Petar Musa Publicado Janeiro 14 (editado) Citação de Frank, há 50 minutos: Estamos há quantos anos com cartazes do corno do Ventura? Não chega o gajo estar nas TVs todas, são anos consecutivos de cartazes desse boi. Na ida para a minha casa, no espaço de 500m passo por 2 cartazes do Ventura (1 legislativas, acho eu, e outro presidenciais) e mais outro da senhora que foi candidata à junta. Isto só do Chega. Vejo, sem exagero, mais uns 5 cartazes de outros partidos nesses 500m Editado Janeiro 14 por Petar Musa Compartilhar este post Link para o post
rcoelho14 Publicado Janeiro 14 Dois agentes da PSP do Largo do Rato acusados de tortura e violação Spoiler Dois agentes da PSP foram acusados pelo Ministério Público de terem violado e torturado pessoas que levavam para a esquadra do Rato, em Lisboa, por suspeitas de terem praticado pequenos delitos. Ali chegadas, as vítimas, muitas delas toxicodependentes em situação de sem-abrigo e imigrantes, eram espancadas e humilhadas à frente dos colegas, alguns dos quais terão não só assistido como participado também nas agressões. Apesar de só ter acusado estes dois polícias, o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa tenciona constituir mais arguidos da PSP neste caso. Os dois agentes partilhavam o resultado das suas proezas em forma de fotos e vídeos num grupo do Whatsapp com sete dezenas de pessoas, presumivelmente também agentes da autoridade. Essas imagens foram encontradas nos seus telemóveis pelos investigadores, que também são da PSP. Em prisão preventiva desde que foram detidos, em Julho passado, ambos os acusados são jovens, tendo entrado há pouco tempo na corporação: um tem 22 anos e outro 25. Um dos episódios relatados na acusação dá conta de como um marroquino, levado para a esquadra do Rato a 20 de Agosto de 2024, foi espancado durante três a quatro horas a fio e deixado a seguir algures à beira de uma estrada. Quando o largou, um dos arguidos desferiu-lhe uma última bastonada no sobrolho que o fez perder os sentidos. “Viria a ser encontrado por populares que accionaram o INEM e o transportaram, com perda de consciência para um hospital da zona de Lisboa, onde deu entrada sem qualquer identificação e permaneceu com máquinas ligadas junto a si e ventosas coladas ao peito, durante tempo indeterminado”. Tal como várias outras vítimas, não apresentou queixa do que lhe tinha acontecido, com medo de sofrer represálias. "Violência pura e gratuita" “As vítimas foram, de forma sistemática, pessoas particularmente vulneráveis, nomeadamente indivíduos em situação de sem-abrigo, de extrema fragilidade física, económica e social, escolhidos precisamente em função dessa vulnerabilidade. Tal circunstância revela uma actuação, de violência pura e gratuita, dirigida a quem se encontrava manifestamente incapaz de oferecer resistência ou de recorrer eficazmente à tutela do Estado”, salienta a procuradora que assina a acusação, Felismina Franco. As agressões ao marroquino causaram-lhe uma lesão ocular que lhe retirou parte da capacidade de visão, obrigando-o a usar óculos de forma permanente. Este homem foi um daqueles que os agentes tentaram violar com um cassetete, só não o tendo conseguido graças à resistência da vítima, como de resto sucedeu noutros casos. O Ministério Público apurou, porém, que ao longo dos meses em que actuaram, um dos agentes agora acusados consumou efectivamente uma violação. Foi na madrugada de 20 de Outubro do mesmo ano, quando dois homens em situação de sem-abrigo foram levados para a esquadra por suspeitas de furto num estabelecimento comercial. Antes de ser violado com um bastão extensível, um deles foi asfixiado por um dos polícias, que lhe colocou um cinto à volta do pescoço, como se o enforcasse. “Enquanto isso sucedia, outros dos elementos da PSP que se encontravam na esquadra continuaram a desferir em ambos os ofendidos pontapés, socos e joelhadas por todo o corpo, incluindo no estômago e cabeça, atingindo-os, ainda, com diversas chapadas na cara”, prossegue a acusação, que foi noticiada em primeira mão pelo canal televisivo Now. Os agentes ainda tentaram que os dois suspeitos se violassem mutuamente introduzindo o cabo de uma vassoura no ânus um do outro. Depois, foram obrigados a cantar os parabéns aos agressores. Também estas vítimas não apresentaram queixa por receio. Aliás, quando os voltavam a encontrar na rua, os polícias voltavam a bater-lhes e também os roubavam, se tivessem dinheiro consigo. Houve ainda quem tivesse sido atacado com gás-pimenta: um argelino com problemas de toxicodependência suspeito de roubo por esticão, a quem foram aplicados, assim que chegou às instalações policiais, socos, bastonadas e biqueiradas. No grupo de Whatsapp estes e outros feitos eram alvo de aplauso, mostram as mensagens trocadas entre os seus membros: “Esse aí nunca mais se esquece”, “Vai andar na rua