Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chuto

Manuel Machado: «Assim o negócio futebol vai acabar»

Publicações recomendadas

Não estou a ver é como é que a centralização vai tornar a liga mais competitiva, mas vou ficar à espera das dezenas de exemplos que certamente abundam.

É a forma mais óbvia de distribuir mais dinheiro pelos clubes pequenos.

Compartilhar este post

Link para o post

A única liga equilibrada é a inglesa. A diferença dos 3 grandes para o resto é igual à que o PSG, o Barça/Real, a Juve e o Bayern têm para os outros. Não é por isso que os estádios lá não andam cheios :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Bayern tem uma grande diferença, diga-se, também fruto de uma excelente gestão financeira e desportiva. Não há muitos anos atrás viamos Werder Bremen, Wolfsburgo, Estugarda e outras equipas também perto do topo, mas todas foram abaixo enquanto o Bayern só continuou a melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver é como é que a centralização vai tornar a liga mais competitiva, mas vou ficar à espera das dezenas de exemplos que certamente abundam.

Aumentando absurdamente a quantidade de dinheiro que 15 clubes recebem, e mantendo ou até reduzindo ligeiramente as somas pagas aos 3 grandes. Em termos básicos, é isto. É também por isso que nunca vai acontecer.

A título de exemplo, e há não muito tempo, o Sporting defendia a centralização dos direitos televisivos através do modelo italiano. 40% do bolo repartido igualmente por todos os clubes, 30% pelo número de adeptos e os restantes 30% pela classificação na temporada anterior, no global das cinco temporadas anteriores e no global da história do clube na competição. Não seria o modelo ideal, mas já seria um passo de gigante.

Imaginemos que vendíamos o bolo todo por 1500M€ em 3 temporadas (e no mercado actual, até devo estar a fazer a conta por baixo, mas é um valor meramente especulativo), 500M€ por temporada. Dividindo esse valor por 18 equipas, dá algo acima dos 27,5M€ por equipa (fiz de cabeça, não me matem). 40% disso, que corresponderia a cerca de 11M€ por época, seria certo para qualquer equipa do campeonato. Isto são valores que, actualmente, são completamente inimagináveis para 3/4 das equipas da liga em apenas uma época. E a esses 11M€, ainda acresceria os montantes relativos aos outros 60%, calculados através daqueles factores que referi. Eu odeio números, mas acho que não falhei por muito nos cálculos.

Digamos que a pior das equipas receberia 20M€ por época, só de direitos televisivos. Fora todos os outros tipos de receita. Actualmente, só há 4 equipas em Portugal com um orçamento anual desta magnitude. Os 3 grandes e o Braga. E nem sei bem se o Braga atingirá esses valores. A diferença de poderio financeiro, que por sua vez permitiria que qualquer equipa da liga evoluísse substancialmente as suas condições desportivas (infra-estruturas, condições de treino, qualidade e quantidade de todo o staff do clube e do futebol, qualidade e condições de treino e trabalho da formação, etc), seria colossal. Consequentemente, qualquer equipa da liga teria todas as condições e mais algumas para construir um projecto desportivo com 10x mais qualidade e poderio do que aquele que possuem actualmente.

Agora, falta a parte que impossibilita tudo isto. Os 3 grandes nunca na vida permitiriam que, mantendo aquilo que recebem actualmente, todos os outros clubes passassem a receber o suficiente para construírem equipas do nível do Braga (ou até melhores). Para Porto, Sporting e Benfica, isso seria o caos, porque não mais existiriam jogos ganhos à partida, para "cumprir calendário". Cada jornada teria um adversário duro de roer, e a dificuldade (e o nível qualitativo, mas esta parte não interessa a quem está regularmente no topo) da competição aumentaria imenso. Acabariam as contratações ao preço da chuva a nível interno, porque os "pequenos" já não precisariam do dinheiro dos grandes para "meter pão na mesa". Cada Marega, Mattheus Oliveira ou Krovinovic passaria a custar de 10M€ para cima, em vez de 3/4/5M€. Muito provavelmente, com os bolsos cheios, os "pequenos" também começariam a bater o pé aos 3 estarolas nos mais diversos assuntos, e a balança de poder começaria, lentamente, a ficar equilibrada. Os 3 grandes deixariam de ter tanta facilidade em meterem quem querem na Liga, na FPF e em todo o lado, basicamente. A competência teria, sobretudo entre eles, de aumentar imenso, porque teriam de passar a construir um projecto que conseguisse apresentar maior qualidade do que actualmente, de forma a responder minimamente ao aumento brutal de competitividade interna, mantendo ainda as condições necessárias para conseguir uma boa prestação europeia. O treinador teria de ser ainda mais competente, e os plantéis necessitariam de maior qualidade e profundidade. Tudo isto com o mesmo dinheiro que possuem hoje em dia.

