Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sumudica by Night

Estabelecimento do pai de Jorge Ferreira vandalizado

Publicações recomendadas

Árbitros ponderam não iniciar nova época

Juízes vão propor alterações para a próxima época para que casos como o de Jorge Ferreira sejam punidos de forma célere

Os árbitros de primeira categoria que apitam os escalões profissionais (I e II Liga) estão a ponderar não iniciar a próxima temporada se os clubes não aprovarem um conjunto de alterações ao Regulamento Disciplinar que os proteja das situações de intimidação e ameaças de que têm sido alvos.

Quase dois meses depois da invasão ao centro de treinos dos árbitros da Maia, que motivou uma reunião com o Ministério da Administração Interna e onde ficou definido que os árbitros e as famílias teriam proteção policial, na madrugada de ontem foi a vez de o estabelecimento comercial do pai de Jorge Ferreira, que na terça-feira dirigiu o Estoril-Benfica para a Taça de Portugal, ter sido vandalizado.

Ao que o DN apurou, os árbitros e uma equipa de advogados estão a analisar os atuais regulamentos de disciplina das competições profissionais para apresentarem propostas de alteração a colocar em prática na próxima época, com o objetivo de protegerem a classe de situações como aquelas que se têm verificado nos tempos recentes, não apenas no que diz respeito às declarações inflamadas de agentes desportivos contra os árbitros, mas também a ações de intimidação.

Os árbitros têm como objetivo apresentar as suas propostas para serem votadas e aprovadas pelos clubes em Assembleia Geral da Liga, que habitualmente tem lugar no final do mês de junho, para definir as alterações a colocar em prática na época seguinte.

Segundo apurou o DN, os juízes pretendem que quem os atinja na dignidade ou coloque os árbitros e as suas famílias sob ameaça seja alvo de castigos mais pesados do que aqueles que estão em vigor, mas também que haja maior celeridade no julgamento de cada caso - entre uma a duas semanas -, evitando assim o arrastar no tempo, algo que na opinião dos árbitros faz que se perca um pouco o efeito dos castigos.

Há ainda a pretensão de que o regulamento possa ter maior abrangência, nomeadamente na responsabilização dos clubes, por exemplo, pelas declarações dos seus comentadores nas televisões e também de dirigentes de claques e diretores de comunicação. Os árbitros, sabe o DN, reconhecem a dificuldade em imputar aos clubes responsabilidade por estes agentes, mas estão determinados em encontrar uma solução.

Estes são, para já, os três pressupostos que os homens do apito pretendem ver revistos no Regulamento Disciplinar, sendo que se os clubes não os aprovarem em Assembleia Geral da Liga poderão então avançar para uma posição de força que passará, inevitavelmente, por um boicote ao início das provas profissionais de 2017/18. Algo que, a acontecer, obrigaria à paragem das competições, sendo que a Taça da Liga seria a primeira prova atingida, pois tem habitualmente início no último fim de semana de julho ou no primeiro de agosto.

Segundo o DN apurou, no âmbito da Federação Portuguesa de Futebol este ambiente de instabilidade em torno dos árbitros tem sido tema de debate, tendo o Conselho de Arbitragem procurado sensibilizar o Conselho de Disciplina para a necessidade de, já esta época, haver penalizações para quem colocar os árbitros e o seu trabalho em causa, bem como a necessidade de a aplicação de castigos ser feita de forma célere.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho bem. Sem árbitros não há jogos por isso admira-me até como nunca tomaram uma posição destas.

Com FPP, Liga, CA, APAF e parece que está tudo a cagar-se para estes incidentes, ameaças, etc.

Já mete nojo tanta conversa com arbitragem por tudo e por nada, é o tal sentimento de impunidade, até se chega a ver jogadores com imagens de lances em instagrams pessoais a reclamar :lol:. Ainda se fizeram meia dúzia de castigos decentes para treinadores esta época mas é pouco. Deviam fazer como em Inglaterra com as limitações existentes para falar de arbitragem e os castigos exemplares.

Com tanta jogada, golos, defesas, decisões tácticas, escolhas de jogadores, etc. para falar e é sempre tudo à volta do mesmo. Até já se discute o lançamento mal dado que posteriormente originou um canto de onde surgiu um golo.

