Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Não estou surpreendido.

Aumentaram a procura sem aumentar a oferta... Quem diria que essa lei funcionava mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 hora:

Aumentaram a procura sem aumentar a oferta... Quem diria que essa lei funcionava mesmo.

Quem diria que somos governados por burros?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 8 minutos:

o problema é global, mas a culpa é do governo português 

O problema 'e efectivamente global (ou pelo menos afecta todo o mundo ocidental com uma ou outra excepcao). Infelizmente como em varios casos do passado, em Portugal 'e muito mais grave do que na media. E aqui nao tem nada que ver com PS/PSD e qualquer um dos outros partidos se la estivesse faria igual ou ainda pior no caso do Chega.

O problema que nao afecta apenas Portugal 'e que continuamos a ter uma classe de politicos que pensam apenas a curto-medio prazo num pais que necessita ha muito de reformas estruturais significativas num mundo globalizado.

• Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 13 minutos:

Quem diria que somos governados por burros?

Mas o problema não começou com o Montenegro. Aliás, o Descartes acaba por ter razão (embora não toda) quando afirma que a habitação sempre foi um problema. 

No entanto, a criação de condições favoráveis para a aquisição de casa sem a aumentar a oferta da mesma foi um erro crasso. Infelizmente, qualquer governo que suceda a este, não vai ter a coragem de reverter esta medida.

Citação de Burkina2008, há 1 minuto:

O problema 'e efectivamente global (ou pelo menos afecta todo o mundo ocidental com uma ou outra excepcao). Infelizmente como em varios casos do passado, em Portugal 'e muito mais grave do que na media. E aqui nao tem nada que ver com PS/PSD e qualquer um dos outros partidos se la estivesse faria igual ou ainda pior no caso do Chega.

O problema que nao afecta apenas Portugal 'e que continuamos a ter uma classe de politicos que pensam apenas a curto-medio prazo num pais que necessita ha muito de reformas estruturais significativas num mundo globalizado.

Basicamente,  o problema de todos os governos tem sido governar a pensar nas eleições. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 7 minutos:

Mas o problema não começou com o Montenegro. Aliás, o Descartes acaba por ter razão (embora não toda) quando afirma que a habitação sempre foi um problema. 

No entanto, a criação de condições favoráveis para a aquisição de casa sem a aumentar a oferta da mesma foi um erro crasso. Infelizmente, qualquer governo que suceda a este, não vai ter a coragem de reverter esta medida.

Basicamente,  o problema de todos os governos tem sido governar a pensar nas eleições. 

Eu acho que aqui ninguem disse que comprar casa nunca foi um problema, apenas que o problema se agudizou exponencialmente na ultima decada.

O problema dos politicos 'e que fazem disso carreira. A grande maioria sao ora teoricos, ora malta com um percurso profissional mediocre, ora malta que nem nunca fez nada da vida. O problema nao seria grave se estivessemos apenas a falar dos PMs e ministros, porque isto melhor que saber 'e contar com alguem que saiba...mas olhamos para cada vez que existe um novo governo, mudanca camararia etc, e temos um infinito de nomeacoes de gente de competencias inexistentes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Escolher 2022 foi mesmo ao acaso. Dito isto sim os salarios regra geral teem subido mais do que a inflacao e do que a taxa de juro de mais usada no mercado (sem spread). A diferenca foi que nos anos 90 e ate 2008 os salarios subiram muito mais a nivel percentual do que desde 2010.

Dizer "Ok, na habitacao, sim existe um problema". Pois mas esse problema nao 'e um aparte, 'e 50% ou mais do rendimento disponivel, ou seja 'e "crucial"

Epa os jovens, como ha aqui exemplos, olham para os pais/avos, que se formaram e tiveram um ascensao social, que bem o mal pagam la pagaram uma casa seja ela em Mem-Martins ou em Lisboa e a uma sociedade que lhes disse "vai te formar e vais ter sucesso" e encontram uma realidade em que o mercado de trabalho nao corresponde ao que lhes foi encartilhado e a verem que mesmo ganhando acima da media, nao conseguem comprar casa em Mem-Martins e que alugando vai-se 80% do salario (que 'e a media hoje para um salario mediano em Lisboa). E tu achas que essa juventude esta enganada, que um sistema que foi bom para alguns (eu por exemplo) 'e o mesmo em que devem continuar a votar...um sistema que tornou o ensino quasi-obrigario para os trabalhos que almejam agora seja verdadeiramente pago, que considera que rendas de 2000+ sao o normal, que fala em mais anos de trabalho, reformas menores, etc. 

