Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Só para recordar que o PNS vai perder as segundas eleições num ano contra um candidato que perante uma pensionista que se lamenta por receber mensalmente nem 15€ por cada ano trabalhado responde "olhe, é a sua carreira contributiva".

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 hora:

Qual 0 impacto? O Passos Coelho perdeu os pensionistas e o Montenegro ainda não os recuperou. Com estas brincadeiras nunca mais os vão buscar.

Recuperou alguns (em 2025 atendendo às tendências das fichas técnicas das sondagens), o problema para ele é que também perdeu alguns jovens (melhor dito, não conquistou os que votam pela 1ª vez este ano).

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, Agora:

Recuperou alguns (em 2025 atendendo às tendências das fichas técnicas das sondagens), o problema para ele é que também perdeu alguns jovens (melhor dito, não conquistou os que votam pela 1ª vez este ano).

Quem é que os conquistou?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jamarcus, há 3 minutos:

Quem é que os conquistou?

PS está muito mais forte nalgumas sondagens na faixa 18-24 do que em 2024. Nestas da Pitagórica não sei e com o avanço destacado da AD é pouco provável, mas das que vi na ERC (mais antigas e mais renhidas) isso acontecia muito. Claro que também há muito CHEGA e IL aí à mistura nessas faixas.

Editado por Ticampos
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 17 horas:

Estive a ouvir o Duarte Costa da Volt no 45 graus e é um partido que vejo a ter espaço no parlamento. 

O VOLT para ter espaço no Parlamento tinha de acreditar em alguma coisa. Até o PAN acredita mais no seu programa que esses bananas

• Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Gostavam de assaltar o poder dum destes partidos sem sentido e criar um partido para cooperativas e descentralização? E legalizar ganzas, para atrair o voto jovem. E acabar com os exames nacionais. Para os putos obrigarem os pais a votarem em nós. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 30 minutos:

Gostavam de assaltar o poder dum destes partidos sem sentido e criar um partido para cooperativas e descentralização? E legalizar ganzas, para atrair o voto jovem. E acabar com os exames nacionais. Para os putos obrigarem os pais a votarem em nós. 

Citação de Ion Timofte, Em 05/05/2025 at 17:27:

O paiva está sempre a rodar, filho 🚬

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 1 hora:

O VOLT para ter espaço no Parlamento tinha de acreditar em alguma coisa. Até o PAN acredita mais no seu programa que esses bananas

O problema do Volt é que Portugal é um país europeista que acredita na UE mas não é um país europeista o suficiente para haver mobilização em torno de partidos que acreditem numa maior integração na UE como demonstram as altíssimas taxas de abstenção nas eleições europeias. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 22 minutos:

O problema do Volt é que Portugal é um país europeista que acredita na UE mas não é um país europeista o suficiente para haver mobilização em torno de partidos que acreditem numa maior integração na UE como demonstram as altíssimas taxas de abstenção nas eleições europeias. 

O maior problema do projeto de maior integração europeia é convencer as pessoas das vantagens e de que é algo necessário. Coisas como a união financeira e emissão de dívida conjunta, ou uma política externa bem coordenada, são conceitos um pouco afastados do dia a dia das pessoas. Pelo contrário, imaginem que começa a haver um movimento forte entre os principais partidos de se tentar mover em direção ao federalismo europeu, eu tenho a certeza que toda a gente que é contra iria ser muito eficaz com campanhas de contra-informação, apelo a nacionalismos, teorias da conspiração etc.

Eu sou super europeísta mas não vejo como alguma vez se vai desatar este nó. Mais depressa vejo o contrário a ganhar e a UE a se desintegrar, ainda para mais agora que os Estados Unidos é ativamente um estado hostil e cujos líderes têm como pretensão desmantelar a UE - os Estados Unidos podem ser muito poderosos em termos de propaganda caso se dediquem a isso.