Editado por bixtre

Compartilhar este post

Link para o post

Acho bem. Sem árbitros não há jogos por isso admira-me até como nunca tomaram uma posição destas.

Com FPP, Liga, CA, APAF e parece que está tudo a cagar-se para estes incidentes, ameaças, etc.

Já mete nojo tanta conversa com arbitragem por tudo e por nada, é o tal sentimento de impunidade, até se chega a ver jogadores com imagens de lances em instagrams pessoais a reclamar :lol:. Ainda se fizeram meia dúzia de castigos decentes para treinadores esta época mas é pouco. Deviam fazer como em Inglaterra com as limitações existentes para falar de arbitragem e os castigos exemplares.

Com tanta jogada, golos, defesas, decisões tácticas, escolhas de jogadores, etc. para falar e é sempre tudo à volta do mesmo. Até já se discute o lançamento mal dado que posteriormente originou um canto de onde surgiu um golo.

Exactamente o que acontece neste fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que haja greve dos árbitros, a qual eu serei sempre a favor, duvido que a Liga e a FPF não contratassem árbitros estrangeiros.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é tudo muito bonito mas, neste caso em concreto, podem fazer o quê? É que o que foi escrito nem se trata de uma ameaça. Isto é um caso de polícia em que danificaram (nem sei se é o termo correcto) o património de uma pessoa e cujo autor é desconhecido. A não ser que haja testemunhas, o homem apresenta queixa contra desconhecidos e dificilmente passará disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem sequer provas que foram mesmo os SD? Nunca os SD assinaram a sigla com o 'S' escrito daquela forma, pode ter sido erro... mas é estranho.

Compartilhar este post

Link para o post

Fazer o quê? Interessa para algum real crl quem foi? Não basta saber que isto chegou ao ponto de se ameaçar as famílias dos árbitros? Se foram os atrasados mentais dos SD, os mongolóides dos DV ou os trissómicos da JL não importa para nada!!

Só gente doente da cabeça é que encara estas situações insanas com uma gota sequer de naturalidade. Só alguém que caga do cimo do Everest no futebol e que quer saber da modalidade tanto como de exfoliação do escroto com ácido sulfúrico é que consegue ficar indiferente a este ultrajar e vilipendiar de um dos esteios do jogo.

Se os clubes quiserem, pode fazer-se tudo. É só quererem. É só impedir que estes criminosos entrem nos estádios. É só manterem o esgoto bocal fechado. É só adquirirem uma réstia de caráter e deixarem de ser as cobras venenosas e os vampiros que são. É só deixarem de ser mentirosos compulsivos e ganharem algum carinho pelo futebol. É só comportarem-se como os líderes empresariais que são e não como os charlatães que ignoram ser. É só ganharem alguma integridade e não manipularem os adeptos contra os intervenientes do jogo, os que estão dentro do campo- treinadores, jogadores e árbitros- para ganharem créditos que não têm. É serem desportistas.

Mas vamos todos fingir que nada disto é verdade. Vamos todos ser autistas. Vamos todos dar o empurrão final para lançar isto tudo na m*rda. Será sinal que é lá que estamos todos bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém tem o número daquele árbitro de Aveiro que arbitrou o Sporting? É capaz de ser preciso.

Compartilhar este post

Link para o post

Fazer o quê? Interessa para algum real crl quem foi? Não basta saber que isto chegou ao ponto de se ameaçar as famílias dos árbitros? Se foram os atrasados mentais dos SD, os mongolóides dos DV ou os trissómicos da JL não importa para nada!!

Só gente doente da cabeça é que encara estas situações insanas com uma gota sequer de naturalidade. Só alguém que caga do cimo do Everest no futebol e que quer saber da modalidade tanto como de exfoliação do escroto com ácido sulfúrico é que consegue ficar indiferente a este ultrajar e vilipendiar de um dos esteios do jogo.

