Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
G1njas

Sporting termina com equipa B e avança para campeonato sub-23

Publicações recomendadas

O que eu destaco aqui é a quantidade de vezes que se já alteraram as coisas. Começou-se pela criação de algumas equipas B no fim do século passado. Depois, todas terminaram (excepto o Marítimo, se não estou em erro) e criou-se a Liga Intercalar, um sucesso tal que durou uma longuíssimas 4 épocas. A seguir, voltou-se às equipas B, desta vez integradas na directamente na 2ª Liga. Agora, volta-se a criar uma nova competição para os jogadores mais jovens, estando novamente o fim das equipas B em cima da mesa.

É incrível como não há um projecto estável que permita evitar todo este amadorismo ao longo dos últimos 20 anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Incomoda-me bastante que uma iniciativa cujo sucesso foi enorme e inquestionável desmorone por causa de "meros" jogos de poder. Ainda estou a lidar mal com isto, espero que por milagre as coisas ainda possam permanecer como estão.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quais são as restrições em Espanha mas cá não deve haver nenhum jogador que tenha jogado várias vezes na A e agora seja regularmente utilizado na B. Pegando no caso do Dalot, foi chamado devido às ausências do Ricardo e do Alex Telles. Estando eles recuperados, porque raio é que não poderá jogar mais na B?

Porque dá azo a desvirtuamento da liga, como já se assistiu por várias vezes ao longo destes anos. Quando as coisas começam a correr mal, toca de meter alguns não convocados da equipa A para safar a coisa.

As equipas B têm tudo para ser um bom modelo para a formação sustentada dos clubes que usufruem das mesmas e até de alguns outros, pois nem todos chegarão à equipa principal, mas fazem falta regras mais apertadas para incentivar mais à aposta na formação, que é o principal objectivo das equipas B, e para proteger os restantes clubes da liga onde jogam. É necessário um mínimo bem elevadinho de jogadores formados no país/clube, bem como um limite de jogadores acima de uma certa idade por convocatória. E via essa regra que foi sugerida, de proibir um jogador que tenha disputado X jogos pela A de baixar à B, com bons olhos.

Quanto ao campeonato sub-23, ainda não percebi bem. Vai ser Sporting vs Porto vs Vitória o ano inteiro? É que duvido que haja tantos interessados assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já existem algumas regras para isso. Deviam ser mais apertadas:

- Nas equipas B só podem alinhar jogadores com idades entre os 16 e os 23 anos, havendo três vagas em cada jogo para futebolistas com mais de 23 anos.

- Em cada ficha de jogo, as equipas B têm de colocar pelo menos dez jogadores formados localmente. Ou seja, jogadores que, entre os 15 e os 21 anos, tenham estado pelo menos três épocas inscritos em clubes portugueses.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente não foge muito do que essas equipas têm feito, não havendo restrições em "salta-poças", para além de que continua a haver bastante lugar para não tugas e não formados. Areia para os olhos, surpresa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Quanto ao campeonato sub-23, ainda não percebi bem. Vai ser Sporting vs Porto vs Vitória o ano inteiro? É que duvido que haja tantos interessados assim.

Vão ser todos, ou quase todos, os clubes da liga, não só os que têm equipas B na Segunda Liga.

O Braga também vai aderir à liga sub-23, mas não sabem ainda se vão manter a equipa B. Imagino que não lhes faça sentido manter a equipa B caso desçam para o Campeonato de Portugal, portanto só no final da temporada deve haver novidades.

Compartilhar este post

Link para o post

As equipas B não têm lugar num futebol em que se procure verdade desportiva, desculpem. Uma equipa com o mero propósito formativo e sem qualquer hipótese de subir de divisão altera por completo os quadros competitivos. De cabeça não tenho isto certo, mas na primeira volta a Académica terá sido a única (ou uma das únicas) equipas no topo da tabela a ganhar ao Porto B. São 3 pontos. Olhem para a tabela. Se, no final do ano, a Académica subir por 1 ou 2 pontos, como é que este jogo não é prejudicial?

Sim, há mais equipas que não sobem. Que não planeiam subir. Mas é uma opção a médio prazo, não uma impossibilidade regulamentar.

