Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

O Keizer enganou bem ao inicio. Ontem a perder, vai lançar o Petrovic? Antes 2 minutos o meu irmão a dizer que entretanto ele o ia meter, e eu a dizer que era impossível, assim que o gajo o chama, viu-se que estava completamente perdido, depois acaba por não o meter, ele não fazia ideia para onde se virar. Depois aquelas substituições a acabar quando já devia ter mexido ao tempo, coisa que já tem acontecido, além do futebol vergonhoso que tem apresentado e a falta de rotação da equipa. Acho que está na altura do Varandas fazer um ultimato ao homem e ou começam a jogar à bola, ou não dura muito mais tempo por cá. É que andar a dar tempo para ele se adaptar e tal, quando não se vê melhorias no futebol da equipa? Bem pelo contrário, fez uns jogos bem positivos, e daí para cá tem sido uma miséria. Se o meterem a andar, que não caiam na asneira de ir logo buscar alguém, se tiver que ficar alguém a interino até ao fim da época, que assim seja, mal apareça um treinador com categoria para o Sporting, aí sim, avançar, agora estar a ir buscar alguém só porque está disponível seria um erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O que pode estar a acontecer para além de tudo o resto é over-working do sistema. Quando chegou passou as ideias gerais e isso funcionou. Com o passar do tempo foi pondo pormenores e mais pormenores e desvirtualizou o sistema de todo. O AF no Man Utd muitas vezes não era ele que falava nos treinos e sim o adjunto mesmo para isso não acontecer. 

Compartilhar este post

Link para o post

Naturalmente que o Coates não se iria dar tão bem neste modelo. Com o JJ jogava num bloco mais baixo, muito mais compacto e com muito mais competência a defender, onde as suas fragilidades não ficavam tão expostas como hoje. É totalmente diferente ter gajos como Mathieu, Coentrão, e o Piccini (que tinha mais características de central do que lateral) ao seu lado. Depois tinha sempre as costas quentes, quer por ter a segurança do Rui atrás dele, quer por o WC baixar para vir buscar o jogo. Hoje em dia tem jogar mais subido sujeito a ser totalmente comido com bolas nas costas, com Jefferson/Acuna, A.Pinto e o Gaspar totalmente desposicionados... é da noite para o dia. E depois ainda tem de ser ele a sair a jogar, visto que o Gudelj não faz nem de perto 1/10 do WC. E o Coates é de facto razoável.... mas é a transportar, não é a sair a jogar.

Este modelo do Keizer em teoria é muito bonito, mas altamente exigente. Necessita que todos os jogadores estejam perfeitamente à vontade com a bola, com qualidade técnica de passe e recepção. Necessita que os defesas sejam rápidos e minimamente competentes taticamente e a defender para sofrer-se o menos possivel. Está intrinsecamente dependente da condição fisica do miolo para tomar o controlo do jogo e marcar o mais possivel. Se na parte da consistência defensiva não há muito que dependa dele, a partir do momento em que ele estoura o meio campo, é só ver o castelo a ruir.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@w0, excelente como é costume. Mas deixa-me acrescentar um entrave que faz alguma diferença em relação à ideia (acertada) que transmitiste, do facto desta temporada dever servir para, e passo a citar, "i) lamber as feridas e (ii) construir as bases para relançar o Sporting".

Seria esse o caso, não fosse o clube viver claramente uma "paz podre" que não mina por si só tudo o que se faz, mas que ajuda a minar. Atravessamos uma fase onde todas as decisões tomadas (e nem importa aqui se são certas ou erradas) são atacadas, apenas porque quem as toma não é o "Lord and Saviour" de uma certa ala do clube. Há uma percentagem ainda significativa de sócios e adeptos cujo principal objectivo, neste momento, não é ver o Sporting ganhar. É expurgar do Sporting certas pessoas. Esquecendo-se que as pessoas (incluindo os sócios e adeptos) são temporárias, mas o clube é permanente.

O Sporting lida com um paradigma complicado de contrariar ou contornar. É um clube grande, que atravessa uma fase de clube pequeno, enquanto mantém (e muito bem) a exigência a que a sua dimensão obriga. No entanto, o melhor para o clube seria assumir temporariamente uma menor exigência, para que a exigência esperada de um clube como o Sporting voltasse a ser realista a médio-prazo. O problema... é que isso é realisticamente impossível.

