Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Oficial: Rui Vitória renova pelo Benfica até 2020

Publicações recomendadas

Explicar o que? Todas as estratégias que o JJ testou nesse período para anular o Porto saíram furadas, e foi quase sempre comido.

Compartilhar este post

Link para o post

Acrescento mais um trecho do meu texto em inglês:

A grande diferença é que a lei instituida no futebol é que se deve abrir a atacar e fechar a defender e isto é mentira. Sobretudo a atacar. Não se deve abrir. Deve-se aproximar no centro de jogo e deixar alguém em largura em apoio que é diferente. Isto nas minhas ideias.

Tal como a defender não se tem obrigatoriamente que fechar. Grande equipas da história moderna defenderam abertas em vários momentos do jogo. Sobretudo na saída do adversário.

O Guardiola teve muitos momentos, sobretudo no Bayern onde os extremos estavam ao homem com os laterais completamente abertos. Para condicionar o jogo para ele o quer condicionar e prevenir o que ele quer prevenir. Mas defender é outra história mais complexa da qual falarei noutra chance.

E já agora... O bold é uma das grandes razões pelo qual o Porto do Lopetegui era incompetente apesar da ideologia de posse.

Explicar o que? Todas as estratégias que o JJ testou nesse período para anular o Porto saíram furadas, e foi quase sempre comido.

Mas vai mais além que isso. Lê-me aquela jogada. Conta-me o que se passou de ambos os prismas. Diz-me onde falhamos e onde é que eles acertaram. Lê-me o jogo... Quero perceber o que vês naquele lance...

--

Até vos digo mais, porque estou a ver o video ainda, porque paro para vir aqui. No golo de livre do 2-1 do Porto vê-se também que o JJ não é parvo. Há 1 jogador solto da zona e mal posicionado.

O Benfica corrigiu este comportamento e passou muitas vezes a colocar 2 jogadores soltos e muito mais centrais a bloquear as entradas no espaço dos adversários, que são um grande problema para a zona.

2-2. Bloqueio do Jardel que permite ao Nolito aparecer isolado. Não é por acaso. Mais uma vez, mão do treinador e uma estratégia que ficaria celebrizada no Benfica do JJ.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas vai mais além que isso. Lê-me aquela jogada. Conta-me o que se passou de ambos os prismas. Diz-me onde falhamos e onde é que eles acertaram. Lê-me o jogo... Quero perceber o que vês naquele lance...

No 1º golo do Porto? O Benfica foi incompetente a defender, entre o deixar o Hulk sair na finta sem pressão e o outro gajo do Benfica apenas a acompanhar a corrida do Hulk até à grande área, onde se atirou para cortar um possível cruzamento :lol: , não sei qual é o mais parvo, depois ficaram na expectativa para ver o que ele vai fazer, e isso é sempre meio caminho para perder o lance. Depois ninguém acompanhou o Lucho (?) que está sozinho na grande área. Se bem me lembro, isto era recorrente no Porto, explorar a qualidade do Hulk, que atraia sempre pelo menos 2 adversários, libertando outros.

Compartilhar este post

Link para o post

tempo.png

Alguém quer tentar adivinhar a tomada de decisão clássica do Benfica do RV neste tipo de lance?

Vão ver o video e reparem na 1ª preocupação do lateral do Benfica: Olhar para o lado e perceber quem está em espaço central e onde está a melhor decisão.

Aposto o esquerdo que no Benfica 9 em 10 saíam no espaço para o jogar que vinha a entrar na sua frente no corredor. Situação de transição ofensiva, ui... era música para os ouvidos do Benfica do Vitória.

Ali o lateral TEMPORIZOU! Percebeu que o Porto tinha superioridade na frente e largou o que eu considero o 1º grande principio do ataque (eu vejo isto à minha maneira, não pelos principios dos livros) que é procurar a balizar e prioritarizou o 2º: Controlar o tempo e o espaço de jogo.

