Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Publicado (editado)
Citação de Plagio o Original, há 36 minutos:

Em casa de ferreiro, espeto de pau

Isto é tão vdd que o único computador que eu é o do trabalho, tenho ódio de pegar em computadores fora do trabalho, estou farto do barulho de notificações, e estou a ponderar começar a postar no cmpt através de pombo correio

Editado por Plagio o Original
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui há uns tempos apaguei o tiktok e comecei a dedicar-me mais à leitura.

Ao meu rapaz foi ensinado, desde o momento que lhe dei "liberdade digital", os perigos para o cérebro do abuso de conteúdos superficiais. Fiz com ele- ainda o faço- a filtragem daquilo que ele vê e de que formas pode interagir. Fomento-lhe a curiosidade com material físico sempre que consigo, como livros, revistas e jogos. 

Hoje tenho um filho de 12 anos que, conhecendo as tendências dos memes, vê vídeos no YT sobre personalidades e acontecimentos históricos, lê livros sobre o 25 de Abril e o Einstein, e gosta, tal como o pai, de ler mangá😁. Só usa WhatsApp na condição da conta dele estar partilhada no meu tlm e não se mete em confusões, só brincadeiras.

Ainda estou com dificuldades em filtrar as expressões pt-br de vez da sua linguagem, mas quando a maioria dos criadores e os melhores conteúdos educativos/lúdicos são brasileiros, o preço a pagar por ter uma veia a saltar-me da testa quando o apanho com um sotaque é pequeno. Mais recentemente começou a ver coisas em inglês, vá lá!

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Imaginem a malta toda de IT, se tivessem seguido o concelho das avos "Filho, larga essa porcaria de computador que ainda ficas cego"

Aquilo que eu não dava para não existir telemoveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, há 2 minutos:

Aquilo que eu não dava para não existir telemoveis.

tipo o rabo?

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Publicado (editado)
Citação de Sandes., há 3 horas:

Engraçado que começamos a falar sobre bebés que nem 6 meses têm com um telemóvel colado à frente dos olhos e agora estamos a falar do pessoal que jogava computador quando era criança. 

Exato, de um extremo ao outro.

Obviamente que as tecnologias devem ser introduzidas. A minha de 5 anos sem acesso a telemóveis nem tablets, este ano começou a ter na escola (pública) introdução à programação e robótica, onde aí começou a introdução a computadores, tablets e afins com propósito educativo.

Como ela fica desconfortável com coisas novas acabei por nas primeiras semanas no dia anterior me sentar com ela para introduzir o uso do computador para começar-se a familiarizar com a navegação e uso do rato, fazer desenhos no paint, fazer jogos didáticos adequados à idade, etc. No início sentia-se desconfortável pq havia miúdos que já estavam super à vontade e como era a pares ela preferia ficar a ver, mas passado 2 ou 3 semanas já estava confortável e dizia-me que já era ela que estava a assumir a liderança na dupla.

No início deste ano letivo também comprei o Nintendo Sports e o Animal Crossing para introduzi-las à Switch e fazermos jogos em família.

Demonizar a exposição de crianças a loops infinitos de youtube e afins, tornando-os zombies em convívios sociais, para saberem ser empáticos e estar em sociedade não é algo recente. Quando eu era criança se estivesse num ambiente com outras pessoas tanto os meus pais, como eu mais tarde, tinham o bom senso de garantir que estava realmente presente e não colado a jogar as maquinetas de Tetris ou Gameboy.

Editado por Ego Sum
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

Imaginem a malta toda de IT, se tivessem seguido o concelho das avos "Filho, larga essa porcaria de computador que ainda ficas cego"

O único risco para a saúde dos jovens nos Anos 90/início do Milénio agarrados ao computador eram ataques epilépticos por causa dos perfil das raparigas no hi5

• Like 5
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 minutos:

O único risco para a saúde dos jovens nos Anos 90/início do Milénio agarrados ao computador eram ataques epilépticos por causa dos perfir das raparigas no hi5

image025.jpg 

pena nao ter o gif das estrelas a explodirem com um balkan beat por tras

Isto sim era brainrot

• Like 1
  • Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

tipo o rabo?

Não chegava a esse ponto,  90% das chamadas já é a f*der-me e é

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 3 minutos:

"Cá para mim houve marosca"

o povo a trabalhar e os cornos a insinuar fraude eleitoral. tá bonito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 horas:

Os mesmos avós que agora não largam o Facebook e os vídeos de gatinhos feitos por IA.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 2 horas:

esse ser não estava no mar morto a fazer vídeos a boiar como um cag*lhão numa piscina?

Editado por hugoooo_17
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 22 horas:

O que vai ser da Ângela Silva?

Vai fazer oposição ao novo presidente. 

Ontem dizia que o estado de graça do Seguro podia já terminar se ele chumbasse a lei laboral (quando este foi claro a afirmar que só a aprovaria com acordo com a UGT). 

É o que temos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 10 horas:

Citação de Longineu, há 10 horas:

o povo a trabalhar e os cornos a insinuar fraude eleitoral. tá bonito.

Cá para mim as ruas estavam fechadas...

Compartilhar este post

Link para o post

Governo acusa UGT de ser "intransigente" nas negociações laborais

Citação

O presidente da CIP, Armindo Monteiro, disse hoje em declarações à RTP Notícias que as negociações sobre o pacote laboral terminaram sem acordo e responsabilizou a UGT pela ausência de um entendimento.

