Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

A diferença em 3/4 semanas de como o Geraldes "chegou" ao meu colega.

Por muito que a técnica e visão de jogo sejam elementos importantes, se o jogador não se consegue mexer, ou aguentar mais do que 30 minutos ao alto nível não lhe serve de nada a visão de jogo.

Naquela posição específica, há um encurtamento do grande glúteo e do médio que são muito importantes na corrida e também no deslocamento lateral (p.ex.)

Sou a favor do ginásio porque para mim faz todo o sentido. O problema é quando o "tem de ir para o ginásio para ganhar corpo" se resume só ao treino de bicípite e peito que os jogadores muito gostam para mostrar às meninas.

Um trabalho de força e mobilidade bem feito em termos de cargas para complementar o treino de bola faz todo o sentido. É a mesma coisa que adicionar gelado ao petit gateau :mrgreen:

Espero que tenha sido mesmo por isso que o Geraldes teve pouco tempo de jogo nesta meia época e que comece a jogar bem mais na próxima.

Compartilhar este post

Link para o post

Cruzes, o ressabiado do Pedro Martins bem que se pode manter longe do Sporting. :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

Um trabalho de força e mobilidade bem feito em termos de cargas para complementar o treino de bola faz todo o sentido. É a mesma coisa que adicionar gelado ao petit gateau :mrgreen:

Que frase brutal :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que não entendo a excitação com o Pedro Martins. Parece-me imenso um treinador na linha do Paulo Sérgio, do Couceiro, do NES, ou, sendo amigo, do Rui Vitória ou até do Jesualdo Ferreira.

Ou seja, acabam por colecionar bons trabalhos em equipas "não-grandes", mas chegam aos grandes e não servem, com exceção do Rui Vitória e do Jesualdo Ferreira, que até estão uns furos acima dos anteriores, mas entraram em estruturas super bem montadas e competentes e isso é logo um boost a qualquer treinador.

E digo isto não como exercício de futurologia, digo isto olhando para o tipo de jogo que as suas equipas praticam e aquele Vitória, apesar de até acabado numa posição aceitável, tinha plantel para jogar melhor. Jogo jogado. Não estou a falar de resultados, estou a falar de jogo. E alguns anos disto já me mostraram que um treinador para um grande obrigatoriamente tem de conjugar os dois. Até pode ter resultados apenas razoáveis (tipo, sei lá, o Rio Ave, e atenção que não estou a falar que o Luís Castro seria melhor opção, estou a dizer uma equipa que teve "resultados razoáveis"), se demonstrar ideias de grande, pode ser melhor opção para um Sporting, Porto ou Benfica que um sujeito que acabou por ficar em 4º ou 5º, mas base em futebol de pequenino.

O Pedro Martins acaba por ser daqueles que teve bons resultados, com um futebol medianinho. Tal como o Paulo Sérgio no Paços/VSC, o Couceiro no VFC, o NES no Rio Ave e mesmo os outros dois que até foram campeões, mas em clubes que não são o Sporting a nível de organização.

E o mesmo raciocínio que aplico ao Pedro Martins, aplico ao Daniel Ramos, com a benesse de que o plantel do Marítimo era, a meu ver, muito fraquinho, acabou por ser a primeira vez do Daniel Ramos na Primeira Liga e apanhou um plantel a meio da época, sem poder fazer pré-época nem retocar a equipa a seu gosto.

Honestamente, acho mesmo que o VSC tinha plantel para jogar melhor. E do outro lado está o Luís Castro, acho que tinha um futebol até atrativo, mas os resultados foram um bocado aquém do que poderia ter feito. Gosto imenso do plantel do Rio Ave, gosto da forma como o Luís Castro os pôs a jogar, mas acabou por tropeçar em demasiados jogos onde era claramente favorito (Paços e VFC em casa, Belenenses fora e mais alguns que não me lembro de cabeça).

Portugueses, saindo o JJ, no Sporting, só vejo o Paulo Fonseca, o Vítor Pereira e o Paulo Sousa, sendo o Paulo Sousa a última opção e sem saber bem qual seria a primeira. Estrangeiros... não conheço assim tão bem o mercado lá fora para ter noção, mas, a vir um estrangeiro, terá sempre de ser alguém que tenha um bom futebol (boas ideias, bom futebol ofensivo, é 90% do que é preciso para se triunfar num grande) e, claro, tem de apostar em jovens.

EDIT: Já que falaram do Sérgio Conceição, para mim é um caso que nem sequer se enquadra aqui, nem resultados, nem futebol, medianinho/fraquinho em ambos!

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

As obras ao pé do vosso estádio ali coladas à 2ª circular (acho que é no local do anterior estádio) têm a ver com o Sporting?

Compartilhar este post

Link para o post

Juro que não entendo a excitação com o Pedro Martins. Parece-me imenso um treinador na linha do Paulo Sérgio, do Couceiro, do NES, ou, sendo amigo, do Rui Vitória ou até do Jesualdo Ferreira.

