Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Tu partes da premissa que o Sporting não dispõe de tempo para "oferecer" aos jogadores, para que estes possam evoluir. Tudo certo. A questão é que não tens nenhum valor seguro e, jogue quem jogar, vai sempre precisar de tempo para se adaptar, ganhar confiança e fazer a diferença. Se a fizer. Eu aceitaria esse raciocínio se o Sporting tivesse um jogador que entrasse de caras para o lado direito e estivesse a receber poucos minutos apenas para valorizar o Gelson, mas não é isso que acontece. Mais depressa acontece no Benfica em que o Salvio é dono e senhor do lugar quando há Carrillo e Zivkovic que, com minutos, poderiam fazer bem mais, principalmente o primeiro que dá toda a ideia de ser uma questão mental.

Lá está... nenhum dos 3 está perto. Ok, posso concordar. No entanto, há um que está muito mais perto dos que referiste.

Sobre o Gelson, outra coisa que também me faz alguma confusão, é o rotulo que lhe pegaram de "mau decisor". O rapaz, só por fazer do 1x1 e da velocidade o seu maior atributo, parece que tem automaticamente de decidir mal na maioria das vezes. Eu já me mentalizei que a maioria das pessoas olha para um jogo de futebol e não percebe bem o que se está a passar, por isso não sabe avaliar o que é uma má/boa decisão (mesmo dentro da subjetividade inerente a esse aspeto), mas vendo o jogo com o Benfica consigo referir meia dúzia de boas decisões que em que ele contribuiu para os desequilíbrios criados pelo Sporting.

Além do Sporting não ter tempo para a evolução dele, eu também não acredito que ele valha esse tempo. É certo, é uma opinião e posso estar muito enganado, é natural.

Achas que o tempo e confiança investidos no Campbell ou no Marko não teriam melhores resultados? E indo a mais longe, até o Iuri ou o Podence. Aliás, o Podence até esteve bem na pré-época. Ou o Matheus. Sei lá, olhando assim qualquer um desses me dá mais confiança que o Gelson. Se é o pior que passou no Sporting? Não, longe disso, mas acho que a aposta e insistência é mais um dos casos onde o ego do Jesus é que conta e não vai mudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Também estou longe de achar o Gelson como um "mau decisor".

Mas para mim não existe um rótulo específico de boas ou más decisões mesmo que diga a palavra, existem decisões mais ou menos eficazes que dependem das características globais do jogador.

Depois, cada jogador utiliza os seus melhores atributos dentro do contexto do jogo para ter em conta decisões mais ou menos eficazes. O Gelson por driblar excessivamente não quer dizer que não esteja a tomar uma decisão pouco eficaz, quando se calhar para muitos cá é uma má decisão. O Gelson dribla, por vezes excessivamente, porque é um jogador que pode fazê-lo com qualidade e tem confiança para isso, tanto individual como coletiva.

Contra o Benfica não correu bem, falhou muitos dribles. Daí a ter achado que tenha sido sempre uma má decisão, vai uma grande distância.

Editado por Jone Sampaoli

Compartilhar este post

Link para o post

Além do Sporting não ter tempo para a evolução dele, eu também não acredito que ele valha esse tempo. É certo, é uma opinião e posso estar muito enganado, é natural.

Achas que o tempo e confiança investidos no Campbell ou no Marko não teriam melhores resultados? E indo a mais longe, até o Iuri ou o Podence. Aliás, o Podence até esteve bem na pré-época. Ou o Matheus. Sei lá, olhando assim qualquer um desses me dá mais confiança que o Gelson. Se é o pior que passou no Sporting? Não, longe disso, mas acho que a aposta e insistência é mais um dos casos onde o ego do Jesus é que conta e não vai mudar.

Mas como é que tu és capaz de achar isso quando o Gelson nem leva meia época a titular e tem sido dos melhores jogadores do Sporting? Além disso, tendo em conta o contexto do Sporting (e de qualquer clube português), era muito estúpido desperdiçar assim um ativo que, por este caminho, facilmente sai por 30 milhões para um clube do estrangeiro. Tudo bem que os principais objetivos são os títulos coletivos, mas os clube portugueses têm de ser, obrigatoriamente, vendedores, para conseguirem ser competitivos.

