Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Morreu Belmiro de Azevedo

Publicações recomendadas

Não entendo o porquê dos seus concorrentes pagarem mais que ele a um operador de caixa ou repositor, mas também não deve ser para entender. Faz lembrar a história do pagamento em espirito de equipa.

A empresa nem mais 1€ que o salário minimo dava, se tivesse hipotese ainda queria era pagar menos.

Isso não é bem assim, sei do que falo, trabalhei lá, uns meses em caixa, uns em reposição e uns na Worten. Na Worten estive na casa dos 620€. Talvez a culpa seja mais dos gerentes de loja do que outra pessoa qualquer.

PS: Parece que a irmã dele também morreu hoje por motivos oncológicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo o porquê dos seus concorrentes pagarem mais que ele a um operador de caixa ou repositor, mas também não deve ser para entender. Faz lembrar a história do pagamento em espirito de equipa.

A empresa nem mais 1€ que o salário minimo dava, se tivesse hipotese ainda queria era pagar menos.

Basicamente, aquilo que estás a dizer é que a empresa joga dentro das regras e cumpre com as suas obrigações.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é bem assim, sei do que falo, trabalhei lá, uns meses em caixa, uns em reposição e uns na Worten. Na Worten estive na casa dos 620€. Talvez a culpa seja mais dos gerentes de loja do que outra pessoa qualquer.

Eu trabalhei na Worten, o ordenado era 250€ para 20hrs. Literalmente metado do SMN. A minha namorada trabalha lá agora e o ordenado base é 285€ para 20 horas, pouco mais que o SMN.

Eu faço 17 hrs noutra empresa e recebo de base 297€. O problema não é dos gerentes, é mesmo da empresa.

As renumerações dos quadros mais baixos da empresa são baixas, muito baixas principalmente se tivermos em conta dos horários absurdos que por vezes as pessoas chegam a fazer. Cheguei a abrir a loja às 09h e a fechá-la às 21h30, mais de 12 horas de trabalho para chegar ao final do mês e receber muito pouco e levar um pontapé no cu após ter feito os três contratos.

Não deixa de ter sido um homem marcante para a economia Portuguesa e seu desenvolvimento mas tendo em conta a proporção que todo o grupo Sonae atingiu, começarem a tratar um pouco melhor os funcionários, pelo menos os de quadro mais baixo não lhes fazia mal nenhum. É o tipo de empresa onde um empregado sente que a mesma não o valoriza.

P.S - Na Worten ias aos 620€ se fizesses os Domingos e contasses também o subsidio de alimentação.

Basicamente, aquilo que estás a dizer é que a empresa joga dentro das regras e cumpre com as suas obrigações.

É uma forma de ver as coisas, eu acho que é uma empresa que acha que quanto menos puder pagar, melhor. Faz lembrar o maluco do Padaria Portuguesa, mas esse teve toda a gente a cair-lhe em cima.

Editado por Pickle Rick

Compartilhar este post

Link para o post

Já usaste duas vezes essa tirada do dono da Padaria Portuguesa e não percebo que ligação tem com a Sonae.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito sinceramente não percebo certos comentários. O homem merece ser enxovalhado porquê? Porque pagava o salário mínimo a 70/80% dos seus funcionários? Não me digam que é justo um operador de caixa ou um repositor receber tanto como um licenciado ou um doutor, quando muitos deles nem metade de formação ou dinheiro gasto em educação têm. Aqueles que realmente têm postos especializados ganham bem dentro do salário médio da sua profissão (chefes de loja, talhantes, etc etc). Ou foi só porque quem chega a milionário passa a ser visto por explorador e corrupto?

Jesus, merecemos o país que temos.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o problema disso não é das empresas e dos patrões, tem sido dos sucessivos governos que viemos tendo. Se há coisa com que fiquei bastante satisfeito foi mesmo com a "geringonça", finalmente vai-se vendo alguma coisa nesse aspecto.

tenor.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o problema disso não é das empresas e dos patrões, tem sido dos sucessivos governos que viemos tendo. Se há coisa com que fiquei bastante satisfeito foi mesmo com a "geringonça", finalmente vai-se vendo alguma coisa nesse aspecto.

