Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Duda34, há 11 minutos:

Sou advogado. Todos os meses 1/4 do meu ordenado é retido. Não tenho subsídios. Não tenho dia de férias legalmente definidos. Não contribuo para a segurança social. Em detrimento, contribuo mensalmente e milionariamente para uma caixa de providência que as ajudas e subsídios que dá não metem um pão em cima da mesa. Isto tudo a juntar às quotas da ordem, também elas absurdamente caras 

Certo. A partir de Fevereiro estarei nesse barco também, no meu caso por opção (e portanto porque compensa, apesar de tudo isso).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 18 minutos:

.

Tendo a concordar, mas também não me parece que seja exequível andar a criar 30 ou 40 escalões, certo? E nós somos dos países que tem mais (ou mesmo o que tem mais), portanto nesse aspecto não sei se estaremos assim tão mal.

)

Eu não queria aumentar, mas sim diminuir o número de escalões. 

Da primeira vez fui aumentado em cerca de 500€/da segunda, quando mudei de emprego, foram 300€. E das 2 vezes, líquido foi uma subida de 60/70€

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 1 minuto:

Eu não queria aumentar, mas sim diminuir o número de escalões. 

Da primeira vez fui aumentado em cerca de 500€/da segunda, quando mudei de emprego, foram 300€. E das 2 vezes, líquido foi uma subida de 60/70€

Ah ok, pensei que estavas a defender o aumento.

Mas não notaste diferença no IRS?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Ah ok, pensei que estavas a defender o aumento.

Mas não notaste diferença no IRS?

Sim, mas nada de extraordinário.

Mas verdade seja dita, além da renda, pouco ou nada tenho que seja dedutível de IRS.

Este ano, conto receber mais: tenho um ordenado bem mais alto, e tenho um curso de 2500€ para meter no IRS

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 7 minutos:

Certo. A partir de Fevereiro estarei nesse barco também, no meu caso por opção (e portanto porque compensa, apesar de tudo isso).

Depende sempre. No meu caso, para 90% dos advogados é completamente incomportável. Nem todos trabalham em escritórios - ou sozinhos - que paguem bem e que equilibrem as contas. É um autêntico exagero 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, Agora:

Sim, mas nada de extraordinário.

Mas verdade seja dita, além da renda, pouco ou nada tenho que seja dedutível de IRS.

Este ano, conto receber mais: tenho um ordenado bem mais alto, e tenho um curso de 2500€ para meter no IRS

Da minha experiência, a renda é das coisas que dá mais, juntamente com Educação e Lares.

O resto dá pouquíssimo, se quiseres posso enviar-te os meus números por MP para veres.

Citação de Duda34, Agora:

Depende sempre. No meu caso, para 90% dos advogados é completamente incomportável. Nem todos trabalham em escritórios - ou sozinhos - que paguem bem e que equilibrem as contas. É um autêntico exagero 

Sim, acho que já se falou disso aqui. E há 2-3 anos tive noção da realidade da advocacia em Portugal e fiquei estupefacto. Haver advogados a lutar para ganhar o SMN... Inacreditável.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Da minha experiência, a renda é das coisas que dá mais, juntamente com Educação e Lares.

O resto dá pouquíssimo, se quiseres posso enviar-te os meus números por MP para veres.

Eu pago 480€ de renda, com recibo a 100%. Dá uns trocos, é verdade.

Sabes o que rende bastante? Fazer IRS com união de facto. No ano passado, não fizemos porque ainda não tinhamos os 2 anos de morada em conjunto, mas na simulação, dava mais de 2000€. 

Conto receber mais este ano, preciso para poder comprar uma casa 😁

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Eu só estava a apontar que tu disseste que 3k é pouco mais que a média quando é claramente muito mais que a média.

Citação de Duda34, há 1 hora:

Respondo o mesmo que o Sandes. Mas sobre este post não podia estar mais de acordo.

Sorry aqui aos dois, quando disse um "um pouco acima da media" nao estava realmente a ser literal.

