Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chet Faker

Tribunal rejeita recurso e Sporting terá de pagar 12 milhões à Doyen

Publicações recomendadas

dizer que apenas se entregava o que a empresa tinha gasto aquando da compra ao Spartak vem a propósito de quê?

Ciganice. Para recuperar o termo que utilizei para descrever o "negócio" quando ele ocorreu há mais de 2 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o Bruno de Carvalho sempre soube que não tinha razão neste processo.

Quando o Rojo foi vendido, o Sporting, provavelmente, estava à rasca de dinheiro e então encontrou aqui uma boa oportunidade para aliviar um pouco as contas, prevendo que no futuro iria ter dinheiro suficiente para devolver o que não lhe pertencia (o que se confirmou com as vendas do João Mário e do Slimani, por exemplo).

Agora, simplesmente tem vindo a arrastar a decisão para manter alguma coerência.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, a provisão é de 12M? E o resto vem de onde?

Encargos em tribunal provavelmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, a provisão é de 12M? E o resto vem de onde?

Os 12 milhões correspondem à conta simplificada. O Rojo foi vendido por 20M. A Doyen tem direito a 75% que dá 15M. O Sporting já pagou 3M à Doyen (foi o valor que estes investiram) pelo que a diferença dá os tais 12 milhões.

Depois vem a complicação das contas. A começar pela taxa de juro relativo à mora (5% ao ano do valor em dívida), acrescidos de 75% do valor apurado correspondente aos salários do Nani durante um ano. Há que abater ainda cerca de 1 milhão de euros que o Sporting pagou à Doyen pelo investimento feito na aquisição do Labyad. Por outro lado há ainda que somar mais 2 ou 3 milhões que o Sporting tem que pagar pelos direitos da Doyen sobre o Labyad.

Esta é a posição da Doyen e do TAS. No entanto o Sporting nunca reconheceu o montante da dívida relativa ao Labyad pelo que penso que não terá provisionado as contas com essas verbas.

Há que ter também em atenção que as provisões correspondem a movimentos contabilísticos e não de tesouraria. O facto do Sporting ter constituído essa provisão não implica que tenha os maços de notas guardados num cofre ou debaixo do colchão.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Há que ter também em atenção que as provisões correspondem a movimentos contabilísticos e não de tesouraria. O facto do Sporting ter constituído essa provisão não implica que tenha os maços de notas guardados num cofre ou debaixo do colchão.

Estou curioso para saber o que vão dizer desta parte. Há uns meses pus exactamente a mesma questão, e deu origem a uma shit storm, que não percebia nada de contabilidade, para deixar de comentar as contas do Sporting porque não acertava uma, etc.

De qualquer forma, e para dar utilidade ao post, o Cabeça de Giz e eu chegamos à conclusão que o grosso do montante pode ser coberto pelo "dinheiro em caixa", que anda entre os 10/15M, se bem me recordo ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Estou curioso para saber o que vão dizer desta parte. Há uns meses pus exactamente a mesma questão, e deu origem a uma shit storm, que não percebia nada de contabilidade, para deixar de comentar as contas do Sporting porque não acertava uma, etc.

De qualquer forma, e para dar utilidade ao post, o Cabeça de Giz e eu chegamos à conclusão que o grosso do montante pode ser coberto pelo "dinheiro em caixa", que anda entre os 10/15M, se bem me recordo ;)

Isso não sei. Não cheguei a olhar para os Relatórios do clube. Em todo o caso tenho a ideia que a Doyen avançou com um processo para cativar as receitas da UEFA. Nem sei como é que isso ficou...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isso não sei. Não cheguei a olhar para os Relatórios do clube. Em todo o caso tenho a ideia que a Doyen avançou com um processo para cativar as receitas da UEFA. Nem sei como é que isso ficou...

Também me recordo disso, e até faz algum sentido que assim o seja. Se bem que é irónico ter um organismo que força a regra de não-partilha de passes pagar directamente a essa terceira parte :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Também me recordo disso, e até faz algum sentido que assim o seja. Se bem que é irónico ter um organismo que força a regra de não-partilha de passes pagar directamente a essa terceira parte :mrgreen:

Que remédio têm eles se o Tribunal os forçar a isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o Bruno de Carvalho sempre soube que não tinha razão neste processo.

