Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

A segunda volta vai ser entre o Marques Mendes e o Gouveia e Melo. Não faço ideia para qual vou. O Seguro é para tentar sacar o terceiro lugar ao Ventura e assim o PS tem mais uma vitória, depois da que teve há 2 semanas atrás.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 9 minutos:

Mesmo dando de barato o Livre, no caso do BE continuo a ver dificuldades em ver o Seguro como alguém que pudesse falar por eles num ciclo eleitoral. Um candidato apoiado pelo Júdice poderá representar um eleitor do BE?

Eu tendo a concordar com o Tio. Correndo o risco claro de haver quem não fosse votar de todo, ou votasse branco/nulo, acho que alguém do PS será sempre visto com melhores olhos do que alguém do centro/direita.

Mas por acaso levantas um exercício que me parece interessante: se já souberes em quem vais votar, mas por exemplo o Ventura viesse dizer que o apoiaria, e mesmo que o candidato não acolhesse esse apoio, continuarias a votar na mesma pessoa?

Não sei a resposta, não pensei no assunto. Mas parece-me uma pergunta filosófica interessante.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto 'e simples...neste momento e segundo as sondagens (e nao sao as do Ticampos) existe apenas 1 candidato de esquerda com hipoteses de passar a uma segunda volta, o Seguro.

Todos os outros sao da direita e da extrema direita

Dado que se a esquerda fosse apenas com o Seguro, duvido que exista uma parte significativa dos votantes do BE, Livre e CDU que votassem num dos outros 3, qualquer candidato extra a esquerda, torna a possibilidade de uma segunda volta com o Seguro menos provavel e uma segunda volta com o Ventura mais provavel...

Dito isto, qual 'e o racional de apresentarem um candidato que 1) nao tem hipotese de ir a uma segunda volta 2) pode fazer com que a segunda volta seja entre um fascista e um militar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 24 minutos:

Eu acho que metade da esquerda não vota na segunda volta se não for alguém de esquerda e for entre o ventura e o capitão iglo

Tenho que te dar o mérito de conseguires sempre surpreender, quando uma pessoa pensa que já não há nada de incrível que possas dizer, lá apareces tu a elevar de novo a fasquia.

• Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 3 horas:

Não houve primárias desta vez? Ficaram com medo que ganhasse alguém fora da cúpula? 

Segundo os defensores do Livre nas redes sociais afinal não é uma candidatura do Livre. É uma candidatura independente de um deputado do Livre, depois o Livre vai fazer um referendo interno para decidir qual será o candidato. As más línguas disseram que o referendo já foi às urtigas e que o Livre o vai apoiar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Vais retirando gente até chegar a alguém.

Até agora estou: Major, Ventura, António Filipe e, mais recentemente, o Marques Mendes eliminados.

Eu estou entre o Seguro e o Almirante, mais inclinado para o primeiro...mas com zero vontade.
Na segunda volta, se o Ventura estiver, fecho os olhos e voto em qualquer que seja o adversário.

Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Eu também não sei em quem vou votar, mas acho (posso estar totalmente errado) que seria a melhor estratégia. Um pouco como o BE fez com a Alexandra Leitão, embora aí tenha saído ao lado porque, pronto, enfim.

Estrategicamente obviamente que era melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 32 minutos:

Dado que se a esquerda fosse apenas com o Seguro, duvido que exista uma parte significativa dos votantes do BE, Livre e CDU que votassem num dos outros 3, qualquer candidato extra a esquerda, torna a possibilidade de uma segunda volta com o Seguro menos provavel e uma segunda volta com o Ventura mais provavel...

Dito isto, qual 'e o racional de apresentarem um candidato que 1) nao tem hipotese de ir a uma segunda volta 2) pode fazer com que a segunda volta seja entre um fascista e um militar?

Eu entendo. O que é melhor para a esquerda não é a mesma coisa do que é melhor para cada partido individual. Cada partido normalmente prefere ter o seu candidato para se manter no ciclo noticioso, e manter a narrativa de que são uma alternativa consideravelmente diferente dos outros partidos.

Torna-se particularmente mais difícil quando o candidato do PS é da ala direita do PS e não é unificador mesmo dentro do PS.

Dito isto, o Seguro é o meu preferido de todos os candidatos e fico f*dido de que com a conjuntura atual tenha poucas hipóteses.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

Mas por acaso levantas um exercício que me parece interessante: se já souberes em quem vais votar, mas por exemplo o Ventura viesse dizer que o apoiaria, e mesmo que o candidato não acolhesse esse apoio, continuarias a votar na mesma pessoa?

Não sei a resposta, não pensei no assunto. Mas parece-me uma pergunta filosófica interessante.

Portanto, acreditas que o X é o melhor candidato. O X rejeita o apoio do Ventura, logo pressuponho que o continues (provavelmente até reforça essa percepção) a ver como o melhor candidato. Ainda assim. achas é uma "pergunta filosófica interessante" ponderares mudar o teu voto. Vê-se que não pensaste no assunto lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 4 horas:

Sabes perfeitamente que as diferenças entre Livre e PCP são bastante profundas ao ponto de ser muito mais fácil apoiar a Catarina Martins, caso quisessem ir por esse caminho

Será que o Daniel Oliveira acha que é normal o Livre não apoiar a candidatura do António Filipe porque têm muitas diferenças ideológicas, mas não achar normal que o PCP se afaste das coligações com o Livre e como tal estão  dar a derrota ao PS?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 horas:

Vais retirando gente até chegar a alguém.