Estava a dizer como na expressao "aquele jogador é um pouco acima da media". Again, my bad

Citação de Ghelthon, há 19 minutos:

E qual seria a tua solução?

(Pergunta genuína, percebes mais disto a dormir do que eu acordado.)

A minha solucao nao é diferente da que existe em outros paises.

1 Comecar de imediato com um cap nas reformas (incluindo um cap contributivo)

2 Simplificar impostos - 3 brakets apenas com algo como 

0% de 0 a 15,000

15% de 15,000 a 45,000

25% de 45,000 a 80,000

60% de 80,000 para cima

E onde é que se vai buscar a diferenca?

Fiscalizacao obvio. O problema a nivel de impostos é simples, as empresas sobretudo as SMEs nao passam facturas, pagam aos colaboradores parcialmente pela porta do cavalo, continuam a expense coisas que nao deviam... Tem se feito algum trabalho aqui, mas ainda é insuficiente.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Sorry aqui aos dois, quando disse um "um pouco acima da media" nao estava realmente a ser literal.

Estava a dizer como na expressao "aquele jogador é um pouco acima da media". Again, my bad

0% de 0 a 15,000

15% de 15,000 a 45,000

25% de 45,000 a 80,000

60% de 80,000 para cima

Fiscalizacao obvio. O problema a nivel de impostos é simples, as empresas sobretudo as SMEs nao passam facturas, pagam aos colaboradores parcialmente pela porta do cavalo, continuam a expense coisas que nao deviam... Tem se feito algum trabalho aqui, mas ainda é insuficiente.

Não só fiscalização, mas também actuar realmente quando se detectam estes casos, com multas elevadas. 

Tenho um amigo que trabalha numa das maiores subcontratadas da Altice. Todos os técnicos da empresa têm declarado o Salário mínimo ou pouco mais. No entanto no final do mês recebem mais de 1000€ (às vezes bem mais prai 2 salários mínimos). E estamos a falar numa empresa já com mais de 100 funcionários. 

Já houve queixas de malta que saiu de lá (inclusive com sindicatos à mistura) mas o esquema continua igual. Também é verdade que a malta que está lá dentro não se queixa muito porque o dinheiro sabe bem ao fim do mês e só notam a batelada quando vão para a baixa. 

Concluindo: pouco mais de 2 salários mínimos ganho eu por mês e já levo uma boa batelada, aquela malta declara o mínimo e leva para casa bem mais que eu. 

Editado por challenger

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 4 horas:

rmtcnt51n2e81.jpg

Leak da sondagem que sai amanhã ICS/ISCTE

Até pode ser realista, mas o resultado no domingo não será esse porque a IL seria papada pelo voto útil. 

E o Livre...se o Rui Tavares não é eleito, deve ser a pessoa mais azarada do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de challenger, há 1 hora:

Não só fiscalização, mas também actuar realmente quando se detectam estes casos, com multas elevadas. 

Tenho um amigo que trabalha numa das maiores subcontratadas da Altice. Todos os técnicos da empresa têm declarado o Salário mínimo ou pouco mais. No entanto no final do mês recebem mais de 1000€ (às vezes bem mais prai 2 salários mínimos). E estamos a falar numa empresa já com mais de 100 funcionários. 

Já houve queixas de malta que saiu de lá (inclusive com sindicatos à mistura) mas o esquema continua igual. Também é verdade que a malta que está lá dentro não se queixa muito porque o dinheiro sabe bem ao fim do mês e só notam a batelada quando vão para a baixa. 

Concluindo: pouco mais de 2 salários mínimos ganho eu por mês e já levo uma boa batelada, aquela malta declara o mínimo e leva para casa bem mais que eu. 

Pior é que vai existir aqui malta a dizer "nao sei porque te queixas" apenas porque ganham menos do que tu...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 1 hora:

Até pode ser realista, mas o resultado no domingo não será esse porque a IL seria papada pelo voto útil. 