Quando o Rojo foi vendido, o Sporting, provavelmente, estava à rasca de dinheiro e então encontrou aqui uma boa oportunidade para aliviar um pouco as contas, prevendo que no futuro iria ter dinheiro suficiente para devolver o que não lhe pertencia (o que se confirmou com as vendas do João Mário e do Slimani, por exemplo).

Agora, simplesmente tem vindo a arrastar a decisão para manter alguma coerência.

Também já há algum tempo que penso isto. Tentou colar o barro à parede, não deu, "que se lixe, sempre deu para adiar até estarmos mais desafogados".

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "Record" online

lg_rec.png

Documentos revelam que Doyen tentou convencer Real Madrid com prostitutas

Em causa a tentativa de transferência de Kondogbia para o Bernabéu em 2013

A Mediapart publica esta sexta-feira um extenso trabalho sobre o 'modus operandi' da Doyen. Através de vários documentos disponibilizados pelo Football Leaks, o site francês, que pertence ao Consórcio Europeu de Jornalismo de Investigação, revela a forma como a empresa liderada por Nélio Lucas atuou em vários negócios, nomeadamente o de Geoffrey Kondogbia, quando o fundo tentou transferir o médio então do Sevillha para o Real Madrid, no verão de 2013.

Segundo a Mediapart, tudo sucedeu em Miami, numa altura em que decorria a International Champions Cup, com a presença, entre outros, do clube merengue. De forma a convencer Florentino Pérez a pagar a cláusula de rescisão de Kondogbia, na ordem dos 20 milhões de euros, o CEO da Doyen, em conjunto com Arif Efendi, um dos descendentes da família cazaco-turca que alegadamente controla o fundo, terá sido organizada uma festa com prostitutas - como revelam as mensagens de WhatsApp trocadas entre os dois intervenientes - para o líder merengue mas também para Adriano Galliani, 'vice' do AC Milan, num apartamento disponibilizado por Efendi para o efeito.

Contactado pela Medipart à luz destas revelações que constam nos documentos do Football Leaks sobre o MO da Doyen, Florentino Pérez negou ter marcado presença nessa festa e expressou a sua indignação, referindo que estas acusações "lesam severamente a sua honra e reputação."

O negócio acabaria por não avançar e Kondogbia foi transferido para o Monaco. Segundo a mesma fonte, com um lucro de 7,8 milhões de euros para a Doyen.

Compartilhar este post

Link para o post

Quer dizer que o Florentino comeu a fruta e não pagou! Assim é que combatem os Fundos onde mais dói...:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou para procurar o tópico onde esta informação devia figurar por isso fica aqui:

O Sporting saldou ontem a sua conta com a Doyen. Pagou os 13,3 Milhões de euros que já devia. Mais de 3 anos depois da transferência do Rojo para o Manchester, ano e meio depois da decisão do TAS. Foram, em números redondos, mais 1,3 milhões em juros.

Este pagamento permite que a UEFA desbloqueie as verbas a que o Sporting tem direito pela participação nas competições europeias e que estavam retidas (mais de 6 milhões).

Talvez a necessidade de proceder ao pagamento à Doyen tenha alguma coisa a ver com estado particularmente nervoso que o Bruno tem mostrado nos últimos dias...

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Quem é que se responsabiliza por esses 1,3 milhões de juros pagos sem necessidade?

Faz de conta que foi pedido um empréstimo para construir o pavilhão. Era o que teria acontecido, provavelmente.

O que eu não compreendo é ser só esse valor. Tenho ideia de que os salários do Nani, que também foram abatidos ao valor do Rojo, iriam fazer parte da indemnização.

Compartilhar este post

Link para o post

Pq é o BdC e na altura dava jeito estourar o dinheiro.

ou será porque na altura os fundos de caixa estavam baixissimos, não tinhamos contrato de tesouraria e a banca não fazia empréstimos de curto prazo? e porque mesmo com juros de mora a maneira mais barata de arranjar liquidez para o dia a dia era vender o Rojo e inventar uma parvoice qualquer para reter o dinheiro da doyen? o resto é folclore, muito ao gosto do bruno.

Compartilhar este post

Link para o post

Então e a imagem do clube? Não conta? Porque quem ficou mal visto no meio desta história não foi o "Bruno". Foi o Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...