Petar Musa Publicado 31 Outubro 2024 Citação de HappyKing, há 11 minutos: Neste caso em concreto não sei. Sei que existem vários casos onde doentes são transferidos depois das coisas correrem mal do privado para o público. A Joana Marques Vidal, ex procuradora, foi outro exemplo público disso. Mas eu apenas estava a perguntar ao Hugo se concordava então com o que se pode concluir a partir do raciocínio dele - da não concordância sobre o que o Ghelton disse relativamente aos hospitais. Vou-te dar o meu exemplo: a minha situação foi do privado para o público porque eu teria que ir a vários médicos individualmente e isso ia prejudicar o hospital. E por mim foi ótimo assim. Fiz os exames quase todos no privado, num tempo que não conseguiria no público e já fui com tudo diagnosticado. Tive que repetir alguns exames porque burocracia, mas acho que isso mudou recentemente. Agora adivinha o sito onde a minha cirurgia foi adiada a 3 dias de acontecer porque o xotor tinha que ir de férias? 😁 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 31 Outubro 2024 Citação de Petar Musa, há 10 minutos: Repara que não são os bons/maus exemplos de cada um dos hospitais que está em causa. São as consequências da operação de empresas privadas, que tendem de forma natural a tomar todas as decisões que permitam maximizar os seus lucros, em áreas como a saúde. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Outubro 2024 Citação de HappyKing, há 10 minutos: Repara que não são os bons/maus exemplos de cada um dos hospitais que está em causa. São as consequências da operação de empresas privadas, que tendem de forma natural a tomar todas as decisões que permitam maximizar os seus lucros, em áreas como a saúde. Mas eu não vejo mal nenhum nisso. Ou seja, vais lá com uma dor na perna, descobrem-te um cancro e reencaminham-te para o Público. É assim que eu acho que as coisas devem funcionar. Critico se fores lá com a dor na perna e, sendo a solução uma massagem, metem-te a fazer um tratamento XPTO apenas para maximizar o lucro. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 31 Outubro 2024 (editado) Citação de Petar Musa, há 35 minutos: Mas eu não vejo mal nenhum nisso. Ou seja, vais lá com uma dor na perna, descobrem-te um cancro e reencaminham-te para o Público. É assim que eu acho que as coisas devem funcionar. Critico se fores lá com a dor na perna e, sendo a solução uma massagem, metem-te a fazer um tratamento XPTO apenas para maximizar o lucro. Isso é tudo muito giro mas ao mesmo tempo tens o privado a roubar um recurso finito como são os recursos humanos especializados, podendo pagar o que for preciso pois o utente também pagará o que for preciso, e depois atiram para o público, que no entretanto também atacam a todos os níveis de modo a terem clientes, os casos complicados pois obviamente o investimento que estão disponíveis a fazer por cliente é limitado e as áreas extremamente dispendiosas ficam logo de fora, seja porque dificilmente será rentável para eles (ou mesmo praticável tendo em conta a utilização) e porque também não interessa às amigas seguradoras que esses serviços sejam prestados por privados. Editado 31 Outubro 2024 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Outubro 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 7 minutos: Isso é tudo muito giro mas ao mesmo tempo tens o privado a roubar um recurso finito como são os recursos humanos especializados, podendo pagar o que for preciso pois o utente também pagará o que for preciso, e depois atiram para o público, que no entretanto também atacam a todos os níveis de modo a terem clientes, os casos complicados pois obviamente o investimento que estão disponíveis a fazer por cliente é limitado e as áreas extremamente dispendiosas ficam logo de fora, seja porque dificilmente será rentável para eles (ou mesmo praticável tendo em conta a utilização) e porque também não interessa às amigas seguradoras que esses serviços sejam prestados por privados. Mas cabe ao público formar e/ou dar melhores condições aos profissionais. O privado não tem culpa disso. E isso é para todas as áreas. Já sobre as seguradoras, felizmente nunca precisei de nenhuma. Mas são uma m*rda que não serve para nada. Por exemplo, tens uma problema de saúde, é tratado e resolvido. Entretanto mudas de seguradora o problema volta a aparecer. Esta 2° seguradora já não te vai comparticipar o tratamento Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 31 Outubro 2024 (editado) Só vi as citações demasiado tarde, mas acho