Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 3 minutos:

está bastante longe de ser um regime totalitário. Aliás, haver oposição é logo condição para não ser totalitário.

Ou então, tu é que não sabes o que quer dizer regime totalitário.

Sabes que ate em Portugal durante o estado novo existiram eleicoes em 1949 e 1958 com participacao de outros partidos...assim como em muitos outros regimes fascitas. O facto de existir oposicao ou ilusao de opcao nao quer dizer que um estado nao seja totalitario...ou vamos la se queres ser tecnicamente correcto um estado nao livre...

Nada do que mencionas invalida o que eu disse e a vergonha deste 14 anos da Bolivia...um regime que voltou a colocar o pais como o menos desenvolvido da America do Sul!

Citação de Jamarcus, há 1 minuto:

A Bolívia não é um regime totalitário. 

Se quiseres mando te umas fotos de quando la estive em Abril para fazeres um "spot the differences" entre a Bolivia e um qualquer regime fascista/comunistas dos anos 70/80

Compartilhar este post


Link para o post

Oh Burkina, a cena é: um Estado totalitário e que o totalitário chefe não arrecada para cima de 80% em eleições, das duas uma, ou não é totalitário, ou são muito burros. Agora escolhe a opção que quiseres.

Compartilhar este post


Link para o post

O que se passa hoje na Bolívia pouco ou nada tem a ver com a questão das eleições, o tipo que as disputou com o Evo é hoje apenas um idiota útil. Basta ver que o de hoje é despoletado já depois de anunciadas novas eleições e quando restavam poucas esperanças do governo cair. O golpe é sim dado pela oligarquia reaccionária e profundamente racista que foi sendo consecutivamente derrotada nos últimos anos em eleições mas que se mantém na sombra longe de La Paz lá para os lados de Santa Cruz de la Sierra. A manipulação das chefias militares é óbvia e as acções violentas das turbas com os ataques às casa de membros do governo seguem o guião de outros momentos do género na região.

Tudo ficará claro brevemente mas temo que se adivinhem tempos negros para os progressistas, os indígenas, os intelectuais e os pobres daquele país incrível.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

Oh Burkina, a cena é: um Estado totalitário e que o totalitário chefe não arrecada para cima de 80% em eleições, das duas uma, ou não é totalitário, ou são muito burros. Agora escolhe a opção que quiseres.

Esses regimes dos 80% ja nao existem...sinais dos tempos...agora a coisa faz-se mais disfarcada, como obter o minimo o necessario a primeira volta para nao necessitar de uma segunda...ilusao democratica, como na Venezuela

É o necessario para fazer com que naives como antifa achem que tudo é uma conspiracao da burgesia (e outros chavoes utilizados pela cassete do costume). Porque depois de 14 anos de tornarem a Bolivia no pais mais pobre da America do Sul é que se esperam maus tempos para os pobres...deve-ser um sketch dos malucos do riso, nao?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 4 minutos:

Porque depois de 14 anos de tornarem a Bolivia no pais mais pobre da America do Sul

isso é muito injusto, porque a Bolívia já o era. Aliás, sempre foi. Aliás, o Evo Morales chega ao poder por isso mesmo. Suportado por uma imensa massa de pobres, essencialmente indígenas. A Bolivia não se tornou pobre agora. Se queres ser desonesto intelectualmente dessa forma, nem vale a pena a conversa continuar. Porque essa conversa da direita de "Os Comunistas/socialistas criam pobres/pobreza" é algo que não cola com a realidade histórica.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

isso é muito injusto, porque a Bolívia já o era. Aliás, sempre foi. Aliás, o Evo Morales chega ao poder por isso mesmo. Suportado por uma imensa massa de pobres, essencialmente indígenas. A Bolivia não se tornou pobre agora. Se queres ser desonesto intelectualmente dessa forma, nem vale a pena a conversa continuar. Porque essa conversa da direita de "Os Comunistas/socialistas criam pobres/pobreza" é algo que não cola com a realidade histórica.

Errado...quando chegou ao poder estava a frente de Equador e basicamente empatado com o Peru...hoje em dia foi ultrapassado pelo Equador e o Peru esta a anos luz...

Ninguem disse "Os Comunistas/socialistas criam pobres/pobreza", ate porque eu sou socialista e nao acredito nisso, mas desonestidade intelectual é nao entender que a Bolivia hoje nao esta melhor do que ha 14 anos atras em relacao a sua regiao geografica e que 14 anos do regime desse senhor, nao resolveram a condicao dos pobres e indigenas a que se propos...alias os unicos que ficaram melhor foram os grandes produtores de coca.

Isto quando se tem duas palas e so se ve vermelho, é f*dido...

