Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

[Vida Real] A Filosofia de Miguel Cardoso: Um desfrute de tanto jogar à bola

Publicações recomendadas

Em 2015 2016 o Benfica do Rui Vitória era o Milan do sachi ou lá como se chama o mano que treinou o Milan <- lateral esquerdo

Editado por Che

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 12 minutos:

Sem certezas mas acho que o que ele disse não era para ti. Se tiver interpretado mal peço desculpa :2_grimacing:

Li mal, sim (é no que dá fazer muita coisa em simultâneo). Mas deu para introduzir a perspectiva que queria. Nem tudo o que se lê lá reflecte a opinião de quem escreve. Seria como eu chegar aqui agora e começar a defender a tese de que o Matuidi é um dos melhores médios do futebol mundial. Saltava logo à vista.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 48 minutos:

O antecessor também era muito bom, e também fez um excelente trabalho. E nem sei ao certo em que lugar ficou.

E eu até sei por que razão vão surgindo as tiradas irónicas sobre o desfrutar do jogo e outras coisas parecidas, mas não vejo mesmo em que é que isso interfere com o que realmente interessa. Este último parágrafo é geral, atenção.

Os ultimos antecessores (Luis Castro e Pedro Martins) fizeram praticamente a mesma coisa. E o destaque dado está bem longe de ser o mesmo. E o Miguel, que fez pouco mais do que a obrigação dele (até foi eliminado pelo Aves na Taça de Portugal, por exemplo) de repente parece que levou o Rio Ave a ser campeão quando dizem que ele fez um excelente trabalho, o que na realidade não o fez.

Porque isto do meter a equipa a jogar bem à bola é muito relativo e não é só porque de repente há meia duzia de entrevistas a elogiar que passa a ser verdade. Aliás, até aposto que pelo menos 90% dos que dizem que o Rio Ave tinha bom futebol não devem ter visto mais que 7 ou 8 jogos deles o ano passado e já incluo 6 jogos contra os 3 estarolas.

No que toca às tiradas irónicas, eu diria que quem anda à chuva molha-se. E quando tentam promover tanto o homem é normal que se aplique alguma ironia por parte de quem não é um fã acérrimo do homem

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, Agora:

@JohnyM acrescentar só que, pelo menos por agora, até o José Gomes está a fazer parecido com o que fez o Cardoso.

E quem vier a seguir também o deve fazer provavelmente. É o mesmo que dizer que quem treinar num dos 3 "grandes" vai lutar pelo título, é daquelas coisas básicas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 4 minutos:

@JohnyM acrescentar só que, pelo menos por agora, até o José Gomes está a fazer parecido com o que fez o Cardoso.

Com um plantel globalmente mais talentoso (o quarteto de ataque + Gelson Dala é mais talentoso que aquele com que o Braga habitualmente joga lol). E não acho que joguem tão bem, sinceramente. Cresceram muito em relação ao início da temporada (onde chegou a parecer que ele tinha os dias contados, porque aquelas exibições eram um descalabro), mas não acho que o José Gomes conseguisse chegar a um "grande" e replicar isto, com o devido "transfer" em termos de objectivos. Ao contrário do Cardoso, que talvez o consiga.

Dou, no entanto, o mérito ao clube de apostar em alguém que, pelos vistos, segue aquela que tem sido a tendência vigente nos últimos anos. O Chaves, por exemplo, não o soube fazer.

Citação de JohnyM, há 13 minutos:

Os ultimos antecessores (Luis Castro e Pedro Martins) fizeram praticamente a mesma coisa. E o destaque dado está bem longe de ser o mesmo. E o Miguel, que fez pouco mais do que a obrigação dele (até foi eliminado pelo Aves na Taça de Portugal, por exemplo) de repente parece que levou o Rio Ave a ser campeão quando dizem que ele fez um excelente trabalho, o que na realidade não o fez.

Porque isto do meter a equipa a jogar bem à bola é muito relativo e não é só porque de repente há meia duzia de entrevistas a elogiar que passa a ser verdade. Aliás, até aposto que pelo menos 90% dos que dizem que o Rio Ave tinha bom futebol não devem ter visto mais que 7 ou 8 jogos deles o ano passado e já incluo 6 jogos contra os 3 estarolas.

No que toca às tiradas irónicas, eu diria que quem anda à chuva molha-se. E quando tentam promover tanto o homem é normal que se aplique alguma ironia por parte de quem não é um fã acérrimo do homem

E ambos têm boa imprensa. O Luís Castro renovou completamente a imagem que tinha no futebol português com a passagem pelo Rio Ave (e depois pelo Chaves) e o Pedro Martins saltou de lá para o Vitória e, posteriormente, para o Olympiacos.

