Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Oficial: Rui Vitória renova pelo Benfica até 2020

Publicações recomendadas

Ele vai usar a lógica de que o VP era o rei desta m*rda toda.

VP>Jesus>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Rui Vitória

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que quem escreve isso adora o Simeone ?

Tirando a parte dos mini-jogos que ele consegue efectivamente fazer .. os 1vs1 e por aí fora.. e a parte de controlar o espaço by denying it e toda a sua organização .. onde está o brilhantismo e isso ?

Fiquei mesmo baralhado agora.

chá ou café ?

Compartilhar este post

Link para o post

E quantos ganhou?

Contra o Porto:

Ganhou 8, empatou 3, perdeu 9.

Um registo equilibrado perante dois adversários de igual valia. Nada de anormal aqui.

Contra o Sporting nem devia valer a pena falar... 10 vitórias, 4 empates, apenas 1 derrota... Demasiado desequilibrado.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que quem escreve isso adora o Simeone ?

Tirando a parte dos mini-jogos que ele consegue efectivamente fazer .. os 1vs1 e por aí fora.. e a parte de controlar o espaço by denying it e toda a sua organização .. onde está o brilhantismo e isso ?

Fiquei mesmo baralhado agora.

chá ou café ?

Eu mostrei aquilo para responder ao porquê do Benfica se valorizar pelas individualidades. Para atestar a importância das mesmas.

No caso do Simeone, eu adoro-o não porque fosse jogar aquele futebol com uma equipa minha, mas pela versatilidade, organização e complexidade do seu modelo, que já estudei bem a fundo.

O Benfica do JJ ganhou 8 vezes ao Porto?

Sim. Fui contar de propósito. Surpresa.

btw, Gazza... café obviamente! Com cheirinho!

Compartilhar este post

Link para o post

O que não é verdade é o que tu e muitos outros aqui dizem do Jesus nos jogos grandes.

Já inclusive cá coloquei artigos estrangeiros, de observadores imparciais que dão o mérito devido ao Benfica do Jesus.

Por muito que a vossa memória tenha criado uma qualquer imagem traumática dos jogos contra o Porto, o Benfica jogou em todos sem excepção a pressionar alto e a querer condicionar o jogo do adversário. O Benfica em quase todos (porque ninguém é perfeito e os melhores também levam boladas de vez em quando) conseguiu equilibrar e condicionar os pontos fortes dos adversários.

O Benfica do Jesus jogou ainda contra um dos Portos mais bem organizados e com melhor futebol que me recordo, que foi o Porto do VP. O VP do seu lado condicionava-nos muito bem, mas vice-versa.

O Benfica do Jesus podia recuar quando estava em vantagem perante o Porto, mas sabia fazê-lo. Todas as equipas o fazem. Mas de forma inteligente, organizada e controlada. O Benfica não houve UM jogo contra o Porto que não entrasse a condicionar a 1ª fase do Porto. Não houve UM crl!

Aliás, o Sporting do Jesus, até este ano, continua a dar grandes milhadas no Benfica. Como disse no tópico do jogo na altura é-me inacreditável como é que o Benfica ganhou este último jogo. O Sporting foi tão, mas tão superior que doeu...

Agora... Não há nenhuma equipa que ganhe sempre, nem nenhuma que nunca leva contra-ataques, nem nenhuma que não sofra golos, etc...

Mas até nesse capitulo o Benfica do Jesus era recorrentemente a equipa que menos oportunidades de golo dava aos adversários na liga. Até andou aí uma estatisca na altura para dizer que o Artur era um passarão porque era o que levava com menos oportunidades, mas era o que comia mais.

O Benfica do Jesus teve momentos que o Rui Vitória nem pintado de ouro consegue pôr uma equipa a jogar assim. Futebol de alto quilate, bonito, ultra organizado, incrivel em todos os momentos, com os executantes a conseguirem expressar-se ao mais alto nivel.