Ou seja, acabam por colecionar bons trabalhos em equipas "não-grandes", mas chegam aos grandes e não servem, com exceção do Rui Vitória e do Jesualdo Ferreira, que até estão uns furos acima dos anteriores, mas entraram em estruturas super bem montadas e competentes e isso é logo um boost a qualquer treinador.

E digo isto não como exercício de futurologia, digo isto olhando para o tipo de jogo que as suas equipas praticam e aquele Vitória, apesar de até acabado numa posição aceitável, tinha plantel para jogar melhor. Jogo jogado. Não estou a falar de resultados, estou a falar de jogo. E alguns anos disto já me mostraram que um treinador para um grande obrigatoriamente tem de conjugar os dois. Até pode ter resultados apenas razoáveis (tipo, sei lá, o Rio Ave, e atenção que não estou a falar que o Luís Castro seria melhor opção, estou a dizer uma equipa que teve "resultados razoáveis"), se demonstrar ideias de grande, pode ser melhor opção para um Sporting, Porto ou Benfica que um sujeito que acabou por ficar em 4º ou 5º, mas base em futebol de pequenino.

O Pedro Martins acaba por ser daqueles que teve bons resultados, com um futebol medianinho. Tal como o Paulo Sérgio no Paços/VSC, o Couceiro no VFC, o NES no Rio Ave e mesmo os outros dois que até foram campeões, mas em clubes que não são o Sporting a nível de organização.

E o mesmo raciocínio que aplico ao Pedro Martins, aplico ao Daniel Ramos, com a benesse de que o plantel do Marítimo era, a meu ver, muito fraquinho, acabou por ser a primeira vez do Daniel Ramos na Primeira Liga e apanhou um plantel a meio da época, sem poder fazer pré-época nem retocar a equipa a seu gosto.

Honestamente, acho mesmo que o VSC tinha plantel para jogar melhor. E do outro lado está o Luís Castro, acho que tinha um futebol até atrativo, mas os resultados foram um bocado aquém do que poderia ter feito. Gosto imenso do plantel do Rio Ave, gosto da forma como o Luís Castro os pôs a jogar, mas acabou por tropeçar em demasiados jogos onde era claramente favorito (Paços e VFC em casa, Belenenses fora e mais alguns que não me lembro de cabeça).

Portugueses, saindo o JJ, no Sporting, só vejo o Paulo Fonseca, o Vítor Pereira e o Paulo Sousa, sendo o Paulo Sousa a última opção e sem saber bem qual seria a primeira. Estrangeiros... não conheço assim tão bem o mercado lá fora para ter noção, mas, a vir um estrangeiro, terá sempre de ser alguém que tenha um bom futebol (boas ideias, bom futebol ofensivo, é 90% do que é preciso para se triunfar num grande) e, claro, tem de apostar em jovens.

EDIT: Já que falaram do Sérgio Conceição, para mim é um caso que nem sequer se enquadra aqui, nem resultados, nem futebol, medianinho/fraquinho em ambos!

A grande similaridade entre ele e os treinadores que mencionaste que não servem para o Sporting é o facto de serem portugueses.

O Pedro Martins é um treinador interessante porque tem vindo a subir consistentemente na carreira com resultados à vista e porque tem provas dadas na aposta da formação. Não posso falar do Vitória mas tanto o Marítimo como o Rio Ave jogavam bom futebol, excelente às vezes até. E estão de longe de serem estruturas bem montadas, até porque o homem chegou ao Marítimo quando este estava em risco de despromover e lá conseguiu dar a volta ao clube numa só época. Ao mesmo tempo que era dos poucos senão mesmo o único treinador na altura a usar as equipas B como deve ser.

É um treinador jovem com ideias interessantes. Pessoalmente não acho que sirva para o Sporting, porque não há muitos treinadores que consigam encaixar no paradoxo actual do Sporting de querer ser campeão e ao mesmo tempo ter uma aposta na formação forte. Não duvido que ele conseguiria retirar frutos da última, porque já deu provas disso mesmo, mas ser campeão é outra história.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso eu discordo com o que dizes do VSC. Admirou-me a mudança de clube o ano passado, para mim o Rio Ave tava com uma melhor estrutura que um Vitória que tinha ficado em 10º, muito fraquinho. Ele chegou lá e deu-lhes um 4º lugar com todo o mérito. E não achei a aposta no mercado de transferências assim nada do outro mundo.

Mas é como diz o Ronin, é um treinador que tem vindo a subir a a fazer trabalhos muito interessantes, mas que não é uma aposta "de peso". Eu gosto dele já dos tempos do marítimo e não me importava vê-lo no Sporting, a fazer a tal aposta forte na formação, mas é porque para mim os títulos são cagativos.

Compartilhar este post

Link para o post

abola faz uma lista de possíveis sucessores.

Pedro Martins

Vitor Pereira

Sérgio Conceição (mas trabalha com a doyen)

Paulo Sousa

e... Lito Vidigal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro Martins

Vitor Pereira

Paulo Sousa

e... Lito Vidigal.

Nenhum desses me traz tranquilidade. Nenhum estrangeiro que goste de trabalhar com a formação?

