Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

Do teu ponto de vista, o está hoje a impedir o mercado de funcionar livremente e, portanto (assumo), que os preços desçam?

O que impede o mercado de funcionar livremente?

Do lado da oferta, temos as enormes restrições à construção, vulgo burocracias, tempos de espera infinitos de resposta de câmaras municipais, etc.

Do lado da procura, temos os absurdos incentivos dados à compra de casa, isenções de IMT e afins.

De resto, devo dizer-te que assumes mal. O mercado tende a funcionar assim: se a procura é maior do que a oferta, os preços sobem, se a oferta émaior que a procura, os preços descem.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, Agora:

Do lado da oferta, temos as enormes restrições à construção, vulgo burocracias, tempos de espera infinitos de resposta de câmaras municipais, etc.

Do lado da procura, temos os absurdos incentivos dados à compra de casa, isenções de IMT e afins.

De resto, devo dizer-te que assumes mal. O mercado tende a funcionar assim: se a procura é maior do que a oferta, os preços sobem, se a oferta émaior que a procura, os preços descem.

Eu sei como funciona o mercado. A parte que eu assumi foi que tu achas que, caso o mercado funcionasse de forma mais livre, os preços seriam menores.

Dito isto, achas que, neste momento, a melhor solução é não fazer nada? Todos sabemos que a solução que realmente resulta é construir mais, ou seja, aumentar a oferta. Mas a construção não acontece magicamente num mês, nem num ano - provavelmente nem em 10. Não seria interessante aplicar medidas, ainda que temporárias, para mitigar a situação?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 minutos:

Eu sei como funciona o mercado. A parte que eu assumi foi que tu achas que, caso o mercado funcionasse de forma mais livre, os preços seriam menores.

Dito isto, achas que, neste momento, a melhor solução é não fazer nada? Todos sabemos que a solução que realmente resulta é construir mais, ou seja, aumentar a oferta. Mas a construção não acontece magicamente num mês, nem num ano - provavelmente nem em 10. Não seria interessante aplicar medidas, ainda que temporárias, para mitigar a situação?

Em 10 anos consegues resolver o problema. Mas, embora tenhas razão na parte do problema não se resolver num mês ou num ano, o problema arrasta-se há tempo de mais e os sucessivos governos quando agem, só fazem pior. Já podia estar mais do que resolvido se os primeiros-ministros António Costa e Luís Montengero e os ministros da tutela Miguel Pinto Luz, Pedro Nuno Santos, Marina Gonçalves, etc. não fossem uns bananas.

Medidas temporárias, teriam quer ser mesmo muito curtas. A história mostra que controlo de rendas e coisas conexas, que presumo que seja a isso que te referes, no longo prazo dá asneira, e da grossa. E o problema não é implementar as medidas, é ter coragem para as reverter, ou seja, medidas desse género correspondem a abrir uma caixa de pandora. Mais a mais, a história mostra que, num caso de controlo de rendas, quem tende a lixar-se são as pessoas de menores rendimentos, ao contrário do que possa parecer. Adicionalmente, o que é que achas que acontece à procura e à oferta de habitação se houver um controlo de rendas?

Compartilhar este post

Link para o post

Relacionado com o tema das oportunidades e falta delas e do ponto de partida de cada um, recomendo a todos que vão ouvir a entrevista de hoje do Daniel Oliveira no Perguntar Não Ofende. Boa conversa e grande história.

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 24 minutos:

Em 10 anos consegues resolver o problema. Mas, embora tenhas razão na parte do problema não se resolver num mês ou num ano, o problema arrasta-se há tempo de mais e os sucessivos governos quando agem, só fazem pior. Já podia estar mais do que resolvido se os primeiros-ministros António Costa e Luís Montengero e os ministros da tutela Miguel Pinto Luz, Pedro Nuno Santos, Marina Gonçalves, etc. não fossem uns bananas.

Medidas temporárias, teriam quer ser mesmo muito curtas. A história mostra que controlo de rendas e coisas conexas, que presumo que seja a isso que te referes, no longo prazo dá asneira, e da grossa. E o problema não é implementar as medidas, é ter coragem para as reverter, ou seja, medidas desse género correspondem a abrir uma caixa de pandora. Mais a mais, a história mostra que, num caso de controlo de rendas, quem tende a lixar-se são as pessoas de menores rendimentos, ao contrário do que possa parecer. Adicionalmente, o que é que achas que acontece à procura e à oferta de habitação se houver um controlo de rendas?