Se os clubes quiserem, pode fazer-se tudo. É só quererem. É só impedir que estes criminosos entrem nos estádios. É só manterem o esgoto bocal fechado. É só adquirirem uma réstia de caráter e deixarem de ser as cobras venenosas e os vampiros que são. É só deixarem de ser mentirosos compulsivos e ganharem algum carinho pelo futebol. É só comportarem-se como os líderes empresariais que são e não como os charlatães que ignoram ser. É só ganharem alguma integridade e não manipularem os adeptos contra os intervenientes do jogo, os que estão dentro do campo- treinadores, jogadores e árbitros- para ganharem créditos que não têm. É serem desportistas.

Mas vamos todos fingir que nada disto é verdade. Vamos todos ser autistas. Vamos todos dar o empurrão final para lançar isto tudo na m*rda. Será sinal que é lá que estamos todos bem.

Perdes um bocado de credibilidade com esses insultos todos e quando tu próprio entras em contradição mas posso responder na mesma.

Dizes que se os clubes quiserem, podem fazer tudo. Claro que sim, só faltou dizeres que se os países quiserem também podem acabar com a fome, com a guerra, com a corrupção e com as desigualdades. Basta quererem... O que te esqueces é que isto é um problema da sociedade e é universal. O meu clube pode ser prejudicado esta semana e eu ir fazer uma coisa destas. Na próxima semana é o teu prejudicado e vais tu fazer a mesma coisa. Não é por um treinador ou um director se queixar dessa arbitragem que iremos fazer uma coisa deste género. Faremos devido ao que somos enquanto pessoa.

Fala-se muito que Portugal é isto, Portugal é aquilo, que só acontece cá coisas deste género, etc. Somos uns meninos comparado com o acontece em muitos outros países.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é um problema social. Isso é o que querem fazer passar, para continuarem alapados a colher os frutos da discórdia. É, acima de tudo, um problema de comunicação e de impunidade. Os clubes não promovem o desporto, muito pelo contrário, e não querem saber de tomar medidas que livrem o futebol da praga da violência gratuita.

Eu não faço o mesmo porque o máximo de animalesco que costumo revelar ser é em comentários acerca de bestas bípedes e no saco com a Maria.

Quanto à comparação desta situação com flagelos como a fome ou a guerra, revela bem qual de nós tem alguma credibilidade. E noção. Mesmo sendo um pouco mal-criado.

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post

Perdes um bocado de credibilidade com esses insultos todos e quando tu próprio entras em contradição mas posso responder na mesma.

Dizes que se os clubes quiserem, podem fazer tudo. Claro que sim, só faltou dizeres que se os países quiserem também podem acabar com a fome, com a guerra, com a corrupção e com as desigualdades. Basta quererem... O que te esqueces é que isto é um problema da sociedade e é universal. O meu clube pode ser prejudicado esta semana e eu ir fazer uma coisa destas. Na próxima semana é o teu prejudicado e vais tu fazer a mesma coisa. Não é por um treinador ou um director se queixar dessa arbitragem que iremos fazer uma coisa deste género. Faremos devido ao que somos enquanto pessoa.

Fala-se muito que Portugal é isto, Portugal é aquilo, que só acontece cá coisas deste género, etc. Somos uns meninos comparado com o acontece em muitos outros países.

Eu já evito comentar aqui porque sei que me vão ver como extremamente parcial, mas agora não consegui.

A desculpa do todos fazemos é lindo. Os EUA elegeram o Trump, os ingleses votaram a favor do Brexit. Se calhar nas próximas eleições votamos no PNR. Os outros também fazem.

É um problema universal? Tretas. Vê um jogo de rugby e depois vem cá postar isso. Isto é um problema do futebol e de todos os que querem que assim continue

E claro que os clubes podem parar com isso. Era só deixar de dar bilhetes e abébias às claques quando fazem estas brincadeiras e isso começava a diminuir. Chato é quando, por exemplo, tens elementos de claques dentro das instalações do clube (e não na bancada) a ameaçar árbitros e familiares. É preciso ser muito ingénuo para achar que nada disto acontece com o conhecimento dos clubes. E os 3 grandes são iguais. Falar até podem falar. Agora diz-me, que culpa tem o pai do Jorge Ferreira e o estabelecimento dele? Que culpa têm os filhos que são ofendidos nas suas escolas?