O Cardoso tem outra projecção porque é mais novo, porque começou a carreira há menos tempo, porque tem referências prévias (o facto de ter sido adjunto do Domingos e do Fonseca, e de já ter estado no Braga, no Sporting e no Shakhtar) e porque sabe que, trabalhando a sua imagem, vai desbloquear algumas portas que poderiam não se abrir apenas pelas ideias que apresenta (como esta do Celta). É uma opção. Ainda agora o Sporting teve um treinador interino em relação ao qual a imprensa rapidamente tratou de fazer o mesmo, por exemplo, e ele não está sequer perto do nível do Cardoso. Só acho é que isso desvia a conversa do que realmente interessa, que é o jogo jogado. Mais do que não a censurar, acho que não deve ser um foco da discussão.

É normal que não tenham visto. Estamos na era da desinformação, toda a gente tem tempo para ler meia dúzia de entrevistas e emprenhar pelos ouvidos, mas não para ver 4 ou 5 jogos do Rio Ave que não envolvam o seu clube. Mas isso, do valor dele, não diz nada.

Que ele sempre foi promovido como a "next big thing", é algo evidente. Um pouco exagerado também, na minha opinião. Mas enquanto se promove alguém como ele e não se promove um José Mota da vida, já é um pequeno passo positivo.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, ele não foi adjunto do Fonseca. Ele estava no Shakhtar antes do Fonseca chegar, quem o levou para lá foi o Luís Gonçalves que agora é diretor do FCP e já tinha trabalhado com ele na formação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, há 4 minutos:

Já agora, ele não foi adjunto do Fonseca. Ele estava no Shakhtar antes do Fonseca chegar, quem o levou para lá foi o Luís Gonçalves que agora é diretor do FCP e já tinha trabalhado com ele na formação.

Tens razão, foi erro meu. Era coordenador da formação e, salvo erro, treinava os sub-21/reservas deles.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 31 minutos:

E ambos têm boa imprensa. O Luís Castro renovou completamente a imagem que tinha no futebol português com a passagem pelo Rio Ave (e depois pelo Chaves) e o Pedro Martins saltou de lá para o Vitória e, posteriormente, para o Olympiacos.

O Cardoso tem outra projecção porque é mais novo, porque começou a carreira há menos tempo, porque tem referências prévias (o facto de ter sido adjunto do Domingos e do Fonseca, e de já ter estado no Braga, no Sporting e no Shakhtar) e porque sabe que, trabalhando a sua imagem, vai desbloquear algumas portas que poderiam não se abrir apenas pelas ideias que apresenta (como esta do Celta). É uma opção. Ainda agora o Sporting teve um treinador interino em relação ao qual a imprensa rapidamente tratou de fazer o mesmo, por exemplo, e ele não está sequer perto do nível do Cardoso. Só acho é que isso desvia a conversa do que realmente interessa, que é o jogo jogado. Mais do que não a censurar, acho que não deve ser um foco da discussão.

É normal que não tenham visto. Estamos na era da desinformação, toda a gente tem tempo para ler meia dúzia de entrevistas e emprenhar pelos ouvidos, mas não para ver 4 ou 5 jogos do Rio Ave que não envolvam o seu clube. Mas isso, do valor dele, não diz nada.

Que ele sempre foi promovido como a "next big thing", é algo evidente. Um pouco exagerado também, na minha opinião. Mas enquanto se promove alguém como ele e não se promove um José Mota da vida, já é um pequeno passo positivo.

O Miguel não é assim tão mais novo mas consigo entender a comparação.

O Pedro Martins nunca teve nem metade do hype que tem o Miguel e nunca terá, provavelmente. O Luis, sim conseguiu dar a volta mas também o fez por mérito próprio, à custa de boas épocas em mais do que um lado. O que me custa no Miguel Cardoso é que ele fez em toda a carreira de treinador principal uma época boa e de repente já é a última bolacha do pacote

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem acho que o Miguel cardoso foi bastante promovido. Ainda assim mais vale alguem do perfil dele do que a promoção que se via de um Daniel Ramos desta vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem boa imprensa porque foi arrojado e apareceu com um estilo pouco habitual do que anda por cá. Não me recordo de o tratarem como a ‘next big thing’, o novo Mourinho ou o novo AVB. Acho que isso surgiu mais como pretexto dos que não gostam dele para o criticarem e dos que anseiam o seu insucesso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 9 horas:

Quanto ao resto, escreve-se Lat€ral €squ€rdo (queria fazer isto com "artigos de opinião", mas a expressão não tem nenhum "e" :57_cry:).