Vocês acham que é qualquer equipa que elimina a Juventus do Conte a 2 mãos ainda para mais com o 2º jogo fora e a acabarmos com 9. Ou que é qualquer equipa que limpa uma equipa com a valia do Porto duas vezes com 10. Isto não é acaso amigos! É fruto de um trabalho de grande qualidade no treino que leva a que os jogadores sejam unidades inteligentes e capazes de responder a uma grande variedade de contextos. Os jogadores do Jesus não sabem o jogo de cor. Jogam de forma inteligente. O jogador do Jesus se a meio do jogo tiver de trocar de posição conhece a outra posição como conhece a que joga.

Opá, mas se quem vê futebol com a frequência que muitos de vocês vêem e ainda por cima há cultura aqui de se ver a Premier e a La Liga e vêem as equipas daqueles grandes treinadores todos e depois vêem o Benfica e acham que aquilo é grande m*rda, pronto... acordamos em discordar... Porque não vai dar para chegar a lado nenhum. O Benfica, volto a dizer, neste momento é um caso de estudo. Não joga piço colectivamente. É das equipas mais desorientadas e anárquicas que me lembro a este nível, mas ganha... Eu tenho as minhas teses sobre o porquê, mas isso só o tempo me vai, ou não, dar razão.

Oh eu falo-te em controlar o jogo, tu falas-me em pressão alta e condicionar o jogo do adversário ... isso por si só não é controlar um jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Contra o Sporting nem devia valer a pena falar... 10 vitórias, 4 empates, apenas 1 derrota... Demasiado desequilibrado.

Sporting do Paulo Sérgio e do Postiga. Uau.

O Sporting teve duas equipas minimamente decentes, a do Jardim e a do Marco Silva. Aí o saldo é de 1 vitória e 3 empates.

Compartilhar este post

Link para o post

Assim já faz sentido.

E faz todo o sentido isso do Benfica.. mas achas isso mau ? dar liberdade aos jogadores na frente ..o Rui Jorge há dias numa entrevista qualquer disse que não treinava muito o processo ofensivo, uma coisa assim do tipo.

Faço-te outra pergunta, achas que dá para controlar um jogo.. pra aí 70 por cento do jogo que ninguém joga só, com os jogadores que temos ?

Fejsa, Pizzi , Sálvio , whatever , Jonas , Mitro.

Edit: Eu sinceramente acho normal os adversários criarem contra o Benfica.. só temos jogadores de ataque praticamente... os dois avançados não defendem, só o Jimenez quando joga.. o Sálvio tem dias e no outro lado só o Cervi defende um coto mas é frágil que f*de.. fácil de bater em duelo de corpo.. o Zivko mesma história.. e o Pizzi é de ataque.. não tem a raça de um Enzo/Witsel.

Editado por Gazza

Compartilhar este post

Link para o post

Assim já faz sentido.

E faz todo o sentido isso do Benfica.. mas achas isso mau ? dar liberdade aos jogadores na frente ..o Rui Jorge há dias numa entrevista qualquer disse que não treinava muito o processo ofensivo, uma coisa assim do tipo.

Faço-te outra pergunta, achas que dá para controlar um jogo.. pra aí 70 por cento do jogo que ninguém joga só, com os jogadores que temos ?

Fejsa, Pizzi , Sálvio , whatever , Jonas , Mitro.

Eu concordo com aquilo que escrevi. Por isso é que o escrevi. Aquilo é o 1º ponto da minha filosofia. A importância do individuo. O jogador é que define tudo! Por muita organização que tenhas o jogador é que executa tanto tecnica como mentalmente. Ele é que vai dar verdade à tua organização através da sua capacidade ou falta dela e ele é que sobretudo, quando extramamente talentoso, vai conseguir sair dessa mesma organização e criar ele próprio. As melhores equipas são as que possuem criatividade e imprevisibilidade nos seus executantes.

A posse sem alguém capaz de rasgar ou meter uma bolaça inesperada é só encher chouriços. Defender a todo o custo sem ninguém que depois a transporte em contra-ataque e decida bem, nos timmings certos, é só estar a levar sufoco.