Acho que o Matheus e o Iuri têm (ou tinham, principalmente no caso do Iuri, que é de 94) potencial para serem jogadores mais completos e mais adequados ao perfil de equipa grande que o Gelson. O Campbell, para mim, é craque para esta realidade e tinha tudo para explodir a curto-prazo. Tem sido um dos problemas do JJ, toda essa indefinição sobre o papel dele e do Markovic. O Markovic é um caso estranho. Toda a gente sabe que ele tem qualidade, conhece o campeonato e esteve a um nível alto com o JJ, mas tem sido sofrível. Com o Carrillo, que estava numa forma absurda, também se passa o mesmo.

Sobre o Matheus e o Iuri... duvido que o JJ vá muito à bola com o perfil deles. Não são cavalões, o Gelson no deslocamento até dói só de ver, porque parece que passa pelos outros todos a correr metade daquilo que pode. Anyway, isso é JJ trademark.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei, não consigo ficar convencido com ele. Se evoluir para melhor, ótimo. Aliás, é para isso que se está a investir, mas espero não me enganar então.

Quanto aos miúdos, já sei que com o Jesus nunca vão cheirar. Mas se era o preço a pagar para ser campeão, tudo bem. As coisas andam é a correr mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava que se investisse no Gelson e nos outros putos que andam pela B e emprestados para o ataque (iuri, geraldes, podence, matheus e porque não o leonardo ruiz?).

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava que se investisse no Gelson e nos outros putos que andam pela B e emprestados para o ataque (iuri, geraldes, podence, matheus e porque não o leonardo ruiz?).

O Leonardo Ruiz acho que ainda não merecia a chamada, ainda para mais jogar na 2ª Liga é diferente da 1ª e ele não tem mostrado assim tanto quanto isso, relativamente aos restantes podiam perfeitamente ocupar posições de rotação que diga-se estão a ser ocupadas por jogadores caros e que pouco ou nada acrescentam há equipa, para mim o caso mais claro é o Alan Ruiz, eu sei que muita gente gosta dele por aqui mas sinceramente não vejo nada de especial, tem um bom pé esquerdo e mostra alguns pormenores mas tactimente é mau, não sei se pelo facto de jogar onde não gosta (não o conheço muito da Argentina), ainda no jogo com o Benfica eu não me lembro sequer de ele ter tocado na bola e ainda teve uns minutos em campo, foi uma contratação cara e o dinheiro investido podia ter dado para comprar alguém para as laterais que era um sector com mais debilidades e malta como o Iuri ou Podence podia estar agora a jogar e quem sabe até a impor-se como o Gelson no 11 do Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

foi uma contratação cara e o dinheiro investido podia ter dado para comprar alguém para as laterais que era um sector com mais debilidades e malta como o Iuri ou Podence podia estar agora a jogar e quem sabe até a impor-se como o Gelson no 11 do Sporting.

Infelizmente isto é o que se diz há já 1 ano ou mais :lol: (não é so do Alan Ruiz, é de qualquer contrataçao que tenha sido feita sem se apostar nas laterais e nas jovens promessaS)

Editado por Dominator

Compartilhar este post

Link para o post

Se o problema do Sporting fosse o Gelson, estava o clube muito bem! É verdade que ele só sabe jogar a uma velocidade, mas quem o acompanha nem a uma velocidade joga, são uns belos bananas. O BRUIZ está horrível está época, quer física, quer tecnicamente e, muitas decisões más tem tomado. O Bruno César é competente, mas é só isso. Neste momento tem de ser titular, mas apenas porque o resto é muito pior. E depois Campbell, Marko, Alan e André.... Ohpah só dá para rir. É o segundo ano consecutivo em que de reforços (jogadores vindos de outro clube) se aproveitam apenas 4 jogadores (B Ruiz, Coates, BCesar, DasBost).

Os treinadores mudam, gastam-se milhões, mas os jogadores que carregam sempre o Sporting as costas são os da formação.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Gelson, outra coisa que também me faz alguma confusão, é o rotulo que lhe pegaram de "mau decisor". O rapaz, só por fazer do 1x1 e da velocidade o seu maior atributo, parece que tem automaticamente de decidir mal na maioria das vezes. Eu já me mentalizei que a maioria das pessoas olha para um jogo de futebol e não percebe bem o que se está a passar, por isso não sabe avaliar o que é uma má/boa decisão (mesmo dentro da subjetividade inerente a esse aspeto), mas vendo o jogo com o Benfica consigo referir meia dúzia de boas decisões que em que ele contribuiu para os desequilíbrios criados pelo Sporting.