Eu disse-o várias vezes aqui quando os presidentes eram asquerosos, e também o disse quando o presidente era o BdC (não é uma piada subtil, saiu mesmo assim): eu não quero ser campeão apenas porque, numa época atípica, o título nos cai no colo. Isso, com todo o respeito pelos respectivos clubes e adeptos, fica para um Braga ou um Boavista, que nunca serão crónicos candidatos ao título. Em Portugal, desses só há 3 e continuarão a existir apenas 3.

Eu quero que se construa um projecto que permita ao clube disputar verdadeiramente o título e as restantes competições em todas as épocas. Que nos permita estarmos sempre lá em Abril/Maio, nas decisões, mesmo que a época nem esteja a correr particularmente bem. E ninguém no Sporting tem procurado fazer isso. Foi a oposição a essa ideia que estourou com os mandatos do BdC (ou que estourou com ele, o que vai dar ao mesmo), quando se contratou Jorge Jesus e se começou a gastar o que havia e o que não havia para se ganhar a qualquer custo. Foi o que se fez também, de forma completamente amadora, durante anos e anos e anos, antes disso.

Vou saltar abruptamente da contextualização histórica e do passado para o presente e para este caso específico, mas despedir agora o Keizer é um tiro de caçadeira no pé. E eu também estou tremendamente desiludido com ele (embora provavelmente não pelas mesmas razões que a maioria). Mas despedir o Keizer significa despedir um treinador que chegou há uns 3 meses, com um contrato de 3 anos e que nos custou cerca de 1M€. Que foi, até agora, "A" aposta do mandato do actual presidente. Que tem um ordenado de que, certamente, não abdicará caso haja rescisão de contrato, e que será mais uma (de muitas) despesas para o clube.

Isto nem sempre interessa para o adepto comum, que só quer mesmo é ver a equipa ganhar e jogar bem, mas convém recordar que estamos a falar do 4º treinador principal do clube nesta temporada. Mesmo que um tenha sido apenas interino por 3 jogos e o outro tenha sido despedido ao fim de 11 dias, é ainda possível que o Keizer seja o 4º treinador principal a quem pagamos esta época. A menos que aconteça uma catástrofe de proporções épicas (como algum escândalo extra-futebol ou uma série de derrotas nos próximos jogos que coloque até o 4º lugar em causa, o que não acredito), o Sporting tem e terá de ter treinador até ao final da época.

Depois sim, se a vontade for essa e se as coisas não mudarem, que se chegue a acordo para a sua saída. Mas também deixo desde já uma outra opinião bem vincada: se a ideia for regressar aos Peseiros e aos treinadores portugueses da moda, altamente adaptáveis e profundamente adaptados à era da estratégia, então preferia manter o que já temos e não brincar mais com o dinheiro do clube, que cada vez é mais difícil de conseguir. Espero que os adeptos também estejam preparados para a venda dos principais jogadores, caso se falhe (como parece claro, neste momento) a qualificação para a Champions, porque essa será outra realidade difícil de contornar.

Eu bem quero ser positivo, bem quero tentar encontrar aspectos positivos em tudo isto. Mas sou muito sincero: o único aspecto positivo da gestão do futebol do clube, no último par de anos (pelo menos), meteu água por todos os lados desde que perdeu um jogo pela margem mínima em Guimarães, num resultado que nem é propriamente um escândalo nos dias que correm, como ainda ontem se viu. Acobardou-se à primeira dificuldade, desistiu daquilo em que acredita aos primeiros sinais de contestação. E isso até pode não ser sinal de incompetência técnica, que não é. Mas é sinal de falta de estofo mental. E logo no Sporting, onde o treinador quase precisa de ser autista para não dar em maluco com a contestação histérica e constante que pulula por todo o clube.

• Like 1
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 1 hora:

Não me consigo lembrar de um erro dele como o de ontem. Ele só tinha que ficar com o Seferovic e limpava fácil a bola.

Para aí uns 5 minutos antes, se tanto, entrou à queima num lance em que estava sozinho contra dois gajos do Benfica, não deu golo porque, porque, porque...

Ontem estiveram todos mal. Sem excepção. Coletiva e individualmente, toda a equipa do Gudelj para trás foram abaixo de zero.