O problema nao 'e o Ventura ir a televisao mais do que os outros. O problema 'e que nao ha economicamente um aumento da qualidade de vida desta geracao em relacao a passada. Isto 'e assim para tudo o mundo ocidental e Portugal nao 'e uma excepcao.

Eu confesso que não tenho dados oficiais (e hoje já estou cansado para andar a pesquisar) mas este artigo do idealista (site idóneo), transcrevendo uma notícia da Lusa (agência de notícias idónea) do mês passado suportada em dados do Eurostat refere que em Portugal 8,4% dos jovens entre os 15 e os 29 anos vivem em agregados familiares que gastam 40% ou mais do seu rendimento disponível em habitação. Portanto, não sendo um "aparte", parece-me algo exagerada a expressão "é 50% ou mais do rendimento disponível".

E não é um aparte porque o problema da habitação conduz a que Portugal seja um dos países da Europa onde os jovens saem mais tarde da casa dos pais (28,9 anos como refere o mesmo artigo), bem mais tarde do que a idade média na geração dos seus pais. E isto é um problema. Para os jovens e para a Sociedade em geral. Mas daí a ser o ponto fulcral para se dizer que os jovens hoje vivem pior do que os seus pais viviam há 30 anos vai uma grande distância.

Acho também muito interessante a forma como desvalorizas o esforço da geração anterior quando referes que "bem ou mal lá conseguiram pagar uma casa"... Bem ou mal? Com maior ou menor sacrifício? Sim, a geração anterior, em média, também teve que penar para ter casa própria. 

Tens razão na questão da desadequação do sistema de ensino e do mercado de trabalho (já falei sobre isso antes). Antigamente isso não era tão visível. Porque a maioria das pessoas nem sequer sonhava entrar no ensino superior, portanto não tinham esse tipo de expetativas. 

Finalmente devo dizer que fiquei satisfeito por teres concluído que o problema é que economicamente não há um aumento da qualidade de vida. Embora eu continue a não concordar já existe uma evolução. Já não dizes que houve retrocesso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 horas:

O meu argumento tem dois pontos.

O primeiro é a relação entre o preço das casas e os rendimentos. Nos anos 90, mesmo com juros de 10–15%, uma casa custava o equivalente a 3 a 5 anos de salário médio. Hoje, em muitas zonas urbanas, falamos de 10–15 anos de salário ou mais.

Ou seja, apesar de na última década as taxas serem mais baixas, o montante em dívida é muito maior em proporção ao rendimento, e a prestação absorve uma fatia muito maior do salário.

O segundo é que nessa altura havia uma inflação alta e progressão salarial constante, o que “comia” o valor real da dívida: ao fim de 10 anos, o peso da prestação no orçamento familiar caía bastante.

Porque é que Portugal teve superavit nos últimos anos e conseguiu reduzir a dívida pública em % do PIB? Não foi porque tivemos governos extraordinários e fizeram o que os outros não tinham feito, foi porque a dívida em termos absolutos manteve-se contante, no entanto houve inflação e como consequência a base sujeita a impostos subiu, e a receita do estado subiu.

Em resumo, hoje temos crédito muito mais longo (prazo de 40 anos), salários que crescem pouco acima da inflação real e preços de casas historicamente inflacionados o que faz com que o esforço financeiro seja mais duradouro e pesado, mesmo com juros mais baixos.

Portanto, não é uma questão de viver “pior ou melhor”, é que o crédito à habitação hoje é estruturalmente mais exigente em termos de acesso e esforço mensal, e a dívida demora muito mais tempo a perder peso real.

Não tenho a certeza de que a prestação absorva hoje uma fatia maior do salário do que acontecia nos anos 90. Porque os bancos estão obrigados a ser mais criteriosos na concessão de empréstimos tendo em consideração a taxa de esforço. Ou seja, tenho dúvidas de que o montante em dívida seja maior em proporção ao rendimento. E porque os créditos têm prazos muito mais longos, o que dilui o seu peso por mais períodos.