A solução não é, no entanto, esta m*rda. O ideal passa, desde logo, por reduzir o número de inscritos por clube a um número decente e acabar com os empréstimos. Se aos 20 anos um atleta não tem espaço num plantel, que rescinda e vá à vida dele. Vai haver sítios onde tenha espaço. A brincadeira das equipas B funciona muito bem para atletas em idade junior e até juvenil com claro valor. Mas os atletas seniores que lá andam não estão a fazer nada, o estímulo competitivo é baixíssimo...

Nada é perfeito e é provável que os jogadores de maior valor talvez acabem prejudicados (os clubes vão agarrar-se a eles e vão jogar menos). Mas acho que os benefícios de acabar com esta aberração competitiva são largamente superiores. Deve é ser uma medida devidamente enquadrada, o que me parece não estar a acontecer. Por cagaço, diga-se.

Compartilhar este post

Link para o post

As equipas B não têm lugar num futebol em que se procure verdade desportiva, desculpem. Uma equipa com o mero propósito formativo e sem qualquer hipótese de subir de divisão altera por completo os quadros competitivos. De cabeça não tenho isto certo, mas na primeira volta a Académica terá sido a única (ou uma das únicas) equipas no topo da tabela a ganhar ao Porto B. São 3 pontos. Olhem para a tabela. Se, no final do ano, a Académica subir por 1 ou 2 pontos, como é que este jogo não é prejudicial?

Sim, há mais equipas que não sobem. Que não planeiam subir. Mas é uma opção a médio prazo, não uma impossibilidade regulamentar.

A solução não é, no entanto, esta m*rda. O ideal passa, desde logo, por reduzir o número de inscritos por clube a um número decente e acabar com os empréstimos. Se aos 20 anos um atleta não tem espaço num plantel, que rescinda e vá à vida dele. Vai haver sítios onde tenha espaço. A brincadeira das equipas B funciona muito bem para atletas em idade junior e até juvenil com claro valor. Mas os atletas seniores que lá andam não estão a fazer nada, o estímulo competitivo é baixíssimo...

Nada é perfeito e é provável que os jogadores de maior valor talvez acabem prejudicados (os clubes vão agarrar-se a eles e vão jogar menos). Mas acho que os benefícios de acabar com esta aberração competitiva são largamente superiores. Deve é ser uma medida devidamente enquadrada, o que me parece não estar a acontecer. Por cagaço, diga-se.

Percebo o ponto geral, não sei se acompanho esta parte. E se em vez de Porto B estivesse aí escrito Real ou Oliveirense, qual seria a diferença?

E também não percebo o que queres dizer no fim, percebo que como adepto da Briosa sejas contra a existência de equipas B na Segunda Liga, mas esta solução acaba por retirar a maioria delas da pirâmide competitiva e metê-las numa liga à parte, parece-me uma solução adequada em relação aos problemas que levanta a existência de equipas B, segundo o teu argumento.

Editado por Wincing Hálldor

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo o ponto geral, não sei se acompanho esta parte. E se em vez de Porto B estivesse aí escrito Real ou Oliveirense, qual seria a diferença?

E também não percebo o que queres dizer no fim, percebo que como adepto da Briosa sejas contra a existência de equipas B na Segunda Liga, mas esta solução acaba por retirar a maioria delas da pirâmide competitiva e metê-las numa liga à parte, parece-me uma solução adequada em relação aos problemas que levanta a existência de equipas B, segundo o teu argumento.

A diferença é o propósito da equipa. O Porto B está lá para desenvolver jogadores, não para competir. Uma subida de divisão pode ser decidida graças a jogos com equipas que...não contam. Isto é tremendamente injusto.

Fui olhar, por exemplo, para a tabela de 2015/16, em que a subida foi decidida depois de um empate pontual entre Feirense e Portimonense (78 pontos). Se tirares os resultados frente às equipas B, o Portimonense desaparece destas contas (fez 22 pontos) e subitamente tinhas Feirense (18), Freamunde (14) e Famalicão (12) com os mesmos 60 pontos. Não fui analisar resultados e golos para perceber se quem subia mudava, se calhar até era o Feirense na mesma, mas estás a ver a injustiça que se pode gerar com um campeonato com 10 jogos (!!) por ano com equipas B?

Porque esse campeonato sub-23 também não vai ter competitividade, que é o essencial para o desenvolvimento dos atletas. Eu não sou contra soluções que primem pelo bom crescimento dos jogadores. Propus, alias, um par delas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adorava a II Liga, costumava ir ver os jogos. Até lá meterem as equipas B, desvirtuarem tudo e passar a ser uma liga sem graça.