Nós não estamos a falar de um patrão qualquer, estamos a falar do Belmiro, um homem que sozinho teve mais influência na economia portuguesa que muitos governos juntos.

O homem, pelas declarações que foi fazendo ao longo dos anos, mostrava ter orgulho em pagar o mínimo possível aos trabalhadores e nunca pareceu mostrar-se incomodado pela empresa que liderava pagar um ordenado a milhares de pessoas que não as permitia, nem permite, viver condignamente.

Agora, claro, que o homem tenha por missão e dogma ideológico explorar os trabalhadores portugueses é fácil de perceber, uma infelicidade, mas compreende-se, mais difícil de aceitar é que tanta gente faça eco deste miserabilismo.

Compartilhar este post

Link para o post

quando os ricos morrem, nós, os pobres, dizemos sempre que só chegou onde chegou porque roubou tudo e todos :mrgreen:

O que não deixa de ser verdade, os ricos só o são dependendo de outrem.

No caso do Belmiro, fica a nota do pêsame pela morte de uma personalidade marcante do país, mas daqui a nada estamos a querer metê-lo no Panteão... Não pagava assim tão bem, segundo consta, nem demonstrava grande preocupação com o bem-estar dos funcionários, de uma maneira geral.

Não estamos a falar de um Rui Nabeiro, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não suporto a política de exploração e pagar o mínimo possível aos trabalhadores, no entanto acho simples perceber o raciocínio que está por trás da declaração hiperbolizada do Belmiro "se não for a mão-de-obra barata, não há emprego para ninguém”.

A Sonae tem ~40.000 trabalhadores. Vamos simplificar e assumir que todos ganham o salário mínimo.

Agora vamos assumir que a Sonae decide aumentar 100€ por mês a cada colaborador e em vez de pagar 550€ passa a pagar 650€ por mês.

Por ano é um aumento de 1.400€ por colaborador (100 * 14 meses).

Ao fim do ano é um aumento de custos com pessoal de 56.000.000€ para a Sonae.

Podes aumentar o salário, mas a taxa de esforço para a empresa aumenta implicando ou despedir ou deixar de recrutar.

Agora a parte de considerar que uma política baseada em baixos salários deve uma vantagem comparativa para Portugal para mim é só ridículo e meio caminho andado para o país não sair da cepa torta...

Compartilhar este post

Link para o post

Do que sei, o LIDL paga mais. Se uma empresa estrangeira consegue, as portuguesas também deveriam conseguir, digo eu.

Compartilhar este post

Link para o post

Nós não estamos a falar de um patrão qualquer, estamos a falar do Belmiro, um homem que sozinho teve mais influência na economia portuguesa que muitos governos juntos.

1 - O homem, pelas declarações que foi fazendo ao longo dos anos, mostrava ter orgulho em pagar o mínimo possível aos trabalhadores e nunca pareceu mostrar-se incomodado pela empresa que liderava pagar um ordenado a milhares de pessoas que não as permitia, nem permite, viver condignamente.

2 - Agora, claro, que o homem tenha por missão e dogma ideológico explorar os trabalhadores portugueses é fácil de perceber, uma infelicidade, mas compreende-se, mais difícil de aceitar é que tanta gente faça eco deste miserabilismo.

1 - Certo, são tiradas infelizes de alguém que tem demasiado poder num pequeno país como Portugal. No entanto, continuo a dizer que a principal culpa é dos Governos. Um patrão que pague o ordenado mínimo a um funcionário tem uma carga fiscal muito elevada, chegando o custo total por cada funcionário à casa dos 800€. Se era bem melhor que toda a gente tivesse ordenados maiores? Era, mas provavelmente não teria tanta gente a trabalhar para ele. Sobre o viver condignamente, nem preciso de sair da minha empresa. O salário mais baixo que pago são 600€ limpos (sim, eu pago a minha parte dos descontos e a do funcionário), o ordenado mais alto que pago são 1400€ limpos. Podes não acreditar mas quem vive melhor é o de 600€ e o de 1400€ por volta do dia 20 já anda a pedir adiantamentos porque não tem dinheiro. Gerir uma casa é como gerir um negócio, por isso é que uns vão à falência e outros duram anos e anos.