E o Livre...se o Rui Tavares não é eleito, deve ser a pessoa mais azarada do mundo.

Não sei se a IL terá 6%, mas o que me causa mais impressão é onde raio podem ir buscar entre 7 a 13 deputados. Dando de barato que vão ter bons resultados em Lisboa e no Porto, onde mais é que podem eleger? E mesmo esses ótimos resultados nos dois maiores distritos não devem ser suficientes para perfazer o chão de 7 deputados, quanto mais o teto de 13. Teriam que ir buscar a Aveiro, Braga e Setúbal, o que francamente não estou a ver acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 2 horas:

Madeirense?

dude

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 5 minutos:

Não sei se a IL terá 6%, mas o que me causa mais impressão é onde raio podem ir buscar entre 7 a 13 deputados. Dando de barato que vão ter bons resultados em Lisboa e no Porto, onde mais é que podem eleger? E mesmo esses ótimos resultados nos dois maiores distritos não devem ser suficientes para perfazer o chão de 7 deputados, quanto mais o teto de 13. Teriam que ir buscar a Aveiro, Braga e Setúbal, o que francamente não estou a ver acontecer.

Lisboa 2% => 3-5

Porto 2,2% => 2-4

Braga 4,5% => 0-1

Setúbal 4,5% => 0-1

Aveiro 5% => 0-1

As percentagens são, mais ou menos, o que é necessário para eleger 1 deputado. No máximo, sem qualquer sondagem, vejo-os a ter 12, com um bom resultado em Faro, Leiria ou algo mais surpreendente num dos dois maiores, lá fazem os 13. Mas duvido imenso, aliás, neste momento apostaria nos 8 (4+3+1+0+0, nos distritos que pus em cima). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 14 horas:

3k em Portugal liquido é a volta de 1990 Euros, o salario medio em 2021 foi 1314 Euros, que em termos de salario liquido sao 1106 Euros.

Ou seja quem recebe 3,000 Euros paga 1,000 em SS e IRS. Quem recebe 1314 Euros paga 200...

A diferenca é ridicula a um nivel tao baixo. 2000 Euros se for uma pessoa solteira vivendo em casa alugada em Lisboa (por exemplo) vai estar longe de viver como um rei. No entanto ja é taxada quase ao mesmo nivel de quem ganha 10,000 ou mais...

O problema de taxar mais quem esta ainda mais acima é que rapidamente foge o capital e o Estado fica agarrado ao Totta, mas a taxar assim a classe media, nunca vai haver grande crescimento economico, porque esses é que sao o possivel motor da economia e nao quem ganha salarios baixos.

Explicaste tão bem o que eu andei a dar voltas e voltas a tentar explicar há uns dias. É mesmo isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 11 horas:

0% de 0 a 15,000

15% de 15,000 a 45,000

25% de 45,000 a 80,000

60% de 80,000 para cima

Esses brackets tem alguns problemas...primeiro porque há ali um entrave na casa dos 1200/1300 brutos, onde um trabalhador, para receber mais dinheiro líquido ao final do mês, tem de ter um aumento nunca inferior a 250/300€ (contas de merceeiro), o que representa igualmente um problema para a empresa. Isso volta a acontecer lá à frente, embora para um nicho.

Depois, esses 25% (e que sejam 35%, eu sei que apenas quiseste dar um exemplo) representam uma quebra absurda na receita do estado. Como podes achar que se vai buscar a diferença à fiscalização, sendo esta tão fácil de contornar? A não ser que seja criada uma PIDI (Polícia Internacional e de Defesa dos Impostos), vai ser quase impossível. Já existe progresso, é comparar a fiscalização de agora com a dos anos 90, onde a cada compra que fazíamos recebíamos um papel com as contas feitas à mão. Mesmo que este progresso seja maior, nunca na vida vai compensar semelhante quebra de receita.