O passe sai na vez disso no apoio frontal do Cardozo que atrasa para o outro avançado e depois erro crasso no controlo da profundidade por parte da linha do Porto. Erro filosófico quase... Porque os jogadores do corredor anteciparam o passe do Cardozo e foram controlar a profundidade (o passe a entrar cria situação de bola descoberta, para quem gostou do termo), mas o central ao lado do Mangala reage para tirar fora de jogo (ou com burrice só não sei...). Ali ou todos ficam para tentar tirar o Fora de Jogo ao Cardozo ou todos baixam. E na minha opinião, tão perto da linha do meio campo, se não em cima dela, era de baixar e controlar. Até porque é quase óbvio que o Benfica vai tentar atacar o poço gigante de espaço nas costas e que o Mangala vai de certeza acompanhar o Cardozo. E isto é fácil a escrever mas um jogador e por isso é que não é qualquer um que joga ao mais alto nível, tem de ser quase um super-homem. Ele tem de ler o que se está a passar na zona da bola, na cabeça do jogador que a tem, nas opções desse jogador, no espaço, antecipar o que vai acontecer e ainda decidir em função disso tudo correctamente. Por isso não é fácil ser jogador de topo, por isso não é fácil ser treinador de topo. E o Porto do VP era quase perfeito nestes momentos atenção. Mas todas as equipas falham.

Compartilhar este post

Link para o post

Ver o infinito discutir futebol dá-me uma grande vontade de ir para o FM e pegar numa equipa da última divisão e ganhar a champions, mas depoislembro-me que nunca passo de Dezembro sem ser despedido.

Obrigado infinito por esses posts.

Compartilhar este post

Link para o post

No 1º golo do Porto? O Benfica foi incompetente a defender, entre o deixar o Hulk sair na finta sem pressão e o outro gajo do Benfica apenas a acompanhar a corrida do Hulk até à grande área, onde se atirou para cortar um possível cruzamento :lol: , não sei qual é o mais parvo, depois ficaram na expectativa para ver o que ele vai fazer, e isso é sempre meio caminho para perder o lance. Depois ninguém acompanhou o Lucho (?) que está sozinho na grande área. Se bem me lembro, isto era recorrente no Porto, explorar a qualidade do Hulk, que atraia sempre pelo menos 2 adversários, libertando outros.

Isso é uma leitura muita simplista.

O que realmente se passou foi o Benfica a equilibrar o espaço e a proteger a progressão de um jogador perigo com pressão e cobertura (principios básicos). Na zona da bola estavam 2 e o Benfica meteu lá 3. O que desmistifica a tua tese que se libertaram outros.

O que se passa a seguir é o brilhantismo do Hulk e a falta de brilhantismo dos nossos defesas que falharam tecnicamente e na sua inteligència para o jogo. Os erros são individuais, sobretudo na colocação dos apoios e na cobertura que fica atraída para uma zona onde não tinha de reagir e vê-se com um mano a sair do 1v1 para dentro com os pés virados para fora, sem oportunidade para responder. Quando se endireita dá-lhe, e bem, o corredor, porque ele é canhoto, mas o Hulk é tão rápido que cagou neles e bazou.

O Benfica neste momento está 2x1 no meio e 2x1 no corredor. 4x2 no espaço fulcral do jogo, mas o Hulk, através da sua qualidade tornou o 4x2 no espaço essencial num 2x2 basicamente, embora o Benfica o vá conseguir contrariar porque o Luisão fechou o espaço de cruzamento de forma exemplar o que roubou o Hulk de opções e permitiu a recuperação do lateral.

O Hulk parte o lateral, mais uma vez na superiorização da qualidade individual a qualquer organização e a 2ª perseguição responde pressionando. Poderá questionar-se aqui a decisão, mas mais uma vez isto é individual! Devia ter atacado a bola ou fechado a linha de passe mais importante atrasando o jogo do Porto? Bem, ali é muito complicado. Um jogador que jogue numa equipa que pressione e que é estimulado para pressionar mil vezes no treino vai acreditar que aquela é dele, só que como está dentro da área não quis ir com tudo e fica na contenção. E depois o gajo que estava no chão levanta-se e não ocupa a posição do colega ficando basicamente montado nas suas cavalitas. Má decisão, mas mais uma vez dentro do contexto compreensivel.

