Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Governo aprova €65 milhões para centro de atendimento clínico no Porto e admite que situação do SNS é “muito delicada” - Expresso

Portanto a ideia é rebentar 2 orçamentos do Hospital de Barcelos ou quase um orçamento do Centro Hospitalar do Baixo Vouga em atender doentes de senha azul e verde durante 18 meses (120 mil euros por dia, mais coisa menos coisa) para copiar uma coisa que existe em Lisboa e que atende 36 pessoas por dia?

Este dinheiro não era melhor investido em capacitar os próprios hospitais? 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Governo aprova €65 milhões para centro de atendimento clínico no Porto e admite que situação do SNS é “muito delicada” - Expresso

Portanto a ideia é rebentar 2 orçamentos do Hospital de Barcelos ou quase um orçamento do Centro Hospitalar do Baixo Vouga em atender doentes de senha azul e verde durante 18 meses (120 mil euros por dia, mais coisa menos coisa) para copiar uma coisa que existe em Lisboa e que atende 36 pessoas por dia?

Este dinheiro não era melhor investido em capacitar os próprios hospitais? 

Um Pedro Neto

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de HappyKing, Em 07/08/2024 at 13:48:

Mas foram operados 20.000 doentes! (agora esperam uns meses, se precisarem de quimio ou radioterapia, mas quem está a contar números?)

Compartilhar este post


Link para o post

Em 2022, o rendimento mediano de Portugal foi de 10679€/ano, isso dá 763€/mês 

Isto é péssimo 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 21 minutos:

Em 2022, o rendimento mediano de Portugal foi de 10679€/ano, isso dá 763€/mês 

Isto é péssimo 

Tendo em conta o rendimento médio e esse valor da mediana, qual a conclusão que tiras?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de kareca, há 7 minutos:

Tendo em conta o rendimento médio e esse valor da mediana, qual a conclusão que tiras?

Que somos um país de pobres. E que a classe média está a acabar 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Petar Musa, há 40 minutos:

Que somos um país de pobres. E que a classe média está a acabar 

E que há muito ordenado a ser pago debaixo da mesa.

  • Like 6

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, há 7 minutos:

E que há muito ordenado a ser pago debaixo da mesa.

Não quer dizer que não haja pobreza, mas sim 

Somos um país de "desenrascados" para o bem e para o mal a todos os níveis. Quem quer fazer tudo direitinho by the book é que se f*de

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, há 11 horas:

E que há muito ordenado a ser pago debaixo da mesa.

Como é que chegas a essa conclusão a partir do valor do rendimento mediano de Portugal em 2022?

Compartilhar este post


Link para o post

eu recebo 470 paus debaixo da mesa por cima do declarado e o governo ainda me devolve irs todos os anos fdxlol.giffdxlol.giffdxlol.gif

  • Haha 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, Em 12/08/2024 at 00:26:

Como é que chegas a essa conclusão a partir do valor do rendimento mediano de Portugal em 2022?

Não chego.

Apenas é um dado que contribui para essa percepção. Metade da população a receber menos de 800€ por mês acho é pouco credível. De qualquer das formas não é por, pessoas com esses ordenados, receberem mais 100 ou 200€ por fora que deixam de ser ordenados pouco mais que miseráveis.

Compartilhar este post


Link para o post

A lei das casas ainda não saiu? Sinto-me lesado pela direita portuguesa. Espero que o PS mande os mentirosos abaixo. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de challenger, há 8 horas:

Não chego.

Apenas é um dado que contribui para essa percepção. Metade da população a receber menos de 800€ por mês acho é pouco credível. De qualquer das formas não é por, pessoas com esses ordenados, receberem mais 100 ou 200€ por fora que deixam de ser ordenados pouco mais que miseráveis.

Há, pelo menos, duas questões naquela frase do @Petar Musa que não ponderaste.

A primeira é que se trata de valores de rendimentos. O que é muito diferente de salários ou ordenados. Estão igualmente englobados nos rendimentos os dividendos, as mais-valias, as rendas, os prémios, as bolsas, os subsídios, as pensões... Basta pensares no número de pensionistas a receberem (muito) menos do que o ordenado mínimo para que os valores passem a fazer mais sentido sem que tenhamos como primeira reação a existência de "pagamentos por baixo da mesa". Se lhes somares os beneficiários de subsídios de desemprego, de RSI e os bolseiros já ficas com um número ainda mais assinalável.

