Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

O que eu não dava por uma funcionalidade que não só escondesse os posts, como escondesse qualquer rasto que esse post alguma vez existiu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 8 minutos:

Quem falou em aumentar os impostos? A grande questão aqui é o chico espertismo no final acabar por prejudicar muita gente em condições precárias e que não deixa de cumprir as suas obrigações fiscais. Se houvesse o mesmo rigor e escrutínio em relação à evasão fiscal que há no RSI, subsídio de desemprego e salário mínimo, talvez não fosse necessário termos impostos tão altos.

Ou então, por termos impostos tão altos é que existe uma maior evasão fiscal. Se todos os problemas fossem o passar/pedir fatura estávamos bem. Conheço algumas empresas que só declaram o SMN dos trabalhadores, tudo o resto do ordenado vai num envelope por fora. Não existe nenhum trabalhador a fazer queixa. Precisam do trabalho.

Mas sim concordo que devia haver maior escrutínio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Liberblue, há 1 minuto:

Ou então, por termos impostos tão altos é que existe uma maior evasão fiscal. Se todos os problemas fossem o passar/pedir fatura estávamos bem. Conheço algumas empresas que só declaram o SMN dos trabalhadores, tudo o resto do ordenado vai num envelope por fora. Não existe nenhum trabalhador a fazer queixa. Precisam do trabalho.

Mas sim concordo que devia haver maior escrutínio.

Como é que ainda ninguém se tinha lembrado disto?

Porquê parar por aí? Há muita sinistralidade rodoviária porque as pessoas não cumprem o limite de velocidade? Acabem-se com os limites!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, Agora:

Como é que ainda ninguém se tinha lembrado disto?

Porquê parar por aí? Há muita sinistralidade rodoviária porque as pessoas não cumprem o limite de velocidade? Acabem-se com os limites!

E onde é que eu disse que era preciso acabar com os limites?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Eu retenho cerca de 20% de IRS e não acho que retenha demasiado, se isso significar que pessoas com vencimentos mais baixos podem descontar menos, é perfeitamente aceitável e é o meu modelo de justiça social. Entendo que, no meu caso, um aumento de 200€ brutos ao fim do mês não vai fazer grande diferença por causa dos impostos serem altos, mas também sei que, no meu patamar, conseguir um aumento de 200€ é mais fácil que alguém passar de 700€ para 900€.

E é importante salientar que de um ordenado bruto de 2571€ não recebes só esses 1625€, tens o reembolso do IRS e dois meses ao ano levas 1625+1625, fora a questão do subsídio de alimentação, para além de que noutras questões (baixas, subsídio de desemprego, reforma) os valores também serão outros devido à maior contribuição líquida para a SS.

A mim irrita-me mais pedir fatura do arranjo de um carro e dizerem-me que, se quero fatura, tenho de pagar mais um bocado. Às tantas bastava a todos cumprir para que a carga de impostos não fosse tão alta.

Atenção que o estado não fica apenas com esses 20%. A tua empresa também paga.

E a mim incomoda-me que, um aumento de 200€ não signifique nada no meu final do mês, no entanto, também não melhore as pessoas que recebem 700€.

Compartilhar este post

Link para o post

Coitadas das empresas que têm que fazer evasão fiscal, de certeza que se lhes baixarmos os impostos vão começar a deixar de fazer isso....

Spoiler

9b5.jpg

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 7 minutos:

Atenção que o estado não fica apenas com esses 20%. A tua empresa também paga.

E a mim incomoda-me que, um aumento de 200€ não signifique nada no meu final do mês, no entanto, também não melhore as pessoas que recebem 700€.

Eu sei, 23,75%.

Não melhora, isto é, partindo do pressuposto que te estão a aumentar a carga fiscal e não estão a utilizar essa receita adicional para aumentar o SMN ou baixar o IRS para rendimentos mais baixos.

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhadores não deveriam pagar impostos. Então mas estás a pagar para manter o capitalismo vivo? Para manter funcional a empresa de outra pessoa? 

Taxem as empresas. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 18 minutos:

Coitadas das empresas que têm que fazer evasão fiscal, de certeza que se lhes baixarmos os impostos vão começar a deixar de fazer isso....

Mostrar conteúdo oculto

9b5.jpg

Sim porque eu estava mesmo a desculpar empresas.

Sim. As empresas são uma m*rda. Malditos desses gajos que criam postos de trabalho para poder explorar os outros.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 1 hora:

6c2d7p2z02e81.jpg

Para mim, tudo dito.