Quando o Benfica do Jesus enfrentou o Porto do Lopetegui naquele jogo do bis do Lima, o jogo estava tão intenso e condicionado que mal havia espaço para jogar dentro do centro de jogo. As equipas estavam super-subidas, sem vontade de conceder espaço com bola no pé, dando propositadamente a profundidade, mas apostando numa pressão cavalgante para não permitir entrar o passe. No meio deste ambiente que é altamente caótico e congestiado e onde é dificilimo conseguir pensar ou executar, o Benfica superiorizou-se, ainda que o Porto tenha feito uma 1ª parte imensamente superior, pela qualidade dos seus executantes. Porque o Nico e o Enzo foram incansáveis em colocar o seu talento ao serviço colectivo. Quando não havia nem espaço nem tempo para respirar eram o Nico e o Enzo que pegavam nela e fintavam 2 e 3 e saiam para o ataque dando espaço para nos reorganizarmos e respirarmos. E isso foi fulcral para ir dissipando aos poucos a pressão que o Porto estava a colocar em cima de nós, que sem Nico ou Enzo, não tenho duvidas, tinha acabado por bater até furar. Naquela 1ª parte podiamos ter chegado a levar 2. Mas não chegamos porque os nossos jogadores mais talentosos conseguiram quebrar o ritmo do adversário, controlando aos poucos o jogo para um ritmo mais do nosso interesse.

Eu acho que o Benfica tem todas as condições para controlar o jogo. Tem jogadores inteligentes e com qualidade técnica suficiente para o fazer. Não interessa aqui a etiqueta que demos ao jogador, se é 10, se é extremo puro, se é muito ofensivo, se é muito defensivo. Uma equipa com 11 Makeleles não é obrigatoriamente melhor defensivamente que uma equipa com 10 Zidanes, sobretudo se a equipa dos 10 Zidanes nem te deixar tocar na p*ta.

O que o Benfica precisa é de organização. De percepção de ritmos e timmings. De inteligência a pressionar, de interdependencia entre jogadores e sectores, dos estimulos certos! E precisa de gostar de ter bola. Mas o Benfica é sofrego a jogar. Só quer jogar vertical. O Benfica joga a fazer piscinas. A menos que o adversário monte a barraca lá em baixo e nos faça andar ali a moer porque não há espaços. Daí que só se note a real falta de qualidade na organização e na inteligência colectiva nos jogos mais exigentes onde o adversário não se monta lá atrás. Aí é evidente que quando o ritmo está alto que não sabemos como travar esse ritmo. A resposta costuma ser tentar trazer o jogo para um ritmo mais baixo cerrando fileiras, mas depois somos tão maus a controlar, sobretudo a largura, mas também a profundidade que somos levados quase sempre para onde o adversário nos quer e abrimos buracos em todo o lado. Parece que o principio é "vamos formar aqui um quadrado de 20x20 em frente à àrea e depois cada um por si". Faz-me confusão. Não há um trabalho em unissono.

E há diferenças fulcrais nas formas de defender do RV e do JJ. Os centrais do Jesus cobrem mais espaço sobretudo sobre a largura, com a entrada do 6 no meio deles. Os do RV são muito mais fixos. Os dois médios dão o apoio ao corredor. Isto cria desequilibrios na zona central que no caso do JJ (que também os criava) eram blindados por um dos avançados que baixava a médio. No caso do Rui esse gajo não existe. Logo problemas... E os extremos são muito menos eficientes também a controlar o espaço. O Gaitan era topzão a perceber os momentos defensivos. Não é o caso de outros que lá andam agora e isso dificulta muito o bloco mais baixo. etc etc etc e pardais ao ninho.

Compartilhar este post

Link para o post

O Lima ajudava muito a defender .. agora com o Guedes ainda conseguimos recriar isso .. mais ou menos.. eu concordo com quase tudo o que dizes mas não me respondeste na mesma.

Com o onze que jogamos normalmente como é que dá para controlar ? O Sálvio quer é animalice .. do lado esquerdo estamos conversados, os dois avançados não mexem uma palha... agora vou jantar.. outro que faça o meu lugar que é sempre fixe ver o Infinito escrever.. se me deres ai um onze do SLB para controlar fico satisfeito.. saio desta conversa com a impressão que queres que o Benfica jogasse mais tipo JJ e ainda bem que nos deixamos disso.

edit : e quem é que vai dar esses ritmos ? quem é que sabe gerir o jogo no Benfica ?

