mas o que me parece é que o problema, sendo multifatorial, tem um grande foco na total desregulação e mais importante, desresponsabilização do estado em regular o mercado. Isto juntando à ideia de fazer da habitação um negócio de relógios onde quem tem os mais valiosos e os guarda na gaveta à espera da altura certa para o vender e não tem a necessidade de andar com ele na rua, ao sol e à chuva a estragar-se, mais vale ficar quietinho e esperar que o pico chegue. Por isso é que amiúde vão saindo casas novas para os idealistas e imovirtuais. Conforme os proprietários começam a perceber que podem fazer uns milhares vão disponibilizando casas no mercado. Não podemos esperar que os proprietários tenham a consciencia social de que ter uma casa fechada pode significar uma familia na rua ou num quarto (como acontece hoje em dia). A juntar a isso teria de ser revista totalmente a lei do arrendamento. Enquanto andamos a discutir burqas e percepções de segurança, criar um grande debate nacional sobre um assunto como este seria imperial mas não temos um governo (e infelizmente, classe politica) que tenha coragem e espinha dorsal para ir contra os grandes players seja na saúde, na habitação ou no retalho. 300k? Um estado que quisesse investir em habitacao social conseguia construir por muito muito menos. Mais uma vez continuo sem ver nenhum dado concreto sobre essa grande quantidade de casas vazias a prontas para morar em Lisboa ou no Porto. Regular as rendas so se pode fazer de uma maneira, o estado ser un player no mercado do arrendamento. Mais um vez e como ja disse varias vezes, os governos pensam todos num periodo temporal de 2-4 anos e isto é um problema que necessita de uma solucao que vai dar frutos daqui a 6-8 anos e quem colhera os louros sera outro governo (possivelmente) 2 Compartilhar este post Link para o post
AntiZio Publicado 21 Outubro 2025 É fixe discutir 1001 medidas mas o problema essencial não é o tipo de medida a tomar. Alguém acha que o génio fundador da Spinumviva quer resolver o problema da habitação? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Burkina2008, há 5 minutos: 300k? Um estado que quisesse investir em habitacao social conseguia construir por muito muito menos. Mais uma vez continuo sem ver nenhum dado concreto sobre essa grande quantidade de casas vazias a prontas para morar em Lisboa ou no Porto. Regular as rendas so se pode fazer de uma maneira, o estado ser un player no mercado do arrendamento. Mais um vez e como ja disse varias vezes, os governos pensam todos num periodo temporal de 2-4 anos e isto é um problema que necessita de uma solucao que vai dar frutos daqui a 6-8 anos e quem colhera os louros sera outro governo (possivelmente) Deve ser por isso que o Ventura está apostado em ficar lá para sempre se (quando?) o povo o eleger, a exemplo do seu antepassado que também não era fascista. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Outubro 2025 Citação de AntiZio, há 7 minutos: É fixe discutir 1001 medidas mas o problema essencial não é o tipo de medida a tomar. Alguém acha que o génio fundador da Spinumviva quer resolver o problema da habitação? Obrigado pela tua intervenção 1 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Burkina2008, há 2 horas: Isso depende do partido que te responder a isso... Eu nao sei quantos fogos estao vazios no Porto e Lisboa, mas a pergunta tambem seria, quantos estao habitaveis e quantos estao presos por partilhas. Nao seria contra uma expropriacao de alguns imoveis em Lisboa, sendo que duvido que o estado tenha dinheiro e capacidade de tomar conta, renovar e explorar. Mas aquilo que se diz "Existem 800,000 casas vazias". Onde? Quais? A minha casa e a do meu irmao estao oficialmente desocupadas em Lisboa porque ambos temos residencia fiscal fora do pais, isso sao duas casas vazias? A quantidade signifcativa de portugueses que vivem fora devem fazer uma parte significativa desses imoveis. Tirando alguns edificios devolutos ou onde estao a espera que o ultimo proprietario morra para deitar abaixo e contruir novo sao os unicos e poucos fogos "disponiveis" que conheco em Lisboa (No Porto nao si) Sim pelo menos em Lisboa ha uma quantidade significativa de ALs que nasceram na ultima decada e de edificios transformados em hoteis. Dito isto esses edificios, sobretudo na Baixa, Av. Liberdade, Saldanha, Entrecampos nunca seriam fogos acessiveis para os jovens... É mato. E além da habitação outra coisa que vai passando ao lado nestas conversas é a quantidade absurda espaços para comercio fechados. Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Burkina2008, há 13 minutos: 300k? Um estado que quisesse investir em habitacao social conseguia construir por muito muito menos. Mas o estado agora tem uma empresa de construção civil? É fornecedor de materiais de construção? Tem mão de obra para ir construir casas? É que esses é que são os maiores gastos. Os terrenos ainda dou de barato e os licenciamentos poderem ser "mais facilitados" mas tudo o resto vai dar ao mesmo. Além de que 1) não tens terrenos urbanos suficientes para isso ser viavel; 2) muitos dos devolutos são privados e estão presos em processos no tribunal; 3) iria demorar demasiado tempo e como dizes isto necessitava de um pacto de governo para os proximos 10/15 anos e no estado atual não existem condições enquanto tivermos o Chega a ditar os temas a serem discutidos. Citação de Burkina2008, há 19 minutos: Mais uma vez continuo sem ver nenhum dado concreto sobre essa grande quantidade de casas vazias a prontas para morar em Lisboa ou no Porto. Nem deves ter nunca dados relacionados a isso. Terias de mobilizar imensos meios para fazer um levantamento deste género. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Outubro 2025 Citação de coisito, há 6 minutos: Morreu o Balsemão. Merece pelo menos um dia de luto nacional. 1 Compartilhar este post Link para o post
Montero Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Descartes, há 5 minutos: Merece pelo menos um dia de luto nacional. Já está decretado 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Outubro 2025 (editado) Citação de Montero, há 31 minutos: Já está decretado Para ser tão rápido, o processo já devia estar em andamento pela derrota do Benfica. Editado 21 Outubro 2025 por Descartes 8 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Interstellar, há 8 horas: Concordo com o ponto sobre as bases de apoio, no entanto convém não esquecer que o campo de batalha político mudou radicalmente. Vive-se hoje um contexto diferente: o do digital e o do imediatismo. É um contexto tendencialmente desfavorável para os partidos de esquerda que, como tinha colocado a certa altura o Happy King, nunca viveram de explicações simples. Eu acho que os partidos de esquerda sempre viveram de explicações simples. A mensagem consiste em "tirar aos ricos para dar aos pobres" e esperar que isso resolva tudo. Com a situação atual em que genuinamente estamos com a desigualdade a aumentar e com uma certa erosão da classe média, mais estranho é que a esquerda não consiga fazer colar essa mensagem. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Scirea, há 18 minutos: Mas o estado agora tem uma empresa de construção civil? É fornecedor de materiais de construção? Tem mão de obra para ir construir casas? É que esses é que são os maiores gastos. Os terrenos ainda dou de barato e os licenciamentos poderem ser "mais facilitados" mas tudo o resto vai dar ao mesmo. Além de que 1) não tens terrenos urbanos suficientes para isso ser viavel; 2) muitos dos devolutos são privados e estão presos em processos no tribunal; 3) iria demorar demasiado tempo e como dizes isto necessitava de um pacto de governo para os proximos 10/15 anos e no estado atual não existem condições enquanto tivermos o Chega a ditar os temas a serem discutidos. Nem deves ter nunca dados relacionados a isso. Terias de mobilizar imensos meios para fazer um levantamento deste género. O estado constroi nao manda construir hospitais, aeroportos e outros edificios publicos? Eu ha 6 meses comprei um T2 numa capital de uma Bundesland e paguei por uma construção de 2024 295 mil euros num pais onde a mao de obra é significativamente mais cara do que em Portugal. O estado que num concurso publico de bilioes pode ditar margens de lucro baixissimas, de certeza que conseguem baixar a coisa para preços a volta do que falei acima. Saber quantas casas existem em Lisboa nao habitadas e nao devolutas deve ser relativamente somple olhando para os dados da REN/EDP ou Aguas. Não é rocket science. Estupido seria dizer que a solucao sao as casas que nao estao no mercado sem saber quantas sao, em que estado estao e se estao em zonas com procura Compartilhar este post Link para o post