Não sei se já viram a noticia que hoje num jogo de infantis (miudos de 12 anos para quem não sabe) foi agredido um árbitro com 20 anos. Um jogo distrital de crianças. Não sei se somos assim tão "meninos" como outros paises. Pelo menos paises civilizados.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é um problema social. Isso é o que querem fazer passar, para continuarem alapados a colher os frutos da discórdia. É, acima de tudo, um problema de comunicação e de impunidade. Os clubes não promovem o desporto, muito pelo contrário, e não querem saber de tomar medidas que livrem o futebol da praga da violência gratuita.

Claro que é um problema social. Se não fosse social este tipo de problemas só aconteceria no futebol.

Os clubes até promovem o desporto mas isso não vende. O que de bom acontece raramente é falado. Por exemplo, os tais criminosos que falas criaram, na época crítica de incêndios do ano passado, um movimento de entrega de bens alimentares e água para os bombeiros da sua zona. Dezenas de claques de norte a sul contribuíram. Achas que abriu telejornais e fez capas de jornais? A resposta é óbvia.

Eu não faço o mesmo porque o máximo de animalesco que costumo revelar ser é em comentários acerca de bestas bípedes e no saco com a Maria.

Vais de encontro ao que eu disse. Não o fazes devido ao que és como pessoa.

Quanto à comparação desta situação com flagelos como a fome ou a guerra, revela bem qual de nós tem alguma credibilidade. E noção. Mesmo sendo um pouco mal-criado.

Admito que foi uma comparação algo exagerada mas serviu para passar a ideia. Não basta querer.

Eu já evito comentar aqui porque sei que me vão ver como extremamente parcial, mas agora não consegui.

A desculpa do todos fazemos é lindo. Os EUA elegeram o Trump, os ingleses votaram a favor do Brexit. Se calhar nas próximas eleições votamos no PNR. Os outros também fazem.

Não desculpei nada por outros fazerem o mesmo. Acho a atitude reprovável e até disse que era um caso de polícia.

É um problema universal? Tretas. Vê um jogo de rugby e depois vem cá postar isso. Isto é um problema do futebol e de todos os que querem que assim continue

Quando falei em universal referia-me à escala mundial. Mesmo assim, não acontece só no futebol. Só se ouve praticamente no futebol porque é o desporto com mais expressão cá e é o desporto rei a nível mundial. Até posso dar um exemplo. Na semana passada o hóquei do Benfica perdeu em Barcelos e queixaram-se da arbitragem. Houve críticas da parte do clube e até houve alguém que falou em apito dourado. Como não foi no futebol não houve repercussão, tão simples como isso.

E claro que os clubes podem parar com isso. Era só deixar de dar bilhetes e abébias às claques quando fazem estas brincadeiras e isso começava a diminuir. Chato é quando, por exemplo, tens elementos de claques dentro das instalações do clube (e não na bancada) a ameaçar árbitros e familiares. É preciso ser muito ingénuo para achar que nada disto acontece com o conhecimento dos clubes. E os 3 grandes são iguais. Falar até podem falar. Agora diz-me, que culpa tem o pai do Jorge Ferreira e o estabelecimento dele? Que culpa têm os filhos que são ofendidos nas suas escolas?

Fosse a solução do problema assim tão fácil... Queres que diga o quê? Que culpa terá também o vizinho por ter o café assaltado, o amigo por lhe roubarem o Mercedes ou o miúdo gordinho da turma que é gozado todos os dias? São os prós e contras da vida.

Não sei se já viram a noticia que hoje num jogo de infantis (miudos de 12 anos para quem não sabe) foi agredido um árbitro com 20 anos. Um jogo distrital de crianças. Não sei se somos assim tão "meninos" como outros paises. Pelo menos paises civilizados.

E foi agredido porque o clube foi para a comunicação social falar de arbitragens e mandou alguém da claque para o agredir? Ou foi um simples pai que se passou da cabeça? Se com esse exemplo tão claro não entendes o meu ponto de vista não vou perder mais tempo.

Para terminar, desculpa que te diga mas muitos destes casos que acontecem nos jogos de formação são os árbitros que se sujeitam. Não sou a favor da violência mas, em alguns casos, é totalmente merecido. Como há más pessoas em todo o lado também as há na arbitragem.