Editado por Gazza

Compartilhar este post

Link para o post

Contra o Porto:

Ganhou 8, empatou 3, perdeu 9.

Um registo equilibrado perante dois adversários de igual valia. Nada de anormal aqui.

Sim. Fui contar de propósito. Surpresa.

Muito bem.

2009/2010: Porto de Jesualdo, 3º classificado a 8 pontos do Benfica

Porto 3-1 Benfica > Liga

Benfica 3-0 Porto > TL

Benfica 1-0 Porto > Liga

Contra um Porto mais fraco, ainda conseguiu ir perder ao Dragão na fase final da temporada.

2010/2011: Porto de AVB, Campeão com 21 de avanço para o Benfica

Benfica 1-3 Porto > TP

Benfica 1-2 Porto > Liga

Porto 0-2 Benfica > TP

Porto 5-0 Benfica > Liga

Porto 2-0 Benfica > Supertaça

Contra um Porto forte, o Benfica de JJ conseguiu vencer um jogo por 0-2, fora para depois ir perder essa vantagem.

2011/2012: Porto de VP, Campeão com 6 pontos de avanço para o Benfica

Benfica 3-2 Porto > TL

Benfica 2-3 Porto > Liga

Porto 2-2 Benfica > Liga

Equilibrado, mas nos jogos importantes não conseguiu vencer o Porto

2012/2013: Porto de VP, Campeão com 1 ponto de avanço

Porto 2-1 Benfica > Liga

Benfica 2-2 Porto > Liga

Voltou a não conseguir vencer o Porto, tendo "controlado" muito bem o empate no Dragão, como todos vimos.

2013/2014: Porto de PF, 3º classificado a 13º pontos do Benfica (1º)

Porto 2-1 Benfica > Liga

Porto 0-0 Benfica > TL

Benfica 3-1 Porto > TP

Porto 1-0 Benfica > TP

Benfica 2-0 Porto > Liga

Contra um Porto mais fraco, lá conseguiu vencer 2 jogos em 5, sendo que o jogo fora para a Liga já não contava para nada.

2014/2015: Porto de Lopes, 2º classificado a 3 pontos do Benfica

Benfica 0-0 Porto > Liga

Porto 0-2 Benfica > Liga

Moral da história, nos 3 anos em que o Porto dominou o futebol português, AVB + VP, o JJ conseguiu vencer 2 em 10. Equilibrado. Surpresa.

Contra equipas mais fracas do Porto, é que conseguiu ganhar jogos.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Se são os jogadores que definem tudo então está bem. Nico, Enzo, Matic, Ramires, Salvio já não estão cà e a performance ofensiva mantém se. Temos a 2a melhor defesa, o melhor ataque e insisto que em termos estatísticos temos sido superiores em 90% dos jogos. Falas nos derbies e com razão mas limitar o que é o jogo apenas ao resultado sem ver as circunstâncias.. O SLB o ano passado foi superior ao FCP em ambos os jogos e perdeu, no 0-3 estava a ser superior, foi sonegado um penalty ao Luisão antes do 0-1 e perdeu.

Compartilhar este post

Link para o post

O Benfica do Jesus podia recuar quando estava em vantagem perante o Porto, mas sabia fazê-lo. Todas as equipas o fazem. Mas de forma inteligente, organizada e controlada. O Benfica não houve UM jogo contra o Porto que não entrasse a condicionar a 1ª fase do Porto. Não houve UM crl!

5-0

Compartilhar este post

Link para o post

Com o VP, acho que só este:

E o Porto fez algumas poupanças, era para a Taça da Liga. Aquele terceiro golo. :lol:

Vi tipo o 1º frame e deu-me logo vontade chorar... Dois treinadores do crl!

Reparem:

rabia.png

Isto é o quê? Isto é tudo o que eu defendo.

Para já é o posicionamento perfeito das linhas de passe. Aquilo é uma rabia de 5 gajos fora com um gajo dentro. Isto faz-me 1000 vezes num treino e bem progredido para situações mais complexas de jogo os jogadores adoptam este tipo de decisão relativamente ao espaço naturalmente. O Benfica do JJ era, de resto, top, a construir estas situações de "rabia".