Compartilhar este post

Link para o post

Com o Lito não iam mal. Mas tem uma personalidade f*dida, ia andar às turras com o Bruno.

Compartilhar este post

Link para o post

Se o Lito estiver sequer equacionado para o lugar, o Bruno marou de vez.

Estou mesmo a ver que vem o Conceição, não me façam essa m*rda

Compartilhar este post

Link para o post

Trocar o JJ por qualquer um desses nomes, isto que está a acontecer só pode ser para os apanhados.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma troça "forçada", não estamos propriamente a despachar o Jesus para ir buscar um desses.

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro Martins

Vitor Pereira

Paulo Sousa

e... Lito Vidigal.

O Vítor Pereira e o Paulo Sousa estariam na minha lista, mas o resto mete medo...O Pedro Martins é um treinador com ideias ofensivas, mas aquele futebol demasiado directo não me inspira confiança nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro Martins

Vitor Pereira

Paulo Sousa

e... Lito Vidigal.

É a escolha óbvia dessa lista

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro Martins

Vitor Pereira

Paulo Sousa

e... Lito Vidigal.

Paulo Sousa o menos mau. Pedro Martins talvez servisse para os mínimos (época igual à actual), o resto nem comento.

Btw, ainda não percebi esse vibe com o VP, quantas épocas ele tem que ser mau para conseguir provar que o sucesso que teve foi mais fruto das circunstâncias? É o Ranieri ou Benitez nacional...

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do Vítor Pereira ultrapassa em muito o sucesso que teve em Portugal. Tem a ver com o futebol que apresentou e as ideias que apresentou.

Compartilhar este post

Link para o post

O JJ quando estava no Benfica também o queria fora de lá mas depois também pensava... Mas então e agora quem vamos buscar? Mal por mal deixa-o lá estar que não estou a ver alguem com a capacidade dele a pegar no clube.

No entanto foi-se embora, veio o RV, onde quase todos (eu incluido) preferiam o Marco Silva ou o Vitor Pereira, e contra todas as expectativas e o mau inicio, conseguiu ser um vencedor.

Com isto dizer que, tal como eu pensava (e como eu também muitos benfiquistas) o JJ não foi, não é nem nunca será a unica bolacha do pacote. Tem as suas qualidades e seus defeitos tal como todos os outros. Por isso não é o unico capaz de levar o vosso a bom porto.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão do Vítor Pereira ultrapassa em muito o sucesso que teve em Portugal. Tem a ver com o futebol que apresentou e as ideias que apresentou.

Nem mais. Mesmo no Fenerbahçe, apesar dos resultados não terem sido os melhores, existiram vários períodos da época com futebol de qualidade. O trabalho actual nem sequer conta para a equação, que ele decidiu ir tentar um qualquer desafio do FM, só pode.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo Sousa o menos mau. Pedro Martins talvez servisse para os mínimos (época igual à actual), o resto nem comento.

Btw, ainda não percebi esse vibe com o VP, quantas épocas ele tem que ser mau para conseguir provar que o sucesso que teve foi mais fruto das circunstâncias? É o Ranieri ou Benitez nacional...

nao sei como é que este gajo ainda consegue arranjar trabalho xD

Compartilhar este post

Link para o post

O Vítor Pereira e o Paulo Sousa estariam na minha lista, mas o resto mete medo...O Pedro Martins é um treinador com ideias ofensivas, mas aquele futebol demasiado directo não me inspira confiança nenhuma.

^

Compartilhar este post

Link para o post

Na primeira época do Vitó o Porto jogava pa crl. Na segunda foi medonho. O facto é que em duas épocas só teve uma derrota...

Compartilhar este post

Link para o post

Não vale a pena discutir mais isto, o Emery fica por lá. Vamos continuar com o JJ, seja para o bom e para o mau.

O que eu gostava mesmo era de ter uma estrutura capaz de coordenar o futebol profissional, com um director desportivo e olheiros que trabalhassem com o JJ e refreassem toda a série de contratações ridículas que ele faz, apostando nos jovens que temos. Não acho necessário trocar de treinador nem via uma opção melhor, sinceramente.

Compartilhar este post

Link para o post

O JJ quando estava no Benfica também o queria fora de lá mas depois também pensava... Mas então e agora quem vamos buscar? Mal por mal deixa-o lá estar que não estou a ver alguem com a capacidade dele a pegar no clube.

No entanto foi-se embora, veio o RV, onde quase todos (eu incluido) preferiam o Marco Silva ou o Vitor Pereira, e contra todas as expectativas e o mau inicio, conseguiu ser um vencedor.

Com isto dizer que, tal como eu pensava (e como eu também muitos benfiquistas) o JJ não foi, não é nem nunca será a unica bolacha do pacote. Tem as suas qualidades e seus defeitos tal como todos os outros. Por isso não é o unico capaz de levar o vosso a bom porto.

Sem lhe querer tirar mérito, o RV teve e tem um plantel de excelência. O Sporting está longe disso e não é fácil para um treinador de homens (como considero que o RV seja) gerir isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...