Citação de antifa, há 7 minutos:

rmtcnt51n2e81.jpg

Leak da sondagem que sai amanhã ICS/ISCTE

Parece me que o pan vai ser fundamental na construção do próximo governo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 21 minutos:

É um merceeiro glorificado. Nada que admire no país de Salazar e Cavaco onde este tipo de perfil faz sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 9 horas:

qmd que a tributação me atirasse para baixo, amigo

Citação de Che, há 9 horas:

Em menos de 5 anos comprava um apartamento onde moro. Quero esse waterboarding fiscal 😢

Citação de Duda34, há 8 horas:

3k deve ser mais do dobro do salário médio em Portugal.

Citação de Sandes., há 11 horas:

3k não é só um bocadinho acima da média do salário em Portugal ...

3k em Portugal liquido é a volta de 1990 Euros, o salario medio em 2021 foi 1314 Euros, que em termos de salario liquido sao 1106 Euros.

Ou seja quem recebe 3,000 Euros paga 1,000 em SS e IRS. Quem recebe 1314 Euros paga 200...

A diferenca é ridicula a um nivel tao baixo. 2000 Euros se for uma pessoa solteira vivendo em casa alugada em Lisboa (por exemplo) vai estar longe de viver como um rei. No entanto ja é taxada quase ao mesmo nivel de quem ganha 10,000 ou mais...

O problema de taxar mais quem esta ainda mais acima é que rapidamente foge o capital e o Estado fica agarrado ao Totta, mas a taxar assim a classe media, nunca vai haver grande crescimento economico, porque esses é que sao o possivel motor da economia e nao quem ganha salarios baixos.

• Like 14
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Alvin Kamara, há 2 horas:

Literacia financeira é a expressão da moda.

É o novo empreendorismo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 51 minutos:

3k em Portugal liquido é a volta de 1990 Euros, o salario medio em 2021 foi 1314 Euros, que em termos de salario liquido sao 1106 Euros.

Ou seja quem recebe 3,000 Euros paga 1,000 em SS e IRS. Quem recebe 1314 Euros paga 200...

A diferenca é ridicula a um nivel tao baixo. 2000 Euros se for uma pessoa solteira vivendo em casa alugada em Lisboa (por exemplo) vai estar longe de viver como um rei. No entanto ja é taxada quase ao mesmo nivel de quem ganha 10,000 ou mais...

O problema de taxar mais quem esta ainda mais acima é que rapidamente foge o capital e o Estado fica agarrado ao Totta, mas a taxar assim a classe media, nunca vai haver grande crescimento economico, porque esses é que sao o possivel motor da economia e nao quem ganha salarios baixos.

Eu só estava a apontar que tu disseste que 3k é pouco mais que a média quando é claramente muito mais que a média.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 4 horas:

A mim irrita-me mais pedir fatura do arranjo de um carro e dizerem-me que, se quero fatura, tenho de pagar mais um bocado. Às tantas bastava a todos cumprir para que a carga de impostos não fosse tão alta.

E se eu te disser quanto é que um desses mecânicos factura por ano enquanto não quer passar facturas, ainda mais irritado ficas.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Respondo o mesmo que o Sandes. Mas sobre este post não podia estar mais de acordo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 4 horas:

Quem não tem contrato de trabalho não sabe o que isso é... 🙋‍♂️ 

Dependendo do que faças, podes até pagar menos do que alguém na mesma situação com contrato de trabalho.

Citação de Seferogol, há 4 horas:

Os atuais escalões não estão bem. Há 2 anos, no espaço de 1 ano, tive dos aumentos de salário, e na prática, apenas entrou pouco  mais de uns 60€/mês

Tendo a concordar, mas também não me parece que seja exequível andar a criar 30 ou 40 escalões, certo? E nós somos dos países que tem mais (ou mesmo o que tem mais), portanto nesse aspecto não sei se estaremos assim tão mal.

Parte do problema é que os aumentos também não são nada de especial, por norma.

Citação de Burkina2008, há 2 horas:

E qual seria a tua solução?

(Pergunta genuína, percebes mais disto a dormir do que eu acordado.)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Dependendo do que faças, podes até pagar menos do que alguém na mesma situação com contrato de trabalho.

Sou advogado. Todos os meses 1/4 do meu ordenado é retido. Não tenho subsídios. Não tenho dia de férias legalmente definidos. Não contribuo para a segurança social. Em detrimento, contribuo mensalmente e milionariamente para uma caixa de providência que as ajudas e subsídios que dá não metem um pão em cima da mesa. Isto tudo a juntar às quotas da ordem, também elas absurdamente caras 

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 2 horas:

rmtcnt51n2e81.jpg

Leak da sondagem que sai amanhã ICS/ISCTE

As sondagens têm todas batido no mesmo resultado, só que umas estão desenhadas com o resultado mais baixo do ps e o mais alto do psd e outras com o contrário, depende da orientação política. Esta podia muito bem dizer psd com 101 deputados e ps com 92, a da pitagórica ou lá o que foi que deu vitória psd foi assim. Adoro como se brinca com a opinião pública

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...