Depois é um principio que eu defendo que é a condensação no centro de jogo. Estão 8 daquele lado do campo. O futebol quer-se concentrado no centro de jogo e largo apenas em forma de apoio. Ficam dois em largura, presumo que 1 a proteger e outro preparado para atacar, mas ali é que está a bola e aquele que temos de ajudar.

E depois o Porto do VP, que é outra equipa fantástica faz outra que eu adoro também que é: "eles meteram lá 6? Nós vamos lá meter 7 a pressioná-los" Estão 6 dentro da rabia e está mais 1 a chegar.

Temos agora uma rabia de 6x6 (potencialmente 6 contra 7). Mas com uma cena! Não é sõ uma rabia! É uma rabia com transição de espaço, que é outro excelente exercicio de treino. Tens os jogadores a jogar num espaço e eles vão ter de atacar outro após determinado objectivo cumprido. Ali, em igualdadade e possivel inferioridade a grande solução é a mobilidade, a utilização do pivot central e a rápida deslocação para o 2º espaço. O Benfica criou a rabia, atraiu a pressão, utilizou o pivot e transitou para um espaço essencial. Fácil Fácil! E o Porto esteve também ele muito forte a abordar o problema respondendo com um dos principios básicos do jogo que é o de negar a inferioridade.

Que lição de futebol de dois grandes treinadores e duas grandes equipas! Num só frame. Aqui se percebe como o treino transita para o jogo e como o jogo é um espelho do que se treina e da qualidade com que se o faz.

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto do AVB era só humilhar. Acho que deram mais baile nos 1-3 do que nos 5-0 lol.

Compartilhar este post

Link para o post

O Lima ajudava muito a defender .. agora com o Guedes ainda conseguimos recriar isso .. mais ou menos.. eu concordo com quase tudo o que dizes mas não me respondeste na mesma.

Com o onze que jogamos normalmente como é que dá para controlar ? O Sálvio quer é animalice .. do lado esquerdo estamos conversados, os dois avançados não mexem uma palha... agora vou jantar.. outro que faça o meu lugar que é sempre fixe ver o Infinito escrever.. se me deres ai um onze do SLB para controlar fico satisfeito.. saio desta conversa com a impressão que queres que o Benfica jogasse mais tipo JJ e ainda bem que nos deixamos disso.

edit : e quem é que vai dar esses ritmos ? quem é que sabe gerir o jogo no Benfica ?

Mas isso é treino amigo Gazza. É o trabalho do treinador. É a forma como o treinador estimula os seus. Se os estimula para correr muito para a frente e pouco para trás é isso que o jogo vai trazer. Se os estimula para pensar mais também é isso que vai acontecer.

Eu não sei porque não vou lá ver os treinos mas derivado da nossa forma de defender eu presumo que o treino do RV seja, no aspecto defensivo, fortemente focado no "dar soluções" aos jogadores. Os jogadores tem tarefas e repetem para aprender a cumpri-las. ERRADO!

O jogador deve ser instigado com problemas. Nunca com soluções! As soluções é o jogador que as cria! O treinador guia dentro dos condicionalismos do exercicio, do seu feedback (questionar muito!!!) e de chamadas de atenção. Mas nunca dá a solução. Nunca lhe diz "É isto que devias ter feito!" Isso é o jogador que tem de lá chegar! Só assim se criam jogadores inteligentes, em ambientes de superação. Nunca distribuindo tarefas. As tarefas estão mortas à partida pelo grande problema do futebol: A imprevisibilidade!

O treino deve ser regido em principios, nunca em tarefas. Deve ser focado em problemas, nunca em soluções!

