Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Bashir

Alguém Sabe?

Publicações recomendadas

Alguém sabe porque é que o ano tem 365 dias

E por norma só pagam 12vezes por ano mensalmente? 

De 242 dias que se trabalha? 

Quem inventou isso? A mesma pessoa que inventou 5 dias de trabalho e 2 de descanso.?

Compartilhar este post

Link para o post

a terra demora 365.25 dias a dar uma volta ao sol, sendo que existem 12 ciclos lunares. a semana de trabalho foi diminuindo à medida que os movimentos de trabalhadores foram progredindo, no passado era comum trabalhar-se 6 dias p.e. tem-se reduzindo progressivamente a semana de trabalho, daqui a uns anos serão só 4 dias, etc.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 2 horas:

Quem inventou isso? A mesma pessoa que inventou 5 dias de trabalho e 2 de descanso.?

Roda isso, mpt tá super suave na nave 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 4 horas:

Foi o mesmo gajo que deu os nomes aos dias. É segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, porque é que também não é terceira-feira?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 3 horas:

Foi o mesmo gajo que deu os nomes aos dias. É segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, porque é que também não é terceira-feira?

Latim/ romano secalhar

Terza

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 14 minutos:

Latim/ romano secalhar

Terza

E o Latim também explica o porquê de ser Setembro, Novembro e Dezembro, mas não é Outembro? É que confundo sempre Outubro com o Outono, e não ajuda o Outubro ser em Outono. Ou mudam o nome para Outembro, ou trocam Outubro com, sem lá, Abril.

• Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, Agora:

E o Latim também explica o porquê de ser Setembro, Novembro e Dezembro, mas não é Outembro? É que confundo sempre Outubro com o Outono, e não ajuda o Outubro ser em Outono. Ou mudam o nome para Outembro, ou trocam Outubro com, sem lá, Abril.

Realmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, há 17 horas:

Com Abril não dava para trocar, porque OUTubro era o 8º mês (tal como SETEmbro o 7º, NOVEmbro o 9º e DEZembro o 10º). O Júlio César e o Augustus é que se gostaram de meter ali no meio e estragaram a ordem toda das coisas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sd_campeao, há 3 minutos:

Com Abril não dava para trocar, porque OUTubro era o 8º mês (tal como SETEmbro o 7º, NOVEmbro o 9º e DEZembro o 10º). O Júlio César e o Augustus é que se gostaram de meter ali no meio e estragaram a ordem toda das coisas.

SETEmbro, NOVEmbro e DEZembro faz sentido. O OUTubro está mal. Falta uma letra e é um U na vez do I.

Isto é tudo uma conspiração para me comer o caco e ninguém me convence do contrário.

Compartilhar este post

Link para o post

Kingpin Books na Av. Almirante Reis em Lisboa.
Mas estás a falar de online?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, Em 28/12/2019 at 21:38:

Latim/ romano secalhar

Terza

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Oi gentxi.

Eu hj em dia ando a viajar um bocado e então levo sempre um baralho de cartas para jogar com pessoal, mas... tenho sempre dificuldades em lembrar-me de jogos e regras de jogos 😁

Alguém conhece ou consegue encontrar um site com um directorio de jogos de cartas e regras (tuga, ingles tb pode ser). Em portugues qd tento procurar so aparecem as cenas de jogos online. Grazie

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carson Wentz, Em 28/12/2019 at 17:49:

Citação de Carson Wentz, Em 28/12/2019 at 21:54:

Não percebi se estão simplesmente a ser sarcásticos ou se têm mesmo dúvidas sobre o tema, mas, de qualquer forma, a origem dos nomes deriva sempre das diversas adaptações ao calendário romano.

Os primeiros a que temos acesso tinham dez meses conhecidos: Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quintilis, Sextilis, September, October, November, December. Isto explica o porquê dos nomes SETEMbro (septem, sete em latim), OUTUbro (octo, oito em latim), NOVEMbro (novem, nove em latim) e DEZEMbro (decem, dez em latim) - também havia um Quintilis e um Sextilis, meses cinco e seis (quinque e sex em latim).

Mais tarde, ocorreu uma de duas coisas: ou o calendário tinha dois meses desconhecidos após Dezembro que foram movidos para o início do ano, passando-se o início do ano de Martius para o que veio a ser Janeiro; ou criaram dois meses de raiz, Januaris e Februaris, para começar o ano antes de Martius. Ainda não há certezas sobre qual a hipótese correta.

Seja como for, a partir daí havia já doze meses, sendo que os últimos quatro ficaram com um nome diferente da ordem original: Setembro era o nono mês, Outubro o décimo e por aí fora.

Janeiro é o mês dedicado a Janus. Fevereiro é o mês de Februa, um festival de purificação celebrado nesse mês. Março é o mês dedicado a Marte, deus da guerra. Abril é dedicado a Afrodite. Maio é o mês dedicado à deusa Maia. Junho é dedicado a Juno. Julho e Agosto são dedicados a Julius Caesar e Caesar Augustus. Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, bem, a lógica já foi explicada.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lip McBoatface, há 1 hora:

Oi gentxi.

Eu hj em dia ando a viajar um bocado e então levo sempre um baralho de cartas para jogar com pessoal, mas... tenho sempre dificuldades em lembrar-me de jogos e regras de jogos 😁

Alguém conhece ou consegue encontrar um site com um directorio de jogos de cartas e regras (tuga, ingles tb pode ser). Em portugues qd tento procurar so aparecem as cenas de jogos online. Grazie

substitui pelo Catan

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 13 horas:

Kingpin Books na Av. Almirante Reis em Lisboa.
Mas estás a falar de online?

Online ou no Porto 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 4 horas:

Porque é que o conteúdo não lido não dá para ver em visualização compacta e porque é que a secção da Direção do Clube não está acessível.

Queixei-me agora disso no frio, não me lembrei de melhor tópico 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Hey pessoal, alguém sabe onde posso comprar fita adesiva verde de boa qualidade?

Tipo isto:

Self-Adhesive-Green-50mm-x-33M-Warning.j

Que a ultima que comprámos não permanecia colada. Era dos chineses penso.

Já pesquisei nos sites da Staples, AKI, Leroy Merlin... e não encontrei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 46 minutos:

Compra da marca Tesa. 

Sabes alguma loja fisica na zona de Lisboa onde possa comprar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Luís Silvares, há 18 horas:

O 1º problema (Direção do Clube) já deve estar resolvido.

O 2º problema, tenho de perceber qual é o problema 🙂

Sumudica, foi o que disse ontem o Luis. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...