2 - Se achas que é explorar para mim não o é. Quem entra naquela empresa são que vai receber x ao dia y. E que desse dia não passa porque o dinheiro vai entrar nas suas contas e um trabalhador pode organizar a sua vida de modo a saber que vai receber o seu salário a tempo e horas.

Para mim exploração é o que muitos outros patrões fazem aos seus funcionários. Desde que estou na associação de hotelaria que temos vindo a receber queixas de trabalhadores, quando visitamos as áreas de restauração e hotelaria de que muitos entram às 7h para fazer os pequenos-almoços, têm de fazer os almoços, têm uma pausa à tarde e vão de novo fazer jantares. Recebem pouco mais que o salário mínimo e fazem à vontade 12 horas por dia a receber uma miséria. E nem preciso de ir além de um dos principais hotéis da Covilhã. Eu que estive no Tivoli, na altura pertencia ainda ao BES, trabalhava as 8 horas, recebia bónus e dei-me ao luxo de receber um salário muito bom para ficar a efectivo porque decidi voltar para a parvalheira do interior.

Vamos continuar com a exploração, uma fábrica aqui na zona, cuja sede e principais patrões são franceses, todos os anos derivado da sua performance e produtividade recebe um prémio bastante bom para dividir com os trabalhadores. O que é feito? Os trabalhadores receberam entre 15 e 20€ e o patrão português decidiu comprar um 420 com o restante dinheiro. Quem é que esteve a dar o litro e a receber o salário mínimo? Não foi o patrão, de certeza.

Uma empresa de inox aqui no Fundão, sociedade com dois patrões e oito funcionários. Os patrões tiravam todos os meses entre os 2500€ e os 3000€. Tudo bem, desde que pagassem a tempo e horas aos seus funcionários. As coisas começaram a correr mal, os patrões continuaram a manter os seus salários, os funcionários tiveram um...dois...três...seis meses de salários em atraso, o que aconteceu quando a empresa faliu? Ainda hoje os funcionários estão a tentar obter aquilo que lhes é devido e os patrões falidos vivem à grande.

Com isto tudo apenas quero tentar mostrar que não sou a favor da política do Belmiro, apenas que um explorador não paga salários a tempo e horas e que há muitas situações piores no país que os magnatas que temos.

Do que sei, o LIDL paga mais. Se uma empresa estrangeira consegue, as portuguesas também deveriam conseguir, digo eu.

O LIDL paga mais porque ali és um faz-tudo. Fazes caixa, reposição, limpeza, etc etc etc. E eles beneficiam os seus funcionários por esse mesmo motivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo de uma maneira geral com o que foi dito, mas há também que ver que as origens e educação do Belmiro são muito humildes e sempre na base do trabalho duro e severo. Sendo eu do Marco, ouço imensas histórias da infância dele, sendo umas verdade e sendo outras mentira... mas basicamente era alguém que nem sapatos tinha, que foi obrigado a começar a trabalhar em criança e que começou a ter o que tem porque teve heranças, que permitiram que fosse estudar e alargar os horizontes.

O meu avô trabalhou numa das casas dele a calcetar o exterior e ele andava lá com o carrinho de mão a "puxar" por eles, quando nem sequer tinha necessidade porque era uma obra orçamentada demorassem eles quanto demorassem, não lhes estava a pagar à hora. Ele tinha aquilo nele. Trabalho, trabalho.

E de certa forma vai dar ao que já disseram aí, esta forma de pensar alastrou-se às suas empresas. Pagam o mínimo possível e esperam o melhor de ti. Não podemos é imputar as culpas apenas a ele, há vários responsáveis por isso.

Compartilhar este post

Link para o post

O que é que isso invalida o que eu disse?

Quais são os custos de infraestruturas da Sonae e do Lidl? Do que vejo os Continentes são bem maiores do que os Lidl.