Até agora estou: Major, Ventura, António Filipe e, mais recentemente, o Marques Mendes eliminados.

images?q=tbn:ANd9GcTIXYEu10wK1cm6GPe_e9Y

Citação de andriy pereplyotkin, há 2 horas:

Como perguntei ao Tio, pergunto a ti. Como é que o Seguro (em particular ele, já nem falo de uma Alexandra Leitão) pode representar os interesses de um eleitor da CDU, por exemplo?

Escolhi este post como podia ter escolhido qualquer um das dúzias que por aí estão sobre isto: Seguro vs Candidato(s) de esquerda.

A minha opinião é com certeza polémica mas estou convencido que as probabilidades do Seguro passar à 2ª volta sobem quantos mais forem os candidatos dos partidos à esquerda do PS. É a lógica dos "ativos tóxicos" que foi evidente nas eleições de Lisboa. Um apoio do Bloco, do PCP, ou até do Livre (mas aqui menos) teria o condão de afastar um eleitorado do centro-direita que não se revê no Marques Mendes. Um pouco como a ligação ainda que ténue e apenas sugerida dos passistas ao Seguro afasta a esquerda mais radical mas ganha eleitorado ao centro.

Pode dar mau resultado mas eu acho que o Seguro (a sua direção de campanha) está com uma boa estratégia. Perde eleitorado da esquerda (que hoje vale muito pouco em termos eleitorais), pode perder eleitorado do PS (mas estes vão votar em quem? Na Catarina? No António Filipe? No Jorge Pinto? No Almirante?) mas entra bem no eleitorado do PSD menos encostado à direita e que não vai à bola com a miniatura do Marcelo. E caso o Seguro tenha a sorte de disputar a 2ª volta com o Almirante ou com o Ventura tem a eleição no bolso desde que não faça nenhum disparate até lá. O que seria surpreendente e muito engraçado tendo em conta que foi um nome lançado "no gozo" pelo Pedro Nuno Santos.

Editado por Descartes
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Quem já votou BE e PCP gosta de ver malta de esquerda a elogiar o embalsamado? 

E gostam como forma de "jogar o jogo", mais por uma questão de óptica ou se vocês fossem o único eleitor queriam ouvir os mesmos elogios? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AntiZio, há 1 hora:

Quem já votou BE e PCP gosta de ver malta de esquerda a elogiar o embalsamado? 

E gostam como forma de "jogar o jogo", mais por uma questão de óptica ou se vocês fossem o único eleitor queriam ouvir os mesmos elogios? 

IMG_3645.jpeg

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 10 horas:

Responsabilidade era o António Filipe, o Jorge Pinto e a Catarina Martins desistirem a favor do Seguro.

Vi o que escreveste depois, incluindo a comparação com a situação do Sampaio. Por algumas coisas que já disseram mas sugeri por outras: é que o seguro não é de outro bem de longe a pessoa que o Sampaio foi, bem teve a importância que o Sampaio teve, sobretudo no combate ao fascismo e na luta pela democracia, defendendo presos políticos nos tribunais fascistas. Aliás, atrevo me a dizer que o Sampaio foi o último (ou dos últimos) político do PS mais à esquerda. O Sampaio tem uma base anti sistema que o Seguro nunca teve nem nunca terá, bem pelo contrário. 

Mas não seria preciso dizer isto, porque a candidatura do Antonio Filipe é a única que toca em questões que nenhuma outra toca no seu todo, mesmo à esquerda (e não considero o PS actual um partido de esquerda), nomeadamente o cumprimento da constituição da república sem medos nem rodeios, na defesa dos direitos dos trabalhadores, dos estudantes, dos serviços públicos como a saúde ou a educação, ou até da habitação.  

Sou do PCP, mas conheço gente fora do PCP que habitualmente vota na CDU (ou no candidato do PCP, neste caso das presidenciais) e que não votaria no Seguro tal como não votaram na Alexandra Leitão, porque não há lá quase nada que represente os seus interesses.

As eleições não se resumem a somas aritméticas e possíveis votos amealhados, há muitas variáveis em cima da mesa na hora de votar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 2 horas:

Sou do PCP, mas conheço gente fora do PCP que habitualmente vota na CDU (ou no candidato do PCP, neste caso das presidenciais) e que não votaria no Seguro tal como não votaram na Alexandra Leitão, porque não há lá quase nada que represente os seus interesses.

O facto de existir muita gente burra não é novidade para ninguem

Compartilhar este post

Link para o post

Irei votar em André Ventura para presidente da república. Fica amarrado durante meia década a um cargo decorativo. O suficiente para que o Chega entre em vazio de poder e imploda. 

