Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Sumudica by Night, há 2 minutos:

Falas por experiência própria?

Your point being?

Viveste com o salario minimo ha 20 anos atras para dizer que hoje é que se esta mal?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, Agora:

Your point being?

Viveste com o salario minimo ha 20 anos atras para dizer que hoje é que se esta mal?

Não mas isso não me impede de achar que hoje se está mal

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 2 horas:

O pessoal tem zero de nocao..."O custo de vida aumentou mais do que os salarios..." Sabem zero...era bom que tivessem uma maquina do tempo e voltassem atras aos anos 60, 70, 80 ou mesmo 90 e iam ver o que era viver com o salario minimo...

Em 20 e poucos anos o salario minimo passa de 50 contos (250 euros), para 600 Euros...ou seja 140% de aumento, enquanto que a inflacao ficou em 45%...

Segundo a PORDATA, o custo de habitação (com contas incluido) também subiu 150% desde 1995

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Syn, há 2 minutos:

Não mas isso não me impede de achar que hoje se está mal

Hoje esta se mal, apesar de se estar melhor do quem em qualquer outra epoca...

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Penso que é factual que as pessoas vivem melhor hoje do que há 20 anos, num contexto geral claro. De qualquer forma, outra coisa não seria de esperar.

Vamos ver se a conjuntura internacional nos permite continuar a crescer e conseguir os 750€ em 2023, não estou tão otimista como o Governo, até pensei que iriam ter como meta os 700€.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., Agora:

Segundo a PORDATA, o custo de habitação (com contas incluido) também subiu 150% desde 1995

Por isso e que se fala em inflacao e nao se aumenta os salarios baseado no valor das casas...como é logico

Compartilhar este post


Link para o post

Antigamente é que era mau, por isso não vamos pôr as coisas melhores: Tuguisse no seu melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Cannonball, há 3 minutos:

Antigamente é que era mau, por isso não vamos pôr as coisas melhores: Tuguisse no seu melhor.

Tuguisse no seu melhor é estar-se sempre a queixar que "antigamente é que era bom"...deves estar um bocado confundido com o que é ser portugues...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Pan, há 11 horas:

É a consequência do liberalismo.

É a consequência das nossas próprias políticas! Somos reféns das nossas próprias políticas, onde um português nem consegue fazer férias no seu próprio país ou comprar casa onde quer porque vêm os estrangeiros cheios de dinheiro. E em vez de sermos donos e senhores do nosso território somos uns bajuladores e servidores do turista. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., há 11 horas:

600 euros não é digno para ninguém, não vive, sobrevive.

Um salário de 600 euros para quem não tem qualificações e está aprender um ofício não parece mal de todo. O problema é que passado 5 anos só recebe 630 e passado 10 anos está a ganhar 650/700...e é aí que o estado tem que intervir porque as empresas (maior parte) vão continuar a pagar mal...

 

O IRC também é muito alto, assim as empresas não contratam mais gente. O Estado bem devia baixar o IRC mas não vai

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 56 minutos:

Tuguisse no seu melhor é estar-se sempre a queixar que "antigamente é que era bom"...deves estar um bocado confundido com o que é ser portugues...

Tugisse é arranjar uma desculpa para não ter que mudar nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Cannonball, há 1 minuto:

Tugisse é arranjar uma desculpa para não ter que mudar nada.

Claramente nao es portugues...e obviamente nao tens nocao do que significaria aumentar o salario minimo de forma desproporcional.... por alguma razao o mesmo nunca foi feito

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 8 minutos:

Claramente nao es portugues...e obviamente nao tens nocao do que significaria aumentar o salario minimo de forma desproporcional.... por alguma razao o mesmo nunca foi feito

O que é que significaria?

Espanha aumentou em 22% o SMN para 900€ e o que é que isso significou?

750€ é abaixo da média da UE e só la vamos chegar em 2023, talvez. 

Compartilhar este post


Link para o post

o nosso custo de vida também deve ser abaixo da média.

mas ya, eu que ganho um salário razoável, não consigo encontrar casa decente para arrendar sem ficar a poupar cerca de 0€ por mês, portanto imagino uma pessoa com o salario minimo. Provavelmente terão que dividir casa com alguém o migrar para o interior, que acredito que seja muito esse o caminho. Combate a desertificação do interior ehehehehhehehe.

Editado por lastdance

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Hammerfall, há 15 horas:

Ou se sobe o SMN vão também subir as rendes porque este subiu? Lol

 

à portuguesa mesmo.

 

T0 na Reboleira 1.100€ p/mês

T1 na Graça 2.200€ p/mês

 

A ideia que tenho é a mesma que o @Burkina2008 quer passar, sempre ouvi os meus avós e parentes mais velhos a queixar-se que antes era bem pior, esta geração é que quer tudo de mão beijada.

