Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Descartes

FIFA quer acabar com os empréstimos no futebol

Publicações recomendadas

FIFA quer acabar com os empréstimos no futebol

Órgão que gere o futebol mundial estuda a medida há vários meses.

A revista francesa 'France Football' escreve esta terça-feira que a FIFA está a ponderar a possibilidade de acabar com o empréstimo de futebolistas entre clubes. A medida está a ser estudada há vários meses pelo organismo que gere o futebol mundial.

Conta a publicação que a FIFA está descontente com a forma como estes negócios se têm desenvolvidos nos últimos tempos pois as equipas grandes contratam cada vez mais jovens jogadores com o objetivo de os valorizarem e em seguida conseguirem lucros com futuras vendas a título definitivo, sem estes nunca vestirem a camisola do clube que os contratou.

Este é um tema que vai estar em cima da mesa do Comité Executivo da FIFA que se irá realizar em outubro, depois de reuniões com FIFPro, Associção Europeia de Clubes, Fórum das Ligas Mundiais e antigos futebolistas como Cafu, Zvonimir Boban, Edwin van der Sar e Marco van Basten.

A 'France Football' avança ainda com o exemplo da Juventus, um clube que esta temporada emprestou 41 jogadores.

https://desporto.sapo.pt/futebol/artigos/fifa-quer-acabar-com-os-emprestimos-no-futebol

Força nisso! :torcida:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Óptimo!

Compartilhar este post

Link para o post

Se não acabarem com cláusulas de re-compra, isto é facilmente contornável

Compartilhar este post

Link para o post

Passam a ser vendidos a custo 0, metade do passe, com clausula de re-compra.

Compartilhar este post

Link para o post

Se não acabarem com cláusulas de re-compra, isto é facilmente contornável

Acabar com as cláusulas de recompra é tão possível como impedir que uma equipa empreste mais do que 3 jogadores a outra. Tretas para o pessoal achar boa ideia e para o mundo do futebol contornar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu gostava era de ver cláusulas de rescisão indexadas ao salário, mas nunca ninguém discute isso :angry:

Compartilhar este post

Link para o post

As cláusulas de recompra só são equivalentes aos empréstimos nos casos em que os jogadores regressam ao clube-mãe. Nas situações em que surgem propostas de clubes terceiros é completamente diferente.

No que me diz respeito acabarem com os empréstimos é quase uma vitória pessoal tendo em consideração os anos que eu já levo a manifestar-me contra eles. Caso terminem passarei a dedicar o meu tempo a outra questão: à abolição da distinção entre passes desportivos e direitos económicos. Defender que um clube que tem o passe desportivo de um atleta deverá deter igualmente os direitos económicos sobre ele a 100%. Provavelmente serão mais uns anitos... Depois vem a indexação das cláusulas de rescisão aos salários, como diz o Elliott (:mrgreen:). A abolição de comissões a empresários e, finalmente, a abolição dos montantes pagos por transferências de jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

As cláusulas de recompra só são equivalentes aos empréstimos nos casos em que os jogadores regressam ao clube-mãe. Nas situações em que surgem propostas de clubes terceiros é completamente diferente.

No que me diz respeito acabarem com os empréstimos é quase uma vitória pessoal tendo em consideração os anos que eu já levo a manifestar-me contra eles. Caso terminem passarei a dedicar o meu tempo a outra questão: à abolição da distinção entre passes desportivos e direitos económicos. Defender que um clube que tem o passe desportivo de um atleta deverá deter igualmente os direitos económicos sobre ele a 100%. Provavelmente serão mais uns anitos... Depois vem a indexação das cláusulas de rescisão aos salários, como diz o Elliott (:mrgreen:). A abolição de comissões a empresários e, finalmente, a abolição dos montantes pagos por transferências de jogadores.

Concordo com tudo, só nao percebi o último ponto. Abolição dos montantes pagos nas transferências? Qual a alternativa que sugeres?

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo, só nao percebi o último ponto. Abolição dos montantes pagos nas transferências? Qual a alternativa que sugeres?

O jogador A quer sair da empresa B para a empresa C. Avisa que vai terminar o contrato, dá 2 meses à casa e sai. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E o dinheiro das transferências passaria a ser canalizado para o ordenado dos jogadores e para o pagamento do remanescente dos contratos em vigor.

Só faltava estabelecer um teto orçamental para devolver o futebol aos adeptos.

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gostava era de ver cláusulas de rescisão indexadas ao salário, mas nunca ninguém discute isso :angry:

como assim?

Compartilhar este post

Link para o post

como assim?

Suponho que seja algo como: O mais bem pago consegue ter uma clausula de rescisão mais alta, o mais mal pago tem a mais baixa. Nâo faz sentido prenderes um jogador a ganhar três tostões a uma cláusula de 100 milhões.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

como assim?

Criar um tecto para as cláusulas de rescisão que fosse algo como "remunerações até final do contrato" * valor indexante.

Exemplo, o Rui Patrício ganha 1.5M e tem mais 2 anos de contrato. Imagina um valor indexante de 5: 1.5M * 2 * 5 = 15M. Algo desse género, o que iria obrigar a uma normalização dos valores das transferência na maior parte dos casos, e iria ser também um pequeno contributo para permitir a liberdade de circulação de jogadores.

Suponho que seja algo como: O mais bem pago consegue ter uma clausula de rescisão mais alta, o mais mal pago tem a mais baixa. Nâo faz sentido prenderes um jogador a ganhar três tostões a uma cláusula de 100 milhões.

Isto. Basicamente, os clubes têm todo o poder para castrar a liberdade dos jogadores de se mudarem para outros clubes. Em Portugal vês rapazes a assinar o primeiro contrato profissional com cláusulas de 30M e 40M, o que é patético e inimaginável no mercado de trabalho "normal". Se o jogador é importante para o clube e é necessário segura-lo, então essa importância deve ser reflectida na remuneração do jogador em questão. E acabariam também esses castigos parvos de quem não renova, não joga.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho ideia que isso já existiu/existe em alguns países. Tenho ideia de ver isso no FM. Basicamente o valor da cláusula é fixado directamente com base no salário.

Compartilhar este post

Link para o post

E o dinheiro das transferências passaria a ser canalizado para o ordenado dos jogadores e para o pagamento do remanescente dos contratos em vigor.

Só faltava estabelecer um teto orçamental para devolver o futebol aos adeptos.

O futebol tem é que ser devolvido aos jogadores e treinadores.Beneficiando assim o desporto e consequentemente os adeptos.

Compartilhar este post

Link para o post

O futebol tem é que ser devolvido aos jogadores e treinadores.Beneficiando assim o desporto e consequentemente os adeptos.

Não percebi. Estás a discordar ou a concordar com o que eu escrevi?

Compartilhar este post

Link para o post

O Pan e o 13 já responderam. Só acrescento que é a conclusão lógica de pensar que os jogadores não devem ser mercadorias transacionáveis ou ativos mas sim trabalhadores ou funcionários contratados como em qualquer outra atividade.

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalho num Pingo Doce, recebo 700e/mês mas tenho cláusula de rescisão de 43 milhões. O Continente e o Jumbo têm demonstrado interesse mas o Pingo Doce só aceita pela cláusula. :(

É mais ou menos isto o futebol.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...