O Volt só tem espaço para crescer quando estes temas europeus se tornarem mais presentes nas notícias da atualidade. E mesmo assim quando isso acontecer os principais partidos vão mostrar o seu posicionamento, esvaziando os temas do Volt.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 hora:

Vou votar muito na Filipa Pinto do LIVRE 

@André@Ventura mais um exemplo de fraude eleitoral, mesmo à descarada

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 horas:

Vou votar muito na Filipa Pinto do LIVRE 

Porra, vais votar no LIVRE? Tinha-te como IL, o LIVRE tem muito pouco a ver com a IL.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

Porra, vais votar no LIVRE? Tinha-te como IL, o LIVRE tem muito pouco a ver com a IL.

Mas a IL não tem a Filipa Pinto!

Spoiler

PS: estou a falar de tudo menos de política 👀

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 3 minutos:

Ocultar conteúdo

Mau, mas então vais votar IL, LIVRE ou PS?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

Mau, mas então vais votar IL, LIVRE ou PS?

Não percebi. Eu estava a falar da Filipa Pinto ser muito gata!

Agora falando a sério, não vi 1 único debate e ainda não li os programas. Não faço a mínima ideia em quem vou votar, sinceramente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 1 minuto:

Não percebi. Eu estava a falar da Filipa Pinto ser muito gata!

Agora falando a sério, não vi 1 único debate e ainda não li os programas. Não faço a mínima ideia em quem vou votar, sinceramente.

Puseste um PS em spoiler 😄

Eu percebi (mas à segunda)

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 horas:

Desconhecia a versão Pedro Nuno Santos motard.

https://www.lusa.pt/TEMP/IMAGES/780x1200/CACHE_780X1200_ANALOG_WATERMARKED_44931406_5424023_10052025020525.JPG

Pedro Nuno de mota acelera para a vitória do PS
https://www.lusa.pt/national/article/2025-05-10/44931547/pedro-nuno-de-mota-acelera-para-a-vitória-do-ps

Citação de Petar Musa, há 2 horas:

Mostrar conteúdo oculto

mesmo sem teres twitter já deves estar bloqueado por essa apparatchik

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 5 horas:

mesmo sem teres twitter já deves estar bloqueado por essa apparatchik

O grande problema da política portuguesa neste momento é que parece não haver gente séria nos partidos, tirando os líderes tudo o resto parecem ser trolls das redes sociais. E isto aplica-se tanto aos partidas da direita como a IL como aos da esquerda como Livre e Bloco

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, com o campeonato a decidir-se no próximo fim-de-semana, é seguro assegurar que o Chega não passa dos 10% cof cof

Compartilhar este post

Link para o post

O prémio de maior revelação vai para o Paulo Raimundo. Muito mais confortável perante o escrutínio mediático. 

Ainda assim a sua escolha irá ditar o fim do PCP. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 8 horas:

O grande problema da política portuguesa neste momento é que parece não haver gente séria nos partidos, tirando os líderes tudo o resto parecem ser trolls das redes sociais. E isto aplica-se tanto aos partidas da direita como a IL como aos da esquerda como Livre e Bloco

achas isso porque estás nas redes sociais lol

eu não tenho redes sociais e não tenho nada essa ideia (a não ser da IL por causa de coisas que vertem para o mundo real)

Compartilhar este post

Link para o post

“Vou ser autoritário”: Ventura endurece discurso, cita Javier Milei e promete “revolução democrática”

Spoiler

Foi no final de uma longa noite em Viseu, já perto da meia-noite, que André Ventura deu o seu mais duro discurso desta campanha eleitoral. Não falou da comunidade cigana, pouco falou de imigração, ao contrário do que tem sido a norma nesta campanha. Voltou sim a alertar contra a abstenção e as “euforias antecipadas” dos seus apoiantes, avisando quem cometer crimes que “não vão ter mais a mão branda do regime” e que “vai ser preciso autoridade” no país.

“Todos acham que nada acontece porque temos este país de grandes costumes. E por isso eu vou ser autoritário também, para dizer a esta malta que, em Portugal, quem rouba casas, quem rouba carros, quem ataca mulheres, quem viola, quem mata, quem rouba o Estado, esses todos não vão ter mais a mão branda do regime e do Parlamento”, atirou Ventura. E ameaçou “aqueles que sentem que podem fazer tudo” no país com “a mão pesada do poder e do Estado”, para grande entusiasmo dos cerca de 300 militantes e apoiantes do partido no jantar-comício em Viseu, onde discursou, excecionalmente, ao fim do evento, já depois das 23 horas.