Por outro lado provavelmente contribuiu para a melhoria da seleção.

Mixed feelings.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já existem algumas regras para isso. Deviam ser mais apertadas:

Para mim não faz qualquer sentido esse limite de idade ser 23 anos. Aos 23 anos um jogador já está mais que formado.

A solução não é, no entanto, esta m*rda. O ideal passa, desde logo, por reduzir o número de inscritos por clube a um número decente e acabar com os empréstimos. Se aos 20 anos um atleta não tem espaço num plantel, que rescinda e vá à vida dele. Vai haver sítios onde tenha espaço

Nem mais.

Compartilhar este post

Link para o post

O processo de formação e/ou desenvolvimento de um jogador não termina aos 20 anos. Andar a limitar tudo e mais alguma coisa também tornaria, à partida, as equipas B nos principais candidatos à descida. Ou só é injusto por poderem ter influência na subida de divisão? E dizer que o estímulo competitivo é muito baixo é mentira.

Compartilhar este post

Link para o post

O processo de formação e/ou desenvolvimento de um jogador não termina aos 20 anos. Andar a limitar tudo e mais alguma coisa também tornaria, à partida, as equipas B nos principais candidatos à descida. Ou só é injusto por poderem ter influência na subida de divisão? E dizer que o estímulo competitivo é muito baixo é mentira.

Não percebo o que sugeriu o bold, do que eu disse. O que estou a dizer é que, se os clubes não têm espaço para eles no plantel, é benéfico para todas as partes que eles saiam e vão à procura de espaço noutro sítio.

É injusto por terem influência na subida, na descida, no meio. Não estão em condição competitiva semelhante aos demais, não te parece?

Quanto ao estímulo competitivo, vamos ter de discordar já à partida. Eu acho que é baixo. Não só pelos jogos que vejo como pelas decisões que os clubes tomam na hora de colocar jogadores, até noutras equipas da segunda liga.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebo o que sugeriu o bold, do que eu disse. O que estou a dizer é que, se os clubes não têm espaço para eles no plantel, é benéfico para todas as partes que eles saiam e vão à procura de espaço noutro sítio.

É injusto por terem influência na subida, na descida, no meio. Não estão em condição competitiva semelhante aos demais, não te parece?

Quanto ao estímulo competitivo, vamos ter de discordar já à partida. Eu acho que é baixo. Não só pelos jogos que vejo como pelas decisões que os clubes tomam na hora de colocar jogadores, até noutras equipas da segunda liga.

Posso ter interpretado mal mas deduzi isso por considerares uma equipa B como equipa de desenvolvimento e depois referires que só funcionariam bem com atletas juniores e juvenis.

Acho que, neste tema, não há espaço para a justiça. Seria injusto acabar com as equipas B, é injusto certas condições extra que têm mas também seria injusto terem muitas limitações em relação às outras equipas. Também pode ser visto como uma questão de perspectiva. Uma equipa que luta para subir tem menos adversários directos e sua a probabilidade sobe.

Se um jogador se resignar ao momento claro que é baixo. Para ser alto tem de o querer e cumprir a sua parte. As oportunidades são cada vez maiores já que é cada vez menos usual um jogador da A descer para jogar na B. Há o estímulo de chegar à equipa principal. Se não conseguirem, podem progredir num clube da Primeira Liga e depois regressar ou partir para o estrangeiro. Há o estímulo de chegar ou permanecer na seleção nacional. No caso do Porto houve o estímulo de títulos e presenças internacionais (já venceram a Segunda Liga e a Premier League International Cup). O Bruno Costa é um belo exemplo. Parece não se ter adaptado bem ao futebol sénior na primeira época onde pouco jogou, ganhou a titularidade no decorrer da segunda e passado uns meses foi titular em Anfield, continuando com legítimas aspirações de manter o seu percurso nas seleções jovens agora nos sub-21.

Editado por treinadordebancada

Compartilhar este post

Link para o post

Sabem muito. Vão descer e para disfarçar a vergonha acabam com a equipa B.

Compartilhar este post

Link para o post

E acabar com as equipas B e existirem equipas satélite com os mesmos mecanismos das equipas B? Tipo o Benfica pode mandar juniores e juvenis e jogadores do plantel para a Académica durante a temporada.

