Burkina2008 Publicado 1 Novembro 2024 Citação de 1906, há 2 horas: Burkina, parabéns mas não estamos na década de 80. Convido-te a passar numa USF atualmente e garanto-te que ninguém está a ver futebol nas salas de espera. Foi isso que retiraste do meu post e nao o ponto que o SNS nunca foi o serviço de excelencia que apregoam? Dizem que estao a destruir o SNS quando o mesmo esta melhor do que no passado. Faz todo o sentido, de facto… Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 1 Novembro 2024 Isto é uma discussão f*dida porque é muito difícil não ser toldada pelas experiências pessoais e pela ideologia de cada um Desde que o SNS esteja sempre disponível para todos, tenha um serviço com dignidade, e ninguém fique sem ser tratado nem à espera por mais tempo que o razoável, por mim está ok Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Burkina2008, há 51 minutos: Foi isso que retiraste do meu post e nao o ponto que o SNS nunca foi o serviço de excelencia que apregoam? Dizem que estao a destruir o SNS quando o mesmo esta melhor do que no passado. Faz todo o sentido, de facto… Mas dos anos 80 até agora não passaram 40anos? E os anos 80 não é o início do SNS? Em que a maioria das coisas eram herdadas do estado novo, que estava no estado de desenvolvimento em que se sabe? E o que é que isso serve de prova quanto à degradação do SNS movida a interesses lobistas por parte dos grandes grupos privados? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Petar Musa, há 13 horas: Mas eu não vejo mal nenhum nisso. Ou seja, vais lá com uma dor na perna, descobrem-te um cancro e reencaminham-te para o Público. É assim que eu acho que as coisas devem funcionar. Critico se fores lá com a dor na perna e, sendo a solução uma massagem, metem-te a fazer um tratamento XPTO apenas para maximizar o lucro. O problema é que as coisas não se passam bem como estão no primeiro parágrafo. Agora está a começar-se a ir por esse caminho (que depois pode-se ou não concordar a nível ideológico) que faz sentido. Mas neste momento a grande maioria do privado não existe em complemento do público. O reencaminhar não existe, existe um atirar para o público. Ou então um aproveitamento dos bens públicos como complemento a um serviço privado. Quanto ao maximizar dos lucros, não tenhas dúvidas. Principalmente a nível dos exames e a nível da duração das consultas. Faz parte mesmo dos objectivos definidos com o pessoal que contratam. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Novembro 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 12 minutos: Mas dos anos 80 até agora não passaram 40anos? E os anos 80 não é o início do SNS? Em que a maioria das coisas eram herdadas do estado novo, que estava no estado de desenvolvimento em que se sabe? E o que é que isso serve de prova quanto à degradação do SNS movida a interesses lobistas por parte dos grandes grupos privados? Entao digam quando 'e que o SNS estava no seu auge? Mostrem uma metrica que nao seja a fuga de medicos/enfermeiros para fora do SNS...onde btw nao 'e o privado que 'e o grande "competidor" por talento, mas os SNSs mundo fora que pagam melhor. Os grupos privados entraram no mercado aos poucos, como em todas as outras actividades. Porque demoraram tanto? Se calhar porque nos anos 80 nao havia grupos privados nacionais (ja que tinha sido tudo nacionalizado uma decada antes). Se calhar porque a construcao de hospitais nao se faz de ontem para hoje... No final dos anos 80 ja se tinham passado 15 anos desde o 25 de Abril btw... Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 1 Novembro 2024 Se não houver privados a pagar mais vão para o estrangeiro. De certa maneira até é preferível ficarem por Portugal Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 1 Novembro 2024 Algo que nunca aceitarei, sob nenhum argumento, é que existam hospitais privados a fazerem operações sem terem mecanismos para reagir e tratar casos que corram mal. É absolutamente inaceitável. 3 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Black Hawk, há 2 minutos: Algo que nunca aceitarei, sob nenhum argumento, é que existam hospitais privados a fazerem operações sem terem mecanismos para reagir e tratar casos que corram mal. É absolutamente inaceitável. Isso concordo. Alias sera dificil alguem nao concordar com o que dizes aqui. Compartilhar este post Link para o post