que o que se falou está alinhado com o que penso. @Petar Musa, só acrescentar o seguinte: como diz o filósofo Nelo Chapeiro, "nas calças do meu pai, sou um homem". Que é como quem diz, mandar o que não se quer fazer, por questões médicas ou económicas, para o público? Assim é relativamente fácil fazer dinheiro, porque o público tem de aceitar e de fazer. E é também por isto que privatizar serviços essenciais como saúde, educação, etc., dá porcaria: os privados fazem cherry-picking e descartam o que não for lucrativo. Mas este tipo de serviços não deve operar com esse objectivo, mas sim o de servir a população. Editado 31 Outubro 2024 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Outubro 2024 Citação de Ghelthon, há 14 minutos: Só vi as citações demasiado tarde, mas acho que o que se falou está alinhado com o que penso. @Petar Musa, só acrescentar o seguinte: como diz o filósofo Nelo Chapeiro, "nas calças do meu pai, sou um homem". Que é como quem diz, mandar o que não se quer fazer, por questões médicas ou económicas, para o público? Assim é relativamente fácil fazer dinheiro, porque o público tem de aceitar e de fazer. E é também por isto que privatizar serviços essenciais como saúde, educação, etc., dá porcaria: os privados fazem cherry-picking e descartam o que não for lucrativo. Mas este tipo de serviços não deve operar com esse objectivo, mas sim o de servir a população. Para servir a população está lá o hospital publico. Não é que o privado não sirva, mas o maior interesse é o lucro. E o hospital publico devia "agradecer". Em vez de 20 utentes, tem 10. Os outros estão no privado até ser tratados. E desses 10, 1 ou 2 vai para o privado se for muito grave. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 31 Outubro 2024 (editado) Citação de Petar Musa, há 10 minutos: Para servir a população está lá o hospital publico. Não é que o privado não sirva, mas o maior interesse é o lucro. E o hospital publico devia "agradecer". Em vez de 20 utentes, tem 10. Os outros estão no privado até ser tratados. E desses 10, 1 ou 2 vai para o privado se for muito grave. Estás a falar de uma instituição de saúde. Não é de uma loja que vende camisas. O lucro obviamente que está presente, mas tem outras obrigações que deveriam estar primeiro, a diversos níveis, seja como instituição seja a nível dos profissionais que nela trabalham. Citação de Petar Musa, há 32 minutos: Mas cabe ao público formar e/ou dar melhores condições aos profissionais. O privado não tem culpa disso. E isso é para todas as áreas. Já sobre as seguradoras, felizmente nunca precisei de nenhuma. Mas são uma m*rda que não serve para nada. Por exemplo, tens uma problema de saúde, é tratado e resolvido. Entretanto mudas de seguradora o problema volta a aparecer. Esta 2° seguradora já não te vai comparticipar o tratamento Eu acho é que não fazes a mínima ideia do que é que leva as pessoas ao privado, de qual é a ligação dos privados aos seguros e qual é a maior arma que o privado tem. É que isso é tudo muito giro mas com um SNS robusto um hospital privado serve para pouca coisa. Só são úteis para os super ricos que não querem misturas e pouco mais. Daí antigamente existirem maioritariamente clínicas e consultórios privados. Os grupos hospitalares privados (com os seus lucros obscenos) são a causa e os maiores beneficiados pela decadência do SNS. E farão sempre tudo o que esteja ao seu alcance para a situação continuar a piorar, seja para continuarem a crescer ou seja para as seguradoras continuarem a aumentar a sua carteiras de clientes, que são alimentadas por uma retórica baseada no medo de não ter acesso a cuidados de saúde. Editado 31 Outubro 2024 por smashing_pumpkin Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Outubro 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 28 minutos: Estás a falar de uma instituição de saúde. Não é de uma loja que vende camisas. O lucro obviamente que está presente, mas tem outras obrigações que deveriam estar primeiro, a diversos níveis, seja como instituição seja a nível dos profissionais que nela trabalham. Eu acho é que não fazes a mínima ideia do que é que leva as pessoas ao privado, de qual é a ligação dos privados aos seguros e qual é a maior arma que o privado tem. É que isso é tudo muito giro mas com um SNS robusto um hospital privado serve para pouca coisa. Só são úteis para os super ricos que não querem misturas e pouco mais. Daí antigamente existirem maioritariamente clínicas e consultórios privados. Os grupos hospitalares privados (com os seus lucros obscenos) são a causa e os maiores beneficiados pela decadência do SNS. E farão sempre tudo o que esteja ao seu alcance para a situação continuar a piorar, seja para continuarem a crescer ou seja para as seguradoras continuarem a aumentar a sua carteiras de clientes, que são alimentadas por uma retórica baseada no medo de não ter acesso a cuidados de saúde. Toda a gente que conheço que vai ao privado vai por uma razão: têm os mesmo serviços que o Publico mas sem esperar 2 anos para ser atendido. 