Burkina2008 Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Black Hawk, há 14 horas: Vocês estão a exigir demasiado do Burkina. O Burkina é uma pessoa bastante inteligente, note-se. Dá para perceber que entende de análises financeiras e de números no geral, deve até ser a pessoa do fórum que possui maior conhecimento na área - ou pelo menos das que o expõem aqui. Não me admiro que seja bem sucedido na sua vida profissional e ainda bem que assim é. O que ele não domina, não é a área dele, onde demonstra enormes falhas de conhecimento e inclusive desdenha da mesma, é na área social. Dito de outra forma, ele sabe interpretar números e tem conhecimentos extensos nessa área; não sabe, porém, a implicação dos números na população porque não isso não lhe interessa - já por diversas vezes desdenhou neste fórum sobre a importância das Ciências Sociais. A matemática é uma ciência exata, não é? Porque raio se há de estudar as complexidades da sociologia, da filosofia ou da história? A cena é que enquanto houver quem desdenhe da importância de uma ou da outra área, vai sair disparate. Como o outro que anunciou um "brutal aumento de impostos" e depois veio chorar para a televisão porque as complexas fórmulas matemáticas não permitiam adivinhar que o aumento de impostos implicaria uma redução significativa do consumo interno. A população não se mede por uma fórmula matemática, há aspetos que só as Ciências Sociais conseguem estudar e prever. Enquanto se ignorar isso, não sairemos daqui e continuaremos a ouvir coisas como "hoje vive-se melhor do que há 20 anos", quando o que está a acontecer é que uma parte significativa da população deixou de passar muita fome para passar apenas fome - para quem analisa números é uma melhoria; para os outros é uma m*rda na mesma. Ou coisas como "Telheiras é periferia", ou "recuem lá aos anos 60 e ganhem o ordenado mínimo da altura", entre outras que demonstram desconhecimentos profundos de sociologia, psicologia, história, por aí fora. Burkina, não digo que a culpa seja tua. É simplesmente a forma como se interpreta os temas financeiros na contemporaneidade. Citação de Black Hawk, há 6 horas: Pronto, estamos a aproximarmo-nos. Se calhar sempre estivemos próximos, houve apenas mal entendido. Atenção, pois não digo que não se viva melhor. Tal nunca foi o meu objetivo. Mas, de qualquer forma, isso por si só não é indicador de que se viva bem hoje. A tendência natural, com a evolução tecnológica assombrosa dos últimos trinta anos, a melhoria das infraestruturas, a massificação de bens de consumo e a transformação do mundo na afamada aldeia global, é que tenhamos acesso a produtos e serviços de uma forma que não era possível há trinta anos. Independentemente de tudo isso, há é que garantir que as pessoas de hoje tenham condições para viver no mundo atual. Haver pessoas a passar dificuldades e desvalorizá-lo porque há trinta anos passavam mais, sinceramente, é um argumento que só serve mesmo numa tabela matemática. Para quem passa essas dificuldades, isso não lhes enche a barriga - em alguns casos (em muitos, demasiados) no sentido literal da expressão. Por isso é que referi lá para trás que essa análise comparativa é injusta na análise do tempo presente. Mesmo assumindo que se viva melhor hoje, para demasiada gente não é o suficiente para se viver de forma condigna pelos padrões atuais. Mais do que andar a chutar-se para canto com as comparações do tempo dos meus pais, há que melhorar as condições de vida de agora. Um jovem nos dias de hoje que não consiga sair de casa dos pais porque o ordenado que ganha num trabalho precário não chega para arrendar uma casa, tem de se calar porque noutros tempos não havia dinheiro para um smartphone? É que essa linha de raciocínio só serve para nos acomodarmos ao pouco que (não) temos. Faz lembrar aquelas publicações do tipo "valorize o que tem, pois muita gente tem menos que você". Olha, obrigado. Primeio que tudo, eu eu nenhum post disse que a maioria da populacao vive bem e desafogada, apenas vim questionar o discurso que os jovens hoje em dia sao uns desgracadinhos e nunca foi tao mau como hoje. Segundo as pessoas teem todo o direito de se queixarem e de acharem que devem ter mais e melhor (A minha mulher queixa-se que so vai as comprar 3x por ano a NY, por isso qualquer um se pode queixar), agora achar que se tem direito a uma casa barata e um emprego a ganhar bem, so porque se existe... Podes tentar a vontade entrar sobre o plano humano e isso faria todo o sentido se estivessemos a falar da populacao (e respectivas medidas) para uma aldeia de 100 pessoas...mas nao, as leis tem de ser feitas para 10 milhoes de pessoas (que sao 10 milhoes de casos diferentes) e por isso se utilizam medias e medianas Seguidamente falas de coisas que hoje em dia sao uma "obrigacao" tecnologica, como se as mesmas nao fossem substitutos perfeitos de coisas do passado :o telemovel vs. telefone fixo (que era bem mais caro proporcionalmente); viagens de aviao vs. ir de ferias em Portugal/Algarve por exemplo...hoje em dia muito mais gente vai de ferias. Se calhar o que se tem de questionar mesmo é porque é que as pessoas nao tem dinheiro para pagar as casas. Será porque no ano passado se entre samsungs e Iphones se vendeu um milhao de unidades em Portugal...e outro milhao em 2017. Se calhar esses perto de 2 milhoes de portugueses que gastaram um ordenado minimo para comprar um telefone, podiam ter gasto noutras coisas mais essenciais e comprado um smartphone de metade do preco, ou sei lá