Não compreendi nada desse segundo ponto. Porque é que introduzes a questão do peso da dívida ao fim de 10 anos? O problema dos jovens no que respeita à habitação não é esse. É o acesso ao crédito ou as condições para pagar uma renda, não é a expetativa do peso que a dívida terá no seu rendimento daqui a 10 anos. E acho que estás a confundir as coisas no 2º parágrafo. Portugal não teve superavit porque reduziu a dívida, foi exatamente o contrário: Portugal reduziu a dívida porque teve superavit.

Citação de Burkina2008, há 41 minutos:

Eu acho que aqui ninguem disse que comprar casa nunca foi um problema, apenas que o problema se agudizou exponencialmente na ultima decada.

O problema dos politicos 'e que fazem disso carreira. A grande maioria sao ora teoricos, ora malta com um percurso profissional mediocre, ora malta que nem nunca fez nada da vida. O problema nao seria grave se estivessemos apenas a falar dos PMs e ministros, porque isto melhor que saber 'e contar com alguem que saiba...mas olhamos para cada vez que existe um novo governo, mudanca camararia etc, e temos um infinito de nomeacoes de gente de competencias inexistentes.

Estás a ver? Também consegues fazer posts com os quais concordo a 100%. 😁

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 12 minutos:

Eu confesso que não tenho dados oficiais (e hoje já estou cansado para andar a pesquisar) mas este artigo do idealista (site idóneo), transcrevendo uma notícia da Lusa (agência de notícias idónea) do mês passado suportada em dados do Eurostat refere que em Portugal 8,4% dos jovens entre os 15 e os 29 anos vivem em agregados familiares que gastam 40% ou mais do seu rendimento disponível em habitação. Portanto, não sendo um "aparte", parece-me algo exagerada a expressão "é 50% ou mais do rendimento disponível".

E não é um aparte porque o problema da habitação conduz a que Portugal seja um dos países da Europa onde os jovens saem mais tarde da casa dos pais (28,9 anos como refere o mesmo artigo), bem mais tarde do que a idade média na geração dos seus pais. E isto é um problema. Para os jovens e para a Sociedade em geral. Mas daí a ser o ponto fulcral para se dizer que os jovens hoje vivem pior do que os seus pais viviam há 30 anos vai uma grande distância.

Acho também muito interessante a forma como desvalorizas o esforço da geração anterior quando referes que "bem ou mal lá conseguiram pagar uma casa"... Bem ou mal? Com maior ou menor sacrifício? Sim, a geração anterior, em média, também teve que penar para ter casa própria. 

Tens razão na questão da desadequação do sistema de ensino e do mercado de trabalho (já falei sobre isso antes). Antigamente isso não era tão visível. Porque a maioria das pessoas nem sequer sonhava entrar no ensino superior, portanto não tinham esse tipo de expetativas. 

Finalmente devo dizer que fiquei satisfeito por teres concluído que o problema é que economicamente não há um aumento da qualidade de vida. Embora eu continue a não concordar já existe uma evolução. Já não dizes que houve retrocesso.

Mais cherrypicking? Mas estamos a falar de jovens ou de agregados familiares com jovens? 'E que ai metes tudas as geracoes e o numero significativo de pessoas que tem casa propria

Tens aqui os numeros da tua fonte, o idealista

https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/arrendamento/lisboa/historico/

Arrendar uma casa em Lisboa custa mais de 20 Euros por m2 em media.

O ordenado salario medio em Lisboa sao 1616 Euros, para os jovens um pouco menos, mas vamos manter esse valor. Duas pessoa em media teem 3232 Euros brutos, mais ou menos 2200 liquidos

Uma casa apartir de 55m2 (e nao nao 'e nas Avenidas Novas, nem Belem, nem em Campo de Ourique, sera numa Marvila ou Olivais) vai consumir ja 50% do rendimento liquido do casal.

Comprar casa, estamos a falar entao em 5800 Euros m2. A mesma casa com 55m2 custara entao 320,000 Euros. Fazendo uma simulacao rapida, num emprestimo a 35 anos com 10% down, essas duas pessoas vao estar a pagar 1500 Euros mes, ou seja quase dois tercos do salario do casal.