Primeiro fazem a novela toda à volta das eleições, que há esperança, agora que implementam a medida, ai jesus que não é suficiente. FDC então mas já não sabiam que iam fazer exactamente isso? 33€ de aumento por ano? que p*ta de loucura. Se em 2023 chegarmos sequer aos 700€ ficaria surpreso, quanto mais 750€...

A realidade é que com salários mais altos, o poder de consumo aumenta, e a economia usufrui mais do que sofre, mas os intelectuais do burgo, que continuem a mandar os palpites de sempre.

 

Portugal é um sistema completamente à parte, não podem comparar com Espanha, nem Grécia, Itália, Irlanda.

Em Espanha, todos sabem o que a casa gasta, salário minimo 'alto' gasoil barato, bem melhor que cá.

Na Grécia realmente será o único sítio com mais dificuldades que nós, e mesmo assim vivem melhor que nós.

Em Itália é uma bomba relógio prestes a explodir a qualquer momento.

Na Irlanda, conseguiram sair de um buraco do qual nós nem sabemos quando vamos saír.

Em Portugal, ganha-se mal, e o custo de vida ultrapassa qualquer um desses países, basicamente somos uma espécie de Angola, só que supostamente menos ricos. oh well

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Catota, há 6 minutos:

 

à portuguesa mesmo.

 

T0 na Reboleira 1.100€ p/mês

T1 na Graça 2.200€ p/mês

 

A ideia que tenho é a mesma que o @Burkina2008 quer passar, sempre ouvi os meus avós e parentes mais velhos a queixar-se que antes era bem pior, esta geração é que quer tudo de mão beijada.

Primeiro fazem a novela toda à volta das eleições, que há esperança, agora que implementam a medida, ai jesus que não é suficiente. FDC então mas já não sabiam que iam fazer exactamente isso? 33€ de aumento por ano? que p*ta de loucura. Se em 2023 chegarmos sequer aos 700€ ficaria surpreso, quanto mais 750€...

A realidade é que com salários mais altos, o poder de consumo aumenta, e a economia usufrui mais do que sofre, mas os intelectuais do burgo, que continuem a mandar os palpites de sempre.

 

Portugal é um sistema completamente à parte, não podem comparar com Espanha, nem Grécia, Itália, Irlanda.

Em Espanha, todos sabem o que a casa gasta, salário minimo 'alto' gasoil barato, bem melhor que cá.

Na Grécia realmente será o único sítio com mais dificuldades que nós, e mesmo assim vivem melhor que nós.

Em Itália é uma bomba relógio prestes a explodir a qualquer momento.

Na Irlanda, conseguiram sair de um buraco do qual nós nem sabemos quando vamos saír.

Em Portugal, ganha-se mal, e o custo de vida ultrapassa qualquer um desses países, basicamente somos uma espécie de Angola, só que supostamente menos ricos. oh well

 

 

Tenho ouvido isso de Itália desde que lá fui, isto em 2012, pelos próprios locais.

Além de que lá é uma zona de extremos. Zona norte extremamente rica e investida e começas a descer e o desinvestimento é visível mesmo. E olha que turisticamente, tirando Roma, sul de Itália dá 20-0 ao norte.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 25 minutos:

O que é que significaria?

Espanha aumentou em 22% o SMN para 900€ e o que é que isso significou?

750€ é abaixo da média da UE e só la vamos chegar em 2023, talvez. 

Significa que Portugal tem um custo de vida muito abaixo da UE. E o custo de vida mede-se pelo cabaz basico, que obviamente inclui renda da casa. Mas comparar o custo da comida e servicos em Portugal vs. resto da Europa é sinceramente "a world apart"

Querem ter salarios minimos de 1000 euros e medios de 2000 ou mais, entao o custo do passe nao é 40 euros ou de borla...é 120 euros como em Munique ou mesmo 400 euros como em Copenhaga se viveres na ultima coroa da cidade ou em Malmo. Querem ir ao cinema com o cartao da nos por 3,50 e pagar a empregada da Limpeza 6,5 por hora, nao é? Ah mas nao, o bilhete vai custar 10 euros no minimo e a emprega tem de ser paga ao mesmo nivel que todos, ou seja 15-20 Euros hora...Eu sei que nem toda a gente tem empregada, etc...

Mas todos vamos ao supermercado ou não? A Sonae quando tivesse de aumentar os salarios em 50%, acham que iam absorver o custo? Claro que nao, ratear pelo preco dos produtos. Ou seja, tudo mais caro

Enquanto isso como se pagam as reformas? Manteem se na mesma? Ou levas com mais impostos que te f*des...sim que o salario minimo tem contribuicoes minimas.

Deve existir aqui algum iluminado que pensa que Portugal nao aumenta o salario minimo para 1000 ou 5000 ou 10000 euros porque os patroes e o governo sao maus e so querem ver as pessoas sofrer...santa ignorancia!

