Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Moss

[Vida Real] A Filosofia de Miguel Cardoso: Um desfrute de tanto jogar à bola

Publicações recomendadas

Citação de John Reverend, há 47 minutos:

E que exemplos podes apresentar disso? Teremos visto assim tanto maluco que, tendo nos seus melhores jogadores homens possantes e menos evoluídos tecnicamente, tenha insistido num estilo de jogo mais apoiado?

Eu cá tenho a impressão que é mais ao contrário...

Não tenho exemplos nenhuns. É apenas onde me leva o raciocínio de treinador resultadista vs treinador que privilegia o bom futebol.

A sensação com que fico quando vejo treinadores a ser elogiados quando são goleados pelos grandes porque foram fieis à sua filosofia de jogo em oposição aos que são achincalhados por montarem autocarros mas conseguiram sacar um pontito aqui e outro ali contra equipas mais poderosas. E mesmo nos Grandes isso acontece. Basta ver o que aconteceu recentemente na apreciação Peseiro vs Keiser. Ou nos comentários frequentes relativos à qualidade do Sérgio Conceição.

Citação de Black Hawk, há 30 minutos:

Até estou convencido que, nos dias de hoje, há mais gente a congratular-se no CMPT pelos falhanços de qualquer treinador mais lírico do que gente a idolatrar os mesmos.

Se esta discussão tivesse ocorrido há uns quatro, cinco anos...

Presumo que seja a reação natural de pessoas que olham para isto de forma similiar à minha.

E atenção que eu não me congratulo com os falhanços dos treinadores. Congratulo-me com o falhanço das certezas de quem entende o sucesso no futebol como exclusivo dos treinadores a quem estás a chamar líricos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 6 minutos:

Não tenho exemplos nenhuns. É apenas onde me leva o raciocínio de treinador resultadista vs treinador que privilegia o bom futebol.

A sensação com que fico quando vejo treinadores a ser elogiados quando são goleados pelos grandes porque foram fieis à sua filosofia de jogo em oposição aos que são achincalhados por montarem autocarros mas conseguiram sacar um pontito aqui e outro ali contra equipas mais poderosas. E mesmo nos Grandes isso acontece. Basta ver o que aconteceu recentemente na apreciação Peseiro vs Keiser. Ou nos comentários frequentes relativos à qualidade do Sérgio Conceição.

Antes de mais, esse versus parece-me ser bastante falacioso, como se um treinador que privilegia o bom futebol não o faça com o objetivo de conseguir o melhor resultado. Posto isto, o que se critica normalmente são os treinadores que fazem uma de duas coisas:

a) descaracterizam as suas equipas e o estilo de jogo quando defrontam equipas mais fortes- e isto serve para os treinadores dos grandes, também.

b) ignoram quase por completo o que se passa no mundo do futebol e nem sequer tentam algo diferente. Alguns é por gritante falta de qualidade, outros são vítimas do garrote da obtenção de pontos e ainda há alguns(como o Sérgio) que tendo matéria-prima à mão preferem um estilo mais físico.

Convenhamos que é preciso coragem para enveredar por um futebol que exige jogadores mais completos, especialmente num país em que não há interesse em formar esse tipo de jogador e apostar num projeto de médio/longo prazo que desse bases para outro tipo de futebol. Contudo, também não se vislumbra em lado nenhum vontade dos treinadores em querer cultivar seja o que for, além do próximo ordenado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ibrahimovic_9, Em 06/03/2019 at 00:09:

Parece-me exagerado dizer que me fartei de elogiar o homem.

O que tenho para mim no Manuel Machado é que teve uma subida gradual e meritocrática na carreira, é um tipo cujo passado no futebol é relativamente curto (creio até que vem do andebol) e foi tendo trabalhos engraçados. Era um treinador bastante estratégico e não tinha problema nenhum em alterar a equipa/sistema semana sim, semana não. A maior limitação teve a ver com o modelo de jogo, que aos poucos foi ficando mais curto, mais bloco baixo e jogo direto, ainda que também possa ter a ver com orçamentos. Esta última fase dele foi decadente, é um facto.