Long story short, isto não vai acontecer. Mas a centralização dos direitos televisivos é o Santo Graal do futebol português. É aquilo que podia mudar quase tudo, por cá, desde que bem feito e de forma extremamente rigorosa e objectiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo que a centralização acontecesse, duvido que o titulo saisse do colo (de um) dos 3 grandes, salvo raras excepções.

E os clubes pequenos continuarão a sofrer do défice de adeptos.

Editado por SiulPi

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente está a dizer que se o futebol português continuar a ser o que sempre foi, um dia vai acabar. Ora isso não faz sentido nenhum.

No entanto, concordo que o campeonato português é aborrecido e deviam-se tomar medidas em relação a isso, saíam todos a ganhar. Mesmo os grandes poderiam ser muito mais competitivos na Europa se a bitola subisse a nível interno, os jogadores sairiam mais valorizados, etc. E os clubes até sabem trabalhar bem por cá, com outros orçamentos podiam fazer coisas engraçadas e elevar o campeonato para outro patamar.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente está a dizer que se o futebol português continuar a ser o que sempre foi, um dia vai acabar. Ora isso não faz sentido nenhum.

No entanto, concordo que o campeonato português é aborrecido e deviam-se tomar medidas em relação a isso, saíam todos a ganhar. Mesmo os grandes poderiam ser muito mais competitivos na Europa se a bitola subisse a nível interno, os jogadores sairiam mais valorizados, etc. E os clubes até sabem trabalhar bem por cá, com outros orçamentos podiam fazer coisas engraçadas e elevar o campeonato para outro patamar.

Acima de tudo, os clubes podiam segurar melhor os seus jogadores de um ano para o outro e, muito importante, contratar treinadores decentes em vez de ter de recorrer aos mesmos toscos de sempre (Mota, Manuel Machado, Quim Machado, etc).

Ou seja, como disseram em cima, uma utopia e nunca vai acontecer porque os 3 grandes nunca na vida o vão permitir.

Compartilhar este post

Link para o post

E não serem autenticas barrigas de aluguer dos grandes

Compartilhar este post

Link para o post

Nos tempos do Eusebio era tudo mais equilibradinho

Nos tempos do Eusébio muitos jogadores ganhavam tostões e ainda se estava no início da profissionalização do desporto.

Só alguns adeptos dos 3 grandes é que podem achar que a monopolização dos direitos televisivos, do empréstimo de jogadores, da justiça desportiva (e outros quadrantes que comandam o destino do futebol português), da comunicação social e em casos pontuais o Estado a intervir para dar uma ajudinha aos problemas no fisco (que não é só dos 3 grandes, mas fdx, nem comparem) são coisas que não existem ou é para sacudir em jeito de parolo que diz que se não fosse as touradas não existiam touros. Ou foi "sempre assim" ou não é desculpa para não jogar melhor futebol ou os clubes são pequenos demais para alguma vez crescerem (o que é só ignorar o crescimento ligeiro que o Boavista sentiu após a conquista da liga ou até número de sócios do Braga que aumentaram nos últimos anos comparativamente há década passada / sem falar que um crescimento sustentado nesta conjuntura demoraria sempre anos para ser substancial, se a hegemonia está mais que enraizada, não é qualquer um que vai seguir outros clubes sabendo de antemão que não vão passar de decoração).

Os clubes mais pequenos na sua maioria lutam para não descer. Alguns só se apercebem que têm equipa para um lugar na Liga Europa já vai o campeonato mais do que a meio. Só para depois se passar a vergonha que vemos todos os anos na Liga Europa porque têm de construir uma nova equipa.

Não têm activos suficientes para sair do status quo. Não têm capacidade de atracção de patrocinadores para investir para além do plano desportivo que já por si só é mísero.

Depois é ouvir bocas dos adeptos faroleiros dos 3 grandes que a liga é uma m*rda. Que certos clubes abrem pernas para outros. Que não têm dinheiro para pagar aos jogadores e que é só uma vergonha. Que os bilhetes são muito caros nos jogos dos 3 grandes e que são umas sanguessugas (vejam lá a p*ta da ironia). Que os estádios estão vazios e que parece algo saído de uma liga distrital. Etc e tal.

Em suma, vamos fingir que esta conveniência não existe e por muitos anos vindouros de conquistas cíclicas de clubes "gloriosos".

Até eu a bater em mendigos era rei.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post

Nos tempos do Eusébio muitos jogadores ganhavam tostões e ainda se estava no início da profissionalização do desporto.

E nos anos 70/80/90 não?

Compartilhar este post

Link para o post

Acima de tudo, os clubes podiam segurar melhor os seus jogadores de um ano para o outro e, muito importante, contratar treinadores decentes em vez de ter de recorrer aos mesmos toscos de sempre (Mota, Manuel Machado, Quim Machado, etc).