AntiZio Publicado 21 Outubro 2025 Citação de coisito, há 4 minutos: Morreu o Balsemão. Horrível. Espero que não haja uma degradação da qualidade das notas que os grupo impresa dá aos debates, isso é o meu maior medo. Espero também que consigam continuar a dar palco a um número razoável de racistas e genocidas como fazem. É um equilíbrio difícil mas que estava a ser bem conseguido. Compartilhar este post Link para o post
JGabriel Publicado 21 Outubro 2025 (editado) Citação de coisito, há 27 minutos: Morreu o Balsemão. As in, a alma dele deixou de possuir o seu próprio cadáver? Morto já ele parecia há vários anos. Editado 21 Outubro 2025 por JGabriel Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 21 Outubro 2025 Citação de noikeee, há 3 minutos: Eu acho que os partidos de esquerda sempre viveram de explicações simples. A mensagem consiste em "tirar aos ricos para dar aos pobres" e esperar que isso resolva tudo. Com a situação atual em que genuinamente estamos com a desigualdade a aumentar e com uma certa erosão da classe média, mais estranho é que a esquerda não consiga fazer colar essa mensagem. Muito simples como se falou acima. A proposicao da esquerda classica, de uma certa igualdade de classes num mundo cada vez mais individualista é muito complicada. A malta nao quer ficar igual ao vizinho que. tem mais 200 euros ao final do mes, a malta quer o sonho de estar realmente bem na vida Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 21 Outubro 2025 Citação de noikeee, há 9 minutos: Eu acho que os partidos de esquerda sempre viveram de explicações simples. A mensagem consiste em "tirar aos ricos para dar aos pobres" e esperar que isso resolva tudo. Com a situação atual em que genuinamente estamos com a desigualdade a aumentar e com uma certa erosão da classe média, mais estranho é que a esquerda não consiga fazer colar essa mensagem. Não são os partidos de esquerda. São os populistas. De esquerda ou de direita. Aliás, basta leres Marx para perceberes de imediato que a explicação não é simples. Citação de Burkina2008, há 3 minutos: Muito simples como se falou acima. A proposicao da esquerda classica, de uma certa igualdade de classes num mundo cada vez mais individualista é muito complicada. A malta nao quer ficar igual ao vizinho que. tem mais 200 euros ao final do mes, a malta quer o sonho de estar realmente bem na vida Antes fosse assim. A muitos basta-lhes o sonho de que o vizinho passe a ter menos 300 euros todos os meses e já ficam bem. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Montero, Em 20/10/2025 at 23:17: Meu rico interior Ora. Tou à espera que o meu T3 em condominio fechado e garagem fechada + box para 2 carros acabe de ser construido. 180k. 2 Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Outubro 2025 Apetece-me fazer o que aquela jovem turbinada da casa dos segredos fez ao companheiro de casa e esbofetear quem propõe renda congeladas administrativamente. Não aprendemos nada com a história recente deste país? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Outubro 2025 Longe de ser compatível na ideologia, mas o Balsemão é uma figura importante na história do país, e em mais que uma forma. Vai ser lembrado certamente. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 21 Outubro 2025 (editado) Para mim parece-me que o problema da habitação é uma multiplicação de factores - factor global do "dinheiro estar desvalorizado" e de toda a gente investir no que for, seja ações imobiliário whatever, que é melhor que ter em cash. A isto acresce o facto de hoje em dia haver fundos que investem em imobiliário e podes comprar pequenas parcelas desses fundos, não tens que comprar uma casa inteira para estares exposto a este mercado - factor de Portugal ser um sítio porreiro onde viver, mas toda a Europa e até quase todo o mundo se pode mudar para cá e comprar casa cá, e do mundo todo se ter dado conta disso. Especialmente todo o mundo *que ganha muito melhor que nós* - o alojamento local retirou algumas casas que seriam do mercado de arrendamento a longo prazo e/ou inflacionou valores, devido ao novo potencial introduzido das casas poderem ser exploradas para AL - a burocracia introduzida na construção conforme as exigências de segurança certificação energética