O mais cego 'e aquele que nao quer ver e se queres continuar na tua estas a vontade. Eu nunca disse que viviam pior do que os pais, dai o (?), mas sim que nao existia uma melhoria significativa da qualidade de vida como as geracoes passadas obtiveram.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 30 minutos:

Mais cherrypicking? Mas estamos a falar de jovens ou de agregados familiares com jovens? 'E que ai metes tudas as geracoes e o numero significativo de pessoas que tem casa propria

Tens aqui os numeros da tua fonte, o idealista

https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/arrendamento/lisboa/historico/

Arrendar uma casa em Lisboa custa mais de 20 Euros por m2 em media.

O ordenado salario medio em Lisboa sao 1616 Euros, para os jovens um pouco menos, mas vamos manter esse valor. Duas pessoa em media teem 3232 Euros brutos, mais ou menos 2200 liquidos

Uma casa apartir de 55m2 (e nao nao 'e nas Avenidas Novas, nem Belem, nem em Campo de Ourique, sera numa Marvila ou Olivais) vai consumir ja 50% do rendimento liquido do casal.

Comprar casa, estamos a falar entao em 5800 Euros m2. A mesma casa com 55m2 custara entao 320,000 Euros. Fazendo uma simulacao rapida, num emprestimo a 35 anos com 10% down, essas duas pessoas vao estar a pagar 1500 Euros mes, ou seja quase dois tercos do salario do casal.

O mais cego 'e aquele que nao quer ver e se queres continuar na tua estas a vontade. Eu nunca disse que viviam pior do que os pais, dai o (?), mas sim que nao existia uma melhoria significativa da qualidade de vida como as geracoes passadas obtiveram.

Mas qual cherrypicking?

Tu disseste, e cito: " Pois mas esse problema nao 'e um aparte, 'e 50% ou mais do rendimento disponivel, ou seja 'e "crucial""

E eu respondi: Só 8,4% dos jovens vive em agregados que suportam mais de 40% do seu rendimento disponível em habitação.

Concedo que seja uma questão de português e que tu querias dizer que seria 50% ou mais do rendimento disponível em vez de é 50% ou mais... Mas aí o problema já é teu.

Quanto ao último parágrafo talvez estejamos novamente numa deficiência ao nível do português. Tu disseste, e volto a citar, que " Quem esta a comecar, ou esta na casa dos 20-34 anos esta pior a nivel economico do que o mesmo tipo de pessoa em 1995, sem qualquer duvida." e antes tinhas dito: " os jovens da primeira geracao ha uns seculos (?) que vive pior do que os pais". Colocaste a interrogação no período temporal. Para te salvaguardares caso alguém viesse dizer que algures no século XVI houve um período em que os jovens viveram pior do que os pais, mas nunca colocaste em dúvida que essa situação existe nos tempos atuais.

Há os cegos mas também há os troca-tintas.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Mas qual cherrypicking?

Tu disseste, e cito: " Pois mas esse problema nao 'e um aparte, 'e 50% ou mais do rendimento disponivel, ou seja 'e "crucial""

E eu respondi: Só 8,4% dos jovens vive em agregados que suportam mais de 40% do seu rendimento disponível em habitação.

Concedo que seja uma questão de português e que tu querias dizer que seria 50% ou mais do rendimento disponível em vez de é 50% ou mais... Mas aí o problema já é teu.

Quanto ao último parágrafo talvez estejamos novamente numa deficiência ao nível do português. Tu disseste, e volto a citar, que " Quem esta a comecar, ou esta na casa dos 20-34 anos esta pior a nivel economico do que o mesmo tipo de pessoa em 1995, sem qualquer duvida." e antes tinhas dito: " os jovens da primeira geracao ha uns seculos (?) que vive pior do que os pais". Colocaste a interrogação no período temporal. Para te salvaguardares caso alguém viesse dizer que algures no século XVI houve um período em que os jovens viveram pior do que os pais, mas nunca colocaste em dúvida que essa situação existe nos tempos atuais.

Há os cegos mas também há os troca-tintas.