O que não é realmente normal é a falta de leitura do Witsel, ou de vontade de correr. Porque a equipa está organizada, mas o Lucho que vem a passear sozinho desde trás fica soltinho da vida porque a 3ª persiguição ocupa a posição que tem de ocupar que é a dar cobertura interior para que o Hulk não saia para o remate, mas o Witsel não fecha a única linha de passe do Hulk. E dá golo. Brilhantismo do Hulk, associado a erros tecnicos individuais defensivos, ratice do Lucho e erro grave do Witsel.

EDIT: Ah! E pode-se dizer também que a cobertura do lateral no 1º momento foi mal dada do ponto de vista espacial. Demasiado próxima, sobretudo para um jogador com o arranque do Hulk, mas ele estava preocupado de certeza que o Hulk saísse para o remate, mais do que para a linha em velocidade, por isso compreende-se.

EDIT2: Num Mundo ideal o Witsel não tinha de mexer palha. O lateral quando se levanta passou a fechar o espaço frontal e o que estava na contenção teria mudado para um posicionamento diferente, do lado esquerdo do Hulk, fechando o caminho para o Lucho e dando apenas a linha de fundo. Mas isto só num computador. Ali naquele momento era impossivel algum ser humano reagir assim, ainda por cima tendo em conta que os dois mais perto da bola, para que isto assim fosse tinham de coordenar um com o outro. São micro-segundos. É impossivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Que é simplista sei eu. Que o Hulk não podia ter tanta liberdade de movimentos, também sei.

No entanto, não conseguiram proteger, nem condicionar, a progressão do Hulk. Foi para onde quis, fez o que quis, ainda teve tempo para pensar e colocar a bola para o remate do Lucho, tudo isto sem grande pressão. Isto em jogos contra jogadores de qualidade é estar a pedir para ser comido. E o Lucho, aparece sozinho e liberto de marcação porque? O único jogador do Benfica que se aproxima dele, vem a recuar no terreno e só chega perto do Lucho muito depois do remate. Nem conseguiram condicionar o movimento do Hulk, nem conseguiram fechar as linhas de passe dele, deixando ainda um jogador como o Lucho, com bom remate, receber a bola dentro da área, completamente à vontade para finalizar (e falha :lol: ).

São erros individuais no processo defensivo, logo é erro no processo defensivo da equipa. Se fores ver os lances dos outros Benfica x Porto desses anos, aposto que vais encontrar os mesmos erros repetidos.

Aqui ninguém está a desvalorizar o JJ, mas é inegável que era constantemente comido pelo AVB e pelo VP.

EDIT: Num mundo ideial, mal o Hulk passa o 1º defesa é travado em falta ou bastante condicionado para mudar de direcção no movimento com bola. Nunca pode ir para a área como se tivesse sozinho.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post

Que é simplista sei eu. Que o Hulk não podia ter tanta liberdade de movimentos, também sei.

No entanto, não conseguiram proteger, nem condicionar, a progressão do Hulk. Foi para onde quis, fez o que quis, ainda teve tempo para pensar e colocar a bola para o remate do Lucho, tudo isto sem grande pressão. Isto em jogos contra jogadores de qualidade é estar a pedir para ser comido. E o Lucho, aparece sozinho e liberto de marcação porque? O único jogador do Benfica que se aproxima dele, vem a recuar no terreno e só chega perto do Lucho muito depois do remate. Nem conseguiram condicionar o movimento do Hulk, nem conseguiram fechar as linhas de passe dele, deixando ainda um jogador como o Lucho, com bom remate, receber a bola dentro da área, completamente à vontade para finalizar (e falha :lol: ).

São erros individuais no processo defensivo, logo é erro no processo defensivo da equipa. Se fores ver os lances dos outros Benfica x Porto desses anos, aposto que vais encontrar os mesmos erros repetidos.