Há jogos em que ainda se safam, como contra o Porto, mas quando não estão inspirados são uma desgraça, e ontem calhou-nos estarem-no todos ao mesmo tempo. Parecia o 3-6 de 1994.

Já agora, o w0 e o Poeira colocaram aquilo que ando há semanas a dizer, mas de uma forma bem mais coerente e bem estruturada. E se do Poeira não se espera menos, é notável ver que até adeptos de outros clubes (neste caso o w0, mas já vi mais a fazê-lo) percebem bem a realidade atual do Sporting, mas que os nossos continuam cegos para o estado atual do Sporting.

Depois do último post que fiz neste tópico lembrei-me das discussões no início de época sobre o Peseiro e fiz um mentalmente um paralelo com as discussões atuais. Impressionante como a discussão é exatamente igual, geralmente com os mesmos intervenientes de cada lado, os mesmos argumentos, tudo igual sem excepção.

Compartilhar este post

Link para o post

O keizer tem muitas culpas no cartório no que está a acontecer, no entanto nao acho que o mandar embora seja o passo certo. O sporting ja ganhou um titulo esta epoca e embora seja a taça da carica sempre é mais do que aquilo que pensei que o Sporting fosse conseguir depois do que aconteceu em maio. No entanto esse acaba por ser um bocado o problema. Estavam todos resignados ao futebol de cu do peseiro e mais valia começar a preparar a proxima epoca. O keizer chega e atropela toda a gente e de repente afinal ja da para lutar pelo título. Isto é irrealista, simplesmente.

Ja para nao falar que o plantel do Sporting precisa de uma limpeza. E porque infelizmente também m parece que ele caiu na ladainha da treta do "ter que se adaptar", após a derrota em Guimarães, pois foi desde o "adaptar a realidade portuguesa" que o Sporting perdeu tudo o que foi construído nos primeiros dois meses do holandes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 10 minutos:

Para aí uns 5 minutos antes, se tanto, entrou à queima num lance em que estava sozinho contra dois gajos do Benfica, não deu golo porque, porque, porque...

Ontem estiveram todos mal. Sem excepção. Coletiva e individualmente, toda a equipa do Gudelj para trás foram abaixo de zero.

Há jogos em que ainda se safam, como contra o Porto, mas quando não estão inspirados são uma desgraça, e ontem calhou-nos estarem-no todos ao mesmo tempo. Parecia o 3-6 de 1994.

Já agora, o w0 e o Poeira colocaram aquilo que ando há semanas a dizer, mas de uma forma bem mais coerente e bem estruturada. E se do Poeira não se espera menos, é notável ver que até adeptos de outros clubes (neste caso o w0, mas já vi mais a fazê-lo) percebem bem a realidade atual do Sporting, mas que os nossos continuam cegos para o estado atual do Sporting.

Depois do último post que fiz neste tópico lembrei-me das discussões no início de época sobre o Peseiro e fiz um mentalmente um paralelo com as discussões atuais. Impressionante como a discussão é exatamente igual, geralmente com os mesmos intervenientes de cada lado, os mesmos argumentos, tudo igual sem excepção.

esqueci-me desse, tens razão.:91_thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, o Benfica marcou 6 golos. Mesmo que 2 tenham sido anulados, não se podia admitir isto, seja qual for o treinador. Se for eliminado da Taça, vejo o fim da linha do Keizer a chegar rapidamente. Há culpa de quem construiu o plantel, mas o treinador não pode ser ilibado de tudo o que tem acontecido, de maneira nenhuma. Eu não me importava nada de ter paciência se visse potencial no futebol jogado. Já vi, mas deixei de ver e tem piorado de jogo para jogo. E uma coisa é ter paciência, outra coisa é ignorar todas as falhas que o holandês tem cometido. 

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, mas quem é que está a ilibar o Keizer? É obvio que ele tem alguma culpa no que está a acontecer em termos exibicionais e de gestão de plantel mas mandá-lo embora era dar um tiro enorme no pé. 4 ou 5 treinadores na mesma época seria fantástico, não? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Krave, Em 09/11/2018 at 03:38:

Eu não consigo perceber a confiança que os sportinguistas depositam neste treinador. Despedem o Peseiro para ir contratar um treinador recentemente despedido pelo Ajax e que não tem qualquer prova dada em planteis de dimensão europeia, cai de para quedas num campeonato do qual pouco ou nada conhece e acham que vai ter sucesso.