Quantos colaboradores contrata a Sonae e o Lidl? De uma pesquisa rápida, o Lidl emprega 5000 em PT (toda a estrutura), a Sonae sao mais de 40.000 mas nao sei quantos estão afetos à MC.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais são os custos de infraestruturas da Sonae e do Lidl? Do que vejo os Continentes são bem maiores do que os Lidl.

Quantos colaboradores contrata a Sonae e o Lidl? De uma pesquisa rápida, o Lidl emprega 5000 em PT (toda a estrutura), a Sonae sao mais de 40.000 mas nao sei quantos estão afetos à MC.

Não estava a falar directamente para ti. Mas, sendo que tens razão no que estás a dizer, a facturação também deve ser (logicamente) proporcional a isso tudo. Como tal, e caso a vontade da administração fosse nesse sentido, julgo existir margem para pagar melhor aos funcionários que estão no fundo da pirâmide. Porque os de topo devem ser bem pagos, imagino eu.

Compartilhar este post

Link para o post

A Sonae não é só Wortens, Continentes e afins. Tem uma parte industrial bastante desenvolvida. Apesar das pessoas lidarem só com estas superfícies no dia-a-dia, não resumam a Sonae, os trabalhadores da Sonae e o próprio Belmiro de Azevedo ao que se vê nas ditas superfícies.

Com isto não quero tomar nenhuma posição relativamente ao tratamento que a Sonae tem sobre a totalidade dos seus funcionários, pois tenho pouco conhecimento sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo de uma maneira geral com o que foi dito, mas há também que ver que as origens e educação do Belmiro são muito humildes e sempre na base do trabalho duro e severo.

É exatamente por isso que ele devia saber como se valoriza um colaborador (para usar a palavra da moda).

E cada vez que ouço a história do "pagar a tempo e a horas, devias estar grato!", só me apetece enfiar um Guevara na boca.

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente por isso que ele devia saber como se valoriza um colaborador (para usar a palavra da moda).

E cada vez que ouço a história do "pagar a tempo e a horas, devias estar grato!", só me apetece enfiar um Guevara na boca.

Funciona ao contrário. "Se eu aguentei, eles também conseguem...". Mas eu não estou a discordar de ti. Não vejo é o panorama a mudar num futuro próximo.

Compartilhar este post

Link para o post

Do que vejo, os Continentes também têm muito mais clientes.

Por essa lógica o Sporting pagava menos aos seus jogadores que o Arouca, porque tem um estádio maior para manter. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Do que vejo, os Continentes também têm muito mais clientes.

Por essa lógica o Sporting pagava menos aos seus jogadores que o Arouca, porque tem um estádio maior para manter. :lol:

O Grupo SONAE não pode dispensar uma parte dos seus lucros para dar melhores condições aos seus trabalhadores, tás maluco? Vives onde?

Compartilhar este post

Link para o post

O Grupo SONAE não pode dispensar uma parte dos seus lucros para dar melhores condições aos seus trabalhadores, tás maluco? Vives onde?

?

Lê outra vez o que eu escrevi.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não estou a dizer que o salário pago aos trabalhadores do continente serve para manter a indústria. Tou a dizer que há mais secções do grupo SONAE do que o exemplo constante do Continente/Worten, e nestas secções as condições podem ser melhores ou piores, não faço ideia. Acho é que resumir a abordagem do Belmiro aos trabalhadores com base em experiências todas na mesma área podem nduzir em erro, tanto para o melhor ou para o pior.

Gostava era de ver a opinião de alguém que tenha trabalhado na SONAE indústria, os colegas que tenho que trabalharam lá foi só pela tese de mestrado.

E o Belmiro é meu colega de curso, fora a diferença de anos :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

ironia... :mrgreen:

Peço desculpa. É um bocado difícil de distinguir a tua ironia da sinceridade de outros users. :mrgreen:

Basicamente é a Poe's law em acção.

Poe's law is an adage of Internet culture stating that, without a clear indicator of the author's intent, it is impossible to create a parody of extreme views so obviously exaggerated that it cannot be mistaken by some readers or viewers as a sincere expression of the parodied views.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...