A outra questão é que não se percebe se os números são per capita, se consideram a população não ativa (até aos 15 anos) ou se incluem apenas os indivíduos que auferem algum tipo de rendimento.

Seja como for é uma conclusão precipitada e preconceituosa.

Editado por Descartes

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 5 horas:

Há, pelo menos, duas questões naquela frase do @Petar Musa que não ponderaste.

A primeira é que se trata de valores de rendimentos. O que é muito diferente de salários ou ordenados. Estão igualmente englobados nos rendimentos os dividendos, as mais-valias, as rendas, os prémios, as bolsas, os subsídios, as pensões... Basta pensares no número de pensionistas a receberem (muito) menos do que o ordenado mínimo para que os valores passem a fazer mais sentido sem que tenhamos como primeira reação a existência de "pagamentos por baixo da mesa". Se lhes somares os beneficiários de subsídios de desemprego, de RSI e os bolseiros já ficas com um número ainda mais assinalável.

A outra questão é que não se percebe se os números são per capita, se consideram a população não ativa (até aos 15 anos) ou se incluem apenas os indivíduos que auferem algum tipo de rendimento.

Seja como for é uma conclusão precipitada e preconceituosa.

'E bastante logico pensar que a realidade 'e que esse numero esta mais perto dos 1200 por mes do que dos 800 sendo a razao a existencia de uma economia paralela em Portugal a rondar os 35% do PIB.

https://noticias.up.pt/2023/06/21/economia-paralela-em-portugal-representa-quase-35-do-pib/

Agora nao consigo encontrar mas ha uns 30 anos atras quando a Andaluzia chegou a ter uma taxa de desemprego oficial de 30%, houve um estudo de um economista que provou apartir do PNB da regiao que o desemprego real estava mais perto de 12% e que o rendimento medio era quase 40% daquele declarado (per capita).

Em Portugal obvio que  situacao passados 30 anos nao 'e semelhante, mas tendo em conta que 35% da economia 'e paralela (isto em valor bruto obviamente) e que dessa parte obviamente que estamos a falar de uma fatia importante de actividade criminosa vinda de diversos tipos de trafico, a maior parte 'e salarios nao declarados, trabalho por conta propria nao declarado etc...

Compartilhar este post


Link para o post

Quando tive que trabalhar na construção civil na altura da pandemia ia com os mais velhos ao fim de semana fazer trabalhos por fora e enchia o bolso que era uma maravilha. Tudo por fora, evidentemente. 

Nunca mais me esqueço da primeira vez que fui e a única ajuda que ele queria era que eu carregasse as m*rda todas escada a cima e depois escada a baixo. Trabalhinho de dia e meio rendeu-me oitenta euros. 

Quando havia biscates todos os fins de semana fazia quase metade do meu salário líquido só por fora.

O salário mínimo era a miséria de 565€ líquidos. Levar no bolso mais 200 e tal € era o verdadeiro rendimento porque o do salário desaparecia tudo nas despesas. 

sdds

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 23 minutos:

'E bastante logico pensar que a realidade 'e que esse numero esta mais perto dos 1200 por mes do que dos 800 sendo a razao a existencia de uma economia paralela em Portugal a rondar os 35% do PIB.

https://noticias.up.pt/2023/06/21/economia-paralela-em-portugal-representa-quase-35-do-pib/

Agora nao consigo encontrar mas ha uns 30 anos atras quando a Andaluzia chegou a ter uma taxa de desemprego oficial de 30%, houve um estudo de um economista que provou apartir do PNB da regiao que o desemprego real estava mais perto de 12% e que o rendimento medio era quase 40% daquele declarado (per capita).

Em Portugal obvio que  situacao passados 30 anos nao 'e semelhante, mas tendo em conta que 35% da economia 'e paralela (isto em valor bruto obviamente) e que dessa parte obviamente que estamos a falar de uma fatia importante de actividade criminosa vinda de diversos tipos de trafico, a maior parte 'e salarios nao declarados, trabalho por conta propria nao declarado etc...

Eu não estou a questionar a existência da economia paralela. Só estou a dizer que o valor da mediana do rendimento não é, por si só,  prova da sua existência.

Em todo o caso parece-me que estás algo baralhado nas tuas contas. Se entrarmos em consideração com esses 35% então o rendimento mediano estaria perto dos 1000 € por mês e não dos 1200.