Em tempos, o Manuel Machado montava um modelo de jogo estupendo para o contra-ataque.
Agora no fim, acho que já estava era farto disto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jmopborba, há 3 minutos:

Em tempos, o Manuel Machado montava um modelo de jogo estupendo para o contra-ataque.
Agora no fim, acho que já estava era farto disto.

Ainda assim, no tempo em que havia massa na Madeira era mais fácil :lol:

É um tipo que respira futebol, se algum dia tiveres oportunidade de o ouvir num registo mais informal não percas a oportunidade.

Compartilhar este post

Link para o post

O MM tinha feito um trabalho fraquinho no Sp. Braga e outro algo fraquinho na Académica. Tirando isso, trouxe o Moreirense da 2ªB para a 1ªLiga em 2 anos, levou o Vitória à Liga Europa, depois levou o Nacional à Liga Europa, repetiu o ciclo nos dois clubes com um sucesso idêntico e +/- na altura em que teve de se retirar do futebol para fazer uma cirurgia nunca mais conseguiu pegar em lado nenhum. Mas sem dúvida que treinou onde treinou com todo o mérito e não teve o caminho facilitado, em tempos cheguei a pensar que ele ia parar num grande.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 49 minutos:

O MM tinha feito um trabalho fraquinho no Sp. Braga e outro algo fraquinho na Académica. Tirando isso, trouxe o Moreirense da 2ªB para a 1ªLiga em 2 anos, levou o Vitória à Liga Europa, depois levou o Nacional à Liga Europa, repetiu o ciclo nos dois clubes com um sucesso idêntico e +/- na altura em que teve de se retirar do futebol para fazer uma cirurgia nunca mais conseguiu pegar em lado nenhum. Mas sem dúvida que treinou onde treinou com todo o mérito e não teve o caminho facilitado, em tempos cheguei a pensar que ele ia parar num grande.

Depois da cirurgia ainda levou o Vitória SC e o Nacional ao 5º Lugar. Só nos últimos 2 anos no Nacional é que foi mais tremido.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tinha ideia que essa segunda ronda pelo VSC e Nacional tinha sido pré-cirurgia 😉

Compartilhar este post

Link para o post

Um treinador tem que adaptar a sua maneira de jogar às ferramentas (jogadores) que dispõe. Se eu só tenho cavalões com tijolos nos pés, não posso querer jogar tiki-taka. Eventualmente até pode resultar, mas a regra diz que vai correr mal.

Outra coisa que me aflige um pouco é ver equipas que "não abdicam da filosofia". Estão a perder nos minutos finais mas andam a circular a bola cá atrás, quando os outros estão todos metidos dentro da área. Claro que não é tão apetecível como triangulações bonitas, etc mas nessas alturas o chuveirinho faz parte.

Mas há uma diferença entre jogar com o que se tem e fazer o que o Petit e outros fazem. Perder tempo, todos perdem. Os que estão a perder não gostam, aos que estão a ganhar dá-lhes gozo. Faz parte. Mas perder tempo e simular lesões durante o jogo todo é um completo desrespeito pelo futebol, na minha opinião. Também não aprecio o Daniel Ramos por exemplo, mas este porque abdica completamente de tentar atacar, muitas vezes quando até tem jogadores para isso, para se preocupar em não sofrer. Se cair um golo a favor num chouriço é bónus.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 hora:

Outra coisa que me aflige um pouco é ver equipas que "não abdicam da filosofia". Estão a perder nos minutos finais mas andam a circular a bola cá atrás, quando os outros estão todos metidos dentro da área. Claro que não é tão apetecível como triangulações bonitas, etc mas nessas alturas o chuveirinho faz parte.

Para mim o cúmulo disto foi quando o Porto empatou na Luz com o Lopetegui, a precisar de ganhar. No ano passado, exatamente a mesma situação e uma abordagem completamente diferente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, Em 07/03/2019 at 14:02:

Há uns anos era "Tipo o Frank de Boer, não é?" ou "Tipo o Peter Bosz, não é?" ou, a melhor, "Tipo o Marcel Keizer, não é?".

Eu gosto de algumas coisas do Ten Hag, mas sim, é um exemplo de treinador que às vezes se esquece que as equipas entram em campo para sair com mais golos que o adversário.