lucho^ Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Tio Hans, há 11 horas: O privado não consegue pagar melhor que o público. O privado paga aquilo que o público não quer pagar. O privado paga bem aos médicos. O público não. Agora, se o público pagar melhor e os médicos não tiverem necessidade de ir para o privado ganhar mais, eu garanto que o privado arranja médicos. No limite "importá-os". O público, em certos setores, já paga melhor que o privado. O problema não é (só) o dinheiro. Citação de Petar Musa, há 1 hora: E se o privado oferece melhores condições aos profissionais, o Público só tem que acompanhar. É isto. E eu já disse muitas vezes isto, não é só em termos salariais. Eu tenho tardes com 18 consultas e às vezes não tenho gabinete disponível ou os exames pedidos não foram feitos ou as análises não estão prontas a tempo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 1 Novembro 2024 Uma coisa que sempre me fez confusão é o motivo pelo qual a saúde é o único setor em que a oferta privada é tão mais fantástica do que a oferta pública no que respeita às condições que oferece aos profissionais. É só aqui que esse é um argumento relevante nas reivindicações dos médicos. E a minha sensação é que é só nos médicos. Posso andar muito distraído mas não me parece que enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica ou auxiliares apresentem regularmente as condições fantásticas dos privados para reivindicar melhorias salariais ou outras. Tal como não vejo professores a utilizar esse argumento, ou os profissionais da CGD, Laboratórios públicos, RTP, TAP e outros a alegar que nos privados se está melhor em termos salariais e de condições oferecidas. Nem vejo nesses outros setores que a questão da exclusividade seja um assunto. Só no caso dos médicos do SNS. Mas, lá está, posso andar muito distraído. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Descartes, há 9 minutos: Uma coisa que sempre me fez confusão é o motivo pelo qual a saúde é o único setor em que a oferta privada é tão mais fantástica do que a oferta pública no que respeita às condições que oferece aos profissionais. É só aqui que esse é um argumento relevante nas reivindicações dos médicos. E a minha sensação é que é só nos médicos. Posso andar muito distraído mas não me parece que enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica ou auxiliares apresentem regularmente as condições fantásticas dos privados para reivindicar melhorias salariais ou outras. Tal como não vejo professores a utilizar esse argumento, ou os profissionais da CGD, Laboratórios públicos, RTP, TAP e outros a alegar que nos privados se está melhor em termos salariais e de condições oferecidas. Nem vejo nesses outros setores que a questão da exclusividade seja um assunto. Só no caso dos médicos do SNS. Mas, lá está, posso andar muito distraído. Nao sei se ainda 'e assim, mas isso passava-se no minimo em mais uma area, se bem que o estado ai era bastante pequeno a nivel de contratacoes em relacao com o mercado. Contabilidade publica/investigacao financeira (sobretudo forense), os salarios no publico quando sai da Universidade (ja la vao uns anos valentes) eram quase metade do que se pagava nas big4s da vida. Os salarios no publico eram tabelados...de resto duvido que as condicoes tambem fossem boas a nivel estrutural e de IT, mas nunca conheci ninguem que tenha aceito tal trabalho. Sim mas devem ser poucos casos...no entanto tambem se pode ver que o mercado 'e internacional e dinamico sobretudo para os medicos e enfermeiros. Nao ha falat de professores e outras profissoes publicas la fora no sentido de ser tao simples emigrar e receber 3x mais do que no publico em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 1 Novembro 2024 Morreu o antifascista Camilo Mortágua 3 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Burkina2008, há 4 minutos: Nao sei se ainda 'e assim, mas isso passava-se no minimo em mais uma area, se bem que o estado ai era bastante pequeno a nivel de contratacoes em relacao com o mercado. Contabilidade publica/investigacao financeira (sobretudo forense), os salarios no publico quando sai da Universidade (ja la vao uns anos valentes) eram quase metade do que se pagava nas big4s da vida. Os salarios no publico eram tabelados...de resto duvido que as condicoes tambem fossem boas a nivel estrutural e de IT, mas nunca conheci ninguem que tenha aceito tal trabalho. Sim mas devem ser poucos casos...no entanto tambem se pode ver que o mercado 'e internacional