Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Certo. Mas que é estranho, isso é.

Fazem alguma coisa, também mau seria. Mas sabemos perfeitamente que há muita coisa a acontecer que eles não resolvem, seja por incompetência, falta de vontade ou falta de meios.

Não é estranho, é perfeitamente normal. Eu percebo que estamos todos escaldados com vários casos de cartelização, e também fico desconfiado, mas isso não quer dizer que este seja mais 1.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 43 minutos:

A mão invisivel do mercado é do crl

se há arranjo de preços é pq lhes compensa combinarem os preços, mesmo com as multas anuais que têm recebido. Há que lhes aumentar a multa até não lhes compensar, têm q realmente perder dinheiro

mas n vai acontecer. não votassem à direita moderada (a partir do ps)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 21 minutos:

Não é estranho, é perfeitamente normal. Eu percebo que estamos todos escaldados com vários casos de cartelização, e também fico desconfiado, mas isso não quer dizer que este seja mais 1.

E é por isso que o pessoal vê coisas destas e fica logo de pé atrás

Compartilhar este post

Link para o post

Em tres supermercados com milhares de produtos, 3 desses produtos teem o mesmo preco: CARTEL!!! 

É mesmo assim que funiciona....

Teem aqui um site que faz tracking do preco de milhares de bens nos supermercados portugueses...https://prices-crawler.vercel.app/

Existem carteis, mas temos de acabar com esta m*rda de acreditar em qualquer gajo random num twitter da vida e generalizar m*rda que nao fazem sendtido nenhum. Aliás isto é a mesma lógica de "o cigano apesar de apenas receber o RSI, esta todos os dia a comer fora.., logo todos os ciganos andam por ai a enganar o estado e a vender droga"

Citação de Che, há 2 horas:

OPEC das manteigas 

O Cartel das manteigas...cuidado com eles!

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se, chamar ao Chico um gajo random do twitter, estou mesmo a ficar velho 😞

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 17 minutos:

f*da-se, chamar ao Chico um gajo random do twitter, estou mesmo a ficar velho 😞

Citação de Jamarcus, há 17 minutos:

Não é um gajo random, atenção. 

Nao és mais velho que eu de certeza e sim é um gajo random porque esse jornalista que eu saiba nao trabalha na autoridade para a concorrencia nem na ASAE e o twit apenas se baseia na observacao dessa pessoa (que é apenas isso uma observacao num ponto qualquer de tempo)

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 8 minutos:

Acho que o Colosso disse aquilo porque ele chegou a ser um user por cá. Agora é jornalista/pivot da TVI/CNN.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 5 minutos:

Acho que o Colosso disse aquilo porque ele chegou a ser um user por cá. Agora é jornalista/pivot da TVI/CNN.

ainda pior, deixa de ser um gajo random, e é um ex user do cmpt a postar estas blasfémias no twitter

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

Nao és mais velho que eu de certeza e sim é um gajo random porque esse jornalista que eu saiba nao trabalha na autoridade para a concorrencia nem na ASAE e o twit apenas se baseia na observacao dessa pessoa (que é apenas isso uma observacao num ponto qualquer de tempo)

É só por ter sido um user do CMPT 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 hora:

É o @lookalike, daí o comentário dele

Compartilhar este post

Link para o post

Cá em casa até a minha namorada o conhece como Lookalike

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Faz-vos sentido comprar a manteiga com e sem sal ao mesmo preço?

Compartilhar este post

Link para o post

A IAG também vai comprar a Air Europa, se não estou em erro, e falou-se anteontem de um suposto interesse na EasyJet.

Não vejo bem o que ganhavam em comprar a TAP, exceto se for para criar um monopólio na ponte América Latina - Europa. 

Citação de Mayday, há 1 minuto:

Faz-vos sentido comprar a manteiga com e sem sal ao mesmo preço?

Pq é q compras manteiga sem sal?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 33 minutos:

👀

• Like 11

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Até dá gosto ver a CNN aos fins-de-semana.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 55 minutos:

Pq é q compras manteiga sem sal?

Para fazer bolo de bolacha.

Editado por smashing_pumpkin

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre os vistos gold:

Há a questão do dinheiro que entrou que também foi relevante embora nesse tema surjam outras questões (até que ponto não correspondeu a lavagem de dinheiro em algumas situações quando se soube da utilização destes vistos por oligarcas russos e chineses por exemplo). 

Acho que é uma boa medida e que peca por tardia. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 17 minutos:

Sobre os vistos gold:

Há a questão do dinheiro que entrou que também foi relevante embora nesse tema surjam outras questões (até que ponto não correspondeu a lavagem de dinheiro em algumas situações quando se soube da utilização destes vistos por oligarcas russos e chineses por exemplo). 

Acho que é uma boa medida e que peca por tardia. 

É verdade que esse programa dos vistos gold acabou por nao ter os frutos esperados, no entanto foi algo embrionario, que acabou por se copiado por outros paises.

Ou seja aqui também é um pouco criticar por ter corrido mal mas as mesmas criticas tambem teriam sido feitas se outros paises fizessem e nos nao.