Ou seja, como disseram em cima, uma utopia e nunca vai acontecer porque os 3 grandes nunca na vida o vão permitir.

What? A ideia que tenho é que os lugares são sempre para os mesmos e não é pelo dinheiro. Malta nova para treinar ter uma oportunidade num clube de 1ª liga é quase utópico. E aposto que muitos quase de graça que iam.

Compartilhar este post

Link para o post

Convém falar de orçamentos quando treina duas equipas na mesma época em que não eram propriamente dos orçamentos mais baixos e colaborou na descida das duas.

Compartilhar este post

Link para o post

E nos anos 70/80/90 não?

Mas qual é a parte de hegenomia vs competitividade que não percebes?

Qual é a parte de melhorar o estado actual das coisas, independentemente de ter sido sempre assim, que não percebes?

E é engraçado que digas isso, quando os clubes mais pequenos estão numa situação ainda mais fragilizada financeiramente que antes. Eu sei de casos de 2 clubes que a maior parte do plantéis são dono de empresários e fundos porque nem dinheiro têm para pagar salários (ou em alguns casos porque se sujeitam para ter alguma qualidade ou fazer favores para trazer um jogador que queiram). Não me venham com essas tretas de que se não fossem os 3 grandes que não havia futebol português, a verdade funciona para os dois lados. Existe dinâmica para explorar tanto competitividade como crescimento de outros clubes portugueses desde que tenham oportunidades para o fazer. Só um adepto de um clube e não do desporto é que acha que o estado atual do futebol português é a ordem natural das coisas.

Editado por BFC=Trincos_Everywhere

Compartilhar este post

Link para o post

Mas qual é a parte de hegenomia vs competitividade que não percebes?

Qual é a parte de melhorar o estado actual das coisas, independentemente de ter sido sempre assim, que não percebes?

Pegando no exemplo do Boavista, porque não conseguiram manter o nível mais elevado dos outros como fez o Braga?

Ou porque é que mantêm na direção gajos que f*deram o clube no passado?

Primeiro temos de ter uma disciplina administrativa. Ou uma educação, vá.

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post

Essa história da centralização dos direitos televisivos é muito bonita e tal mas esquecem-se do que é o campeonato português. Enquanto o último classificado em Inglaterra ou na Alemanha enche o estádio de 20 ou 30 mil lugares, em Portugal uma equipa que luta pelas competições europeias tem assistências de 2 ou 3 mil pessoas. Regra geral, um Tondela - Moreirense ou um Feirense - Aves, com todo o respeito por esses clubes, tem pouco interesse. Para quem gosta de futebol há sempre outras opções à mesma hora e estes jogos passam para segundo ou terceiro plano.

O que teria de mudar para o futebol e os clubes crescerem seria a mentalidade das pessoas, os chamados "adeptos". Uma grande parte das pessoas não tem cultura desportiva nem gosta de futebol, gosta de ganhar. São do Benfica/Porto/Sporting porque ganham/ganharam e parece que são as únicas opções de escolha de um clube. É inconcebível que não haja mais gente a apoiar e ser exclusivamente do clube da sua terra. Não digo que deveria existir uma obrigatoriedade mas 50% dessas pessoas já seria um número racional. Acho ridículo ver pessoas que dizem ser do clube X e quando vai lá o "grande" Y, estarem na bancada dos sócios do clube visitado com a camisola do Y. Sei que não seria uma mudança de um dia para o outro mas não estou a ver isso a acontecer nos próximos anos. A cidade de Guimarães é o exemplo perfeito do que deveria ser e não deixam de ter os seus vermelhos/azuis/verdes.

Um clube com mais (verdadeiros) adeptos teria um efeito bola de neve. Aumentava tudo desde o número de sócios/assistências/receitas à valorização do clube/campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

Pegando no exemplo do Boavista, porque não conseguiram manter o nível mais elevado dos outros como fez o Braga?

Ou porque é que mantêm na direção gajos que f*deram o clube no passado?

e o inter? e o milan? e o nottingham? e o leeds? e o portsmouth? etc etc etc...

basicamente é porque a vida é assim e nem sempre as coisas correm bem :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei de casos de 2 clubes que a maior parte do plantéis são dono de empresários e fundos porque nem dinheiro têm para pagar salários (ou em alguns casos porque se sujeitam para ter alguma qualidade ou fazer favores para trazer um jogador que queiram).

Um amigo, adepto do Boavista disse-me há uns tempos que o Boavista era um desses clubes.

Confirma-se?

Compartilhar este post

Link para o post

Aumentando absurdamente a quantidade de dinheiro que 15 clubes recebem, e mantendo ou até reduzindo ligeiramente as somas pagas aos 3 grandes. Em termos básicos, é isto. É também por isso que nunca vai acontecer.