É tipo o que os EUA fazem nos países muçulmanos. Tiras o líder e depois a população faz o resto, que é um harakiri. 

Compartilhar este post

Link para o post

Na CML o PS vai aprovar 7,2M€ para a websummit. 

A frente de esquerda está fortíssima ❤️

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 7 minutos:

Na CML o PS vai aprovar 7,2M€ para a websummit. 

A frente de esquerda está fortíssima ❤️

nem sequer houve uma abstenção violenta.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de dpitz, há 9 horas:

Vi o que escreveste depois, incluindo a comparação com a situação do Sampaio. Por algumas coisas que já disseram mas sugeri por outras: é que o seguro não é de outro bem de longe a pessoa que o Sampaio foi, bem teve a importância que o Sampaio teve, sobretudo no combate ao fascismo e na luta pela democracia, defendendo presos políticos nos tribunais fascistas. Aliás, atrevo me a dizer que o Sampaio foi o último (ou dos últimos) político do PS mais à esquerda. O Sampaio tem uma base anti sistema que o Seguro nunca teve nem nunca terá, bem pelo contrário. 

Mas não seria preciso dizer isto, porque a candidatura do Antonio Filipe é a única que toca em questões que nenhuma outra toca no seu todo, mesmo à esquerda (e não considero o PS actual um partido de esquerda), nomeadamente o cumprimento da constituição da república sem medos nem rodeios, na defesa dos direitos dos trabalhadores, dos estudantes, dos serviços públicos como a saúde ou a educação, ou até da habitação.  

As eleições não se resumem a somas aritméticas e possíveis votos amealhados, há muitas variáveis em cima da mesa na hora de votar.

Tu podes ter toda a razão do mundo, sobre a candidatura do António Filipe, mas isto não são legislativas, nem autárquicas, nem europeias onde o nosso voto pode dar representação. Isto são umas eleições presidenciais, onde só ganha um e, se calhar mais vale ganhar um menos mau do que meter as fichas todas num que se ache que é bom e que esteja condenado a levar na pá forte e feio.

Há duas coisas que são evidentes, (1) quer o António Filipe, ou outro candidato qualquer tenha 1, 5 ou 10% dos votos, não deixa de ser um candidato absolutamente irrelevante e (2), na história da democaracia portuguesa terão ficado na história, no máximo, dois candidatos presidenciais derrotados, Freitas do Amaral em 1986 e, no limite, Cavaco Silva em 1996.

A grande maioria da população não se lembra dos candidatos derrotadas das últimas presidenciais. Perdem e tornam-se figuras absolutamente irrelevantes, enquanto ex-candidatos, obviamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro-me sempre da Maria de Belém que nem 5% teve para ter direito à subvenção do Estado e acabou por ter de pagar a campanha do bolso dela

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 hora:

Tu podes ter toda a razão do mundo, sobre a candidatura do António Filipe, mas isto não são legislativas, nem autárquicas, nem europeias onde o nosso voto pode dar representação. Isto são umas eleições presidenciais, onde só ganha um e, se calhar mais vale ganhar um menos mau do que meter as fichas todas num que se ache que é bom e que esteja condenado a levar na pá forte e feio.

Há duas coisas que são evidentes, (1) quer o António Filipe, ou outro candidato qualquer tenha 1, 5 ou 10% dos votos, não deixa de ser um candidato absolutamente irrelevante e (2), na história da democaracia portuguesa terão ficado na história, no máximo, dois candidatos presidenciais derrotados, Freitas do Amaral em 1986 e, no limite, Cavaco Silva em 1996.

A grande maioria da população não se lembra dos candidatos derrotadas das últimas presidenciais. Perdem e tornam-se figuras absolutamente irrelevantes, enquanto ex-candidatos, obviamente.

eu n voto num seguro ou numa alexandra leitão porque não acho que me representam, e se isto for a segunda volta provavelmente votarei em branco

e também sou da opinião que o ps não está a tentar ganhar nada. eles não querem nada mesmo

não vou ser eu q vou contra a sua vontade

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 horas:

(1) quer o António Filipe, ou outro candidato qualquer tenha 1, 5 ou 10% dos votos, não deixa de ser um candidato absolutamente irrelevante

pois, se é assim que vês um ato eleitoral, então não há mesmo razão para ter uma discussão sobre isto.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 25 minutos:

pois, se é assim que vês um ato eleitoral, então não há mesmo razão para ter uma discussão sobre isto.

Não sou eu que vejo, é a realidade. Pá, eu tive que ir ver quem foi o candidato apoiado pelo PS às últimas presidenciais, e considero-me uma pessoa minimamente atenta. Foi a Ana Gomes. Alguém se lembra de algo que tenha ficado dessa campanha eleitoral?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Não sou eu que vejo, é a realidade. Pá, eu tive que ir ver quem foi o candidato apoiado pelo PS às últimas presidenciais, e considero-me uma pessoa minimamente atenta. Foi a Ana Gomes. Alguém se lembra de algo que tenha ficado dessa campanha eleitoral?

Tem aquele meme da cara enojentada da ana gomes a olhar pro andre ventura

É o soares x cunhal dos nossos tempos 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...