Compartilhar este post

Link para o post

Depois vejam o 1º do Porto nesse video e vejam a diferença do que é atacar em vertigem. As linhas de passe mal distribuidas (presumo que tenha sido uma situação de transição ofensiva para o Porto), o Benfica controla o James (é o James?) com pressão e cobertura e 3x2 na zona da bola e o James (se é ele) a mostrar também porque o individuo se supera à organização. O Benfica está a cumprir com tudo! Pressão com cobertura e superioridade na zona da bola. Mas o gajo do Porto não quis saber e rasgou-os todos. Acrescentar a falta de qualidade tecnica defensiva que os elementos do Benfica demonstraram. Má colocação dos apoios, cobertura foi atraida pelo 1º movimento e fica com os apoios para o lado contrário da bola, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

O 1º golo do Porto nesse vídeo resume bem esses 3 anos em que o Porto dominou o futebol português, AVB + VP, onde o JJ conseguiu vencer 2 jogos em 10.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi tipo o 1º frame e deu-me logo vontade chorar... Dois treinadores do crl!

Reparem:

Isto é o quê? Isto é tudo o que eu defendo.

Para já é o posicionamento perfeito das linhas de passe. Aquilo é uma rabia de 5 gajos fora com um gajo dentro. Isto faz-me 1000 vezes num treino e bem progredido para situações mais complexas de jogo os jogadores adoptam este tipo de decisão relativamente ao espaço naturalmente. O Benfica do JJ era, de resto, top, a construir estas situações de "rabia".

Depois é um principio que eu defendo que é a condensação no centro de jogo. Estão 8 daquele lado do campo. O futebol quer-se concentrado no centro de jogo e largo apenas em forma de apoio. Ficam dois em largura, presumo que 1 a proteger e outro preparado para atacar, mas ali é que está a bola e aquele que temos de ajudar.

E depois o Porto do VP, que é outra equipa fantástica faz outra que eu adoro também que é: "eles meteram lá 6? Nós vamos lá meter 7 a pressioná-los" Estão 6 dentro da rabia e está mais 1 a chegar.

Temos agora uma rabia de 6x6 (potencialmente 6 contra 7). Mas com uma cena! Não é sõ uma rabia! É uma rabia com transição de espaço, que é outro excelente exercicio de treino. Tens os jogadores a jogar num espaço e eles vão ter de atacar outro após determinado objectivo cumprido. Ali, em igualdadade e possivel inferioridade a grande solução é a mobilidade, a utilização do pivot central e a rápida deslocação para o 2º espaço. O Benfica criou a rabia, atraiu a pressão, utilizou o pivot e transitou para um espaço essencial. Fácil Fácil! E o Porto esteve também ele muito forte a abordar o problema respondendo com um dos principios básicos do jogo que é o de negar a inferioridade.

Que lição de futebol de dois grandes treinadores e duas grandes equipas! Num só frame. Aqui se percebe como o treino transita para o jogo e como o jogo é um espelho do que se treina e da qualidade com que se o faz.

Acrescento mais um trecho do meu texto em inglês:

Within the game centre we push for overloads by narrowing the team and condensing that space with various players surrounding the one with the ball, aiming to create various different and diagonal lines of passing that allow our player to decide always in function of the spoken chain of priorities but with the protection of having options right, left, front or back... Indefinition to where the ball is going it's crucial

A grande diferença é que a lei instituida no futebol é que se deve abrir a atacar e fechar a defender e isto é mentira. Sobretudo a atacar. Não se deve abrir. Deve-se aproximar no centro de jogo e deixar alguém em largura em apoio que é diferente. Isto nas minhas ideias.

Tal como a defender não se tem obrigatoriamente que fechar. Grande equipas da história moderna defenderam abertas em vários momentos do jogo. Sobretudo na saída do adversário.

O Guardiola teve muitos momentos, sobretudo no Bayern onde os extremos estavam ao homem com os laterais completamente abertos. Para condicionar o jogo para ele o quer condicionar e prevenir o que ele quer prevenir. Mas defender é outra história mais complexa da qual falarei noutra chance.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Quando te limitas a falar sobre futebol e pões de lado o teu endeusamento ao Jesus e descreditamento do RV é uma delicia ler o que escreves

Compartilhar este post

Link para o post

O 1º golo do Porto nesse vídeo resume bem esses 3 anos em que o Porto dominou o futebol português, AVB + VP, onde o JJ conseguiu vencer 2 jogos em 10.

Explica

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...