Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de IlidioMA, há 1 hora:

ah valem? Mas estão em coligação? Não compro o jornal há uns dias, devem-se ter coligado entretanto.

Não, não é.

Mas quando foi em 2015 esse disco já serviu. Nas eleições em Outubro esse disco tambem serviu... 

Compartilhar este post


Link para o post

Já alguém perdeu tempo para descobrir como é definido o tempo que calha a cada partido para participação nos debates da AR?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 12 horas:

ah valem? Mas estão em coligação? Não compro o jornal há uns dias, devem-se ter coligado entretanto.

Não, não é.

Então o que é?

Artigo 13.º

Princípio da igualdade

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Editado por Jota F

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jota F, há 17 minutos:

Então o que é?

Artigo 13.º

Princípio da igualdade

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Se tivesses continuado a ler a constituição e não tivesses usado só o ctrl+f , tinhas visto que a "igualdade real" também é uma obrigação no artigo 9 d)

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 52 minutos:

Se tivesses continuado a ler a constituição e não tivesses usado só o ctrl+f , tinhas visto que a "igualdade real" também é uma obrigação no artigo 9 d)

Igualdade no seu sentido formal é o princípio da igualdade. O que referiste é uma tarefa fundamental do Estado, o Estado deve promover a igualdade real entre os Portugueses. São conceitos distintos.  Se não sabes interpretar o texto da Constituição não fales do que não sabes. 

Citação de Plagio o Original, há 13 horas:

Liberais a pedirem igualdade demasiado engraçado

Para já, não sou liberal. Há certos aspetos que prefiro a ideologia socialista, outros a ideologia liberal. Não estou filiado em nenhum partido, em concreto na IL. Não é por gostar e até apoiar algumas medidas da IL, até porque há outras que não concordo, que passo a ser liberal. Depois caso não saibas, foi com a Revolução Liberal que foi instituído o Princípio da Separação de Poderes ou  para além do mais, foi o liberalismo  fundamental para a declaração dos direitos do Homem e do cidadão de 1789 em que são os princípios mais importantes a igualdade e a liberdade. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jota F, há 1 hora:

Igualdade no seu sentido formal é o princípio da igualdade. O que referiste é uma tarefa fundamental do Estado, o Estado deve promover a igualdade real entre os Portugueses. São conceitos distintos.  Se não sabes interpretar o texto da Constituição não fales do que não sabes. 

Para já, não sou liberal. Há certos aspetos que prefiro a ideologia socialista, outros a ideologia liberal. Não estou filiado em nenhum partido, em concreto na IL. Não é por gostar e até apoiar algumas medidas da IL, até porque há outras que não concordo, que passo a ser liberal. Depois caso não saibas, foi com a Revolução Liberal que foi instituído o Princípio da Separação de Poderes ou  para além do mais, foi o liberalismo  fundamental para a declaração dos direitos do Homem e do cidadão de 1789 em que são os princípios mais importantes a igualdade e a liberdade. 

Então estás a dizer que igualdade e igualdade real são diferentes. E para que é que interessa o conceito de "igualdade" sem ser a que está reconhecida na constituição como função do estado? Ou achas que a igualdade real é uma cena que não devia existir?

Compartilhar este post


Link para o post

Qual vai ser a proxima da Joacine? Acender um charro em plena assembleia? 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jota F, há 2 horas:

Para já, não sou liberal. Há certos aspetos que prefiro a ideologia socialista, outros a ideologia liberal. Não estou filiado em nenhum partido, em concreto na IL. Não é por gostar e até apoiar algumas medidas da IL, até porque há outras que não concordo, que passo a ser liberal. Depois caso não saibas, foi com a Revolução Liberal que foi instituído o Princípio da Separação de Poderes ou  para além do mais, foi o liberalismo  fundamental para a declaração dos direitos do Homem e do cidadão de 1789 em que são os princípios mais importantes a igualdade e a liberdade. 

ah obg, nao sabia

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jota F, há 3 horas:

Então o que é?