@Hammerfall o mais bonito é muito subjetivo. se mandar bolas para um Marega correr atrás for estrategicamente eficiente na maioria dos jogos então gostava que esse treinador seja mais elogiado que um Setién qualquer da vida. Eu não quero com isto dizer que não gosto de ver equipas controladoras e que fazem combinações entre os laterais e os extremos e isso tudo. Quero dizer que também gosto muito dos treinadores que mexem nas peças durante o jogo qual Kasparov e conseguem ganhar através disso. Se bem que a corrente hoje em dia também é que o futebol tem de ser dos jogadores, o que é um bocado incongruente, mas ok. 

É que por muito que haja gente que queira, nem toda a gente pode ser o Guardiola ou o Sarri.

Esse Setién qualquer da vida que tem feito trabalhos horripilantes a nível de resultados...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, Em 08/03/2019 at 14:15:

Há alguma coisa nas leis da física que faça com que o chuveirinho seja mais eficaz nos últimos 5 minutos de jogo do que nos outros 85 antes? Se uma equipa acha que a maneira mais eficaz de chegar ao golo é um determinado tipo de jogo, porque é que haveria de mudar no fim?

Pessoalmente acho que jogar um pouco mais vertical faz sentido, mas "chuveirinho" puro e duro não... é perder bolas e jogar menos eficaz. Especialmente se tiveres uma equipa que não é grande coisa no jogo aéreo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Aparentemente foi à Grécia negociar com o AEK, segundo o Record.

Na Grécia, com aqueles adeptos, ainda vai levar na boca :4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post

A cena do chuveirinho é para aproveitar as segundas bolas e o cansaço físico do adversário dai a fazer "sentido" usar perto do fim do jogo 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Há alguma coisa nas leis da física que faça com que o chuveirinho seja mais eficaz nos últimos 5 minutos de jogo do que nos outros 85 antes? Se uma equipa acha que a maneira mais eficaz de chegar ao golo é um determinado tipo de jogo, porque é que haveria de mudar no fim?

Pessoalmente acho que jogar um pouco mais vertical faz sentido, mas "chuveirinho" puro e duro não... é perder bolas e jogar menos eficaz. Especialmente se tiveres uma equipa que não é grande coisa no jogo aéreo.

Em certa parte é verdade, mas quando se utiliza o "chuveirinho" a área adversária também tem maior presença física, o que dificulta quem defende.

Compartilhar este post

Link para o post

O "chuveirinho" é desespero. Não é bem um plano estratégico elaborado. Faz mais sentido nos últimos momentos de alguns jogos decisivos, em determinados contextos e em determinadas formas de jogar. É claro que no caso de um City, por exemplo, é mais provável chegarem ao golo se mantiverem a forma de jogar mesmo nesses momentos, do que se começarem a despejar bolas na área.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que depende muito dos jogadores que estão em campo. Se tens defesas que sabem jogar na área adversária vale a pena nos últimos minutos, visto que claramente mais nada resultou. mas há outros defesas que é só tamanho e só estorvam

Compartilhar este post

Link para o post

Alterei o título mas deixo o aviso: não vou mover para a Secção de EMEM.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 32 minutos:

Alterei o título mas deixo o aviso: não vou mover para a Secção de EMEM.

😂

Compartilhar este post

Link para o post

Já são vários os portugueses no AEK: Paulinho (Chaves), David Simão, Francisco Geraldes, Hélder Lopes e André Simões.

Compartilhar este post

Link para o post

Falava-se também no Nélson Monte (Rio Ave) e Yuri Ribeiro (Benfica) mas isso já foi há algum tempo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de coisito, há 2 minutos:

E já acabou a aventura na Grécia. 

Onde viste isso? Perderam hoje, na primeira jornada da liga grega, mas estiveram a jogar com menos um.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jpa, há 2 minutos:

Onde viste isso? Perderam hoje, na primeira jornada da liga grega, mas estiveram a jogar com menos um.

Imprensa grega notícia que o Miguel Cardoso e o Diretor Desportivo foram ambos despedidos no balneário após o jogo.

O OJOGO já noticiou também

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...