e dinamico sobretudo para os medicos e enfermeiros. Nao ha falat de professores e outras profissoes publicas la fora no sentido de ser tao simples emigrar e receber 3x mais do que no publico em Portugal. Em IT, que é a minha área, ir para o Público seria um retrocesso na carreira e nem é preciso chegar à parte dos salários Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Novembro 2024 (editado) Citação de Petar Musa, há 5 minutos: Em IT, que é a minha área, ir para o Público seria um retrocesso na carreira e nem é preciso chegar à parte dos salários Sim mas tanto o teu exemplo como o meu, nao sao areas core do Estado, sao basicamente servicos auxiliares. O Descartes tem razao no que sao funcoes estatais tradicionais, saude, educacao, transportes (embora aqui nao exista grande presenca de privados puros, logo a comparacao 'e mais complicada). Editado 1 Novembro 2024 por Burkina2008 1 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 1 Novembro 2024 Citação de lucho^, há 1 hora: O público, em certos setores, já paga melhor que o privado. O problema não é (só) o dinheiro. É isto. E eu já disse muitas vezes isto, não é só em termos salariais. Eu tenho tardes com 18 consultas e às vezes não tenho gabinete disponível ou os exames pedidos não foram feitos ou as análises não estão prontas a tempo. A quantidade de coisas que não se faz ou se faz tarde, porque é preciso uma autorização de alguém que está a quilômetros de distância... Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Descartes, há 26 minutos: Uma coisa que sempre me fez confusão é o motivo pelo qual a saúde é o único setor em que a oferta privada é tão mais fantástica do que a oferta pública no que respeita às condições que oferece aos profissionais. É só aqui que esse é um argumento relevante nas reivindicações dos médicos. E a minha sensação é que é só nos médicos. Posso andar muito distraído mas não me parece que enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica ou auxiliares apresentem regularmente as condições fantásticas dos privados para reivindicar melhorias salariais ou outras. Tal como não vejo professores a utilizar esse argumento, ou os profissionais da CGD, Laboratórios públicos, RTP, TAP e outros a alegar que nos privados se está melhor em termos salariais e de condições oferecidas. Nem vejo nesses outros setores que a questão da exclusividade seja um assunto. Só no caso dos médicos do SNS. Mas, lá está, posso andar muito distraído. Não me parece que haja falta de enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica ou auxiliares. Nessas profissões até é ao contrário, há aos pontapés mesmo tendo havido uma emigração muito forte a partir dos anos 2010. "Ora então tome lá 6€ à hora. - mas isso não me chega pra viver corretamente. Não faz mal, você não aceita, vem outro." Isto era a minha realidade em 2013 até 2017 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 1 Novembro 2024 a primeira coisa a fazer para salvar o SNS é acabar com a ADSE e afins. Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 1 Novembro 2024 No meu caso em particular recebo mais no SNS do que no privado neste momento. O problema: burocracias que não há noutros locais, equipas desfalcadas em várias zonas da minha ULS, ausência de coisas básicas como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas que trabalhem para o SNS, um hospital da área de residência que desde que deixou de ser PPP está a perder médicos todos os dias e os serviços não dão resposta em tempo adequado aos utentes, condições físicas que são o que são (não temos ar condicionado por exemplo o que no verão implica trabalhar com 30° ou mais nos gabinetes). O que me faz manter no SNS é estar a trabalhar numa modelo B com equipa completa e por já ter experimentado umas horas em clínicas particulares e não ter gostado muito. Numa das clínicas onde tive uns meses à experiência havia uma pressão enorme em se pedir exames e referenciar para outras especialidades porque sim, pelo que abandonei. Prefiro fazer urgências do que consultas onde sou julgado por pedir poucos exames e só sou bom se o utente achar que fez um "'check-up" e faz tudo e mais alguma coisa. 8 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 1 Novembro 2024 A caixa de comentários na notícia do falecimento do Camilo Mortágua no Jornal da Jerónimo Martins está qualquer coisa... Compartilhar este post Link para o post
