Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
G1njas

Sporting termina com equipa B e avança para campeonato sub-23

Publicações recomendadas

Espero que o Porto não siga o mesmo exemplo.

FC Porto também pondera deixar a Segunda Liga

'Dragões' equacionam colocar uma equipa no campeonato de sub-23, à semelhança do Sporting.

Depois do Sporting, também o FC Porto pode abandonar a II Liga na próxima época. Os ‘leões’ vão colocar uma equipa no campeonato de sub-23, que se inicia na próxima época, e, segundo a edição online do jornal Record, os portistas também tomaram a mesma decisão, sendo que o anúncio deve ser oficializado nas próximas horas.

A criação desta nova competição que entra em vigor na próxima temporada foi discutida numa reunião que aconteceu na sede da Federação Portuguesa de Futebol, na Cidade do Futebol, no passado dia 1 de março. Os clubes chegaram a um consenso sobre as bases desta nova Liga que terá como modelo de inspiração o campeonato sub-23 inglês.

https://desporto.sapo.pt/futebol/segunda-liga/artigos/fc-porto-tambem-pondera-deixar-a-segunda-liga

:mrgreen:

Acho isto uma parvoíce. Os bons jogadores Sub-23 ou integram a equipa A ou são vendidos para o estrangeiro (no caso dos Grandes). Este campeonato só vai servir para as segundas escolhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho sérias dúvidas que o campeonato sub-23 tenha a competividade da Segunda LIga.

Péssima decisão.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela parte do Porto só se for mesmo para contenção de custos.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais fácil comprar jogadores só para dar comissões aos amigos porque ninguém vai ver isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que se dá como exemplo Inglaterra naquele campeonato da tanga dos u23? Aquilo é tão mau :lol: o único jogador a sair de lá que teve sucesso deve ter sido o Santiago Munez.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais fácil comprar jogadores só para dar comissões aos amigos porque ninguém vai ver isto.

Na notícia do 1º post parece que já estão a preparar terreno para avançar com essa medida pelo "a ideia passa por aproveitar apenas os jogadores mais promissores, promover alguns juniores e fazer algumas contratações" e "investir nesta equipa"

Compartilhar este post

Link para o post

A mim cheira-me só para uns mostrarem a outros quem é que tem poder na FPF

Compartilhar este post

Link para o post

Faço apenas uma adenda a isto que é: se a maioria das equipas da Segunda Liga se sentir lesada com a existência de equipas B compreendo a decisão, mas o desenvolvimento de futebolistas em Portugal vai sofrer com esta medida, e o campeonato de sub-23 irá ser apenas um conjunto de amigáveis sem qualquer importância como acontece em Inglaterra.

A maioria das equipas da 2a liga sentem-se lesadas, principalmente pelo reforço que as Bs dos 3 grandes levam na fase final, mas como sabem que só recebem dinheiro da TV por causa dessas Bs calam-se. O que o Sporting e o Porto (?) estão a fazer é: à custa da própria formação esvaziar mais de metade do conteúdo do G15 e tirar-lhes base de apoio, esperando uma revolta das equipas da II tipo "vêm a m*rda que fizeram"? vale tudo nos joguinhos, que se f*da o futebol. É o que temos, cada vez tenho menos vontade de seguir o que quer que seja...

Compartilhar este post

Link para o post

Lá vão f*der a formação toda novamente.

Quem tem grandes formações (Espanha, Alemanha) tem equipas B.

A Inglaterra, que tem uma formação de m*rda à base do kick & rush, é que é boa de se seguir.

Parece que em Portugal se faz de propósito para ser-se burro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Isto é cíclico. Desde que eu comecei a acompanhar futebol já houve equipas B (com tecto na II Divisão B), deixou de haver e passou a não haver nada, depois passou a haver Liga Intercalar, depois deixou de haver, depois voltaram as equipas B (com tecto na II Liga), agora querem acabar com elas. Daqui a 2 ou 3 anos voltam mais uma vez e acaba-se com a Taça da Liga.

A razão por que querem acabar com elas é fácil de perceber. Equipas como o Aves, Boavista, Paços e Belém querem ter um ambiente competitivo, mas não querem jogar na distrital. O Sporting B pode descer, o Braga B vai descer e o Benfica já esteve para descer (o Marítimo B e o Vitória B já tinham descido no passado). As equipas da 2ª liga queixam-se, e com razão, de que há muitos jogos e que estas equipas B também servem o propósito de pagar favores a certas equipas em determinadas fases da época. Foi uma boa ideia e que deu frutos ao futebol português, mas isto funciona sempre à base de interesses, e neste momento o interesse é acabar com elas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu gostava de perceber era o raciocínio desta mudança. Qual é o beneficio que é suposto existir?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito mau para formação e o futebol português. A evolução das nossas seleções sub 18 e por aí acima têm beneficiado imenso, e nem falo nas conquistas mais recentes. Os jogadores evoluíram brutalmente, visto o nível competitivo ser outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Se a nível de justiça competitiva é mau para a Segunda Liga? Claro que é. Mas:

1. O estímulo competitivo é incrivelmente superior para os jovens que saem dos juniores. Maior estímulo, maior crescimento, melhores jogadores, melhor formação.