aquela familia inteira que vai ao jogo da Champions e numa noite em bilhetes e comes e bebes f*de 200 euros...os estadios estao cheios Nao ha duvida que as pessoas estao melhor hoje do que no passado e que hoje a nossa geracao (ou a geracao depois da minha, que eu ja caminho para os 40 rapidamente) querem manter um certo estilo de vida, sem abdicar de pequenos luxos da vida... estao no seu direito, mas estao errados. So para terminar, penso que foi nos primeiros censos dos anos 80, em Portugal, mais de 15% passava fome ou fome extrema. Hoje em dia a fome esta erradicada pelo menos dos grandes centros metropolitanos (ate porque qualquer um pode ir buscar comida e roupa em inumeras associacoes, e isso sim é algo significativo), a esperanca media de vida aumentou quase 10 anos, a taxa de mortalidade infantil é das mais baixas do mundo, a taxa de analfabetismo reduziu para praticamente zero (ha 30 anos atras eram ainda mais de 20% os analfabetos)....e depois vens dizer que se retirarmos o contexto pouco ou nada melhoramos... Citação de Cannonball, há 14 horas: Traduzido por miudos, se tivermos duas pessoas, uma comeu um frango inteiro e a outra passou fome, para o Burkina está tudo bem que em média cada um comeu meio frango. Exacto porque quando se faz uma media de 10 milhoes de pessoas, o normal é 5 milhoes comerem um frango e 5 milhoes nao comerem nada...ou melhor ainda 10 gajos comeram 1 milhao de frangos cada e os outros 9,999,990 da populacao nao comeu nada...tens azar que a nivel de rendimentos a media é semelhante a mediana em Portugal... Citação de Mayday, há 13 horas: Os "jovens" não procuraram as casas, construíram-nas ilegalmente e às três pancadas em qualquer baldio. Há casas isoladas, bairros e aldeias inteiramente construídos de forma ilegal. Quem acredita na auto-regulação dos mercados é porque participa deles e sabe que tem mais a ganhar do que a perder com esse mecanismo, quem depende deles sabe que é o contrário. Epa por acaso, nao foste tu que diceste, que "alguem com ordenado de 800 euros, depois vem um filho e tem de pagar so 400 para o infantario"? Eu pensei comigo "Epa se calhar largo o trabalho de m*rda de 800 euros e vou abrir um infantario...onde posso meter 20 putos (8000 euros mes), contratar duas educadoras de infancia (a pagar lhes 700 euros cada)..." Se calhar era melhor do que ficar-me a queixar do preco da cresce... Mas depois vendo melhor 8000 - custo das educadoras que com impostos e seguranca social andam nos 2500 euros - utilities e comida para os rebentos 500 - alugar o espaco 2000 euros (minimo) - VAT sobre os 8000 - impostos sobre o lucro, seguro...no final fico com um negocio, responsabilidades sobre empregados e dependencia de sucesso do mesmo, para sacar 1000 euros...provavelmente os 400 que me pedem afinal nem é assim tanto... Citação de Plagio o Original, há 11 horas: Refereste aos 7 mil milhões de euros que o estado gastou no crédito bonificado e que podia ter gasto a construir habitação pública? Quando isso aconteceu, o número de pessoas com casa própria, como referes, passou de 57% para os 75 que referiste. Foi com o cavaco. https://dre.tretas.org/dre/3980/decreto-lei-328-B-86-de-30-de-setembro é que este promoção de habitações privadas náo mudou deste o 25 de abril. Atualmente tens a lei cristas, os vistos gold e a promoção de habitação local... nunca foi nem parece q alguma vez será de esquerda Epa tu queres sempre tentar fazer um brilharete, mas é f*dido...esse credito bonicado existiu porque os juros nos anos 80 eram impagaveis (alias andaram entre os 40 e os 25% por muitissimo tempo)...se o Estado tivesse utilizado esses 7 mil milhoes de euros para construir habitacao publica, hoje em dia tinhas umas 50,000 familias (1%) da populacao com casas de renda baixa a pagar ao Estado, em vez de 18% da populacao com casa propria (que é para muitas familias o seu unico activo e salvaguarda) e que hoje nao tem de acartar com rendas... Acho que ate um leigo consegue perceber o impacto de uma medida vs. a outra, nao? Ate porque o problema do arrendamento vem do pos 25 de abril quando se congelaram as subidas das rendas... Citação de Ghelthon, há 9 horas: What? Tens tios que viveram em casa dos pais até tarde? Ou conheces pessoas nessa situação? Por acaso eu até conheço - tenho um tio que morou na mesma casa a vida toda. Solteirão e ermita, com os seus 60 e muitos. Mas, na geração dele, será caso raríssimo. Não tenho dados que suportem, mas diria que na geração anterior à nossa era raro pessoas a viver em casa dos pais depois dos 25. Deves ser doutro pais ou de uma realidade paralela, porque em Portugal ate muito recentemente, era raro alguem sair de casa dos pais antes de casar... 