Compartilhar este post

Link para o post

E foi agredido porque o clube foi para a comunicação social falar de arbitragens e mandou alguém da claque para o agredir? Ou foi um simples pai que se passou da cabeça? Se com esse exemplo tão claro não entendes o meu ponto de vista não vou perder mais tempo.

Para terminar, desculpa que te diga mas muitos destes casos que acontecem nos jogos de formação são os árbitros que se sujeitam. Não sou a favor da violência mas, em alguns casos, é totalmente merecido. Como há más pessoas em todo o lado também as há na arbitragem.

Não achas um pouco idiota considerar que alguém se sujeita a ser agredido com base apenas na prática do desporto? Eu quero acreditar que estás no gozo e não estás a falar a sério. Não estamos a falar de uma pessoa que bateu noutra primeiro, estamos a falar de alguém que foi fazer o seu trabalho (mal ou bem) se sujeitar a ser agredido apenas por causa disso. O facto de seres a favor da violência demonstra um bocado o que de errado existe no mundo e em Portugal. A violência só devia existir como forma de auto-defesa, mais que isso é uma completa demonstração de burrice e falta de noção por parte de qualquer ser-humano.

Se é para nos comportarmos como animais, podemos voltar para a selva e atirar fezes uns aos outros, sempre era mais engraçado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não achas um pouco idiota considerar que alguém se sujeita a ser agredido com base apenas na prática do desporto? Eu quero acreditar que estás no gozo e não estás a falar a sério. Não estamos a falar de uma pessoa que bateu noutra primeiro, estamos a falar de alguém que foi fazer o seu trabalho (mal ou bem) se sujeitar a ser agredido apenas por causa disso.

Não é com base no desporto, é baseado no comportamento de alguns árbitros. O comportamento de uma pessoa contra o árbitro é antecedido de alguma coisa.

O facto de seres a favor da violência demonstra um bocado o que de errado existe no mundo e em Portugal. A violência só devia existir como forma de auto-defesa, mais que isso é uma completa demonstração de burrice e falta de noção por parte de qualquer ser-humano.

Se é para nos comportarmos como animais, podemos voltar para a selva e atirar fezes uns aos outros, sempre era mais engraçado.

Dispenso lições de moral quando disse precisamente o contrário.

Numa equipa que lutava para subir expulsam três jogadores sem razão aparente antes de um jogo contra outro candidato. Por coincidência, os três expulsos eram os números dos melhores jogadores. Para azar do árbitro, um não foi convocado e com o número dele jogou um que nunca tinha jogado. O coitado do moço foi expulso na estreia por supostas palavras. Noutro jogo da mesma equipa contra um adversário acessível fora de casa, acabam por vencer de forma tranquila num jogo onde o árbitro esteve praticamente sempre a fazer m*rda. Para espanto de todos, sai uma multa para o clube. Pediu-se para ver o relatório do árbitro e meteu lá que foi cuspido, que o tentaram agredir, que estragaram o carro e saiu tardiamente sob escolta policial depois de terem sido pedidos reforços. Tudo mentira. A multa foi cancelada após o testemunho da polícia a confirmar que nada disso tinha acontecido. Árbitros a beber no bar do campo antes do jogo e arbitrarem alcoolizados. Árbitros a insultar jogadores, treinadores e público. Podia ficar aqui a tarde toda a falar de casos que aconteceram mas estes chegam.

Volto a repetir, acontece muita coisa porque os árbitros se sujeitam. Querem fazer dos árbitros todos uns coitadinhos mas há tantos casos em que a culpa é deles. Será que este tipo de árbitros não merece apanhar um susto para ver se "aprendem" e não repetirem este tipo de comportamentos?

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo perceber o porquê de tanto alarido. Comecei por dizer que não era por os clubes não falarem de arbitragens que este tipo de coisas deixaria de existir porque é um problema comportamental das pessoas. Depois referi que muitas vezes são os árbitros que se sujeitam a este tipo de acontecimentos devido às suas atitudes e que, em alguns casos, merecem um "susto" para deixarem o sentido de impunidade e fazerem apenas o que lhes compete.