E uma coisa é dizer-se que a economia paralela representa 35% do PIB. Outra, errada, é dizer-se que 35% da economia é paralela. Se a economia paralela é 35% do PIB, então cerca de 26% da economia "real" é paralela. Pura matemática.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 4 minutos:

Quando tive que trabalhar na construção civil na altura da pandemia ia com os mais velhos ao fim de semana fazer trabalhos por fora e enchia o bolso que era uma maravilha. Tudo por fora, evidentemente. 

Nunca mais me esqueço da primeira vez que fui e a única ajuda que ele queria era que eu carregasse as m*rda todas escada a cima e depois escada a baixo. Trabalhinho de dia e meio rendeu-me oitenta euros. 

Quando havia biscates todos os fins de semana fazia quase metade do meu salário líquido só por fora.

O salário mínimo era a miséria de 565€ líquidos. Levar no bolso mais 200 e tal € era o verdadeiro rendimento porque o do salário desaparecia tudo nas despesas. 

sdds

Pois 'e uma realidade que quem estuda coisas que nao teem empregabilidade acaba a fazer trabalhos de m*rda que pagam salarios de m*rda... quem diria que life choices tinham impactos futuros.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Descartes, há 4 minutos:

Eu não estou a questionar a existência da economia paralela. Só estou a dizer que o valor da mediana do rendimento não é, por si só,  prova da sua existência.

Em todo o caso parece-me que estás algo baralhado nas tuas contas. Se entrarmos em consideração com esses 35% então o rendimento mediano estaria perto dos 1000 € por mês e não dos 1200.

E uma coisa é dizer-se que a economia paralela representa 35% do PIB. Outra, errada, é dizer-se que 35% da economia é paralela. Se a economia paralela é 35% do PIB, então cerca de 26% da economia "real" é paralela. Pura matemática.

Nao 'e isso que eu disse. Quando se diz que a economia paralela 'e 35% do PIB, estamos a dizer que se calcula que se toda a economia paralela podesse ser contabilizada, o PIB seria 135% do que 'e hoje. Pensei que isso fosse claro dado que o calculo do PIB pela 'e pelo rendimento ou seja gross profit + salarios + IVA - certos subsidios.

Ou seja logo nao se pode calcular de forma certa a economia paralela, logo sendo o PIB 135% com a economia paralela quer dizer que o rendimento de 800 Euros passaria a 1080 Euros.

A maneira como se calcula ou se estima esse valor da economia paralela 'e mesmo uma comparacao entre o valor do PIB e uma coisa chamada "demand for money". Qualquer estatistica como a falada aqui de mediana de rendimentos tem por base valores oficiais e nao tem em conta a economia paralela que 'e uma estimativa, logo por logica o rendimento medio real 'e maior do que o oficial (isto nem 'e uma discussao, 'e um facto).

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 57 minutos:

Pois 'e uma realidade que quem estuda coisas que nao teem empregabilidade acaba a fazer trabalhos de m*rda que pagam salarios de m*rda... quem diria que life choices tinham impactos futuros.

Como assim mano? Eu nem estudei, sequer. Que conversa é essa? 

  • Haha 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 4 horas:

Quando tive que trabalhar na construção civil na altura da pandemia ia com os mais velhos ao fim de semana fazer trabalhos por fora e enchia o bolso que era uma maravilha. Tudo por fora, evidentemente. 

Nunca mais me esqueço da primeira vez que fui e a única ajuda que ele queria era que eu carregasse as m*rda todas escada a cima e depois escada a baixo. Trabalhinho de dia e meio rendeu-me oitenta euros. 

Quando havia biscates todos os fins de semana fazia quase metade do meu salário líquido só por fora.

O salário mínimo era a miséria de 565€ líquidos. Levar no bolso mais 200 e tal € era o verdadeiro rendimento porque o do salário desaparecia tudo nas despesas. 

sdds

Logo vi que era ficção. Desde quando é que alguém que ganha o RSI tem de trabalhar?

Mas só espero que tenhas aproveitado esse tempo nas obras para aprender a arte do gajo que te pediu para andares escada acima escada abaixo a carregar m*rda para ele e que te pagou 80 euros e que hoje em dia tenhas uma empresa a fazer o que ele faz e que pagues 1500€ limpos ao gajo que te vai buscar as m*rda. 🙏

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 5 horas:

Pois 'e uma realidade que quem estuda coisas que nao teem empregabilidade acaba a fazer trabalhos de m*rda que pagam salarios de m*rda... quem diria que life choices tinham impactos futuros.

f*da-se tá calado

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...