E continuo, que quem esta a comecar a nivel economico esta pior do que uma pessoa em 1995 (em media obviamente), como ja expliquei com dados mais do que suficientes. Quanto a outra frase primeiro esqueceste de forma claramente propositada, ignorar o que escrevi antes da parte  " os jovens da primeira geracao ha uns seculos (?) que vive pior do que os pais" ou seja (e ouvi ja nao sei quem a dizer isto), dai o (?), nao para comparacoes com o seculo III b.c. 

Como ja disse economicamente pior, a nivel de qualidade de vida na mesma ou pouco melhor.

Continuas a ser disingenuous, se eu digo que quem esta a comecar tem de gastar 50% ou mais do seu rendimento para comprar ou alugar casa, o que diabo tem que ver malta que vive em casa dos pais?

Tenho pena do meu portugues nao estar ao teu nivel, que notoriamente se deteorou nos ultimos 20 anos, mas se quiseres podemos ter esta conversa noutro idioma.

Para colocar um ponto final nesta discussao, eu posso ser ja um velho, mas estou longe de ter as atitudes que "no meu tempo era tao ou mais dificil"...

Compartilhar este post

Link para o post

É absurdo preferir pagar uma renda (não muito alta por enquanto) e esperar que isto baixe?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 18 minutos:

E continuo, que quem esta a comecar a nivel economico esta pior do que uma pessoa em 1995 (em media obviamente), como ja expliquei com dados mais do que suficientes. Quanto a outra frase primeiro esqueceste de forma claramente propositada, ignorar o que escrevi antes da parte  " os jovens da primeira geracao ha uns seculos (?) que vive pior do que os pais" ou seja (e ouvi ja nao sei quem a dizer isto), dai o (?), nao para comparacoes com o seculo III b.c. 

Como ja disse economicamente pior, a nivel de qualidade de vida na mesma ou pouco melhor.

Continuas a ser disingenuous, se eu digo que quem esta a comecar tem de gastar 50% ou mais do seu rendimento para comprar ou alugar casa, o que diabo tem que ver malta que vive em casa dos pais?

Tenho pena do meu portugues nao estar ao teu nivel, que notoriamente se deteorou nos ultimos 20 anos, mas se quiseres podemos ter esta conversa noutro idioma.

Para colocar um ponto final nesta discussao, eu posso ser ja um velho, mas estou longe de ter as atitudes que "no meu tempo era tao ou mais dificil"...

Não me queiras dar baile. Disseste com todas as letras que os jovens hoje vivem pior do que os pais. Lançaste a pedra e agora estás a esconder a mão.

Quem está a começar tem que gastar 50% ou mais do seu rendimento... para comprar ou alugar a casa que deseja. Por isso não compra nem aluga essa casa. Porque o banco nem lhe empresta o dinheiro. Tem que optar por uma casa mais longe e/ou mais pequena. E isso é um drama, claro. A questão é que são poucos os que, de facto, vivem nessa situação. A maioria não gasta assim o seu rendimento. Vive em casa dos pais, mais longe, em casas mais pequenas.

Quanto ao ponto final, poupa-me a crises de meia-idade. Ah e tal, eu já sou cota mas tenho o espírito jovem, sou todo modernaço e compreendo perfeitamente as angústias da malta nova. Também tens um descapotável ou já não se usa? Aí na Califórnia ainda se deve usar...

Citação de Hidden, há 12 minutos:

É absurdo preferir pagar uma renda (não muito alta por enquanto) e esperar que isto baixe?

Absurdo é assumires um compromisso que não consigas suportar. Se isto baixa ou não, vá lá saber-se...

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 18 minutos:

Quem está a começar tem que gastar 50% ou mais do seu rendimento... para comprar ou alugar a casa que deseja. Por isso não compra nem aluga essa casa. Porque o banco nem lhe empresta o dinheiro. Tem que optar por uma casa mais longe e/ou mais pequena. E isso é um drama, claro. A questão é que são poucos os que, de facto, vivem nessa situação. A maioria não gasta assim o seu rendimento. Vive em casa dos pais, mais longe, em casas mais pequenas.

Acho que ja disseste tudo...se achas que no nosso tempo tambem os bancos nao esprestavam porque achavam que as pessoas nao tinham capacidade de pagar, entao 'e um milagre que tenhamos um dos maiores home ownerships da Europa, conseguido exactamente nessa geracao.