"É da responsabilidade da UGT não haver acordo", disse o líder da CIP, acrescentando que "não é habitual ver a UGT ter a atitude que teve" durante o processo de negociação da reforma laboral proposta em julho de 2025 pelo Governo.

Olhem-me a lata deste grande (censurado). A pôr o ónus na central sindical que sempre foi a mais acessível nos acórdãos sociais e a que sempre viabilizou reformas tanto à esquerda como à direita, ao contrário da CGTP. Só por aqui se deviam tirar conclusões do quão aberrante é esta reforma. 

E lembrar que esta reforma não fazia parte do programa eleitoral e a ministra já demonstrou a intenção de a levar a parlamento, com ou sem acórdão. Um governo que tivesse escrúpulos sujeitava-se a eleições se quisesse avançar com um projeto que vai claramente piorar as condições laborais dos portugueses. Mas duvido muito que os cidadãos tenham a percepção do conteúdo desta reforma. É mais fácil criticar o xuxalismo e o diabo a 4. Burros do crl.

Espero honestamente que o AJS seja intransigente nesta matéria.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

A grande maioria não faz ideia do que se trata esta reforma laboral. E há uma pressão gigante para desregular o mercado de trabalho. A bem ou a mal isto vai lá. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Em 08/03/2026 at 23:23:

Isso é uma batalha perdida. Porque os pais já utilizam preferencialmente os ecrãs para os substituírem nas funções de pais.

Hoje quase fiquei chocado, mas como já sei o que a casa gasta fiquei apenas indignado. Estava a fazer as minhas compras num supermercado quando me cruzei com uma jovem mãe que empurrava o carrinho de bebé. O bebé não teria mais de 6 meses. E o carrinho estava equipado com um suporte para telemóvel com o respetivo aparelho a passar o Panda e os Caricas. Claro que o bebé ia todo entretido, sem causar qualquer problema à mãe, que estava bastante ocupada a interagir com o seu próprio telemóvel enquanto ia colocando artigos no carrinho das compras. O bebé não chorava, não fazia birras, não chamava pela mãe, não tinha fome nem sede, nem dores, não estava aborrecido nem inquieto. Uma paz de alma. O sonho de qualquer progenitor.

Isso é aflitivo para mim. Crianças que lhes colocam um ecrã à frente para os pais não terem de ser pais e educarem os miúdos... Por exemplo, se estão com uma birra, precisam de saber identificar o motivo (sabendo falar) porque isso se chama, mais tarde, inteligência emocional. Não é mandá-lo calar-se, não é deixá-lo a chorar sozinho, é ir ao pé dele e dar-lhe conforto e segurança (um abraço, um carinho) e ajudá-los a perceber porque. Com 6 meses vai chorar porque tem fome, está chateado, está com frio, dói a barriga, etc. Não tem outra forma de o fazer vai chorar. É perfeitamente normal. Não lidar com isso desde essa idade em lugar de ser pai/mãe é uma aberração e um desfavor que lhes estão a fazer e que vão pagar caro mais tarde. Até porque o facilitismo do tablet e do telemóvel vai exponenciar o limite de dopamina a que vão estar habituados. Um tiktok é viciante porque nos está constantemente a mostrar conteúdos que nos aumenta o limiar de dopamina, tal e qual uma droga. O problema é que após um pico existe um decréscimo proporcional à subida que se teve imediatamente antes (está comprovado). É também assim que se criam hábitos e ciclos de satisfação. Logo, das duas uma, ou estamos constantemente em doses cavalares de dopamina e é como o bêbado que nunca sente ressaca porque está sempre bêbado ou então aceitamos a "ressaca" e ficamos no extremo oposto do pico de dopamina. Estes miúdos estão desde cedo a ser bombardeados com conteúdos altamente curados para si e para os seus gostos e que lhes cria um ciclo de dopamina constante aumentando o seu limiar de êxtase. Começam a ter os seus cérebros bombardeados por estímulos com os quais eles não sabem lidar porque não estão totalmente desenvolvidos pois isso so acontece lá para os 20 e tais anos. Como o Vaart disse e secundando os videos que pus atrás, se os níveis cognitivos desta geração já começaram a decrescer em relação aos indicadores da geração anterior, não fazer nada só vai fazer pior a longo termo e nem quero imaginar que cenário vamos encontrar. Até porque, mesmo do ponto de vista sócio-económico, vamos continuar a ter assimetrias gigantes porque estes comportamentos vão ser ainda mais predominantes em famílias de estratos sociais mais baixos, cujos cuidados, conhecimentos e tempo tendem a ser menores para terem atenção a estes episódios diários, face a uma familia sócio-económica e cultural com mais tempo, mais conhecimento e disposição para acompanhar estas situações. Além de termos uma sociedade profundamente desigual do ponto de vista da equidade e igualdade, temos. à vista de todos mas subrepticiamente, uma sociedade dos viciados.

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post

os parolos que governam portugal querem controlar a agência lusa à força toda, qual será o objetivo????

Compartilhar este post

Link para o post

27611_s3_6a69b.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Eu vi, vocês também têm de ver.

PcxEHtl.png

https://www.instagram.com/p/DVtHwkrjGwp/

...

Como é que alguém acha isto boa ideia? Estes mamíferos, ok, são burros e sem noção, mas não têm uma equipa para lhes tratar da imagem?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...