Artigo 13.º

Princípio da igualdade

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Óptimo, então também quero discursar na Assembleia da República. Afinal, "todos os cidadãos (...) são iguais perante a lei" e "ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito". Se eles podem, então também posso. Podemos todos. A verdadeira igualdade.

Ou então isso que citaste não tem qualquer relação com o caso em apreço. Provisoriamente, vamos acreditar que esta segunda possibilidade é mais certeira.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Solero, há 40 minutos:

Qual vai ser a proxima da Joacine? Acender um charro em plena assembleia? 

?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jota F, há 4 horas:

Então o que é?

Artigo 13.º

Princípio da igualdade

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

Desculpa lá se tiveres 15 anos, mas o que revelas aqui é uma ignorância atroz. E uma literalidade infantil. Segundo o que aí está, em termos literais, tu dirias que se ninguém pode ser descriminado por razões económicas, um reformado com pensão de 300 euros que receba uns 50 de complemento de solidariedade não tem direito a ela porque isso é descriminá-la. Ou pior, para não haver desigualdade, o reformado Jardim Gonçalves, com a sua reforma de 7000 euros, também deve receber esse complemento, senão está a ser discriminado.

Igualdade é escadas para todos, porque as rampas discriminam os deficientes motores em razão da sua condição física. Igualdade é urinóis para todos, independentemente de os urinóis não se adequarem a mulheres, para não as discriminar em função do sexo. Começas a perceber os perigos dessa literalidade extrema, ou devo continuar a explicar que igualidade não é tratar todos por igual. Igualdade é tratar diferente o que é diferente.

 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 30 minutos:

O Governo Sombra de ontem desancou bem em todo o "discurso" da JKM nos últimos dias.

E bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jota F, há 3 horas:

Igualdade no seu sentido formal é o princípio da igualdade. O que referiste é uma tarefa fundamental do Estado, o Estado deve promover a igualdade real entre os Portugueses. São conceitos distintos.  Se não sabes interpretar o texto da Constituição não fales do que não sabes. 

Para já, não sou liberal. Há certos aspetos que prefiro a ideologia socialista, outros a ideologia liberal. Não estou filiado em nenhum partido, em concreto na IL. Não é por gostar e até apoiar algumas medidas da IL, até porque há outras que não concordo, que passo a ser liberal. Depois caso não saibas, foi com a Revolução Liberal que foi instituído o Princípio da Separação de Poderes ou  para além do mais, foi o liberalismo  fundamental para a declaração dos direitos do Homem e do cidadão de 1789 em que são os princípios mais importantes a igualdade e a liberdade. 

Sabes que os termos e as expressões vão evoluindo, Liberal em 1789 não é o mesmo que Liberal em 2019. 

E Portugal não é um país socialista. Está mais perto de ser um país "liberal" do que socialista. É um país capitalista. Já agora, em que aspetos preferes a ideologia socialista?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Então estás a dizer que igualdade e igualdade real são diferentes. E para que é que interessa o conceito de "igualdade" sem ser a que está reconhecida na constituição como função do estado? Ou achas que a igualdade real é uma cena que não devia existir?

Interessa porque é um princípio constitucional. É muito mais do que uma função do Estado. Os princípios são superiores às normas.

Assim, se entendeste o que disse, igualdade é o que está no artigo 13.º. Tem o Estado a tarefa ou deve o Estado promover a igualdade real, ou seja, não basta que a igualdade seja "todos são iguais perante a lei". Tem o Estado a tarefa de que haja, na realidade, igualdade. Tal como tem como tarefa todas as outras menções desse artigo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 9 minutos:

Começas a perceber os perigos dessa literalidade extrema, ou devo continuar a explicar que igualidade não é tratar todos por igual. Igualdade é tratar diferente o que é diferente.

 

Na verdade, igualdade é tratar todos por igual. Equidade é que é "adaptar a igualdade" de forma a que todos tenham o mesmo output, independentemente das suas características.

Exemplo:

Duas pessoas, uma tem 1 metro e a outra 2 metros. Querem ambos um escadote para ver a vizinha boa do outro lado do muro. O muro tem 5,5 metros.