Citação de Descartes, há 18 minutos:

Quanto ao ponto final, poupa-me a crises de meia-idade. Ah e tal, eu já sou cota mas tenho o espírito jovem, sou todo modernaço e compreendo perfeitamente as angústias da malta nova. Também tens um descapotável ou já não se usa? Aí na Califórnia ainda se deve usar...

Nah, isso de descapotavel e achar que viver em Campo de Ourique 'e uma zona nobra de Lisboa 'e pura parolice...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 36 minutos:

Acho que ja disseste tudo...se achas que no nosso tempo tambem os bancos nao esprestavam porque achavam que as pessoas nao tinham capacidade de pagar, entao 'e um milagre que tenhamos um dos maiores home ownerships da Europa, conseguido exactamente nessa geracao.

Claro que não acho nada disso. Há 20 ou 30 anos os bancos não tinham esse nível de preocupações com as taxas de esforço dos clientes. O acesso ao crédito era muito mais facilitado. E se fosse só para a habitação mas ainda lhes juntavam toda uma panóplia de créditos ao consumo.

Essa prática que, como se veio a verificar, correu pessimamente, associada ao congelamento das rendas praticamente destruiu o mercado do arrendamento e tornou quase inexistentes iniciativas como as cooperativas de habitação que já por aqui foram faladas. São, na minha opinião, dos fatores mais determinantes para a crise habitacional que hoje temos. Para a quantidade absurda de edifícios devolutos e pelo estado de degradação de muitas habitações.

Esse é um dado factual. Daí a concluirmos que os jovens hoje estão pior porque os bancos são menos permissivos no acesso ao crédito vai uma grande distância.

Citação de Burkina2008, há 36 minutos:

Nah, isso de descapotavel e achar que viver em Campo de Ourique 'e uma zona nobra de Lisboa 'e pura parolice...

Concordo. Recebo o reparo com muita humildade. 😁

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Toda a família que tem na sala daqueles móveis castanhos com bar do século passado, teve mais facilidades na vida.

• Like 4
  • Haha 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 34 minutos:

Toda a família que tem na sala daqueles móveis castanhos com bar do século passado, teve mais facilidades na vida.

Um classico 'a venda no seu OLX...

Estante de canto com bar

Os meus avos menos abastados tinham um com direito a canecas bimbas, sendo que o meu avo nao perdia uma promocao do Jumbo/Continente com cervejas dos clubes da bola e copos a condizer (ei de ter fotos disso nalgum sitio, se tivesse aqui no computador ate tinha postado). Os outros avos com mais dinheiro tinham outra bimbalhice....arte sacra que compravam em leiloes apesar de serem tao devotos como o Trotsky. 

Ainda tentei convencer o meu irmao a manter o bar quando ficou com a casa desses meus avos que tinham partido, mas ele optou pela bimbalhice destes tempos...tudo IKEA e tudo igual.

Editado por Burkina2008
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 8 horas:

Eu sei que o problema não começou com o Montenegro. Mas as medidas que o governo criou só serviram para agravar mais o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

O que parece claro é que quem olhava para o futuro em 1980 conseguia imaginar um futuro melhor e a maioria de quem olha para o futuro em 2025 imagina um futuro sem muitas melhorias e isso tem implicação na maneira de ver o mundo actual. 

Se esse futuro "negro" é muito influenciado pela narrativa global? Também acho que sim. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 36 minutos:

O que parece claro é que quem olhava para o futuro em 1980 conseguia imaginar um futuro melhor e a maioria de quem olha para o futuro em 2025 imagina um futuro sem muitas melhorias e isso tem implicação na maneira de ver o mundo actual. 

Se esse futuro "negro" é muito influenciado pela narrativa global? Também acho que sim. 

Depois de 42 anos com a outra senhora é dificil de haver qualquer época em que se olhasse para o futuro com mais otimismo.

• Haha 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Em 18/10/2025 at 17:43:

Agora o jovem médio já não tem condições para morar aí e vai para Fernão Ferro, para a Quinta do Conde ou Pinhal Novo.

Mete mais uns kms nisso, essas zonas já pedem outro bolso.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...