Vai ter um par de maus resultados, a malta vai fazer pressão porque o Tiago Fernandes enquanto foi treinador ganharam tudo e empataram c/ o Arsenal  (assumindo que ganham ao Chaves no próximo jogo) e o holandês lá para Março está despedido e volta a ser o Tiago Fernandes o treinador até acabar a temporada.

Parece-me bem mais provável este último cenário, do que do nada este bacano que nem no Ajax seniores teve sucesso chegar ao nosso campeonato e conseguir sequer ser Top3.

Em Novembro antevi tudo isto. O problema do Sporting, e de muitos clubes, é este 8-80 dos adeptos. Na altura era só orgasmos c/ a "ideia" do Keiser, ainda há 1 semana nem se podia questionar se o homem realmente não teria falta de qualidade para isto, agora já se fala que ele salta se for eliminado da Taça. O BdC há uns meses foi quase expulso do Sporting, agora já há vozes a pedi-lo de volta e serão certamente cada vez mais. E é por isto que os clubes em Portugal e o próprio país é governado por escumalha em grande parte , porque vivemos numa sociedade que anda conforme o vento, que pouco analisa e que se entusiasma com uma mão cheia de nada e o que hoje é preto amanhã já é branco. E ai de quem ouse quebrar a corrente c/ 1 pouco de sensatez e cepticismo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 10 minutos:

Pá, mas quem é que está a ilibar o Keizer? É obvio que ele tem alguma culpa no que está a acontecer em termos exibicionais e de gestão de plantel mas mandá-lo embora era dar um tiro enorme no pé. 4 ou 5 treinadores na mesma época seria fantástico, não? 

Percebo o ponto de vista, mas qual é o objetivo de manter um treinador que está a piorar de jogo para jogo em vez de melhorar? Que não sabe gerir a equipa? Que vem dizer que estivemos mal e no jogo seguinte estamos pior? Se houvesse um mínimo de evolução, mesmo que tivéssemos perdido, seria o primeiro a defendê-lo. Mas não, vejo exatamente o oposto. A equipa cada vez mais Peseiro e menos "Keizerball". Defendi o Keizer, mas só até certo ponto. Por muita paciência que se possa ter, o Sporting não é um clube de meia tigela e há sempre mínimos que devem ser cumpridos. Sem exigência não se vai a lado nenhum, passe o tempo que passar. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, Agora:

Percebo o ponto de vista, mas qual é o objetivo de manter um treinador que está a piorar de jogo para jogo em vez de melhorar? Que não sabe gerir a equipa? Que vem dizer que estivemos mal e no jogo seguinte estamos pior? Se houvesse um mínimo de evolução, mesmo que tivéssemos perdido, seria o primeiro a defendê-lo. Mas não, vejo exatamente o oposto. A equipa cada vez mais Peseiro e menos "Keizerball". Defendi o Keizer, mas só até certo ponto. Por muita paciência que se possa ter, o Sporting não é um clube de meia tigela e há sempre mínimos que devem ser cumpridos. Sem exigência não se vai a lado nenhum, passe o tempo que passar. 

Parece que estás a falar de uma janela de tempo upa upa, aguentaste quê, duas semanas? :lol:

Não leves a mal o que vou dizer Simeone, mas vejo um pouco em ti a imagem da nuvem que paira no Sporting: apelam à calma e à estabilidade - temos um mês muito mau e a paciência esgota; reclamam que não temos qualidade na equipa - pedem o Mama Baldé na pré-época porque safou um par de golos no Aves; reclamam da gestão do clube quande se vende um Demiral por um par de milhões - 20M pelo Acuña já são rasgadinhos. 

Again, não interpretes isto como um comentário exclusivo à tua participação, mas serviste-me de cobaia para lançar a minha sardinha (ainda meio aziada depois do dia de ontem).

Compartilhar este post

Link para o post

Vou por partes:

1- O Clube: já não somos um clube de sucesso, ganhador ou de topo. Já o fomos no tempo dos meus avós (e eu tenho 41 anos...) mas aos poucos e de forma continuada fomo-nos afastando desse caminho. Continuamos a achar que com soluções milagrosas de ir buscar um craque ou um treinador de topo isso se resolve, mas (e) depois não fazemos o trabalho de base nem nos preocupamos com isso. Há uns anos um consultor dizia-me "se colocar isto tudo em prática, vai começar a ver resultados daqui a 6 meses". Claro que me exaltei e levantei a voz "6 meses?!", "sim, mas só se começar hoje. se começar amanhã, vai demorar 6 meses e 1 dia".