Aqui ninguém está a desvalorizar o JJ, mas é inegável que era constantemente comido pelo AVB e pelo VP.

EDIT: Num mundo ideial, mal o Hulk passa o 1º defesa é travado em falta ou bastante condicionado para mudar de direcção no movimento com bola. Nunca pode ir para a área como se tivesse sozinho.

Mas estás enganado. O Benfica colectivamente condicionou o Hulk! O Hulk e pelo que até conhecemos dele e da forma como é utilizado não é garantidamente gajo de ir à linha. É gajo de cortar no meio para rematar. E isso o Benfica colectivamente impediu. Inclusive impediu o cruzamento. Só não impediu o passe atrasado porque o Witsel ficou a comer com os olhos...

Compartilhar este post

Link para o post

E uma analisezinha aos dois jogos com o FCP na época passada, o 0-3, a final perdida para o Guimarães e o Sporting vs Benfica dos 92' não se arranja?

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que o Benfica ali sofre golo porque o Jesus foi comido de cebolada é o mesmo que dizer que eu não consigo levantar 100 kilos de bicepe porque o meu personal trainer não percebe nada de horta... Mas na realidade a limitação é minha, não é do meu PT.

Compartilhar este post

Link para o post

Fecharam a baliza, mas deixaram-no ir para a área com a bola controlada, o que é um risco tendo em conta a qualidade dele e o perigo que representa. Mas continuaram a dar-lhe espaço e tempo a mais para decidir.

Compartilhar este post

Link para o post

E uma analisezinha aos dois jogos com o FCP na época passada, o 0-3, a final perdida para o Guimarães e o Sporting vs Benfica dos 92' não se arranja?

Fdx... estava aí trabalho para eu vir só cá vir postar para a semana lol

Compartilhar este post

Link para o post

Dizer que o Benfica ali sofre golo porque o Jesus foi comido de cebolada é o mesmo que dizer que eu não consigo levantar 100 kilos de bicepe porque o meu personal trainer não percebe nada de horta... Mas na realidade a limitação é minha, não é do meu PT.

Mas só houve aquele jogo? Ou aquele golo? Houve jogos em que foi comido de cebolada e outros em que foi apenas burro.

Esse jogo é apenas um exemplo. Agora, em 10 jogos contra um Porto forte e bem orientado o JJ apenas conseguiu vencer por 2 ocasiões.

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, qdo estaava no SLB e as coisas corriam mal a culpa era dos jogadores, já no SLB do RV tudo o que de bom se faz é graças aos jogadores e não do técnico, curioso.

E os fracassos do SCP esta época? Culpa dos jogadores que não souberam colocar as ideias do mister em campo, certo?

Editado por Thor Odinsson

Compartilhar este post

Link para o post

Fecharam a baliza, mas deixaram-no ir para a área com a bola controlada, o que é um risco tendo em conta a qualidade dele e o perigo que representa. Mas continuaram a dar-lhe espaço e tempo a mais para decidir.

Então o que sugeres? Que o lateral faça uma placagem ao Hulk? Não entendo. Que o Benfica meta 4 ou 5 no Hulk para garantir que ele não sai por lado nenhum (que algumas equipas fazem com o Messi por exemplo e ele sai na mesma lol).

O futebol é isto Almeno! O jogador talentoso que tenha a bola está sempre, mas SEMPRE, em vantagem. Primeiro porque ele é que sabe o que vai fazer e depois porque ele está equipado com qualidades que o fazem sair de problemas criados colectivamente pelo adversário. Por isso é que ter o Hulk ou o Licá não é igual! Por isso é que esta jogada dá golo e se fosse, sei lá, o Maicon ali na vez do Hulk, já não dava, ou pelo não daquela forma...

Não se pode culpar a equipa se o adversário é incrivel e dispara e mata dois com um arranque, mesmo depois desses dois lhe terem cortado o caminho que ele gosta (e não dá para lhe fechar a linha e o meio ao mesmo tempo...).

Se isto fosse como tu queres não haviam golos nem haviam bolas de ouro, nem grandes nem maus jogadores. Era xadrez só...