Um pouco agora como este visto dos nomadas digitais. É uma boa ideia? Bom economicamente faz bastante sentido (ao fim ao cabo, mesmo com as regalias, quem vier a ganhar o minimo de 2750, vai contribuir bastante mais para impostos e seguranca social do que 90% dos portugueses, ja para nao falar nos impostos relativos ao consumo), mas fora disso parece-me desajustado a realidade portuguesa. Dito isto pelo menos Espanha e Italia (certamente outros vao fazer o mesmo), também vao lancar este tipo de visto. O que fazemos? Somos pioneiros ou deixamos que os outros igualmente baseados no turismo, nos "robem" impostos desses possiveis "nomadas digitais"?

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 26 minutos:

De acordo. É uma discussão complexa com prós e contras. É preciso avaliar bem os dois e perceber o que será melhor numa determinada altura.

Nessa questão dos nomadas:

https://www.publico.pt/2022/10/07/economia/noticia/portugal-paises-ue-onde-precos-casas-aumentaram-ultima-decada-2023192

Portugal entre os países da UE onde os preços das casas mais aumentaram na última década

Entre 2010 e o segundo trimestre de 2022, os preços das casas aumentaram 48% na União Europeia. Em Portugal, o crescimento foi próximo de 80% neste período.

Numa altura em que a habitação está neste estado e com tendência aparente para piorar faz sentido se introduzirem medidas na economia que venham reduzir ainda mais a oferta? Tu referes, e muito bem, a questão dos impostos com a qual eu concordo. O que me parece é que as consequências para os portugueses serão também relevantes a jusante principalmente na questão da habitação. É apenas uma questão, não tenho resposta fechada sobre o assunto.

____

@Tio Hans não foi contigo que falei por aqui sobre a questão dos reformados estrangeiros e do sistema fiscal associado na altura das eleições?

O El País parece abordar essa questão de uma maneira mais genérica aqui (que de certa forma vai desembocar no tema do @Burkina2008 noutra perspetiva): 

El sistema tributario portugués tiene desde hace semanas un insistente admirador en España: el presidente del Partido Popular, Alberto Núñez Feijóo, que lo considera un modelo a imitar. Lo que acaso agrade al político español es lo que beneficia a los extranjeros que residen en Portugal, que disfrutan de una fiscalidad generosa, diseñada expresamente para atraerles y que nada tiene que ver con los impuestos que pagan los portugueses. Un sistema bipolar, que carga el peso de la recaudación fiscal sobre unos y concede regalías a los otros. 

(Se alguém tiver o artigo completo agradeço desde já.)

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 13 minutos:

É verdade que esse programa dos vistos gold acabou por nao ter os frutos esperados, no entanto foi algo embrionario, que acabou por se copiado por outros paises.

Ou seja aqui também é um pouco criticar por ter corrido mal mas as mesmas criticas tambem teriam sido feitas se outros paises fizessem e nos nao.

Um pouco agora como este visto dos nomadas digitais. É uma boa ideia? Bom economicamente faz bastante sentido (ao fim ao cabo, mesmo com as regalias, quem vier a ganhar o minimo de 2750, vai contribuir bastante mais para impostos e seguranca social do que 90% dos portugueses, ja para nao falar nos impostos relativos ao consumo), mas fora disso parece-me desajustado a realidade portuguesa. Dito isto pelo menos Espanha e Italia (certamente outros vao fazer o mesmo), também vao lancar este tipo de visto. O que fazemos? Somos pioneiros ou deixamos que os outros igualmente baseados no turismo, nos "robem" impostos desses possiveis "nomadas digitais"?

Os únicos impostos de interesse que nos podem roubar seriam os indirectos porque estes nomadas digitais - que têm que ganhar mais de 2.800€ - vão pagar apenas 20% de IRS e podem ficar só um ano.

Serão assim tantos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 8 minutos:

Os únicos impostos de interesse que nos podem roubar seriam os indirectos porque estes nomadas digitais - que têm que ganhar mais de 2.800€ - vão pagar apenas 20% de IRS e podem ficar só um ano.

Serão assim tantos?

20% mais 11% de SS mesmo a ganhar 2750$ por mes sao mais de 10,000 Euros por ano em impostos...o ordenado medio em Portugal paga menos de 4000 Euros de impostos por anos...e o visto nao é so por 12 meses, o é renovavel e permite viver 12 meses por ano em Portugal

Quanto aos impostos indirectos, digamos que tanto um portugues medio como um nomada digital medio conseguiam poupar cerca de 20% do ordenado medio after taxes e baseado num IVA medio (isto para nao complicar com outros impostos) de 20% temos um portugues em media a contribuir com 20% de 800 em impostos directos por mes ou seja 160 Euros, quase 2000 ano, enquanto que um estrangeiro no minimo andara a a gastar o dobro ou seja 4000 ano

Basicamente Impostos de portugues medio = 4000 + 2000 (contas de merceeiro)

Vs. nomada digital a ganhar o minimo dos minimos = 10,000 + 4000 (tb contas de merceeiro).

A contrubuicao de um nomada digital sera no minimo mais de 2x o portugues medio.

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...