3 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 31 Outubro 2024 Sim, os privados são necessários. O ideal é que funcione em conjunto com o público. Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 31 Outubro 2024 Citação de Petar Musa, há 17 minutos: Toda a gente que conheço que vai ao privado vai por uma razão: têm os mesmo serviços que o Publico mas sem esperar 2 anos para ser atendido. O que adoro mais são os que vão aos privados com carta para o médico transcrever exames "pela caixa". Se calhar num SNS forte e com um bom investimento as pessoas não aguardavam tanto tempo por consulta. Mas enquanto isso não for prioridade para quem manda... Volto a dizer, um dia vão perceber a falta que fazem os centros de saúde e hospitais públicos. E já agora por causa dessa nota de uma cirurgia ter sido adiada por férias (o ultraje), na minha experiência como cliente/utente, onde tenho mais consultas desmarcadas ou remarcadas é essencialmente em consultas particulares que recorri com familiares. Seja por férias, folgas ou alteração da agenda. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 31 Outubro 2024 Citação de Petar Musa, há 2 horas: Mas eu não vejo mal nenhum nisso. Ou seja, vais lá com uma dor na perna, descobrem-te um cancro e reencaminham-te para o Público. É assim que eu acho que as coisas devem funcionar. Tu queres isso - que o setor público arque com o tratamento mais longo, mais complexo e geralmente mais custoso e o privado com as coisas simples e mais lucrativas - quando a percentagem de financiamento do privado com dinheiro público é cada vez maior e existe uma partilha de recursos ao nível de médicos, enfermeiros, etc. Ou seja: o privado, que por natureza já consegue pagar melhor que o público, recebe cada vez mais dinheiro público e fica apenas com os serviços mais lucrativos agudizando ainda mais esse fator natural de conseguir pagar melhor. Estamos todos a ver onde é que isto vai dar não estamos? A um SNS cada vez mais subfinanciado e estrangulado em morte lenta. 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Outubro 2024 Citação de 1906, há 15 minutos: O que adoro mais são os que vão aos privados com carta para o médico transcrever exames "pela caixa". Se calhar num SNS forte e com um bom investimento as pessoas não aguardavam tanto tempo por consulta. Mas enquanto isso não for prioridade para quem manda... Volto a dizer, um dia vão perceber a falta que fazem os centros de saúde e hospitais públicos. E já agora por causa dessa nota de uma cirurgia ter sido adiada por férias (o ultraje), na minha experiência como cliente/utente, onde tenho mais consultas desmarcadas ou remarcadas é essencialmente em consultas particulares que recorri com familiares. Seja por férias, folgas ou alteração da agenda. Não percebi: tu achas normal um serviço (publico ou privado, não é importante), não ter uma escala de férias? Ou se tem, não ajustar as marcações conforme essa escala? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 31 Outubro 2024 Citação de HappyKing, há 11 minutos: Tu queres isso - que o setor público arque com o tratamento mais longo, mais complexo e geralmente mais custoso e o privado com as coisas simples e mais lucrativas - quando a percentagem de financiamento do privado com dinheiro público é cada vez maior e existe uma partilha de recursos ao nível de médicos, enfermeiros, etc. Ou seja: o privado, que por natureza já consegue pagar melhor que o público, recebe cada vez mais dinheiro público e fica apenas com os serviços mais lucrativos agudizando ainda mais esse fator natural de conseguir pagar melhor. Estamos todos a ver onde é que isto vai dar não estamos? A um SNS cada vez mais subfinanciado e estrangulado em morte lenta. Eu não quero o setor publico com tratamentos mais longos e menos lucrativos (algo que não existe no publico). Quero um setor publico a funcionar. E se existir um setor privado a "acolher" os casos simples tanto melhor. É porque os casos complexos entrem pelo publico, entrem pelo privado, vão ter que ser tratados. Quem entra pela privado tem é o privilégio de se descobrir o problema mais rápido (mas também pagou por isso). O SNS estar em morte lenta não é culpa do privado. Aliás, diria que o SNS não está pior porque existe um privado para resolver problemas mais "insignificantes". Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 1 Novembro 2024 (editado) É uma maneira de ver as coisas. Outra maneira é o SNS está cada vez pior, não interessa resolver os problemas...porque depois...vai tudo cair no privado. Era uma chatice não ser preciso as CUF da vida. Editado 1 Novembro 2024 por Axadrezado Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Novembro 2024 A cegeira idiologica aqui vai em grande Entao vou investir num negocio que nao de dinheiro? Tirando algumas fundacoes privadas sem fins lucrativos nao conheco esse tipo de pratica em lado nenhum no mundo. O Estado tambem tem de competir com os privados em professores, administrativos, contabilistas, etc, etc, etc. A solucao 'e nao existir privado em qualquer posicao que o estado contrate? Ate posso entender que se seja contra o Estado subsidiar o privado (e apenas o faz porque lhe faltam recursos humanos e estruturais) agora o modelo portugues de saude ate 'e bastante mais baseado no publico do que no modelo nordico onde so mesmo os hospitais (alguns) 'e que sao publicos, sendo que toda a outra estrutura de medicos de familia e especialidade 'e privada...subsidiada pelo estado e a funcionar melhor do que aqui. Isto 'e tudo demagogia idelogica de quem acha que alguem que paga 50% de impostos e ss, prefer ir ao privado e pagar do proprio bolso para ter basicamente melhor "hotelaria" (porque a qualidade medica 'e semelhante), em situacoes mais complicadas em que o privado cobraria couro e cabelo, nao vai para o publico ao qual tem direito e o qual subsidia com os seus impostos. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 1 Novembro 2024 (editado) Citação de Petar Musa, há 33 minutos: O SNS estar em morte lenta não é culpa do privado. Aliás, diria que o SNS não está pior porque existe um privado para resolver problemas mais "insignificantes". O SNS está em morte lenta muito à custa de um subfinanciamento crónico enquanto cada vez mais, à custa disso, se financia direta ou indiretamente o setor privado. As medidas de consolidação orçamental adotadas ao abrigo do programa de ajustamento económico de Portugal de 2011 conduziram a uma redução das despesas totais de saúde entre 2010 e 2013. Na sequência de um crescimento constante desde 2013, embora modesto, em 2019 Portugal gastou 2 314 EUR per capita em saúde (ajustados em função das diferenças no poder de compra), ou seja, mais de um terço abaixo da média da UE de 3 523 EUR (Figura 8). Em 2019, as despesas de saúde em percentagem do PIB foram de 9,5 % — também inferiores à média da UE de 9,9 %. Estes eram os dados pré pandemia. A pandemia veio agudizar ainda mais isto. O problema não é só dinheiro - há problemas de gestão também, certamente - mas o dinheiro é efetivamente um problema. A morte só é lenta à custa de um esforço desumano por parte dos seus profissionais. De outra forma, seria mais acelerada. O PS tem certamente muita culpa no cartório mas não me parece que vá ser o Montenegro/PSD a virar o bico ao prego. Pelo contrário, a tendência será acentuar. Editado 1 Novembro 2024 por HappyKing 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Axadrezado, há 7 minutos: É uma maneira de ver as coisas. Outra maneira é o SNS está cada vez pior, não interessa resolver os problemas...porque depois...vai tudo cair no privado. Era uma chatice não ser preciso as CUF da vida. Com uma populacao envelhecida e cada vez com maior necessidade de cuidados medicos, dificilmente o Estado substituia os privados quando a capacidade ja esta pelas costuras... A malta pensa que construir um hospital ou varios 'e coisa de uns aninhos de construcao civil quando na realidade seriam investimentos de decadas. 