Compartilhar este post

Link para o post

Infinito, tens alguma dica para deixar o lombo mais macio quando vai ao forno?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, qdo estaava no SLB e as coisas corriam mal a culpa era dos jogadores, já no SLB do RV tudo o que de bom se faz é graças aos jogadores e não do técnico, curioso.

E os fracassos do SCP esta época? Culpa dos jogadores que não souberam colocar as ideias do mister em campo, certo?

Não foi nada disso que eu disse.

Mas já são 6 da manhã na China. Se calhar já ia dormir... :lol:

:_

Infinito, tens alguma dica para deixar o lombo mais macio quando vai ao forno?

Experimenta dar um corte no nervo, bater a carne, marinar. Depois leva ao forno, mas cozinha devagar. Vai sair tenrinho, tenrinho.

Compartilhar este post

Link para o post

E o Liverpool - Alavés? Muito dedo do treinador do Alavés, não? Teve o azar de apanhar com um Fowler endiabrado. Javi Moreno era muito craque.

Compartilhar este post

Link para o post

Então o que sugeres? Que o lateral faça uma placagem ao Hulk? Não entendo. Que o Benfica meta 4 ou 5 no Hulk para garantir que ele não sai por lado nenhum (que algumas equipas fazem com o Messi por exemplo e ele sai na mesma lol).

O futebol é isto Almeno! O jogador talentoso que tenha a bola está sempre, mas SEMPRE, em vantagem. Primeiro porque ele é que sabe o que vai fazer e depois porque ele está equipado com qualidades que o fazem sair de problemas criados colectivamente pelo adversário. Por isso é que ter o Hulk ou o Licá não é igual! Por isso é que esta jogada dá golo e se fosse, sei lá, o Maicon ali na vez do Hulk, já não dava, ou pelo não daquela forma...

Não se pode culpar a equipa se o adversário é incrivel e dispara e mata dois com um arranque, mesmo depois desses dois lhe terem cortado o caminho que ele gosta (e não dá para lhe fechar a linha e o meio ao mesmo tempo...).

Se isto fosse como tu queres não haviam golos nem haviam bolas de ouro, nem grandes nem maus jogadores. Era xadrez só...

Não precisas de fazer falta para o condicionar, ali na minha opinião, deviam ter evitado ao máximo que ele entrasse na área. Para isso bastava os 2 que lá estavam em redor dele, ou não ficarem na expectativa à espera que o Hulk decidisse o que fazer. Por estar sempre em vantagem, é que não se deve dar-lhe tempo para pensar, ali o Hulk teve esse tempo.

Ou, em ultimo caso fazer falta. Algo que o JJ aprendeu recentemente.

Editado por Almeno

Compartilhar este post

Link para o post
marinar.

Marinar não deixa a carne mais tenra, aliás, se for com algum líquido ácido até a vai endurecer, a não ser que te armes em Heston Blumenthal e injectes papaia na carne não vai ser através da marinada que a vais deixar mais tenra. Cozinhar muito tempo a baixa temperatura sim, marinar não.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é porque não viste o Huddersfield x Colchester de 88. Jogão do James Stanton que era um jogador tipo o rafa, medianinho, medianinho...

Compartilhar este post

Link para o post

Marinar não deixa a carne mais tenra, aliás, se for com algum líquido ácido até a vai endurecer, a não ser que te armes em Heston Blumenthal e injectes papaia na carne não vai ser através da marinada que a vais deixar mais tenra. Cozinhar muito tempo a baixa temperatura sim, marinar não.

Um homem tem as suas limitações. Não posso ser um génio do futebol e um génio da culinária em simultâneo... 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Estanos em estado de graça. Aparecem miúdos, temos jogadores do crl, os adversários andam em baixo, temos um setup bem montado, parece que nada nos pára, mas esse é um dos maiores adversários da boa gestão.

Isto é tão verdade. Mas nessas alturas ninguém se lembra disso, e surge o pessoal do "enquanto ganharmos está tudo bem". Até ao dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...