de cabeça baixa” e “Quando vir a cor azul ele corre”. O alvo destes comentários foi um cabo-verdiano levado desta vez, também a 30 de Agosto, para a esquadra do Bairro Alto, cujas rastas lhe foram cortadas com uma faca que trazia consigo e que os agentes lhe apreenderam. Foram vários os agentes a agredi-lo ao soco e ao murro, garante o Ministério Público. “Levou tanto que entrou em choque mano”, comentava-se ainda no Whatsapp. “Ahahahahah foi pena não ter morrido esse panelei*o”, “Eu metia o gajo no Tejo”. Um membro do grupo reagiu então: “Mano, se tivesse morrido távamos na m*rda”. A Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) abriu um processo administrativo a este caso de suspeitas de tortura em esquadras da PSP. Citação Ali chegadas, as vítimas, muitas delas toxicodependentes em situação de sem-abrigo e imigrantes, eram espancadas e humilhadas à frente dos colegas, alguns dos quais terão não só assistido como participado também nas agressões. Compartilhar este post Link para o post
Hidden Publicado Janeiro 14 A paquistanesa mostrou o queixo, meteu-se a jeito. Compartilhar este post Link para o post
AntiZio Publicado Janeiro 14 Se o PCP estivesse no governo e estas bestas tivessem salários dignos e condições de trabalho, nada disto acontecia. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado Janeiro 14 Por isso é que quando os chamamos para coisas graves nunca podem vir. Estão ocupados a violar mitras a ressacar. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado Janeiro 14 Citação de depina, há 4 horas: A sondagem da aximage sai hoje André Ventura – 24,7% António José Seguro – 23,0% João Cotrim de Figueiredo – 14,9% Luís Marques Mendes – 14,9% Henrique Gouveia e Melo – 13,6% Catarina Martins – 2,4% António Filipe – 2,0% Jorge Pinto – 1,5% Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Janeiro 15 Citação de Petar Musa, há 48 minutos: Na ida para a minha casa, no espaço de 500m passo por 2 cartazes do Ventura (1 legislativas, acho eu, e outro presidenciais) e mais outro da senhora que foi candidata à junta. Isto só do Chega. Vejo, sem exagero, mais uns 5 cartazes de outros partidos nesses 500m O cartaz enorme que via todos os dias com as trombas dele ao ir para o trabalho, soltou-se e enrolou-se com o vento. É a única coisa boa deste tempo de m*rda de Janeiro que tem tado. Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado Janeiro 15 Citação de Lebohang, há 9 horas: André Ventura – 24,7% António José Seguro – 23,0% João Cotrim de Figueiredo – 14,9% Luís Marques Mendes – 14,9% Henrique Gouveia e Melo – 13,6% Catarina Martins – 2,4% António Filipe – 2,0% Jorge Pinto – 1,5% Cotrim ☠️ Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado Janeiro 15 Uma eventual 2ª volta Cotrim/Ventura acabaria por ter um silver lining. Conhecendo toda esta capacidade de, vamos chamar flexibilidade política, da IL, podiam trazer para a mesa uma distanciação da IL ao chega e fazer da 2ª volta uma guerra entre democratas e não democratas. Acho incrível que no espaço à direita não haja uma alminha que leve este tema da democracia como bandeira. Eu como alguém de tendência para a direita, acredito que se houver uma 2ª volta Ventura/Seguro, vou votar Seguro com mais felicidade do que a maioria do fórum vai votar Seguro na 1ª mão. (atenção que votaria em qualquer pessoa que fosse se houvesse uma 2ª volta contra o Ventura) Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Janeiro 15 Citação de Ion Timofte, há 8 minutos: Uma eventual 2ª volta Cotrim/Ventura acabaria por ter um silver lining. Conhecendo toda esta capacidade de, vamos chamar flexibilidade política, da IL, podiam trazer para a mesa uma distanciação da IL ao chega e fazer da 2ª volta uma guerra entre democratas e não democratas. Acho incrível que no espaço à direita não haja uma alminha que leve este tema da democracia como bandeira. Eu como alguém de tendência para a direita, acredito que se houver uma 2ª volta Ventura/Seguro, vou votar Seguro com mais felicidade do que a maioria do fórum vai votar Seguro na 1ª mão. (atenção que votaria em qualquer pessoa que fosse se houvesse uma 2ª volta contra o Ventura) Eu acho isto óbvio. A escolha, havendo Ventura na segunda volta é absolutamente óbvia: Entre o Ventura e o Almirante, voto Almirante. Entre o Ventura e o MM, eu voto MM. Entre o Ventura e o Seguro, eu voto Seguro. Entre o Ventura e o Cotrim, eu voto Cotrim. Entre o Ventura e o António Filipe, eu voto António Filipe. Entre o Ventura e a Catarina Martins, eu voto Catarina Martins. Entre o Ventura e o Jorge Pinto, eu voto Jorge Pinto. Entre o Ventura e o Manuel João Vieira, eu voto Manuel João Vieira. E só não refiro os outros candidatos porque não faço a menor ideia de quem sejam. Agora, a escolha tem que ser óbvia. O Ventura não pode ser PR e se passar à segunda volta tem que ser copiosamente derrotado. Se me apetece muito ter alguns destes nomes como PR? Não, de todo. Se para votar nalgumas destas figuras vou ter engolir um sapo do tamanho da Torre dos Clérigos? Naturalmente. Mas, e perdoem-me a expressão, entre pisar um poio ou levar com um balde de m*rda na cabeça, 1000 vezes pisar o poio. 2 3 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Janeiro 15 Citação de Tio Hans, há 7 minutos: Dude, se fosse pedregulho vs Ventura, eu votaria no pedregulho. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado Janeiro 15 A existência duma segunda volta quase por definição obriga uma fatia da população a votar num mal menor, isso é absolutamente óbvio. Apenas não estamos habituados a isso porque há muito tempo não existe uma segunda volta. Quando foi a última vez que aconteceu, 86? Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado Janeiro 15 (editado) A mim não custa sapo nenhum (hehe ciganos). Em condições normais, qualquer pessoa do PSD/ IL deveria conseguir votar num António Filipe ou Catarina Martins da vida. O que me assusta é a quantidade de gente de direita que normaliza o chega. Não há uma única alternativa clara democrática deste lado do quadrante ou então é a tal questão da janela e o PS é a nova direita Editado Janeiro 15 por Ion Timofte 2 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Janeiro 15 (editado) Citação de Ion Timofte, há 18 minutos: Em condições normais, qualquer pessoa do PSD/ IL deveria conseguir votar num António Filipe ou Catarina Martins da vida. Uau, em que mundo vives? Quanto tens o Cotrim a dizer (entrelinhas) que preferia apoiar o Ventura do que no Seguro... Editado Janeiro 15 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado Janeiro 15 Citação de Ghelthon, há 23 minutos: Dude, se fosse pedregulho vs Ventura, eu votaria no pedregulho. Naturalmente. Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado Janeiro 15 Não tenho muitas certezas se um Ventura vs Cotrim é uma guerra entre democratas e não democratas. Tivesse o Cotrim por trás um partido da dimensão do Chega e a pele de cordeiro ficava em casa... 4 Compartilhar este post Link para o post
SabezZ Publicado Janeiro 15 Citação de noikeee, há 37 minutos: A existência duma segunda volta quase por definição obriga uma fatia da população a votar num mal menor, isso é absolutamente óbvio. Apenas não estamos habituados a isso porque há muito tempo não existe uma segunda volta. Quando foi a última vez que aconteceu, 86? Sim. Compartilhar este post Link para o post
Apocalypse Now Publicado Janeiro 15 (editado) Este caso do assedio atingiu bem o Cotrim, o homem só não bate nos jornalistas porque não pode. Editado Janeiro 15 por Apocalypse Now Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado Janeiro 15 Ex-assessora da IL diz que reportou alegado assédio de João Cotrim Figueiredo em 2023 | Presidenciais 2026 | PÚBLICO Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado Janeiro 15 IL recusa comentar...está respondido. 8 Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado Janeiro 15 Citação de depina, há 7 minutos: Ex-assessora da IL diz que reportou alegado assédio de João Cotrim Figueiredo em 2023 | Presidenciais 2026 | PÚBLICO Alguém consegue publicar o artigo completo? Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado Janeiro 15 Citação de Modulor, há 6 minutos: Alguém consegue publicar o artigo completo? Não te aparece o artigo completo? A mim este aparece. Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado Janeiro 15 Citação de Modulor, há 6 minutos: Alguém consegue publicar o artigo completo? Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado Janeiro 15 Citação de smashing_pumpkin , há 3 minutos: Não te aparece o artigo completo? A mim este aparece. Tinha apenas de fazer registo, mas assim que vi uma janela a cortar a noticia assumi que fosse preciso ser assinante :mrgreen: My bad. (mas obrigado @depina !) Compartilhar este post Link para o post
Scirea Publicado Janeiro 15 (editado) Tenho alguma curiosidade em saber nestas eleições (porque me parece que vai ser isso que vamos agora perceber) o tecto máximo do alcance do Chega atualmente, já que as figuras do Ventura e do Chega se espelham. Com tantos candidatos, todos vão ter as opções mais próximas ao seu posicionamento politico e se, de facto, o tecto do Ventura forem os 23/24% será matéria muito útil para a esquerda abrir os olhos e entender o que deve fazer assim como a direita antes de ser sugada no buraco negro do populismo. Estas eleições serviram também para perceber que, infelizmente, o Livre não consegue congregar as esquerdas (o Manuel Cardoso, na crónica dele no Expresso, finaliza com esse ponto). Num momento de crescimento do partido, parece-me que se vai comprovar que a candidatura fez mais mal que bem. Editado Janeiro 15 por Scirea Compartilhar este post Link para o post