A título de exemplo, e há não muito tempo, o Sporting defendia a centralização dos direitos televisivos através do modelo italiano. 40% do bolo repartido igualmente por todos os clubes, 30% pelo número de adeptos e os restantes 30% pela classificação na temporada anterior, no global das cinco temporadas anteriores e no global da história do clube na competição. Não seria o modelo ideal, mas já seria um passo de gigante.

Imaginemos que vendíamos o bolo todo por 1500M€ em 3 temporadas (e no mercado actual, até devo estar a fazer a conta por baixo, mas é um valor meramente especulativo), 500M€ por temporada. Dividindo esse valor por 18 equipas, dá algo acima dos 27,5M€ por equipa (fiz de cabeça, não me matem). 40% disso, que corresponderia a cerca de 11M€ por época, seria certo para qualquer equipa do campeonato. Isto são valores que, actualmente, são completamente inimagináveis para 3/4 das equipas da liga em apenas uma época. E a esses 11M€, ainda acresceria os montantes relativos aos outros 60%, calculados através daqueles factores que referi. Eu odeio números, mas acho que não falhei por muito nos cálculos.

Digamos que a pior das equipas receberia 20M€ por época, só de direitos televisivos. Fora todos os outros tipos de receita. Actualmente, só há 4 equipas em Portugal com um orçamento anual desta magnitude. Os 3 grandes e o Braga. E nem sei bem se o Braga atingirá esses valores. A diferença de poderio financeiro, que por sua vez permitiria que qualquer equipa da liga evoluísse substancialmente as suas condições desportivas (infra-estruturas, condições de treino, qualidade e quantidade de todo o staff do clube e do futebol, qualidade e condições de treino e trabalho da formação, etc), seria colossal. Consequentemente, qualquer equipa da liga teria todas as condições e mais algumas para construir um projecto desportivo com 10x mais qualidade e poderio do que aquele que possuem actualmente.

Agora, falta a parte que impossibilita tudo isto. Os 3 grandes nunca na vida permitiriam que, mantendo aquilo que recebem actualmente, todos os outros clubes passassem a receber o suficiente para construírem equipas do nível do Braga (ou até melhores). Para Porto, Sporting e Benfica, isso seria o caos, porque não mais existiriam jogos ganhos à partida, para "cumprir calendário". Cada jornada teria um adversário duro de roer, e a dificuldade (e o nível qualitativo, mas esta parte não interessa a quem está regularmente no topo) da competição aumentaria imenso. Acabariam as contratações ao preço da chuva a nível interno, porque os "pequenos" já não precisariam do dinheiro dos grandes para "meter pão na mesa". Cada Marega, Mattheus Oliveira ou Krovinovic passaria a custar de 10M€ para cima, em vez de 3/4/5M€. Muito provavelmente, com os bolsos cheios, os "pequenos" também começariam a bater o pé aos 3 estarolas nos mais diversos assuntos, e a balança de poder começaria, lentamente, a ficar equilibrada. Os 3 grandes deixariam de ter tanta facilidade em meterem quem querem na Liga, na FPF e em todo o lado, basicamente. A competência teria, sobretudo entre eles, de aumentar imenso, porque teriam de passar a construir um projecto que conseguisse apresentar maior qualidade do que actualmente, de forma a responder minimamente ao aumento brutal de competitividade interna, mantendo ainda as condições necessárias para conseguir uma boa prestação europeia. O treinador teria de ser ainda mais competente, e os plantéis necessitariam de maior qualidade e profundidade. Tudo isto com o mesmo dinheiro que possuem hoje em dia.

Long story short, isto não vai acontecer. Mas a centralização dos direitos televisivos é o Santo Graal do futebol português. É aquilo que podia mudar quase tudo, por cá, desde que bem feito e de forma extremamente rigorosa e objectiva.

Amigo, eu não estou a pedir para me explicarem as vantagens da centralização. Eu pedi exemplos de centralizações que tenham conduzido a ligas mais competitivas. Casos onde o dinheiro foi distribuído mais equitativamente e o nº de candidatos ao título tenha aumentado.

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo, adepto do Boavista disse-me há uns tempos que o Boavista era um desses clubes.

Confirma-se?

bingo3.png

Compartilhar este post

Link para o post

Lê lá o título da notícia outra vez.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo em absoluto com o que o Trincos diz. Infelizmente, é uma questão tão enraizada que não espero que alguma vez se venha a alterar. A questão da centralização dos direitos televisivos era a única medida que beneficiaria clubes pequenos que poderia vir a acontecer em Portugal, realisticamente. Mas esse barco já partiu. A tendência será o aumento deste fosso.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

O Manuel Machado tá é f*dido de nunca ter tido a oportunidade de treinar um dos três grandes.

Metam o Mota, o Machado e o (inserir nome de outro treinador merdum) nos grandes que o nível começa logo a aumentar.

Editado por ventura21

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...