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

não estou mt informado sobre a situação da bolívia, mas acho um pouco injusto usar indicadores económicos a países socialistas da america latina uma vez que estão constantemente a ser alvo de estrangulação económica com sanções, além de golpes de estado patrocinados pelos EUA

e com isto n estou a dizer q a bolívia é um golpe de estado patrocinado pelos usa

Compartilhar este post


Link para o post

Acho que a situação na Bolívia é muito mais grave do que parece. Não há muitas imagens mas estão a queimar bandeiras, carros, destroem casas lojas etc políticos estão a ser atacados e nem sabe bem quem tem o poder. Em 2008 já existiu muita violência e numa parte do país existem derivas secessionistas.

 

 

Edit:

Wow, saquearam a casa do Evo Morales e queimaram a casa da irmã.

Evo Morales pode ser preso a qualquer momento.

https://twitter.com/lucasrohan/status/1193696893743882241

 

Editado por ascom

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 12 minutos:

 

Ordem de prisão foi desmentida por um oficial de polícia há pouco. Nada se sabe. Reina a desordem. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 horas:

Interessante a forma como cada um conta o seu conto...sim foi ele proprio a pedir uma auditoria depois de a oposição ter contestado os resultados  de varios paises (basicamente todos excepto Russia, Venezuela, Cuba e Mexico) terem contestado os resultados e ameacarem exclusao de varias organizacoes diplomaticas e inicios de embargo...

Fizeram o que se deve fazer em regimes totalitarios como o do Morales

O regime totalitário é do Morales mas quem não aceita ir novamente a eleições sob supervisão da OEA (uma proposta desse ditador), lança o caos nas ruas, sequestra e tortura familiares de membros do governo e sindicalistas, por força de milícias é a oposição. 

O mundo está mesmo virado. 

O Morales não tem nada a perder. Podia ir a eleições todos os dias que vencia tranquilamente. É por isso que o estão a substituir de outra forma. Já vimos todos muito do mundo para sermos ingénuos.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Olha os sacanas socialistas da Bolívia a levarem o país à miséria com... crescimentos anuais de 4 a 7%

 

 

Screenshot_2019-11-11-06-07-16-209_com.android.chrome.png

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post

https://mobile.twitter.com/AFPespanol/status/1193630190578098177

A Bíblia, a Bíblia nunca pode faltar. Subjugaram os índios com ela há centenas de anos e ainda continua. 

Para quem acredita numa transição e não num golpe é pesquisar quem é essa figura e o que representa.

https://mobile.twitter.com/Larissacostas/status/1193684256976973825

 

E vou só deixar aqui isto

EJC_S0WX0AIajqn?format=jpg&name=large

Editado por antifa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 3 horas:

oh, esses indicadores económicos n contam

tem de ser o pib per capita e a percentagem das casas

tb se arranja

 

Screenshot_1.jpg.d7b4ab5a6debbb380bcb8201ab2faf68.jpg

Compartilhar este post


Link para o post

Aparentemente a vice-presidente do senado vai assumir o poder e convocar eleições em 90 dias. 

São rumores, não há confirmação. Tudo pode acontecer

Editado por ascom

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, Em 10/11/2019 at 23:06:

É interessante perceber as diferencas entre Chile e Bolivia...ambos os casos com protestos ha varias semanas (se bem que por motivos distintos)

- No Chile, temos coverage mediatica completa, que em muito se deve ao Chile ser uma democracia onde tanto os media como a populacao tem acesso a reportar (inclusive pelas redes socias), os abusos da policia e tudo o que la se passa 

- Na Bolivia, pouco se ouve, num pais onde jornalistas estao a ser proibidos de entrar e onde o acesso da populacao a telemoveis e redes socias é bastante reduzido. No entanto o Morales ve se obrigado a demitir-se depois de isto sair:

Bolivian President Evo Morales resigned Sunday amid growing opposition after an international audit found the results of last month's election could not be validated due to "serious irregularities."

"The manipulations to the computer system (used in the elections) are of such magnitude that they must be deeply investigated by the Bolivian State to get to the bottom (of this issue)," the OAS said, in part.

 

falta tb a parte que suspenderam a constituição para o Evo Morales se poder candidatar

Citação de El Colosso, Em 11/11/2019 at 12:32:

tb se arranja

 

Screenshot_1.jpg.d7b4ab5a6debbb380bcb8201ab2faf68.jpg

 

Editado por Puto Perdiz

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 26 minutos:

falta tb a parte que suspenderam a constituição para o Evo Morales se poder candidatar

image.png.d4177ff912a6f98fcd409daf25418ecb.png

Oh perdiz, as pessoas não comem indicadores económicos

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post

Boa thread.

Ufa, pelo menos caiu o regime totalitário socialista de Evo Morales.

Compartilhar este post


Link para o post

Não esquecer que a religião evangélica está também a crescer na Bolívia. Já são cerca de 11% da população. Nas últimas eleições o candidato que ficou em 3o é evangélico e chamam-lhe o bolsonaro boliviano. Prometia governar com a bíblia na mão.

Editado por ascom

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...