🤔

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 6 horas:

Não acho que defendam mal. Concedem muito espaço nas costas da linha defensiva porque gostam de brincar com o fogo e não entendem bem que, quando a bola está descoberta, se calhar não é boa ideia ter os centrais praticamente na linha do meio-campo, sobretudo se não derem garantias de sucesso nos duelos individuais depois. Mas exceptuando isso, gosto dos princípios defensivos que o Rio Ave dele tinha. Batiam certo com a ideia de querer dominar o jogo e retirar a bola ao adversário. E também gosto da forma como saíam a jogar. Mesmo contra os grandes, tinham sucesso dessa forma. O problema vem depois, na forma como criam condições para entrarem no último terço em boa posição para finalizar. Faltavam ideias ali, porque o problema não era apenas falta de imaginação individual (se bem que não tinham nenhum desequilibrador decente e de perfil distinto do Rúben e do Chico). Os únicos vislumbres de dinamismo, ali, surgiam dos ataques do Guedes à profundidade ou da liberdade de movimentos do Rúben e do Chico. Manifestamente pouco para quem pretende ter tanta bola.

De resto, o teu segundo parágrafo acaba por responder ao primeiro, em parte. É ver onde está o grande estratega defensivo Daniel Ramos esta época, por exemplo, depois de ter deixado um contexto que conhecia na perfeição e onde os jogadores estavam habituados a tentar ganhar daquela forma, para outro onde os hábitos para um futebol apelativo e que pode permitir um sucesso contínuo já estão criados. Exceptuando o Simeone e o Mourinho (e o Conceição, que tem beneficiado do facto de ser claramente o treinador mais competente da liga entre os "grandes"), nos últimos anos, não conheço nenhum estratega que apregoe a ideia de ter pouca bola e que, ainda assim, consiga ter sucesso de forma minimamente continuada. Precisamente porque, como dizes, a probabilidade de o conseguir é bem menor. Até o Jardim, que é um dos bons treinadores de índole mais defensiva que por aí andam, teve de se "metamorfosear" para obter o sucesso que obteve no Monaco. E não é, de todo, uma questão de estética, porque isso é um aspecto totalmente irrelevante no futebol. É uma questão de aproximar mesmo a equipa do sucesso, com um processo baseado em diversas variáveis que são controláveis (ou mais controláveis quando se tem a bola, vá).

Eu sou totalmente a favor da competência e da qualidade, acima de tudo. Tudo o resto (a imagem que criam, o discurso para a CS) é bem secundário. Mas não tenho problema nenhum em dizer que acredito que um treinador que pretenda ter a bola (ou, no caso de uma equipa pequena frente a uma de maior qualidade, principalmente evitar que o adversário a tenha, porque sem a bola os Brahimis, os Nanis e os Jonas não desequilibram) não terá, em teoria, de ser tão competente quanto um que não a queira ter (porque os há, não são um mito) para atingirem o mesmo nível de sucesso (se bem que depois, e à semelhança de basicamente tudo no desporto, o sucesso é um conceito algo relativo, sobretudo em equipas mais pequenas).

O antecessor também era muito bom, e também fez um excelente trabalho. E nem sei ao certo em que lugar ficou.

E eu até sei por que razão vão surgindo as tiradas irónicas sobre o desfrutar do jogo e outras coisas parecidas, mas não vejo mesmo em que é que isso interfere com o que realmente interessa. Este último parágrafo é geral, atenção.

A questão do processo defensivo é que para ser bom dificilmente pode ter falhas estruturais. As ideias de onde pressionar e como do Miguel Cardoso até podem ser boas, mas se a linha defensiva joga frequentemente acima daquilo que deve e isso custa mais golos encaixados ao Rio Ave do que os que teriam caso tivessem isso que tu escreveste em atenção (espaço nas costas quando o adversário tem a bola jogável). Ora um treinador é pago para ganhar jogos de futebol, se mete em perigo os objetivos da equipa porque tem uma diretriz filosófica demasiado fixa, então se calhar nunca poderá chegar a um nível alto.

Sobre o Daniel Ramos, não é um treinador que me faça tanta confusão como faz a outras pessoas aqui, e acho que é muito cedo na época para lhe fazerem o funeral. A consistência defensiva do Marítimo dele perante os jogadores medianos que tinha era bastante meritória e não encontro razão para que não possa replicar isso no Chaves, mesmo que, como assinalaste, seja necessário um período de adaptação maior em relação ao ano passado.