etc foram aumentando, isto já não é como há 40 anos atrás que chamava-se uns amigos para deitar uma laje, hoje em dia há n normas a cumprir para as coisas serem legais. Em países ricos isto funciona corretamente com todas estas normas mas o bolso do português hoje em dia ainda não comporta essas exigências - a burocracia gigantesca em tudo o que é fazer coisas em Portugal, ponto - hecatombe de empresas de construção pós crise de 2008 fez com que houvesse menos construção desde então - não se constrói em altura - os senhorios têm medo de arrendar a longo prazo pois constantemente ouvem histórias de horror de senhorios que ficaram a apitar na justiça porque lhes f*deram a casa, ou ficaram com a casa presa eternamente a alugar a pessoas que legalmente não podem ser retiradas da sua habitação (pela idade etc) - em Portugal especificamente há um enorme medo de investir em ações e portanto muita gente com dinheiro parado a única coisa que sabe fazer para pô-lo a render é em imobiliário - mamice das imobiliárias que ganham muito dinheiro com comissões exorbitantes, e não há interesse em regulá-las e/ou haver um registo público detalhado e acessível das transações de habitação, que tornaria mais fácil comparar valores e estancar especulação - falta de habitação pública construída pelo estado, há uma mania em Portugal de que casas construídas pelo estado têm de ser necessariamente para os pobres e são bairros sociais - êxodo geral de toda a população para os mesmos sítios, toda a gente quer viver nas mesmas áreas, inflacionando as mesmas - leis arcaicas de heranças que levam a n casas estarem fechadas porque 1/16 da casa é dum gajo qualquer que está para o Canadá e não assina o documento a vender aquilo Mas eu sou leigo e isto são só teorias pessoais Editado 21 Outubro 2025 por noikeee Compartilhar este post Link para o post
Montero Publicado 21 Outubro 2025 Citação de Bashir, há 14 minutos: Ora. Tou à espera que o meu T3 em condominio fechado e garagem fechada + box para 2 carros acabe de ser construido. 180k. Bem bom. Consegui em 2024 comprar um T2 por 79k para arrendamento numa vila e agora estou a tratar de outro por 110k numa cidade também para arrendamento. São os únicos sítios onde posso comprar dado os preços atuais 1 Compartilhar este post Link para o post
Interstellar Publicado 21 Outubro 2025 Citação de noikeee, há 8 minutos: Eu acho que os partidos de esquerda sempre viveram de explicações simples. A mensagem consiste em "tirar aos ricos para dar aos pobres" e esperar que isso resolva tudo. Com a situação atual em que genuinamente estamos com a desigualdade a aumentar e com uma certa erosão da classe média, mais estranho é que a esquerda não consiga fazer colar essa mensagem. Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Muito simples como se falou acima. A proposicao da esquerda classica, de uma certa igualdade de classes num mundo cada vez mais individualista é muito complicada. A malta nao quer ficar igual ao vizinho que. tem mais 200 euros ao final do mes, a malta quer o sonho de estar realmente bem na vida Vai um bocado neste sentido que o Burkina realça e num ponto que o Descartes tinha abordado. Apesar de tudo apontar para um acentuar da desigualdade, em traços gerais, todos estamos melhor do que há un bons anos atrás. E esse "tirar aos ricos para dar aos pobres" era chamativo num confronto entre classes que era bastante palpável nas sociedades: o dos operários e seus sindicatos contra os empresários na indústria. O contexto atual é-lhe desfavorável porque o maior poder está concentrado em quem detém os meios de produção digitais, nomeadamente a informação. Isto é muito pouco visível ao cidadão comum, que se torna dificil de mobilizar. Por outro lado, este é um terreno fértil para os populismos. Mas mesmo os populismos têm, invariavelmente, de ser racionalizados. E é muito mais fácil elaborar e apresentar gráficos com interpretações deturpadas para criar ódio pelo outro que é diferente, do que alimentar um ódio qualquer a uma empresa como a Meta ou a Google. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 21 Outubro 2025 Se a gente n evoluisse com gente a trabalhar aos 11 anos ainda nos anos 80 com a quarta classe no máximo ou com um monte de drogados no bairro alto nos anos 90 estavamos bem fdds Compartilhar este post Link para o post