Não acho que tenhamos de controlar preços ou rendas. Acho que temos de desincentivar o investimento estrangeiro e o investimento em imobiliário que não seja de primeira habitação.

Parece-me surreal que tenhamos os locais a definhar para arranjar onde viver e aceitemos que estrangeiros paguem casas a pronto ainda antes destas existirem.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Parte do problema é também que muita da nova construção é de casa de "luxo", porque naturalmente quem está a querer construir quer maximizar o retorno do investimento, mas isso cria também uma um nexo causal na conversa da procura e da oferta, porque se toda a oferta de casa forem casas que a grande maioria da população não consegue pagar (ou paga com uma taxa de esforço absurda) então acaba também por não ajudar. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 15 minutos:

Não acho que tenhamos de controlar preços ou rendas. Acho que temos de desincentivar o investimento estrangeiro e o investimento em imobiliário que não seja de primeira habitação.

Parece-me surreal que tenhamos os locais a definhar para arranjar onde viver e aceitemos que estrangeiros paguem casas a pronto ainda antes destas existirem.

Os nossos estrangeiros são os não-europeus. Não se pode impedir um sueco de comprar cá casa, lamento.

Citação de Abraxas, há 14 minutos:

Parte do problema é também que muita da nova construção é de casa de "luxo", porque naturalmente quem está a querer construir quer maximizar o retorno do investimento, mas isso cria também uma um nexo causal na conversa da procura e da oferta, porque se toda a oferta de casa forem casas que a grande maioria da população não consegue pagar (ou paga com uma taxa de esforço absurda) então acaba também por não ajudar. 

Mas isso tem que ver com ganhar dinheiro. O problema é nós não sermos capazes de satisfazer sequer o mercado que dá mais dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 58 minutos:

É isto sem tirar, nem por.

O grande problema e o Luís Montenegro sabia, é que as casas iam subir com as políticas que ele está adoptar.

Na minha opinião, sendo um bem essencial, a grande medida que o estado podia adotar e sairmos todos a ganhar, era licenciar mais rápido em zonas urbanas e abrir um fundo tipo depósito a prazo remunerado mas apenas para construção de imobiliário. 

Essas mesmas casas seriam para arrendamento e receita das câmaras municipais, aqui todos saíam a ganhar. 

Compartilhar este post

Link para o post

O problema também é continuar o chico espertismo sem consequências.

No Porto entre o City Golf e a Nasamotor havia uns terrenos espetaculares para habitação. Um deles foi para hasta pública.

Foi algo deste género, a publicação obrigatória do anúncio da hasta pública foi feita num dia, anunciando como prazo de submissão o dia seguinte.

Claro que só receberam uma candidatura, que nem deve ter sido avisado e alinhado com antecedência nem nada....

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ao tempo que se anda com essa conversa de que construir demora muitos anos, que não é mentira, já dava para ter começado a construir no momento 0 e hoje ter o problema resolvido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 15 minutos:

Ao tempo que se anda com essa conversa de que construir demora muitos anos, que não é mentira, já dava para ter começado a construir no momento 0 e hoje ter o problema resolvido.

A questão é que as pessoas (e, aparentemente, o Governo) confundem excesso de burocracia com excesso de regulamentação.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui perto de mim é só construção, não é para Portugueses...
Prédios ainda em construção que já estão vendidos a grupos estrangeiros...

O problema da habitação não é resolvido, porque é um problema só para o povo.

Compartilhar este post

Link para o post

O maior problema é que o problema da habitação dá imenso dinheiro a imensa gente e quem come com fartura vai contribuir para a diminuição do banquete?

Na madeira é um fartote. Há poucas casas num mercado que estava claramente com excesso de casas e agora o que há é excesso de carros luxo, seja aston martin ou mazeratti 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 3 horas:

No meu caso a maior parte foi para ciências e tecnologias pq assim as regras ditavam para quem era filho de boa gente, para eventualmente se formarem enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, e terem de emigrar pq apanharam o durante e pós troika.

Falta nos ricos e filhos de boa gente criatividade.

As crianças que são pobres não sabem que são pobres, é só uma vida normal. Os brinquedos são arranjados em vez de substituidos. Caixas de cartão são naves espaciais. A infância é feita de imaginação e de inventar soluções. Os recursos são esticados: comida, dinheiro, diversão.