Não é mau decisor, é mau a executar. Pelo menos do que vou lendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente isto é o que se diz há já 1 ano ou mais :lol: (não é so do Alan Ruiz, é de qualquer contrataçao que tenha sido feita sem se apostar nas laterais e nas jovens promessaS)

Também já sofri com isso, então o caso do Bernardo foi um escândalo mas ele é de luas, ele quando embirra ou é para o bem ou para o mal, segundo se consta já nos tempos do Benfica quem ainda lhe vetou algumas transferências e manteve algum pulso firme foi o Rui Costa, no Sporting devem dar-lhe total liberdade e as coisas não correm lá muito bem, acerta em alguns mas falha noutros tantos.

Editado por JorgeFerreira

Compartilhar este post

Link para o post

Não é mau decisor, é mau a executar. Pelo menos do que vou lendo.

É mais isto. Muitas situações em que ele toma a melhor decisão, mas a execução não lhe sai bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Exagera-se um bocado sobre o Gelson, sim. Ainda assim, ele tem falhas claras, e não está ao nível que a imprensa e muitos adeptos insistem em atribuir-lhe nos últimos tempos. E nem sei se alguma vez chegará a esse nível. Era muito bom para nós que, no final da época, alguém quisesse cá deixar pelo menos 30M€ por ele. Já fazia uma festa. Não estamos, de todo, a falar de perder um William, que dificilmente conseguiremos substituir sem perder qualidade, ou até um Adrien, que é a "cola" do modelo de jogo actual.

O Gelson não decide mal em todas as jogadas. Mas decide mal em algumas. E isso acontece por uma razão simples: ele só sabe jogar em velocidade máxima. Há momentos do jogo que o justificam. Há outros que não. Tem facilidade em criar desequilíbrios, é inegável. Mas se depois não define bem, ou não executa bem, há uma perda de bola. E a culpa é dele. Desequilibrar por desequilibrar é burrice. Tem que ter uma intenção final. Desequilibrar é um meio para atingir um fim, não o fim em si.

Ele também não é o problema, de todo. Mas fica ligado a ele, porque personifica a mudança de paradigma. De um Sporting que controlava ritmos e geria com bola, para um Sporting totalmente partido e que joga sempre na vertigem. Um Sporting que joga pior, qualquer que seja a perspectiva pela qual se analisa. Um Sporting onde há 2/3 jogadores que sobressaem mais, porque têm características mais indicadas para sobreviverem melhor, quando o colectivo falha e o jogo se torna demasiado individual.

Continuo na minha: mantenham-no no 11, mas tirem-no da ala. Metam-no no corredor central, atrás do avançado. Tirem-lhe o espaço para correr. Tirem-lhe o espaço para encarar e preparar os duelos individuais. Obriguem-no a desenvolver outro tipo de competências, que se adquirem com a experiência de jogo em espaços mais curtos e mais congestionados, onde há menos tempo para tudo. Obriguem-no a perceber que não poderá viver somente da finta e da condução de bola. Obriguem-no a evoluir no passe, e a desenvolver a sua visão do jogo, que tantas vezes se centra exclusivamente nos pés dos adversários.

Tenho muito presente o exemplo do Sterling, no caso do Gelson. Enquanto jogou no corredor, foi sempre um extremo que apenas vivia da velocidade e da qualidade técnica. Relativamente banal. Depois, o Rodgers pega nele no Liverpool e mete-o no corredor central, atrás de Suárez e Sturridge, e o desenvolvimento foi exponencial, em apenas meia dúzia de meses. Parecia outro jogador. Quando voltou à ala, voltou aos vícios do passado, e desceu imenso de rendimento. Com o Gelson, acredito que podemos conseguir algo semelhante. Se a ideia também é contribuir para a sua evolução, jogar com ele no meio é o melhor que lhe podem fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

O Leonardo Ruiz acho que ainda não merecia a chamada, ainda para mais jogar na 2ª Liga é diferente da 1ª e ele não tem mostrado assim tanto quanto isso

Não estou a dizer para ser 2ª opção (para isso há o andré), mas para o lugar do castaignos nas taças. Acho que seria bom para ver o que ele realmente vale.