Quem vos lê pensa que eu escrevi que pintar a parede foi pouco, que deveriam ter destruído o café e que os árbitros deveriam ser todos agredidos. Depois tem de aparecer sempre uma "turminha" fazer tentativas rascas de piadas e ridículos juízos de valor ao tentarem enquadrar-me num tipo de pessoa.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha ideia que tu nestes assuntos postas como alguém emocionalmente envolvido. Notam-se algumas opiniões que não são fruto de uma racionalização sobre o tema, mas antes de vivências e exemplos. E o teu post sobre os árbitros e os relatórios é bastante particular e objectivo para não ser um caso que viveste.

Agora, o facto de te sentires indignado com um ou outro caso envolvendo um árbitro não deveria legitimar a generalização a toda a classe. Isto deveria ser por demais evidente.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha ideia que tu nestes assuntos postas como alguém emocionalmente envolvido. Notam-se algumas opiniões que não são fruto de uma racionalização sobre o tema, mas antes de vivências e exemplos. E o teu post sobre os árbitros e os relatórios é bastante particular e objectivo para não ser um caso que viveste.

Agora, o facto de te sentires indignado com um ou outro caso envolvendo um árbitro não deveria legitimar a generalização a toda a classe. Isto deveria ser por demais evidente.

Não generalizei. Referi sempre alguns árbitros e não tenho nada contra a classe dos árbitros em si. Tenho consciência que o erro faz parte do futebol e aceito-os. Só não aceito os que erram premeditamente e os que se acham impunes por terem sempre a protecção policial. Falando deste caso concreto do Jorge Ferreira, condeno o que aconteceu e digo que nem tem culpa porque o erro não foi seu. Arrisco-me a dizer que só aconteceu por ser um conhecido benfiquista e o erro ter favorecido o seu clube.

Compartilhar este post

Link para o post

Era preferível teres começado por aqui. Assim saberia que tipo de pessoa aparentas ser e não tinha perdido tempo a ler as outras m*rda que escreveste.

Também és dos que dizem "não sou a favor da violação...mas ela estava a pedir".

Para terminar, repensa a tua forma de estar na vida. Salvo se o arbitro A ou B agrediu alguem, nada justifique que alguém responda com violência. Como alguem disse, só em legitima defesa.

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Era preferível teres começado por aqui. Assim saberia que tipo de pessoa aparentas ser e não tinha perdido tempo a ler as outras m*rda que escreveste.

Também és dos que dizem "não sou a favor da violação...mas ela estava a pedir".

Para terminar, repensa a tua forma de estar na vida. Salvo se o arbitro A ou B agrediu alguem, nada justifique que alguém responda com violência. Como alguem disse, só em legitima defesa.

As aparências iludem e pouco me importa o que aparento ser. Sou o que sou e não estou aqui para agradar ninguém. O que verdadeiramente me importa é que nunca faltei ao respeito nem insultei ninguém. Se calhar outras pessoas daqui acham que tenho uma boa aparência por causa disso.

Tentaram enquadrar-me num grupo de pessoas com tipos de doenças, não reagi. A seguir tentaram enquadrar-me num grupo de animais, não reagi. Há uns meses chamaram-me doente, não reagi. Ignorei aqui como ignorava se me dissessem isso na cara. Talvez dê para melhorar um bocadinho a minha aparência...

Voltando ao tema, violência não implica agressão física. Tenho-te como uma pessoa inteligente e devias saber isso. Estamos num tópico em que o acontecimento foi uma parede pintada (condenei a atitude), sempre falei em casos (não de agressões concretas) e falei sempre em apanharem um susto. Mas se a única solução que resolva o problema dos árbitros (os tais que erram premeditadamente, não todos) for levarem uma chapada, então que a levem. Não é isso que fará de mim uma pessoa violenta ou a favor de. Se alguém pensou em algo mais radical o problema já não é meu.

Compartilhar este post

Link para o post

Tentaram enquadrar-me num grupo de pessoas com tipos de doenças, não reagi. A seguir tentaram enquadrar-me num grupo de animais, não reagi. Há uns meses chamaram-me doente, não reagi.

Sujeitaste-te a isso. Ou, por outras palavras, estavas a pedi-las.

Compartilhar este post

Link para o post

Em que casos é totalmente merecido um árbitro levar nas ventas mesmo?

Editado por DS7

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...