Quando a criança pobre não tem entretenimento, inventa. Se não sabe corrigir coisas, inventa, corrige e adapta. O pobre pode crescer inseguro porque repara que os seus pares não olham para os preços no supermercado, mas aprende a desenvoltura e o engenho que faltam aos que nascem ricos e ficam na turma do quarto A

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 37 minutos:

A questão é que as pessoas (e, aparentemente, o Governo) confundem excesso de burocracia com excesso de regulamentação.

Não percebi a relação com o que escrevi. Não faço ideia de se existe burocracia e regulamentação a menos ou a mais.

Eu tomava 3 medidas estruturais, todas altamente comunistas:

- Expropriar todas as casas ao abandono, obrigando-se o Estado a reabilitá-las e a colocá-las no mercaso num prazo razoável

- Taxar exponencialmente 2ªs, 3ªs, 4ªs, ..., casas

- Taxar agressivamente casas (habitações) detidas por empresas

O grande problema é que qualquer medida deste género demora ~10 anos a fazer efeito (e um governo dura no máximo 4 anos, e é se tiver sorte) e/ou é altamente improvável. Portanto nunca vai mudar, só vai piorar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 31 minutos:

Falta nos ricos e filhos de boa gente criatividade.

As crianças que são pobres não sabem que são pobres, é só uma vida normal. Os brinquedos são arranjados em vez de substituidos. Caixas de cartão são naves espaciais. A infância é feita de imaginação e de inventar soluções. Os recursos são esticados: comida, dinheiro, diversão.

Quando a criança pobre não tem entretenimento, inventa. Se não sabe corrigir coisas, inventa, corrige e adapta. O pobre pode crescer inseguro porque repara que os seus pares não olham para os preços no supermercado, mas aprende a desenvoltura e o engenho que faltam aos que nascem ricos e ficam na turma do quarto A

Tiveste bem a desformatar o texto para não percebermos que era IA. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 20 minutos:

Não percebi a relação com o que escrevi. Não faço ideia de se existe burocracia e regulamentação a menos ou a mais.

Eu tomava 3 medidas estruturais, todas altamente comunistas:

- Expropriar todas as casas ao abandono, obrigando-se o Estado a reabilitá-las e a colocá-las no mercaso num prazo razoável

- Taxar exponencialmente 2ªs, 3ªs, 4ªs, ..., casas

- Taxar agressivamente casas (habitações) detidas por empresas

O grande problema é que qualquer medida deste género demora ~10 anos a fazer efeito (e um governo dura no máximo 4 anos, e é se tiver sorte) e/ou é altamente improvável. Portanto nunca vai mudar, só vai piorar.

Concordo com quase tudo (expropriação apenas após pelo menos uma tentativa de contacto/resolução e um período sem resposta), mas normalmente aponta-se o excesso de burocracia como um problema neste assunto. Que o é, claro, mas não se resolve como o Governo está a querer fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 9 horas:

As escolas que meti no top eram todas do meu conselho de residência, mas só uma era da minha freguesia.

Estavas a falar tão bem...

Citação de Ghelthon, há 5 horas:

Por acaso tenho experiências próximas dessa comparação privada vs pública ao nível do ensino superior, e acho que é difícil tirar conclusões claras. Explicando: os meus anos formativos foram, por motivos que não interessa agora, passados com uns tios, no Porto. Esses tios tinham 5 filhos, 3 deles mais velhos e 2 mais novos. Portanto, em 6, 3 tiraram cursos em privadas, 2 em públicas (incluindo-me) e uma não foi para a faculdade. Acho que não errarei muito se disser que os 2 da pública ganham mais que os outros.

Portanto, não acho que diga grande coisa, isso do público vs privado. Acho, sobretudo e cada vez mais (e de forma genérica, claro que há cursos mais técnicos), que a faculdade nos dá ferramentas pessoais, mais do que técnicas, para nos preparar para a vida. Nem sequer são sempre os melhores alunos a ter mais sucesso, muitas vezes são os que têm essas ferramentas, arriscam mais, etc.

(Claro que a medida do sucesso é altamente relativa, mas essa é outra discussão.)

Mas alguém teve o desplante de insinuar sequer que o ensino superior privado é melhor do que o público?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de aFilipe8, há 2 horas:

Tudo a construir no Gerês! 

Ha pessoas convencidas de que estas políticas não servem apenas e só para isto.

Mas temos que meter o mercado a funcionar a todo o vapor. wink wink

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 39 minutos:

Estavas a falar tão bem...

Era só para não pensarem que sou IA 🙈

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...