Igualdade: cada um recebe um escadote de 4 metros. A pessoa maior está tranquila; a mais pequena só vê tijolo

Equidade: a pessoa maior recebe um escadote de 4 metros; a mais pequena recebe um de 5 metros.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 44 minutos:

Óptimo, então também quero discursar na Assembleia da República. Afinal, "todos os cidadãos (...) são iguais perante a lei" e "ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito". Se eles podem, então também posso. Podemos todos. A verdadeira igualdade.

Ou então isso que citaste não tem qualquer relação com o caso em apreço. Provisoriamente, vamos acreditar que esta segunda possibilidade é mais certeira.

Realmente pegar em posts descontextualizados e refutá-los deve ser um exercício muito fácil. Esse post foi para mostrar ao  ilidioma o que é a igualdade, em sentido formal, que o mesmo diz que não é tratar todos por igual, o que contradiz esse principio em todos os sentidos. 

Ainda para mais o exemplos que dás não fazem qualquer sentido, visto poderes, efetivamente, discursar na Assembleia, caso tenhas elegibilidade para isso. E como sabes bem, existem leis especificas para a AR. O que está aqui em causa não é a igualdade entre cidadãos, mas sim a igualdade entre partidos na AR, os partidos representados com um único deputado terem a mesma igualdade de participar nos debates quinzenais que os outros partidos que estão na AR têm. 

Citação de IlidioMA, há 25 minutos:

Desculpa lá se tiveres 15 anos, mas o que revelas aqui é uma ignorância atroz. E uma literalidade infantil. Segundo o que aí está, em termos literais, tu dirias que se ninguém pode ser descriminado por razões económicas, um reformado com pensão de 300 euros que receba uns 50 de complemento de solidariedade não tem direito a ela porque isso é descriminá-la. Ou pior, para não haver desigualdade, o reformado Jardim Gonçalves, com a sua reforma de 7000 euros, também deve receber esse complemento, senão está a ser discriminado.

Igualdade é escadas para todos, porque as rampas discriminam os deficientes motores em razão da sua condição física. Igualdade é urinóis para todos, independentemente de os urinóis não se adequarem a mulheres, para não as discriminar em função do sexo. Começas a perceber os perigos dessa literalidade extrema, ou devo continuar a explicar que igualidade não é tratar todos por igual. Igualdade é tratar diferente o que é diferente.

 

Terás de rever o significado de igualdade e equidade para sequer conseguires argumentar algo que tenha mínimo sentido, sem ser esses exemplos.

Está mais que visto que não vale a pena estar aqui a argumentar com pessoas como tu e um outro grupo que aqui comenta, pelo que fico-me por aqui. 

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 32 minutos:

Sabes que os termos e as expressões vão evoluindo, Liberal em 1789 não é o mesmo que Liberal em 2019. 

E Portugal não é um país socialista. Está mais perto de ser um país "liberal" do que socialista. É um país capitalista. Já agora, em que aspetos preferes a ideologia socialista?

Aquilo que se pode falar num Estado Providência para traduzir a importância da ação social e assistencial do Estado, que procura assegurar o direito ao trabalho, à saúde, à segurança social, à protecção no desemprego. 

Compartilhar este post


Link para o post

 

Citação de Jota F, há 5 minutos:

Aquilo que se pode falar num Estado Providência para traduzir a importância da ação social e assistencial do Estado, que procura assegurar o direito ao trabalho, à saúde, à segurança social, à protecção no desemprego. 

E a igualdade não?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de toze2, há 1 hora:

E bem.

Parti-me a rir com as expressões faciais do RAP enquanto os outros falavam, sobretudo quando é público que ele foi um apoiante do LIVRE nos primeiros anos da fundação do partido.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jota F, há 1 hora:

Está mais que visto que não vale a pena estar aqui a argumentar com pessoas como tu e um outro grupo que aqui comenta, pelo que fico-me por aqui. 

rage-quit é batota.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...