2 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Outubro 2019 (editado) Citação de Burkina2008, há 45 minutos: Epa tu queres sempre tentar fazer um brilharete, mas é f*dido...esse credito bonicado existiu porque os juros nos anos 80 eram impagaveis (alias andaram entre os 40 e os 25% por muitissimo tempo)...se o Estado tivesse utilizado esses 7 mil milhoes de euros para construir habitacao publica, hoje em dia tinhas umas 50,000 familias (1%) da populacao com casas de renda baixa a pagar ao Estado, em vez de 18% da populacao com casa propria (que é para muitas familias o seu unico activo e salvaguarda) e que hoje nao tem de acartar com rendas... Acho que ate um leigo consegue perceber o impacto de uma medida vs. a outra, nao? Ate porque o problema do arrendamento vem do pos 25 de abril quando se congelaram as subidas das rendas... N achas q foram transferências do estado para os setores da construção e do imobiliário e para as famílias se rendimentos médio/altos que passaram a ter acesso ao crédito? Para além de toda a privatização da banca, mas isso n é o assunto Edit também n achas q qnd chegou a crise em 2008-2011, as pessoas n ficaram mais frágeis outra vez pq n conseguiam pagar o crédito e o problema da habitação dos anos 80 voltou outra vez? Editado 29 Outubro 2019 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Plagio o Original, há 12 minutos: N achas q foram transferências do estado para os setores da construção e do imobiliário e para as famílias se rendimentos médio/altos que passaram a ter acesso ao crédito? Para além de toda a privatização da banca, mas isso n é o assunto As transferencias foram para a banca, e penso que sobretudo para a CGD (que tinha exclusividade destes creditos bonificados ate a intervencao da UE). Em relacao as construtoras, claro que beneficiou indirectamente. Mas tambem temos de ver que essa era uma tactica usada, pelo estado, nomeadamente com obras publicas, para fazer descer um pouco do desemprego (que na epoca baixou significativamente)...e com isso Estado tambem recuperou algum (impostos e contribuicoes sociais) Depois de certeza que alguns filhos das classes altas/medias foram beneficiados certamente, mas entre esses 15% sera dificil que mais de metade seja da classa media-alta, que por si so ja nao era muito grande na altura. De resto isso da privatizacao da banca nao compreendo...a banca com excepcao da CGD e do BNU era privada ate ao 25 de Abril. A banca foi nacionalizada, o que teve efeitos tao negativos que quase pedimos a pes juntos que os fugidos voltassem. Hoje existe um banco publico (alias o maior banco do mercado) e o resto e privado...e para mim esta bem assim. A CGD ta la para regular um pouco mas regra geral o mercado funciona Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Burkina2008, há 1 hora: Primeio que tudo, eu eu nenhum post disse que a maioria da populacao vive bem e desafogada, apenas vim questionar o discurso que os jovens hoje em dia sao uns desgracadinhos e nunca foi tao mau como hoje. Segundo as pessoas teem todo o direito de se queixarem e de acharem que devem ter mais e melhor (A minha mulher queixa-se que so vai as comprar 3x por ano a NY, por isso qualquer um se pode queixar), agora achar que se tem direito a uma casa barata e um emprego a ganhar bem, so porque se existe... Podes tentar a vontade entrar sobre o plano humano e isso faria todo o sentido se estivessemos a falar da populacao (e respectivas medidas) para uma aldeia de 100 pessoas...mas nao, as leis tem de ser feitas para 10 milhoes de pessoas (que sao 10 milhoes de casos diferentes) e por isso se utilizam medias e medianas Seguidamente falas de coisas que hoje em dia sao uma "obrigacao" tecnologica, como se as mesmas nao fossem substitutos perfeitos de coisas do passado :o telemovel vs. telefone fixo (que era bem mais caro proporcionalmente); viagens de aviao vs. ir de ferias em Portugal/Algarve por exemplo...hoje em dia muito mais gente vai de ferias. Se calhar o que se tem de questionar mesmo é porque é que as pessoas nao tem dinheiro para pagar as casas. Será porque no ano passado se entre samsungs e Iphones se vendeu um milhao de unidades em Portugal...e outro milhao em 2017. Se calhar esses perto de 2 milhoes de portugueses que gastaram um ordenado minimo para comprar um telefone, podiam ter gasto noutras coisas mais essenciais e comprado um smartphone de metade do preco, ou sei lá aquela familia inteira que vai ao jogo da Champions e numa noite em bilhetes e comes e bebes f*de 200 euros...os estadios estao cheios Nao ha duvida que as pessoas estao melhor hoje do que no passado e que hoje a nossa geracao (ou a geracao depois da minha, que eu ja caminho para os 40 rapidamente) querem manter um certo estilo de vida, sem abdicar de pequenos luxos da vida... estao no seu direito, mas estao errados. So para terminar, penso que foi nos primeiros censos dos anos 80, em Portugal, mais de 15% passava fome ou fome extrema. Hoje em dia a fome esta erradicada pelo menos dos grandes centros metropolitanos (ate porque qualquer um pode ir buscar comida e roupa em inumeras associacoes, e isso sim é algo significativo), a esperanca media de vida aumentou quase 10 anos, a taxa de mortalidade infantil é das mais baixas do mundo, a taxa de analfabetismo reduziu para praticamente zero (ha 30 anos atras eram ainda mais de 20% os analfabetos)....e depois vens dizer que se retirarmos o contexto pouco ou nada melhoramos... Que salada de assuntos tu aí fizeste... Não me parece que haja muita gente a achar o bold. Existe, especialmente o pessoal com canudo, mas será uma minoria. O que normalmente se fala, e penso ter sido a génese da conversa, é que hoje em dia é muito mais complicado ser independente, e tu não falas disso. É certo que antes havia fome e emprego menos qualificado, mas e então? Só porque os nossos pais tiveram vidas más nós não podemos queixar-nos da nossa, é? É que se formos por aí ninguém se pode queixar de absolutamente nada, porque tudo era pior no passado. Parece-me evidente que, nos últimos anos, o preço do imobiliário subiu a um nível incrivelmente mais acelerado que os salários, estando actualmente absolutamente desligado da realidade do país. Portanto sim, acho perfeitamente legítimo haver queixas, porque há muita gente que quer ser independente, ter a sua casa e a sua vida, mas simplesmente não consegue. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Ghelthon, há 5 minutos: Que salada de assuntos tu aí fizeste... Não me parece que haja muita gente a achar o bold. Existe, especialmente o pessoal com canudo, mas será uma minoria. O que normalmente se fala, e penso ter sido a génese da conversa, é que hoje em dia é muito mais complicado ser independente, e tu não falas disso. É certo que antes havia fome e emprego menos qualificado, mas e então? Só porque os nossos pais tiveram vidas más nós não podemos queixar-nos da nossa, é? É que se formos por aí ninguém se pode queixar de absolutamente nada, porque tudo era pior no passado. Parece-me evidente que, nos últimos anos, o preço do imobiliário subiu a um nível incrivelmente mais acelerado que os salários, estando actualmente absolutamente desligado da realidade do país. Portanto sim, acho perfeitamente legítimo haver queixas, porque há muita gente que quer ser independente, ter a sua casa e a sua vida, mas simplesmente não consegue. O que normalmente se fala? E a primeira vez que alguem refere isso aqui... Mas pensas que no passado era mais facil ser independente? A nao ser que para ti ser independente, fosse imigrar ilegalmente para Franca para trabalhar nas obras 12 horas por dia seja ser independente, definitivamente nao era mais facil no passado...alias nem sei de onde vens tirar esses dados (tens alguma fonte que compare uma coisa com a outra?), quando no passado nao existia sequer a possibilidade de alugar casa...tinhas de comprar, o que como ja foi explicado, levava a um esforco de 1,4 salarios por mes so em prestacao da casa (que nao sera muito dificil do que se paga hoje para alugar)...alem de na altura ninguem te financiava a casa a 100% ou 90%...tinhas de arranjar 20% da casa para entrada, que muitas vezes eram varios anos de trabalho... O que se passa e que nessa altura as pessoas trabalhavam apenas para pagar a casa e tinham praticamente zero de custos ludicos...hoje quem e jovem, quer manter um certo estilo de vida e isso a nao ser que sejas da classe media alta, nao e compativel com comprar casa ou alugar uma boa casa em Lisboa O custo das casas aumento muito nos ultimos 10 anos, mas apenas porque as casas eram extremamente baratas em Portugal Compartilhar este post Link para o post
Lifehouse Publicado 29 Outubro 2019 Ou seja, o grande problema não são os baixos salários que se pagam no sector privado, a cultura do "se não queres...há quem queira" ou de um país que nos grandes centros urbanos quer é agradar a quem vem de fora... borrifando-se nas pessoas comuns e que ganham os salários de cá. O problema é o facto do jovens adultos e adultos quererem viver um bocadinho e não estarem a trabalhar catorze horas seguidas. Comparar os anos 70/80/90 com os dias de agora não faz qualquer sentido. Só acentua o discurso "está mau, mas naquele tempo era bem pior...sente-se satisfeito". Isso apenas vem perpetuar o sistema que hoje se vive e que não irá mudar. Pagar pouco, exigir mais e mais, e se não quiseres existem dez na fila. Os pais que nos sustentem até morrerem. Compartilhar este post Link para o post
Cannonball Publicado 29 Outubro 2019 Eu tenho o mesmo telemóvel vai para 6 anos, tenho o plano mais barato que consegui encontrar, não viajo a não ser para ver família e apenas quando encontro bilhetes para os três a 100 euros ou menos ida e volta, e nunca mais de uma vez por ano. Tanto eu como a senhora fazemos mais que o salário médio e não conseguimos poupar dinheiro. Depois de pagar despesas com a casa, transportes e jardim de infância da filha fico com dinheiro para comer e comprar uma peça de roupa para a miuda que ela cresce que parece que tem adubo. E mesmo para a comida noto os preços a subir - uma ida para comprar fruta e vegetais para a semana anda-me a custar o dobro do que custava à 4 ou 5 anos, e eu não ando a comprar mais vegetais. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Outubro 2019 (editado) Citação de Burkina2008, há 1 hora: As transferencias foram para a banca, e penso que sobretudo para a CGD (que tinha exclusividade destes creditos bonificados ate a intervencao da UE). Em relacao as construtoras, claro que beneficiou indirectamente. Mas tambem temos de ver que essa era uma tactica usada, pelo estado, nomeadamente com obras publicas, para fazer descer um pouco do desemprego (que na epoca baixou significativamente)...e com isso Estado tambem recuperou algum (impostos e contribuicoes sociais) Depois de certeza que alguns filhos das classes altas/medias foram beneficiados certamente, mas entre esses 15% sera dificil que mais de metade seja da classa media-alta, que por si so ja nao era muito grande na altura. De resto isso da privatizacao da banca nao compreendo...a banca com excepcao da CGD e do BNU era privada ate ao 25 de Abril. A banca foi nacionalizada, o que teve efeitos tao negativos que quase pedimos a pes juntos que os fugidos voltassem. Hoje existe um banco publico (alias o maior banco do mercado) e o resto e privado...e para mim esta bem assim. A CGD ta la para regular um pouco mas regra geral o mercado funciona Claro que foram para a banca. E da banda para os setores privados do imobiliário e construção. E depois das pessoas para a banca outra vez. E claro que houve uma privatização da banca. Antes da decada de 80, as taxas de juro eram fixadas administrativamente, a banca era esmagadoramente pública e existia um estrito controlo de capitais. A partir da liberalização da banca e dos empréstimos