Insistiu na retórica securitária, salientando que “há negócios que se formaram à volta do Estado que não vão sair” dos cargos a pedido, e se “roubarem os portugueses há 50 anos, é hora de fazer uma das duas coisas: ou vai para fora ou vai para a cadeia”.

“Vou ser autoritário”: Ventura endurece discurso, cita Javier Milei e promete “revolução democrática”

Ana Baiao

112

Foi o discurso mais longo da campanha eleitoral - embora não tenha abordado a fundo qualquer tema em específico e até encaixou José Sócrates e o caso do jovem morto num bar em Braga na mesma frase - com praticamente 30 minutos de intervenção e um final com referências à expansão marítima, à “nação de navegadores” que deram “mundos ao mundo”, marcado por muitas expressões de orgulho nacional.

Como, por exemplo, quando disse que queria que o país ande “de cabeça erguida no mundo inteiro” e que as notícias internacionais após o dia 18 de maio falassem de “uma revolução democrática” e de um “tremor de terra político em Portugal”.

“Eu não quero ser fatalista, mas há momentos na história dos países em que é mesmo preciso uma revolução”, reiterou o líder do Chega. E parafraseou Javier Milei, o presidente da Argentina: “Eu não vim para governar cordeiros, eu vim para despertar leões.”

A referência gerou depois algumas gargalhadas, dado o contexto futebolístico deste sábado. “Estou agora a lembrar-me que o leão talvez hoje não seja a melhor expressão”, brincou o líder partidário que se tornou figura pública como comentador desportivo benfiquista. Corrigiu de seguida que podia ser “a águia” ou “o dragão” dentro de cada um dos presentes. A referência, explicou, serve para qualquer preferência pessoal.

“Seja a águia, o leão ou o dragão, deixem de ser cordeiros, deixem de ficar apáticos ou resignados perante o país que temos”, incentivou Ventura, incitando ao “guerreiro dentro” dos presentes.

Campanha Chega Legislativas 2025 - Vila Real

Ana Baião

Milei não foi, contudo, o único argentino citado na noite. Ventura fez o apelo regular ao voto, contra a abstenção e as “euforias antecipadas”. Pediu que os apoiantes “não desistam” e que “convençam ‘todos, todos, todos’ a votar” no dia 18 de maio, fazendo lembrar Francisco, o Papa que Ventura chegou a dizer que estava a prestar um "mau serviço à Igreja".

Abordou ainda a crítica de Luís Montenegro, que acusou membros do Chega de partilharem desinformação nas redes sociais, para ripostar que “desinformação não é igual a propagar corrupção, que é o que” o primeiro-ministro “faz há décadas no PSD e fora dele”. Argumentou que “aquilo que chamam desinformação é a verdade que se habituaram a controlar e a dominar ao longo das últimas décadas”.

“A preocupação deles é que pela primeira vez em décadas não controlam aquilo que as pessoas recebem, partilham ou conhecem. É que pela primeira vez em décadas, PS, PSD, Bloco de Esquerda e CDU não controlam aquilo que vocês recebem nos vossos telefones, na vossa casa e na vossa informação. Tornámo-nos um mundo livre”, sublinhou.

Citação

“Todos acham que nada acontece porque temos este país de grandes costumes. E por isso eu vou ser autoritário também, para dizer a esta malta que, em Portugal, quem rouba casas, quem rouba carros, quem ataca mulheres, quem viola, quem mata, quem rouba o Estado, esses todos não vão ter mais a mão branda do regime e do Parlamento”, atirou Ventura. E ameaçou “aqueles que sentem que podem fazer tudo” no país com “a mão pesada do poder e do Estado”, para grande entusiasmo dos cerca de 300 militantes e apoiantes do partido no jantar-comício em Viseu, onde discursou, excecionalmente, ao fim do evento, já depois das 23 horas.

Faz-me lembrar alguém que disse que ia ser um ditador, mas só no 1º dia.

Juro Joca, isto é só para aqueles que se portam mal, juro pela minha morte

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...