Compartilhar este post

Link para o post

Exagera-se um bocado sobre o Gelson, sim. Ainda assim, ele tem falhas claras, e não está ao nível que a imprensa e muitos adeptos insistem em atribuir-lhe nos últimos tempos. E nem sei se alguma vez chegará a esse nível. Era muito bom para nós que, no final da época, alguém quisesse cá deixar pelo menos 30M€ por ele. Já fazia uma festa. Não estamos, de todo, a falar de perder um William, que dificilmente conseguiremos substituir sem perder qualidade, ou até um Adrien, que é a "cola" do modelo de jogo actual.

O Gelson não decide mal em todas as jogadas. Mas decide mal em algumas. E isso acontece por uma razão simples: ele só sabe jogar em velocidade máxima. Há momentos do jogo que o justificam. Há outros que não. Tem facilidade em criar desequilíbrios, é inegável. Mas se depois não define bem, ou não executa bem, há uma perda de bola. E a culpa é dele. Desequilibrar por desequilibrar é burrice. Tem que ter uma intenção final. Desequilibrar é um meio para atingir um fim, não o fim em si.

Ele também não é o problema, de todo. Mas fica ligado a ele, porque personifica a mudança de paradigma. De um Sporting que controlava ritmos e geria com bola, para um Sporting totalmente partido e que joga sempre na vertigem. Um Sporting que joga pior, qualquer que seja a perspectiva pela qual se analisa. Um Sporting onde há 2/3 jogadores que sobressaem mais, porque têm características mais indicadas para sobreviverem melhor, quando o colectivo falha e o jogo se torna demasiado individual.

Continuo na minha: mantenham-no no 11, mas tirem-no da ala. Metam-no no corredor central, atrás do avançado. Tirem-lhe o espaço para correr. Tirem-lhe o espaço para encarar e preparar os duelos individuais. Obriguem-no a desenvolver outro tipo de competências, que se adquirem com a experiência de jogo em espaços mais curtos e mais congestionados, onde há menos tempo para tudo. Obriguem-no a perceber que não poderá viver somente da finta e da condução de bola. Obriguem-no a evoluir no passe, e a desenvolver a sua visão do jogo, que tantas vezes se centra exclusivamente nos pés dos adversários.

Tenho muito presente o exemplo do Sterling, no caso do Gelson. Enquanto jogou no corredor, foi sempre um extremo que apenas vivia da velocidade e da qualidade técnica. Relativamente banal. Depois, o Rodgers pega nele no Liverpool e mete-o no corredor central, atrás de Suárez e Sturridge, e o desenvolvimento foi exponencial, em apenas meia dúzia de meses. Parecia outro jogador. Quando voltou à ala, voltou aos vícios do passado, e desceu imenso de rendimento. Com o Gelson, acredito que podemos conseguir algo semelhante. Se a ideia também é contribuir para a sua evolução, jogar com ele no meio é o melhor que lhe podem fazer.

Eh pa, sao as chamadas dores de crescimento nao é?

Porque razao chamavam ( e chamam) ao nosso guarda redes, que ganhou o premio de melhor guarda redes do europeu, "Franguicio"??

Apostaram nele muito novo, tivemos muitas dores de crescimento com ele mas deu frutos! Acredito que va ser a mesma coisa com o gelson se lhe conseguirem limar algumas arestas. Uma evoluçao do tipo CR7United para um CR7Madrid. Jogo mais interior, mais pensado, com mais mudancas de velocidade em vez de ser sempre a mesma cavalgada ate a linha de fundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Zeeglaar e Schellotto?

Edit: Já está bem escrito.

Editado por diaz

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quem é que faz um controlo antidoping ás 22 30?!

Ninguém. Se lesses com atenção vias que sairam a essa hora.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém. Se lesses com atenção vias que sairam a essa hora.

my bad. Testaram duas vezes o Esqueleto e o Ziggas :funny:

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, viram dois ou três jogos e pensaram: "estes gajos não podem ser tão maus, têm de estar drogados"

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...