2- O plantel: fraco que doi. Nos 11 titulares ainda dá para disfarçar e só se vê 2 pontos fracos e 2-3 pontos menos bons, mas basta ter que mudar 4 jogadores e o nível é confrangedor. Tanto falo do nível técnico, que nem devia ser conversa, como do nível táctico que sendo mau dificulta a tentativa de mudança de paradigma em curso. Mas o mais grave é mesmo a falta de capacidade psicológica, resiliência e força anímica para lidar com a pressão que os próprios adeptos colocam sobre a equipa. Um jogador "à Sporting" não precisa de ter a técnica de um Ronaldo, ou a capacidade de leitura posicional de um William, mas precisa de aguentar o stress o suficiente para não parecer um jogador dos distritais quando é assobiado 2 ou 3 semanas a fio. Não precisa de ser indiferente às bancadas, mas isto que temos é mau demais.

3- O treinador: O tipo de futebol que o Keizer apresentou (a espaços) no início é aquele que gosto mais de ver. As minhas memórias de futebol enquanto adolescente estão quase completamente preenchidas por futebol assim. Este futebol central, apoiado e em que os jogadores se movem mais que a bola não costuma ganhar canecos, porque falha em momentos pouco normais. Normalmente quando um treinador de equipa pequena lá consegue arranjar maneira de o bloquear, e consegue responder a tempo a um plano B. Ainda não é o ponto em que estamos, longe disso, mas mesmo quando a equipa jogar à maneira dele, os baldes de água fria vão acontecer. Várias vezes. Mas dá um gozo do caraças ver.

O problema neste momento é que a jogar 8 vezes por mês não acredito que faça muito mais que descansar e motivar os jogadores, lá metendo umas palestras pelo meio. E eles aproveitam o "afrouxar" de coisas novas, para voltar à sua zona de conforto e jogar o futebol que sempre jogaram. Aliás, vê-se que mesmo quando entram em campo com as ideias do Holandês, elas não resistem à passagem dos minutos, e lá para os 25-30 minutos lá volta o chutão e o passe à procura do Bruno ou do Nani, mesmo que marcadíssimos. Em jogos com mais pressão, à segunda vez que tocam na bola alguns já vão com o modo "confy" ligado.

4- O jogo. Para muitos, o nosso campeonato é ganhar ao Benfica. Já chegámos a despedir treinadores por ir empatar à Luz, não me surpreende que aconteça por perder 4-2 em casa. Como não me surpreende daqui a 10 anos estarmos na mesma, possivelmente com mais 2 ou 3 taças e 1 campeonato milagroso a preparar mais um jejum de décadas. E é pena.

Editado por Cabeça de giz
typo
  • Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 3 minutos:

A m*rda nisto tudo é que ele sabe! Ele sabe pôr a equipa a jogar bom futebol e já mostrou que sabe gerir. Porque não o está a fazer agora? Beats me. Também não gosto. Enerva-me imenso, mas crl isto também está a ser um periodo de adaptação para ele. Para ele é aos jogadores e ao campeonato e para os jogadores é a ele e à maneira como ele quer jogar.  Despedi-lo agora era piorar ainda mais esta época. Pá, caguem nesta época. A sério. 

Veremos como corre esta segunda volta, mais taça e liga europa. Tenho esperanças que com os reforços (eu sei que acham que mal se podem chamar reforços mas wtv lol) se consiga dar uma volta a esta treta de exibições e resultados. No final da época vê-se. E eu dava-lhe mais a pré-época que assim ele já tem conhecimento da liga e mais tempo para pôr as ideias em prática.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Modulor, Agora:

Parece que estás a falar de uma janela de tempo upa upa, aguentaste quê, duas semanas? :lol:

Não leves a mal o que vou dizer Simeone, mas vejo um pouco em ti a imagem da nuvem que paira no Sporting: apelam à calma e à estabilidade - temos um mês muito mau e a paciência esgota; reclamam que não temos qualidade na equipa - pedem o Mama Baldé na pré-época porque safou um par de golos no Aves; reclamam da gestão do clube quande se vende um Demiral por um par de milhões - 20M pelo Acuña já são rasgadinhos. 