2. As receitas televisivas da segunda liga subiram porque existem equipas B.

Fernando Gomes tomar a decisão da liga sub-23 passa a sensação que ele não faz p*ta de ideia de como é que as coisas lhe estão a correr tão bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Está mais que provada a importância que as equipas B tiveram na afirmação de vários jovens. E agora, por alguma razão, querem acabar com isso e voltar aos tempos em que a selecção convocava Edinhos ou Makukulas.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi injusta para as equipas da Segunda Liga a forma como meteram lá as equipas B "a martelo", passando a divisão de 16 para 22 clubes de um dia para o outro, fazendo na altura estes clubes 50 jogos por época entre campeonato, taça e taça da liga. Que lá foi "corrigido" para as 20 equipas e mesmo assim é muito.

É injusto também uma equipa B poder ser "reforçada" por jogadores da equipa principal quando interessa, em benefício próprio (se estiver apertada a manutençao ou se estiver no CPP na luta pela subida), ou para complicar a vida a um determinado clube que esteja na luta pela subida/manutenção. Isto pode ser corrigido copiando o que se faz em Espanha por exemplo, quando um jogador faz um determinado número de jogos pela equipa A no campeonato, não pode jogar mais na B essa época.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi injusta para as equipas da Segunda Liga a forma como meteram lá as equipas B "a martelo", passando a divisão de 16 para 22 clubes de um dia para o outro, fazendo na altura estes clubes 50 jogos por época entre campeonato, taça e taça da liga. Que lá foi "corrigido" para as 20 equipas e mesmo assim é muito.

É injusto também uma equipa B poder ser "reforçada" por jogadores da equipa principal quando interessa, em benefício próprio (se estiver apertada a manutençao ou se estiver no CPP na luta pela subida), ou para complicar a vida a um determinado clube que esteja na luta pela subida/manutenção.

Que é que isso interessa?! Interessa é a formação dos grandes pá! E o futebol português! E a formação dos grandes!

Não queremos Makukulas! Queremos Dalots! Não queremos Makukulas! Queremos Dalots!

Compartilhar este post

Link para o post

Que é que isso interessa?! Interessa é a formação dos grandes pá! E o futebol português! E a formação dos grandes!

Não queremos Makukulas! Queremos Dalots! Não queremos Makukulas! Queremos Dalots!

E que o que eu disse impede a formação dos grandes? :mrgreen:

Mandar um Paulinho e um Hernani dar uma perninha à equipa B influencia a formação desses jogadores? Ou há uns anos o Vitória B que jogou com André André, Paulo Oliveira, Moreno e Tomané, jogadores que fizeram a época na A como titulares para ajudar a B a subir à 2ª...

É bem melhor para os "Dalots" não poderem voltar à B depois de fazerem uns jogos pela A do que andarem um ano inteiro a bater em mortos e a fazer 4 jogos contra adversários mais dificeis, quando jogarem contra o outros dois grandes.

Compartilhar este post

Link para o post

Arrisco a dizer que as próprias equipas da segunda divisão evoluíram com a presença das equipas B. Quando as B são boas, promovem outros estímulos aos adversários.

Compartilhar este post

Link para o post

eu até via jogos do Porto B. Mas com este medida é ver o Porto B/sub-23 a bater em mortos, não tenho paciencia. Como os sponsors deixarem isto acontecer é que me deixa surpreso.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto pode ser corrigido copiando o que se faz em Espanha por exemplo, quando um jogador faz um determinado número de jogos pela equipa A no campeonato, não pode jogar mais na B essa época.

Não sei quais são as restrições em Espanha mas cá não deve haver nenhum jogador que tenha jogado várias vezes na A e agora seja regularmente utilizado na B. Pegando no caso do Dalot, foi chamado devido às ausências do Ricardo e do Alex Telles. Estando eles recuperados, porque raio é que não poderá jogar mais na B?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quais são as restrições em Espanha mas cá não deve haver nenhum jogador que tenha jogado várias vezes na A e agora seja regularmente utilizado na B. Pegando no caso do Dalot, foi chamado devido às ausências do Ricardo e do Alex Telles. Estando eles recuperados, porque raio é que não poderá jogar mais na B?

No ano em que o Vitória B subiu do CNS para a segunda Moreno, André André, Paulo Oliveira e Tomané foram lá dar uma perninha no final do campeonato. Este fim de semana o Hernani foi dar uma perninha à equipa B do Porto, já tem 9 jogos na 1ª liga.

Em Espanha acho que são 10 jogos e não pode voltar à B, 10 jogos são 2 meses de campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post

No ano em que o Vitória B subiu do CNS para a segunda Moreno, André André, Paulo Oliveira e Tomané foram lá dar uma perninha no final do campeonato. Este fim de semana o Hernani foi dar uma perninha à equipa B do Porto, já tem 9 jogos na 1ª liga.

Em Espanha acho que são 10 jogos e não pode voltar à B, 10 jogos são 2 meses de campeonato.

Isso do Vitória já foi há uns 4 anos. Daí para cá já houve muitas mudanças.

Qual é o mal do Hernâni e do Paulinho terem feito um jogo? Não estavam inscritos na Champions e jogaram por haver muitas ausências na B. Foi uma situação pontual e dificilmente será repetida. Não vejo ninguém dizer nada por metade da equipa ter idade júnior e serem teoricamente mais fracos. Como aí já se trata de vantagens os clubes já não têm interesse em falar disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior do que ver esta medida anunciada, é ver que os clubes (com o sporting à cabeça) a aceitam.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...