Não é que eu discorde de ti. Acho que já disse aqui no passado que as equipas que mais gosto me deram ver nos últimos tempos foram o Chile do Sampaoli e o Napoli do Sarri, duas equipas de futebol de ataque, apesar de terem bastantes diferenças nos outros pontos. Não acompanho nada, mas nada mesmo é a beatificação que se faz a qualquer treinador que suba as linhas, jogue apoiado e meta a equipa a querer ter muita bola. Nem tenho a certeza que seja por aí que uma equipa tenha sucesso continuado, porque sendo francos, quantas equipas terão na verdade sucesso continuado? O Real Madrid do Zidane (que tinha uma fórmula a nível europeu que não conseguia replicar no campeonato, mas para quem ganha a CL, isso passa para segundo plano), as equipas do Guardiola, o Atlético do Simeone, o United do Ferguson, a Juve do Allegri, o Napoli do Sarri, e a nível nacional podemos colocar o Benfica do Jesus e o Porto do Vítor Pereira. Aquilo que vejo em comum entre todas estas equipas não é um estilo nem uma filosofia de jogo, mas sim a clareza de objetivos, a personalidade forte do treinador, a organização em campo e a estabilidade das bases dos projetos.

Daí que até compreendo aquilo que escreves no fim. Ter mais bola vai sempre tornar as equipas mais imprevisíveis e, pela própria lei das probabilidades, mais habilitadas a que marquem golos, mas isto funciona como uma média aritmética, porque há equipas que têm muita bola e não conseguem explorar as vantagens que isso traz e equipas que têm pouca bola e sabem aproveitar as menores probabilidades que têm.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sou o maior fã do Miguel Cardoso (a minha opinião está +/- alinhada com a do Poeira), mas acho que há aqui imensa gente que não lhe dá crédito suficiente, também. O homem, no seu primeiro ano de treinador, igualou a melhor performance de sempre do clube no campeonato, que apenas tinha sido feita em 1981/1982, e chegou aos quartos de final da taça, que o Rio Ave nunca venceu - como um todo, provavelmente deu ao Rio Ave a melhor época da sua história. E a jogar bom futebol, não esquecer isto, claro. Bem sei que tem havido mais investimento, que foi goleado no Dragão e na Luz, mas acho que merece mais respeito do que ser tratado como praticamente um produto da imprensa.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Takezo, há 6 horas:

O Poeira referiu bem o caso do Rui Vitória, eu pelo menos sentiria-me* mal se andasse um ano todo a apontar várias m*rda por demais evidentes e depois chegasse ao fim da época e fizesse um texto todo a dar palminhas nas costas e a apelar à burrice dos leitores.

*sentir-me-ia

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 2 minutos:

*sentir-me-ia

Ainda ninguém criou um bot à la reddit para criar posts a corrigir os erros automaticamente ? Estamos a falhar CMPT.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Ainda ninguém criou um bot à la reddit para criar posts a corrigir os erros automaticamente ? Estamos a falhar CMPT.*

*Estamos a falhar, CMPT.

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

O Miguel Cardoso no ano passado se no jogo contra o Chaves não tivesse uma "ajudinha" extra (que não foi assim tão pequena) nem à Europa ia.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ricardo Pinto, há 2 minutos:

O Miguel Cardoso no ano passado se no jogo contra o Chaves não tivesse uma "ajudinha" extra (que não foi assim tão pequena) nem à Europa ia.

Se o Aves tivesse formalizado o processo de inscrição para participação nas Competições Europeias também não chegava lá.

Compartilhar este post

Link para o post

O Miguel Cardoso fez um campeonato, provavelmente, dentro das expectativas para os adeptos do Rio Ave. Fazer melhor que o 5º lugar era impossível, portanto à partida fez algo que os seus antecessores não conseguiram fazer. Que alguns não gostem dele porque tem uma imagem arrogante é legítimo e temos de respeitar mas desvalorizar o seu trabalho no Rio Ave é ser um bocadinho maldoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Sem lhe querer tirar mérito, o Rio Ave tem opções e investimentos que antigamente não tinha. 

Sem lhe querer tirar mérito, o Rio Ave tem opções e investimentos que antigamente não tinha. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 6 horas:

Sem dúvida. Antes da época começar era mais duvidoso porque muitos dos jogadores eram algo desconhecidos para mim, mas é claro neste momento que têm o 5º melhor plantel da Liga, e a diferença para o Braga não é assim tão acentuada.

E isto já era +/- assim na época passada, ou há duas épocas.

Compartilhar este post

Link para o post

Também é isso, não é tentativa de 1 época. Existe um apoio que já dura há alguns anos com influência do Mendes e que é consistente.
Mas é como digo, não é só por isso que teve bons resultados, também teve o seu mérito.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...