Again, não interpretes isto como um comentário exclusivo à tua participação, mas serviste-me de cobaia para lançar a minha sardinha (ainda meio aziada depois do dia de ontem).

Aceito a opinião, mas respondo com o que já disse anteriormente. Não aceito humilhações em casa nem um treinador que à mínima dificuldade abdica do seu estilo de jogo. Desilude-me imenso ver a evolução negativa do nosso futebol. 

Quanto ao resto, apesar de teres dito que não foi só para mim, também respondo: disse sim que o Mama Baldé podia fazer a pré-época e continuo a achar que sim (mas deixei explícito nesse post que duvidava que resultasse), pelo que tem feito merece a oportunidade; continuo a achar que o Demiral foi mal vendido - o empréstimo foi benéfico, mas a cláusula de compra era desnecessária visto que se trata de um jovem turco com potencial e sabemos que os clubes turcos normalmente pagam bem; quanto à venda do Acuña, acho que é fantástica se se confirmar um valor superior aos 15 milhões. 

Citação de Longineu, há 2 minutos:

A m*rda nisto tudo é que ele sabe! Ele sabe pôr a equipa a jogar bom futebol e já mostrou que sabe gerir. Porque não o está a fazer agora? Beats me. Também não gosto. Enerva-me imenso, mas crl isto também está a ser um periodo de adaptação para ele. Para ele é aos jogadores e ao campeonato e para os jogadores é a ele e à maneira como ele quer jogar.  Despedi-lo agora era piorar ainda mais esta época. Pá, caguem nesta época. A sério. 

Veremos como corre esta segunda volta, mais taça e liga europa. Tenho esperanças que com os reforços (eu sei que acham que mal se podem chamar reforços mas wtv lol) se consiga dar uma volta a esta treta de exibições e resultados. No final da época vê-se. E eu dava-lhe mais a pré-época que assim ele já tem conhecimento da liga e mais tempo para pôr as ideias em prática.

Vamos concordar em discordar, Longi. Só disse para o Keizer sair de imediato no tópico do jogo, com a azia do resultado. Mas mais a frio, acho que ele tem perceber a exigência que se tem num clube grande em Portugal. Os tempos em que lutávamos pelo 4º lugar já deviam estar mortos e enterrados. Se nos próximos jogos a equipa mostrar evolução, a coisa até pode mudar de figura. Mas até ver essa evolução, continuo de pé atrás com a manutenção do treinador a médio-longo prazo. Vamos ver o que nos reserva o futuro.

Sempre defendi a permanência do holandês, a menos que um desastre acontecesse. Ora, o mês de janeiro teve contornos desastrosos ao nível do campeonato (apesar do balão de oxigénio que foi a TdL). Se fevereiro for igualmente mau, a paciência não dura para sempre. Espero sinceramente que o Keizer tenha noção disso e que abra a pestana. É claro que, da maneira que estamos, é uma tarefa ingrata ser treinador do Sporting, no entanto, não é nenhuma missão impossível nem nada que se pareça. Se ele já conseguiu meter a equipa a jogar bom futebol e meteu os adeptos empolgados com a equipa, que o faça outra vez e que implemente a filosofia que tinha (ou parecia ter) quando cá chegou. Aceito que esta seja um ano zero até certo ponto, mas um ano -1 não.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Simeone, há 2 minutos:

Vamos concordar em discordar, Longi. Só disse para o Keizer sair de imediato no tópico do jogo, com a azia do resultado. Mas mais a frio, acho que ele tem perceber a exigência que se tem num clube grande em Portugal. Os tempos em que lutávamos pelo 4º lugar já deviam estar mortos e enterrados. Se nos próximos jogos a equipa mostrar evolução, a coisa até pode mudar de figura. Mas até ver essa evolução, continuo de pé atrás com a manutenção do treinador a médio-longo prazo. Vamos ver o que nos reserva o futuro.