'E possivel? Sim mas tinha que se ter comecado nos anos 90...basta pensar que o Amadora/Sintra para servir basicamente a segunda maior cidade do pais, 'e um hospital relativamente recente. Esta ideia que existiu um tempo em que o SNS era uma solucao singular, unica e impar em Portugal 'e basicamente um saudosismo normal de quem esquece o que era mau e glorifica o que era bom no passado. A minha mae 'e medica, reformou-se ha uns anos, nunca trabalhou no privado. Fazia bancos no SFX ate ter uns 55 anos e de resto trabalhou sempre num centro de saude do centro de Lisboa. Eu passei varios dias de ferias escolares em que ia para o centro de saude e ficava na sala de reunioes ou com as funcionarias. Estamos a falar dos anos 80...o Centro de Saude tinha 8 medicos e 12 funcionarios que faziam pouco ou nada, o atendimento por parte dessas funcionarias era horrivel, consultas para marcar era com 6 meses de antecedencia...um pouco mais abaixo existia um centro de saude no intendente onde faziam a vacinacao. O sitio em si estava todo partido, havia falta das coisas mais basicas como compressas isto ja para nao falar da zona onde existia prostituicao e gente a injetar-se no pescoco e estidos no chao com garrote na perna. O SFX era uma rebaldaria (a coisa melhorou entretanto), a minha mae fazia normalmente das 8 da manha ate a meia-noite e era raro o dia que chegava antes das 2 da manha...porque nao havia pessoal. Havia bons e maus profissinais como tudo mas lembro me de varias vezes ficar a ver a bola com um grupo de medicos homens e a essa hora ou alguem estava mesmo a morrer ou nao se trabalhava para ver o jogo. As horas de espera nas urgencias e em operacoes eram muito piores do que hoje, a quantidade de infeccoes hospitalares idem...enfim o SNS nunca foi a perfeicao que muitos gostam de pintar... Citação de HappyKing, há 3 minutos: O SNS está em morte lenta muito à custa de um subfinanciamento crónico enquanto cada vez mais, à custa disso, se financia direta ou indiretamente o setor privado. As medidas de consolidação orçamental adotadas ao abrigo do programa de ajustamento económico de Portugal de 2011 conduziram a uma redução das despesas totais de saúde entre 2010 e 2013. Na sequência de um crescimento constante desde 2013, embora modesto, em 2019 Portugal gastou 2 314 EUR per capita em saúde (ajustados em função das diferenças no poder de compra), ou seja, mais de um terço abaixo da média da UE de 3 523 EUR (Figura 8). Em 2019, as despesas de saúde em percentagem do PIB foram de 9,5 % — também inferiores à média da UE de 9,9 %. Estes eram os dados pré pandemia. A pandemia veio agudizar ainda mais isto. O problema não é só dinheiro - há problemas de gestão também, certamente - mas o dinheiro é efetivamente um problema. O PS tem certamente muita culpa no cartório mas não me parece que vá ser o Montenegro/PSD a virar o bico ao prego. Pelo contrário, a tendência será acentuar. Epa o que esse grafico diz 'e que quanto mais se ganha no pais mais se gasta em saude...o que faz sentido, se o salario medio em Portugal 'e metade do que em Franca tambem o gasto deve ser metade (que 'e o que o grafico mostra). Alias mostra mais, mostra que estamos relativamente em linha com a media europeia gastando 9,5% do PIB em saude, somos o 9o pais da Europa onde mais em percentagem do PIB se gasta em saude. A media 'e 9,9% porque a Alemanha e Franca fazem 33% da populacao europeia (ou mais) e teem gastos nos 12%/11%, tiravas esses dois paises e estavamos bastante acima da media europeia. Nao 'e que eu nao concorde que exista subfinanciamento do SNS, mas esse grafico nao mostra isso Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 1 Novembro 2024 Citação de HappyKing, há 54 minutos: Tu queres isso - que o setor público arque com o tratamento mais longo, mais complexo e geralmente mais custoso e o privado com as coisas simples e mais lucrativas - quando a percentagem de financiamento do privado com dinheiro público é cada vez maior e existe uma partilha de recursos ao nível de médicos, enfermeiros, etc. Ou seja: o privado, que por natureza já consegue pagar melhor que o público, recebe cada vez mais dinheiro público e fica apenas com os serviços mais lucrativos agudizando ainda mais esse fator natural de conseguir pagar melhor. Estamos todos a ver onde é que isto vai dar não estamos? A um SNS cada vez mais subfinanciado e estrangulado em morte lenta. O privado não consegue pagar melhor que o público. O privado paga aquilo que o público não quer pagar. O privado paga bem aos médicos. O público não. Agora, se o público pagar melhor e os médicos não tiverem necessidade de ir para o privado ganhar mais, eu garanto que o privado arranja médicos. No limite "importá-os". 1 Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Tio Hans, há 8 minutos: O privado não consegue pagar melhor que o público. O privado paga aquilo que o público não quer pagar. O privado paga bem aos médicos. O público não. Agora, se o público pagar melhor e os médicos não tiverem necessidade de ir para o privado ganhar mais, eu garanto que o privado arranja médicos. No limite "importá-os". A minha irmã aderiu à dedicação plena porque entre o que ganha mais aí, acrescido ao subsídio de vaga carenciada fica já com um salário jeitoso e não tem de fazer extras (excepto VMER que vai manter porque gosta, mais do que pelo valor monetário...) Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 1 Novembro 2024 (editado) Citação de Petar Musa, há 7 horas: Eu não quero o setor publico com tratamentos mais longos e menos lucrativos (algo que não existe no publico). Quero um setor publico a funcionar. E se existir um setor privado a "acolher" os casos simples tanto melhor. É porque os casos complexos entrem pelo publico, entrem pelo privado, vão ter que ser tratados. Quem entra pela privado tem é o privilégio de se descobrir o problema mais rápido (mas também pagou por isso). O SNS estar em morte lenta não é culpa do privado. Aliás, diria que o SNS não está pior porque existe um privado para resolver problemas mais "insignificantes". Claro que existem escalas. Mas há situações em que podem obrigar a ajustar escalas. Há regras nos serviços que implicam não haver mais que X por cento de ausências num dia. Se há uma baixa, licença ou outro tipo de ausência não programada podes ter de mexer nas tuas férias para o serviço não ficar descalço. Como as agendas estão cheias o ano todo, das duas uma: perdias as férias para não desmarcares (lol) ou então faz-se o óbvio. Burkina, parabéns mas não estamos na década de 80. Convido-te a passar numa USF atualmente e garanto-te que ninguém está a ver futebol nas salas de espera. Editado 1 Novembro 2024 por 1906 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 1 Novembro 2024 Citação de 1906, há 4 minutos: Claro que existem escalas. Mas há situações em que podem obrigar a ajustar escalas. Há regras nos serviços que implicam não haver mais que X por cento de ausências num dia. Se há uma baixa, licença ou outro tipo de ausência não programada podes ter de mexer nas tuas férias para o serviço não ficar descalço. Como as agendas estão cheias o ano todo, das duas uma: perdias as férias para não desmarcares (lol) ou então faz-se o óbvio. Burkina, parabéns mas não estamos na década de 80. Convido-te a passar numa USF atualmente e garanto-te que ninguém está a ver futebol nas salas de espera. Ele já não vive em Portugal há imenso tempo, sabe lá o que se passa Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Burkina2008, há 8 horas: . A media 'e 9,9% porque a Alemanha e Franca fazem 33% da populacao europeia (ou mais) e teem gastos nos 12%/11%, tiravas esses dois paises e estavamos bastante acima da media europeia. Que tem um problema grave de falta de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, etc Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 1 Novembro 2024 Citação de HappyKing, há 9 horas: O SNS está em morte lenta muito à custa de um subfinanciamento crónico enquanto cada vez mais, à custa disso, se financia direta ou indiretamente o setor privado. As medidas de consolidação orçamental adotadas ao abrigo do programa de ajustamento económico de Portugal de 2011 conduziram a uma redução das despesas totais de saúde entre 2010 e 2013. Na sequência de um crescimento constante desde 2013, embora modesto, em 2019 Portugal gastou 2 314 EUR per capita em saúde (ajustados em função das diferenças no poder de compra), ou seja, mais de um terço abaixo da média da UE de 3 523 EUR (Figura 8). Em 2019, as despesas de saúde em percentagem do PIB foram de 9,5 % — também inferiores à média da UE de 9,9 %. Estes eram os dados pré pandemia. A pandemia veio agudizar ainda mais isto. O problema não é só dinheiro - há problemas de gestão também, certamente - mas o dinheiro é efetivamente um problema. A morte só é lenta à custa de um esforço desumano por parte dos seus profissionais. De outra forma, seria mais acelerada. O PS tem certamente muita culpa no cartório mas não me parece que vá ser o Montenegro/PSD a virar o bico ao prego. Pelo contrário, a tendência será acentuar. Não tenho aqui os números, mas desde o COVID que o orçamento do SNS têm sido os mais altos de sempre. E mesmo assim, os problemas continuam a existir seja por incompetência, desorganização, falta de meios. E se o privado oferece melhores condições aos profissionais, o Público só tem que acompanhar. O @1906 deu um bom exemplo: se no privado não tens férias remarcadas em cima da hora, já é uma grande vantagem em relação ao hospital público Compartilhar este post Link para o post