bonificados, começaram a aparecer os primeiros privados (Banco Totta, Banco Espírito Santo, Banco Português Atlântico). Em apenas cinco anos, entre 1990 e 1996, a quota de mercado dos bancos públicos diminuiu de cerca de 74% para aproximadamente 24%. Depois veio a crise causada pela banca em 2008, voltou a crise da habitação porque as pessoas não conseguiam pagar os encargos dos empréstimos e agora estamos na mesma situação dos anos 80. Isto é mais um exemplo do mercado livre a funcionar mas apenas quando os privados com vantagens competitivas são os benificiados. Editado 29 Outubro 2019 por Plagio o Original Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Plagio o Original, há 40 minutos: Claro que foram para a banca. E da banda para os setores privados do imobiliário e construção. E depois das pessoas para a banca outra vez. E claro que houve uma privatização da banca. Antes da decada de 80, as taxas de juro eram fixadas administrativamente, a banca era esmagadoramente pública e existia um estrito controlo de capitais. A partir da liberalização da banca e dos empréstimos bonificados, começaram a aparecer os primeiros privados (Banco Totta, Banco Espírito Santo, Banco Português Atlântico). Em apenas cinco anos, entre 1990 e 1996, a quota de mercado dos bancos públicos diminuiu de cerca de 74% para aproximadamente 24%. Depois veio a crise causada pela banca em 2008, voltou a crise da habitação porque as pessoas não conseguiam pagar os encargos dos empréstimos e agora estamos na mesma situação dos anos 80. Isto é mais um exemplo do mercado livre a funcionar mas apenas quando os privados com vantagens competitivas são os benificiados. Epa ve la se nao te queres enterrar mais... A coisa estava tao boa nessa epoca que tivemos de pedir ajuda ao FMI duas vezes...alias os paises onde existe controlo de capitais, sao conhecidos pela sua estabilidade e desenvolvimento...agora assim lembro me de Irao, Angola, Venezuela, Argelia...paraisos na terra Taxa de juro afixada administrativamente, beneficia uma unica classe...os mais ricos. Era um paraiso se isso voltasse...pelo menos para mim. Comprava uns 10 predios em Lisboa que era um gostinho...free money! A crise da banca nada teve que ver com Portugal em especifico, foi uma crise internacional que afectou ate paises onde so existe um banco (sendo ele publico) 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Burkina2008, há 7 minutos: Epa ve la se nao te queres enterrar mais... A coisa estava tao boa nessa epoca que tivemos de pedir ajuda ao FMI duas vezes...alias os paises onde existe controlo de capitais, sao conhecidos pela sua estabilidade e desenvolvimento...agora assim lembro me de Irao, Angola, Venezuela, Argelia...paraisos na terra Taxa de juro afixada administrativamente, beneficia uma unica classe...os mais ricos. Era um paraiso se isso voltasse...pelo menos para mim. Comprava uns 10 predios em Lisboa que era um gostinho...free money! A crise da banca nada teve que ver com Portugal em especifico, foi uma crise internacional que afectou ate paises onde so existe um banco (sendo ele publico) o que eu quero dizer é que em vez de utilizarmos os resgates do fmi para desenvolvimento público, usamo-o para dar dinheiro aos privados, e isso levou à mesma crise habitacional que tentamos corrigir nos anos 80/90 ao contrário do que tu me tinhas dito inicialmente que a crise foi provocada pelo socialismo de antes, que as pessoas tiveram "rendas baixissimas" e "acabaram a ficar com casas". o que aconteceu na realidade foi tudo menos socialismo. Como disse antes, nunca foi nem parece que alguma vez será, especialmente na habitação Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 29 Outubro 2019 Sempre a trazer o passado a baila, pqp. Estamos num país de m*rda, com ideias retrógradas no que toca à gestão social, quando vêm os números apenas e só como números. Fds. 1 Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 29 Outubro 2019 Na grande maioria, os empresários concordam com este aumento salarial mas defendem que é necessário implementar benefícios fiscais para as empresas, de forma a aliviar a “sobrecarga fiscal”. hehehe Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Burkina2008, há 3 horas: querem manter um certo estilo de vida, sem abdicar de pequenos luxos da vida... estao no seu direito, mas estao errados. Eu pensei comigo "Epa se calhar largo o trabalho de m*rda de 800 euros e vou abrir um infantario...onde posso meter 20 putos (8000 euros mes), contratar duas educadoras de infancia (a pagar lhes 700 euros cada)..." Se calhar era melhor do que ficar-me a queixar do preco da cresce... Mas depois vendo melhor 8000 - custo das educadoras que com impostos e seguranca social andam nos 2500 euros - utilities e comida para os rebentos 500 - alugar o espaco 2000 euros (minimo) - VAT sobre os 8000 - impostos sobre o lucro, seguro...no final fico com um negocio, responsabilidades sobre empregados e dependencia de sucesso do mesmo, para sacar 1000 euros...provavelmente os 400 que me pedem afinal nem é assim tanto... Deves ser doutro pais ou de uma realidade paralela, porque em Portugal ate muito recentemente, era raro alguem sair de casa dos pais antes de casar... amt burkina ❤️ Citação de Ghelthon, há 2 horas: É certo que antes havia fome e emprego menos qualificado, mas e então? Só porque os nossos pais tiveram vidas más nós não podemos queixar-nos da nossa, é? É que se formos por aí ninguém se pode queixar de absolutamente nada, porque tudo era pior no passado. Podes queixar-te, não