Compartilhar este post

Link para o post

E acabar com as equipas B e existirem equipas satélite com os mesmos mecanismos das equipas B? Tipo o Benfica pode mandar juniores e juvenis e jogadores do plantel para a Académica durante a temporada.

Ou seja, uma equipa B com outro nome a poder jogar contra a equipa principal?

Compartilhar este post

Link para o post

Ya! E com capacidade para subir, outros estímulos!

Compartilhar este post

Link para o post

Era muito bonito, depois tinhas equipa A vs equipa B na liga, na taça, na taça da liga...

Compartilhar este post

Link para o post

Posso ter interpretado mal mas deduzi isso por considerares uma equipa B como equipa de desenvolvimento e depois referires que só funcionariam bem com atletas juniores e juvenis.

Acho que, neste tema, não há espaço para a justiça. Seria injusto acabar com as equipas B, é injusto certas condições extra que têm mas também seria injusto terem muitas limitações em relação às outras equipas. Também pode ser visto como uma questão de perspectiva. Uma equipa que luta para subir tem menos adversários directos e sua a probabilidade sobe.

Se um jogador se resignar ao momento claro que é baixo. Para ser alto tem de o querer e cumprir a sua parte. As oportunidades são cada vez maiores já que é cada vez menos usual um jogador da A descer para jogar na B. Há o estímulo de chegar à equipa principal. Se não conseguirem, podem progredir num clube da Primeira Liga e depois regressar ou partir para o estrangeiro. Há o estímulo de chegar ou permanecer na seleção nacional. No caso do Porto houve o estímulo de títulos e presenças internacionais (já venceram a Segunda Liga e a Premier League International Cup). O Bruno Costa é um belo exemplo. Parece não se ter adaptado bem ao futebol sénior na primeira época onde pouco jogou, ganhou a titularidade no decorrer da segunda e passado uns meses foi titular em Anfield, continuando com legítimas aspirações de manter o seu percurso nas seleções jovens agora nos sub-21.

Exactamente. Porque juniores e juvenis (de elevado nível, repito) têm o choque com o futebol senior e as equipas B esbatem esse choque. Até porque a formação continua a precisar de um banho de reformas e muitos desses andam lá a arrastar-se. Agora com 20 e 21 anos, continuando em desenvolvimento, ganham mais quando existem objectivos reais para a equipa. Daí que não seja raro encontrar em equipas de topo da segunda liga emprestados de equipas B.

Não vejo a injustiça de acabar com equipas B. Acho uma parvoíce criar um campeonato sub-23, mas não acho injusto. Quanto à perspectiva de que falas, nem compreendo em que te baseias. Como é que é que a existência de equipas B se relaciona com um aumento ou redução de candidatos à subida?

Vemos isto de forma totalmente diferente. O Bruno Costa é, realmente, um óptimo exemplo. Um talento jovem decente, prestes a fazer 21 anos. Um de prai 70 gajos nos quadros seniores do Porto, entre equipa A, B e emprestados. Se obrigasses o Porto a ter só 30 jogadores, ele estava lá? Não. Tinha chegado aos 18/19 anos e o Porto tinha dito "pá, és um gajo porreiro mas isto não vai dar". E ele ia à vida dele, crescer noutro clube e AJUDAR esse clube a crescer. Com a existência de equipas B, além de toda a injustiça competitiva que se cria, também se permitiu que Porto, Benfica e Sporting (à cabeça) conseguissem aglomerar ainda mais talentos jovens. Já andamos a assistir a contratações no CNS de atletas para mais tarde colocar a rodar noutros clubes. São empresas, sim senhor, fazem o que lhes deixam, mas para mim não deviam deixar.

Podemos só acabar com elas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aí já estás a entrar noutro nível perep, e eu concordo contigo.

Mas para não existirem equipas B, tinha-se de se acabar com as três ou quatro equipas por escalão que os grandes possuem para conseguirem sugar tudo o que é talento, limitar tamanhos de planteis, limitar empréstimos.

E, infelizmente, não vejo isso a acontecer.

Não faz sentido nenhum, Sporting e Benfica terem 4 equipas de Iniciados com 20 ou 30 jogadores cada. No final da época recrutam mais 40, dispensam o mesmo número e siga para nova lotaria. Não é positivo para ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...