Jamarcus Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Lebohang, há 4 minutos: A caixa de comentários na notícia do falecimento do Camilo Mortágua no Jornal da Jerónimo Martins está qualquer coisa... O líder daquele partido não perdeu tempo em chamar-lhe terrorista. Claro que, para quem apoia o antigo regime, é natural que malta que se tenha revoltado contra ele seja assim apelidada. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 1 Novembro 2024 (editado) Descobri aqui que o sistema de saúde alemao custa mais que o nosso, é uma péssima notícia para os liberais E, inside info q a minha empresa é alemã, sai do salário bruto deles o dinheiro para o seguro de saúde que eles escolhem (14% do seu salário, se escolherem o público apenas) Editado 1 Novembro 2024 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Novembro 2024 (editado) Citação de Plagio o Original, há 54 minutos: Descobri aqui que o sistema de saúde alemao custa mais que o nosso, é uma péssima notícia para os liberais E, inside info q a minha empresa é alemã, sai do salário bruto deles o dinheiro para o seguro de saúde que eles escolhem (14% do seu salário, se escolherem o público apenas) 'E um maximo de 14,6% ate 5175 mes, acima desse valor nao se paga mais ou seja se tiveres um salario mensal de 5175 pagas 14,6% disso que sao 755 Euros. Se receberes 15000 por mes, pagas os mesmos 755 euros, se receberes menos de 5175 por mes pagas 14,6%. Isto 'e para quem tem uma das 5 seguradoras do "estado" (que na realidade sao semi-privadas). Se quiseres podes optar por um seguro privado, que 'e retirado do teu ordenado da mesma forma, mas que quando tens 20-30 anos 'e significativamente mais barato, ficando mais caro e "desisteressante" para o utente apartir dos 40/50 anos. Isto 'e um dilema de ha uns anos. Discute-se que devia ser um sistema que uma vez entrando escolhendo o privado, ja nao se pode voltar para o seguro do "estado" visto que muita gente faz o seguro no privado durante os primeiros 20 anos de trabalho, que sao onde o seguro privado 'e mais barato e onde tendencialmente tambem se tem menos problemas de saude e depois vai-se para o seguro publico que acarreta com os anos de maiores custos medicos (apartir dos 50 anos) Btw isto 'e apenas para quem trabalha por conta d'outrem. Quem trabalha por conta propria tem um esquema diferente onde o minimo que tens de contribuir para o seguro de saude (independente do ordenado) sao 175-180 Euros mes, e o maximo sao 850-900. Editado 1 Novembro 2024 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 1 Novembro 2024 Citação de Lebohang, há 2 horas: A caixa de comentários na notícia do falecimento do Camilo Mortágua no Jornal da Jerónimo Martins está qualquer coisa... Por outro lado, deve haver poucas coisas melhores para um anti fascista do que os fascistas do sítio saírem todos da toca. É sinal que sabem quem partiu, embora tenham a empatia de uma batata no respeito da hora da morte. Citação de HappyKing, Em 30/10/2024 at 23:45: Nem precisas de ser benevolente com o argumento nos exemplos que dás. Caso absolutamente hipotético: Tu ,Burkina, e a senhora Burkina vivem juntos juntamente com os vossos filhos menores. E tu, por circunstâncias irrelevantes para o caso, cometes diversos homicídios qualificados. Porquê é que a senhora Burkina e os vossos filhos passarão a morar debaixo da ponte por teres cometido um ou mais crimes? Isto faz algum sentido? Não esperava ver alguém defender o argumento contrário a este na televisão mas a Ângela Silva achou que era boa ideia. Segundo a própria, a senhora Burkina e os seus filhos têm a responsabilidade de ter um marido e um pai que é um criminoso. Aqui estamos. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 1 Novembro 2024 Citação de HappyKing, há 2 horas: Por outro lado, deve haver poucas coisas melhores para um anti fascista do que os fascistas do sítio saírem todos da toca. É sinal que sabem quem partiu, embora tenham a empatia de uma batata no respeito da hora da morte. Não esperava ver alguém defender o argumento contrário a este na televisão mas a Ângela Silva achou que era boa ideia. Segundo a própria, a senhora Burkina e os seus filhos têm a responsabilidade de ter um marido e um pai que é um criminoso. Aqui estamos. O Marcelo o que? 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 2 Novembro 2024 Isaltino, a voz da moderação em Portugal. Ninguém diria, mas cá estamos Manuel Acácio. 1 Compartilhar este post Link para o post