é com queixas que vais a lado nenhum, abre uma creche por exemplo. A mentalidade dos 'jovens' de hoje em dia é de entitlement, acham que é tudo deles por direito, da mesma maneira que as mulheres deviam estar na cozinha. Citação de Burkina2008, há 2 horas: O que normalmente se fala? E a primeira vez que alguem refere isso aqui... Mas pensas que no passado era mais facil ser independente? A nao ser que para ti ser independente, fosse imigrar ilegalmente para Franca para trabalhar nas obras 12 horas por dia seja ser independente, definitivamente nao era mais facil no passado...alias nem sei de onde vens tirar esses dados (tens alguma fonte que compare uma coisa com a outra?), quando no passado nao existia sequer a possibilidade de alugar casa...tinhas de comprar, o que como ja foi explicado, levava a um esforco de 1,4 salarios por mes so em prestacao da casa (que nao sera muito dificil do que se paga hoje para alugar)...alem de na altura ninguem te financiava a casa a 100% ou 90%...tinhas de arranjar 20% da casa para entrada, que muitas vezes eram varios anos de trabalho... O que se passa e que nessa altura as pessoas trabalhavam apenas para pagar a casa e tinham praticamente zero de custos ludicos...hoje quem e jovem, quer manter um certo estilo de vida e isso a nao ser que sejas da classe media alta, nao e compativel com comprar casa ou alugar uma boa casa em Lisboa O custo das casas aumento muito nos ultimos 10 anos, mas apenas porque as casas eram extremamente baratas em Portugal obrigado mais uma vez burkina. haja alguém. Citação de Burkina2008, há 58 minutos: Epa ve la se nao te queres enterrar mais... A coisa estava tao boa nessa epoca que tivemos de pedir ajuda ao FMI duas vezes...alias os paises onde existe controlo de capitais, sao conhecidos pela sua estabilidade e desenvolvimento...agora assim lembro me de Irao, Angola, Venezuela, Argelia...paraisos na terra Taxa de juro afixada administrativamente, beneficia uma unica classe...os mais ricos. Era um paraiso se isso voltasse...pelo menos para mim. Comprava uns 10 predios em Lisboa que era um gostinho...free money! A crise da banca nada teve que ver com Portugal em especifico, foi uma crise internacional que afectou ate paises onde so existe um banco (sendo ele publico) Eles acham que a crise 'foi' cá, mas nós vamos de arrasto com as grandes economias, por muito bom ar que se respire por cá, rapidamente ficamos sem ele, e nem controlo sobre isso temos. Citação de Sumudica by Night, há 31 minutos: Na grande maioria, os empresários concordam com este aumento salarial mas defendem que é necessário implementar benefícios fiscais para as empresas, de forma a aliviar a “sobrecarga fiscal”. hehehe O bug referiu exactamente isso. @bug Quando és empregado, queres 1000€ todos os meses, mais regalias, mais isto e aquilo, e queres lá saber dos custos que a empresa acarreta. Quando és patrão, fazes as contas a X empregados x14 mais todas as despesas inerentes, e nem pensas duas vezes em avaliar bem a situação e ter os menores custos possíveis. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Black Hawk, há 13 horas: A minha crítica é ao modo de pensamento contemporâneo que defende o isolamento das várias áreas do saber a quem é da mesma, como se todas elas fossem sistemas isolados nos quais não podem entrar as restantes áreas. Uma reinterpretação da tecnocracia, falando num sentido bastante abstrato, e dei o exemplo do problema que esta acarreta citando o caso do Ministro das Finanças que decidiu aplicar medidas de austeridade baseando-se apenas em modelos matemáticos e acabou surpreendido pelas consequências dos mesmos, as quais não foram previstas, nem poderiam sê-lo, por esses modelos, pois a acompanhá-los não estava a respetiva análise sociológica que poderia explicar os seus impactos na vida da população. mau ou péssimo exemplo. Os tais modelos tecnocráticos que criticas prevêem essas quebras e até tem um termo que não me lembro de quando há uma elevada carga fiscal que acaba por contrair a economia, tal como os modelos tecnocráticos prevêem as possíveis consequências de taxas de juro a zero ou quase zero. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Plagio o Original, há 2 horas: o que eu quero dizer é que em vez de utilizarmos os resgates do fmi para desenvolvimento público, usamo-o para dar dinheiro aos privados, e isso levou à mesma crise habitacional que tentamos corrigir nos anos 80/90 ao contrário do que tu me tinhas dito inicialmente que a crise foi provocada pelo socialismo de antes, que as pessoas tiveram "rendas baixissimas" e "acabaram a ficar com casas". o que aconteceu na realidade foi tudo menos socialismo. Como disse antes, nunca foi nem parece que alguma vez será, especialmente na habitação Parece me que estas confuso com o funcionamento do FMI... O FMI é uma instituicao privada que faz resgates financeiros com condicoes. Ou seja, eles dizem: "tens aqui x $ e agora tens de aplicar aqui e ali, tens tambem de cortar aqui e ali, para que nos pagues de volta no ano y". Nao funciona, "toma la x $ e agora ve se te safas..." Depois tu insistes que home ownership nada tem que ver com comunismo/socialismo...