Pessoalmente, nunca vi problema algum no número de escalões. Posso discordar de alguns valores mais lá acima, mas não dos patamares em si.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 18 horas:

Sem dúvida que um ordenado líquido de 1625€ é bom para a realidade portuguesa, para alguém que teja a receber o ordenado mínimo acredito que seja um sonho, mas, f*da-se, tá muito muito muito longe de ser "rico". Especialmente se tiver a morar em Lisboa, com o custo de vida acrescido. Acredito que esse ordenado seja o possível para já tar a conseguir comprar um apartamento sozinho ou alugar num bom sítio, mas esticando-se nas contas e sem demasiados luxos.

Não, não é bom porque a realidade portuguesa é a de um país onde a única coisa que é barata é o vinho, comer fora e alguns transportes públicos subsidiados, tudo o resto que faça parte do dia a dia dificilmente estará longe de um país europeus com salários significativamente superiores ao nosso. Também gastamos muito menos em aquecimento das casas porque o aquecimento central em Portugal é a manta e o cobertor, reconhecidamente mais baratos que soluções de aquecimento central.

Só não parece um mau salário porque há milhões de portugueses que conseguem viver com metade, vá-se lá saber em que condições.

E também gostava de saber em que bons sítios é que um ordenado desses permite comprar casa sozinho. Sozinho, não é com os pais a darem a entrada e os avós a pagarem o IMT.

Em relação à fiscalização há um ponto que raramente é abordado e que apesar de reconhecer que possa ser especulativo se alguém tiver dados concretos agradeço. Quantos milhares de negócios, os tais crónicos a fugir aos impostos, cafés, cabeleireiros e oficinas várias, é que apenas se mantêm abertos por não existir controlo nem fiscalização? Quantas das pessoas empregadas nesses negócios é que estariam desempregadas se a empresa onde trabalham pagasse escrupulosamente ao Estado o que têm de pagar?

Eu vejo esta não controlo como intencional, ou pelo menos conveniente, por isso não tenho grande fé na solução milagrosa da fiscalização, parece-me haver uma escolha por manter pessoas empregadas em negócios que vivem reconhecidamente à margem do pagamento de impostos, ao invés de poder ter que estar a pagar directamente subsídios de desemprego a uma fatia considerável destas pessoas.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 49 minutos:

Esses brackets tem alguns problemas...primeiro porque há ali um entrave na casa dos 1200/1300 brutos, onde um trabalhador, para receber mais dinheiro líquido ao final do mês, tem de ter um aumento nunca inferior a 250/300€ (contas de merceeiro), o que representa igualmente um problema para a empresa. Isso volta a acontecer lá à frente, embora para um nicho.

Tu estás a falar de retenções na fonte e o Burkina da taxa de IRS. O que ele pôs aí não tem nenhum problema no que dizes. Esses problemas é quando recebes o ordenado mensalmente e a taxa de retenção na fonte muda.

Para além disso que o Burkina fala eu acho que seria bom começar a usar as taxas reais de IRS durante o mês. Não percebo bem, porque é que se utiliza a retenção na fonte em vez das taxas reais.

Editado por Castor

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Castor, há 51 minutos:

Tu estás a falar de retenções na fonte e o Burkina da taxa de IRS. O que ele pôs aí não tem nenhum problema no que dizes. Esses problemas é quando recebes o ordenado mensalmente e a taxa de retenção na fonte muda.

Para além disso que o Burkina fala eu acho que seria bom começar a usar as taxas reais de IRS durante o mês. Não percebo bem, porque é que se utiliza a retenção na fonte em vez das taxas reais.

Devia ter lido os posts para trás para me contextualizar, como ontem falei nas retenções pensei que a conversa ainda andasse à volta do mesmo.

Não deixa de existir um diferencial bastante grande, e a quantidade massiva de salários abaixo dos 15K que ele pretende taxar a 0% e que neste momento estão entre os 14,5% e os 28,5% representam a maioria dos vencimentos em Portugal. Muito difícil.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...