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 5 minutos:

Deve existir aqui algum iluminado que pensa que Portugal nao aumenta o salario minimo para 1000 ou 5000 ou 10000 euros porque os patroes e o governo sao maus e so querem ver as pessoas sofrer...santa ignorancia!

@Ghelthon

@Che

@Mayday

@Plagio o Original

@Sumudica by Night

@bug

Editado por Catota
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 1 minuto:

Significa que Portugal tem um custo de vida muito abaixo da UE. E o custo de vida mede-se pelo cabaz basico, que obviamente inclui renda da casa. Mas comparar o custo da comida e servicos em Portugal vs. resto da Europa é sinceramente "a world apart"

Querem ter salarios minimos de 1000 euros e medios de 2000 ou mais, entao o custo do passe nao é 40 euros ou de borla...é 120 euros como em Munique ou mesmo 400 euros como em Copenhaga se viveres na ultima coroa da cidade ou em Malmo. Querem ir ao cinema com o cartao da nos por 3,50 e pagar a empregada da Limpeza 6,5 por hora, nao é? Ah mas nao, o bilhete vai custar 10 euros no minimo e a emprega tem de ser paga ao mesmo nivel que todos, ou seja 15-20 Euros hora...Eu sei que nem toda a gente tem empregada, etc...

Mas todos vamos ao supermercado ou não? A Sonae quando tivesse de aumentar os salarios em 50%, acham que iam absorver o custo? Claro que nao, ratear pelo preco dos produtos. Ou seja, tudo mais caro

Enquanto isso como se pagam as reformas? Manteem se na mesma? Ou levas com mais impostos que te f*des...sim que o salario minimo tem contribuicoes minimas.

Deve existir aqui algum iluminado que pensa que Portugal nao aumenta o salario minimo para 1000 ou 5000 ou 10000 euros porque os patroes e o governo sao maus e so querem ver as pessoas sofrer...santa ignorancia!

Mas isto já está mal. Já está tudo feito por cima. Secalhar o preço do bilhete era 5 e não 7. Secalhar uma renda seria 300 e não 700.

Se aumentarem o smn pra 800 porque raio vão meter rendas a 1200? O problema é esse e dá-se o exemplo do barril do pitroil.

Aumenta o barril lá, ótimo, tudo a esfregar as mãos porque têm uma desculpa viável para meter 20 cêntimos em cima.

O barril desce consideravelmente pra quase metade, vamos lá tirar 3 centimos a gasolina e 2 ao gasoil...

Que fazer quanto a isto? Malvados dos privados mesmo como já li por aqui, malvados...

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

meanwhile, os patrões

Culture_jokerstairs_rev-1-JOK-19666_High

Editado por Catota
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

dsclpa catota, adorava responder, mas estou demasiado ocupado a fingir que trabalho, a ocupar o tempo e os recursos do meu patrão e a produzir menos, para que o meu trabalho seja mais caro

de momento não posso

Quanto recebes? malditos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, Agora:

lol n tens nada a ver com isso

Diz lá, entre 600€ e 10k ?

Compartilhar este post


Link para o post

OH @Burkina2008 so há um erro no teu raciocínio. O problema não é o salário mínimo, o problema é o salário médio. Esse é que sobe pouco e mal, até diminuiu bastante nos tempos da troika e leva a que esteja perigosamente perto dos valores do salário mínimo.

"Há 20 anos o salário mínimo é que era bem baixo". Pois. Mas nessa altura o salário mínimo era mesmo o salário mínimo: era excepcional, era para alguns, normalmente em começo de trabalho em fábricas e outras coisas que requeressem poucas ou nenhumas qualificações. É isso que é, a definição textual do salário mínimo. O problema é que o significado de salário mínimo desvirtuou-se e com a sua subida , sem a consequente subida do salário médio, ficamos todos a ganhar o salário mínimo.

Ou seja, pensem no valor de 750€. Quantos de nós, da nossa geração, com cursos superiores e tudo, não ganham isso ou pouco mais que isso. E não só quem trabalha na Zara ou no Lidl, mas tb a malta dos call-centers, até a jovens engenheiros, advogados, arquitectos, etc, profissões em que haja uma grande precarização, 700€ é comum, e ganhar mais que 900€ é quase miragem.

No ultimos 10 anos o salário minimo subiu de 460 para 600€. O problema é que isso só resultou que o salário minimo passasse de ser o valor recebido por cerca de 200.000 trabalhadores, para cerca de um milhão. E isto significa que 1/4 dos trabalhadores recebem o mínimo. (e aqui só se conta trabalhadores, não entram falsos recibos verdes e profissionais liberais encapotados) Porque os de 600€ não foram aumentados proporcionalmente (ou de todo, até) e foram alcançados apenas. O salário mínimo pode ser 1000€ que não vai resolver o problema salarial em Portugal. Porque o problema salarial reside no baixo valor do salário médio. E porque quanto mais subir mais portugal se torna um país onde "toda a gente" recebe o salário mínimo.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...