é curioso entao que apesar do numero de paises com regimes comunistas/socialistas nos ultimos 50 anos, serem menos de 1/4 dos paises do mundo, mas a nivel de home ownership, eles conseguem meter 8 paises no top10 (sendo que dos outros 2, Singapura é basicamente uma cidade e a India tambem teve um regime muito a esquerda) Rank Country Home ownership rate(%) Date of Information 1 Romania 96.4 2015[2] 2 Singapore 90.7 2017[3] 3 Slovakia 90.3 2014[2] 4 China 90 2014[4] 5 Cuba 90 2014[5] 6 Croatia 89.7 2014[2] 7 Lithuania 89.4 2015[2] 8 India 86.6 2011[6] 9 Hungary 86.3 2015[2] 10 Russia 84 2012[7] Atencao nao estou a criticar de maneira alguma e ate acho positivo que a percentagem em Portugal seja tao grande Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 29 Outubro 2019 No fundo nesta questão dos salários o problema está no Estado. Os salários têm que ir subindo gradualmente (por exemplo 50€ por ano). Mas têm que ser criados mecanismos de apoios às empresas. Para estas "ajudarem" a população conseguindo cumprir com os novos vencimentos mínimos estabelecidos, têm que de alguma forma ver a sua situação fiscal aliviada. Porque senão são estranguladas e com isso mais desemprego. Não há milagres. Se a faturação se mantiver estável (claro que a prioridade é sempre procurar aumentá-la) e a despesa for subindo, vai chegar a um ponto que se torna insustentável. É óbvio que existirá sempre aproveitamento dos patrões "maus", sendo isso inevitável, já tem a ver com questões de princípios sociais. Eu, que não percebo nada de economia, na minha opinião, para esta prosperar, estabelecia um aumento de 50€ anuais até por exemplo 2023 e em contrapartida ir reduzindo o IRC proporcionalmente. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 29 Outubro 2019 Citação de bug, há 1 hora: No fundo nesta questão dos salários o problema está no Estado. Os salários têm que ir subindo gradualmente (por exemplo 50€ por ano). Mas têm que ser criados mecanismos de apoios às empresas. Para estas "ajudarem" a população conseguindo cumprir com os novos vencimentos mínimos estabelecidos, têm que de alguma forma ver a sua situação fiscal aliviada. Porque senão são estranguladas e com isso mais desemprego. Não há milagres. Se a faturação se mantiver estável (claro que a prioridade é sempre procurar aumentá-la) e a despesa for subindo, vai chegar a um ponto que se torna insustentável. É óbvio que existirá sempre aproveitamento dos patrões "maus", sendo isso inevitável, já tem a ver com questões de princípios sociais. Eu, que não percebo nada de economia, na minha opinião, para esta prosperar, estabelecia um aumento de 50€ anuais até por exemplo 2023 e em contrapartida ir reduzindo o IRC proporcionalmente. Eu ate acho que o problema nao é bem esse. Penso que é claro que o salario minimo precisa de aumentar e sinceramente 750 euros ate 2023 é pouco...1000 Euros ate 2025/26 seria uma boa meta. Mas... 1 - Os salarios medios teem de sofrer um aumento semelhante. Se chegassemos a 2026 com salario minimo de 1000 e medio de 1600 ainda estariamos no cu da Europa, mas mais perto da convergencia. 2 - Nao pode existir grande reducao do IRC...o Estado é de longe o principal empregador, se contar com menos receita tributaria, como diabo vai pagar o aumento dos salarios da funcao publica? 3 - Penso que ja disse isto algumas vezes, e apesar de ja ser tarde, ainda vamos a tempo do estado dar prioridade/incentivos a certas industrias diferenciadoras que nao andem a competir com as Romenias da vida. Nesta altura fala-se sempre da capacidade de pagamento dos patroes. Aqui as Sonaes, as multinacionais e os bancos da vida, nao teriam dificuldade alguma em encaixar estes aumentos...tanto atraves de aumento dos precos, como por outras vias. As PMEs é que é mais complicado, mas aqui se queremos evoluir temos de ter um choque estrutural. Empresas de m*rda a competir com a Romenia, melhor fecharem a porta e dar formacao a essas pessoas para irem trabalhar na manufactura de algo mais de ponta (I know, easier said than done...) Nao é um problema facil de resolver e mesmo que em 2026 o ordenado medio ande nos 1600, o "problema" do recem licenciados que nao podem pagar casar, é cronico e nao se vai resolver. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 29 Outubro 2019 (editado) O salário médio em Portugal nos últimos 4 anos com registos na Pordata (2014-2017) subiu 35€. É esperado que o SMN suba isso em apenas um ano. E durante o período em que o salário médio subiu 35€, o salário mínimo subiu 72€, mais do que o dobro. Talvez esteja aqui a sensação de alguns que a vida pareça cada vez mais difícil, comparando com um passado recente (5/10 anos). Ajustaram os seus gastos ao seu salário, mas depois o custo de vida subiu e o salário nem por isso. Editado 29 Outubro 2019 por Mica Compartilhar este post Link para o post
Genzo Publicado 29 Outubro 2019 Já que andam a falar de salários e afins, assisti a uma cena depois de almoço quando fui tomar café. E, aliás, é por isto que "nasce" André Venturas por aí. Tinha acabado de pôr a leitura em dia e preparava-me para sair quando entram duas ciganas. A dona do café tinha saído do estabelecimento para ir atender clientes e quando se preparava para entrar de novo, olhou para o chão e encontrou uma nota de 100 euros. Uma das mulheres viu logo que era dela, que tinha deixado cair. Não vou pela ingenuidade da dona do café que lhe entregou de imediato, porque até teria a sua lógica pois antes delas entrarem só tinha entrado um casal de idosos e quando a dona saiu não viu nada no chão, por isso dou o benefício da dúvida. Antes de mais, não tenho nada contra ciganos, sempre me dei bem com os da minha área de residência, e quando andava na universidade era hábito ver os "locais" irem tomar o pequeno almoço, o almoço e o lanche ao supermercado. Contudo, e voltando ao André Ventura e onde ele (infelizmente) pode ganhar votos, enquanto muitos de vocês dizem que não se vive com o Salário Mínimo, que é sobreviver com ele, há ciganos que até se dão ao luxo de deixar cair notas de 100 euros para o chão. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 29 Outubro 2019 (editado) Tanta m*rda com a saia do assessor da Joacine e, vai-se a ver, o gajo é muito mais inteligente do que 85% dos deputados que lá andam. (Participou hoje no Você na TV) Citação de Genzo, há 41 minutos: Já que andam a falar de salários e afins, assisti a uma cena depois de almoço quando fui tomar café. E, aliás, é por isto que "nasce" André Venturas por aí. Tinha acabado de pôr a leitura em dia e preparava-me para sair quando entram duas ciganas. A dona do café tinha saído do estabelecimento para ir atender clientes e quando se preparava para entrar de novo, olhou para o chão e encontrou uma nota de 100 euros. Uma das mulheres viu logo que era dela, que tinha deixado cair. Não vou pela ingenuidade da dona do café que lhe entregou de imediato, porque até teria a sua lógica pois antes delas entrarem só tinha entrado um casal de idosos e quando a dona saiu não viu nada no chão, por isso dou o benefício da dúvida. Antes de mais, não tenho nada contra ciganos, sempre me dei bem com os da minha área de residência, e quando andava na universidade era hábito ver os "locais" irem tomar o pequeno almoço, o almoço e o lanche ao supermercado. Contudo, e voltando ao André Ventura e onde ele (infelizmente) pode ganhar votos, enquanto muitos de vocês dizem que não se vive com o Salário Mínimo, que é sobreviver com ele, há ciganos que até se dão ao luxo de deixar cair notas de 100 euros para o chão. "Eu não sou xenófobo mas, ao ver uma cigana que anda com uma nota de 100 euros, assumo logo que ela os deve ter recebido do Estado sem mexer uma palha, que é o que essa ciganada saber fazer." Editado 29 Outubro 2019 por Ghelthon 2 Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Genzo, há 1 hora: Já que andam a falar de salários e afins, assisti a uma cena depois de almoço quando fui tomar café. E, aliás, é por isto que "nasce" André Venturas por aí. Tinha acabado de pôr a leitura em dia e preparava-me para sair quando entram duas ciganas. A dona do café tinha saído do estabelecimento para ir atender clientes e quando se preparava para entrar de novo, olhou para o chão e encontrou uma nota de 100 euros. Uma das mulheres viu logo que era dela, que tinha deixado cair. Não vou pela ingenuidade da dona do café que lhe entregou de imediato, porque até teria a sua lógica pois antes delas entrarem só tinha entrado um casal de idosos e quando a dona saiu não viu nada no chão, por isso dou o benefício da dúvida. Antes de mais, não tenho nada contra ciganos, sempre me dei bem com os da minha área de residência, e quando andava na universidade era hábito ver os "locais" irem tomar o pequeno almoço, o almoço e o lanche ao supermercado. Contudo, e voltando ao André Ventura e onde ele (infelizmente) pode ganhar votos, enquanto muitos de vocês dizem que não se vive com o Salário Mínimo, que é sobreviver com ele, há ciganos que até se dão ao luxo de deixar cair notas de 100 euros para o chão. Considerando que talvez a maioria viva do comércio e provavelmente não usam bancos, não será assim tão anormal terem esse tipo de valores. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 29 Outubro 2019 Faz lembrar a história do r/portugal, o gajo que trabalhava num stand da Mercedes e que via muitos ciganos a rondar o sítio diariamente. Quando começou a afastá-los porque pensava que eram ladrões o gerente lá do sítio chamou-o à parte e disse para parar de fazer aquilo pois não só eram potenciais clientes como os melhores da casa, pagando todos os veículos em pronto pagamento e com cash vivo. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Genzo, há 1 hora: Já que andam a falar de salários e afins, assisti a uma cena depois de almoço quando fui tomar café. E, aliás, é por isto que "nasce" André Venturas por aí. Tinha acabado de pôr a leitura em dia e preparava-me para sair quando entram duas ciganas. A dona do café tinha saído do estabelecimento para ir atender clientes e quando se preparava para entrar de novo, olhou para o chão e encontrou uma nota de 100 euros. Uma das mulheres viu logo que era dela, que tinha deixado cair. Não vou pela ingenuidade da dona do café que lhe entregou de imediato, porque até teria a sua lógica pois antes delas entrarem só tinha entrado um casal de idosos e quando a dona saiu não viu nada no chão, por isso dou o benefício da dúvida. Antes de mais, não tenho nada contra ciganos, sempre me dei bem com os da minha área de residência, e quando andava na universidade era hábito ver os "locais" irem tomar o pequeno almoço, o almoço e o lanche ao supermercado. Contudo, e voltando ao André Ventura e onde ele (infelizmente) pode ganhar votos, enquanto muitos de vocês dizem que não se vive com o Salário Mínimo, que é sobreviver com ele, há ciganos que até se dão ao luxo de deixar cair notas de 100 euros para o chão. @Catota 1 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 29 Outubro 2019 Citação de Sumudica by Night, há 3 minutos: @Catota Amigo também precisamos de ouvir o outro lado da história: @cigano @Cigano da Quinta da Fonte @cigano_2009 @cigano_lela @cigano-17 @cigano2 @cigano666 @cigano666_2 6 Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 29 Outubro 2019 Antigamente alugar não era uma possibilidade. 🤔 Compartilhar este post Link para o post