Sempre defendi a permanência do holandês, a menos que um desastre acontecesse. Ora, o mês de janeiro teve contornos desastrosos ao nível do campeonato (apesar do balão de oxigénio que foi a TdL). Se fevereiro for igualmente mau, a paciência não dura para sempre. Espero sinceramente que o Keizer tenha noção disso e que abra a pestana. É claro que, da maneira que estamos, é uma tarefa ingrata ser treinador do Sporting, no entanto, não é nenhuma missão impossível nem nada que se pareça. Se ele já conseguiu meter a equipa a jogar bom futebol e meteu os adeptos empolgados com a equipa, que o faça outra vez e que implemente a filosofia que tinha (ou parecia ter) quando cá chegou. Aceito que esta seja um ano zero até certo ponto, mas um ano -1 não.

Nope. Eu concordo com o que escreveste a seguir :8_laughing:

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 5 minutos:

Nope. Eu concordo com o que escreveste a seguir :8_laughing:

Melhor ainda, então. :27_sunglasses:

Compartilhar este post

Link para o post

O @w0 toca num ponto MUITO importante.
Há 20 anos, o Sporting estava 10 anos à frente na formação. Agora está 10 anos atrás.
Certo que a formação não tem sido o caminho para ser campeão nos últimos anos, mas vai ser o caminho nos próximos. O Benfica foi o primeiro a ver isso e se nao tiver necessidade de se desfazer das estrelas da formação a troco de dinheiro, terá uma equipa estupenda no espaço de 2/3 anos.
Nós? Andamos a emprestar o Bragança ao Farense. Acho que não é preciso dizer mais.

E a imagem do Cra...inadmissível do ponto de vista táctico deixar três, TRÊS jogadores do Benfica estar à frente da segunda linha para criar superioridades. 1 deles na lateral e 2 (!) entrelinhas. Basicamente, se algum deles conseguisse receber a bola no pé, e haviam condições para isso principalmente para o lateral, estava criado um 5 para 4. Como é possível o meio-campo não perceber que tinha que estar mais compacto ou ter um elemento intermédio (trinco puro) para não permitir o entrelinhas? Gudelj principalmente...
Eu fico absolutamente pasmado com estas coisas. E repetiu-se durante o jogo todo, principalmente na primeira parte. E Keizer nada fez. Há quem nem ache o que eu acho, mas erros tácticos assim mostram muito com o que podemos contar e não é admissível um treinador do Sporting ter erros deste tipo.
Por isso é que eu faço parte do lote que acha que ele deveria ser despedido e acho que eventualmente o será. Hoje ou amanhã, mas vai ser. Porque além de abdicar das suas ideias, nem os anexos obrigatórios sabe. Não sabe ler o jogo, não sabe ajustar tacticamente (por exemplo, o Jesus era excelente nisso), nem substituições sabe fazer. Então e acham que vai mudar daqui para a frente? Nem por isso.
Digo mais: vai haver pelo menos mais um jogo esta época em que o adversário marque 4 ou 5. Não me importava se eu marcasse 5 ou 6 mas isso também não está próximo de acontecer com este maravilhoso cruzamentobol.

Editado por jmopborba

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Cabeça de giz, há 1 hora:

Há uns anos um consultor dizia-me "se colocar isto tudo em prática, vai começar a ver resultados daqui a 6 meses". Claro que me exaltei e levantei a voz "6 meses?!", "sim, mas só se começar hoje. se começar amanhã, vai demorar 6 meses e 1 dia".

Fácil.

Uma vez tive uma discussão parecida com o meu velhote sobre os incêndios florestais. Disse-lhe que era preciso reordenar o tecido florestal do país, ele respondeu-me que assim só daqui a 30 anos é que resolviamos o problema. A minha resposta foi parecida a essa: se não o fizermos, daqui a 30 anos alguém estará a ter a mesma discussão que nós.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que disse por aqui quando o BdC foi eleito: assinava já 5 anos na 2ª divisão/wtv mas que desse para restruturar o clube de forma consolidada.

Toda a gente sabe que não há atalhos possiveis, mas mesmo assim insistem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é muito bizarro que muita gente deste núcleo acha que independentemente dos resultados irem surgindo, um treinador revela-se incompetente porque não consegue criar um estilo ou uma estratégia que resulte para lá do curto prazo.

E no entanto não têm problemas agora em dizer que durante os primeiros dez jogos da era Keizer estava tudo bem feito e agora que se está a perder está tudo mal feito. Eu dou uma sugestão: revejam os dados desses dez jogos, vejam como muitas vezes que tudo estava tremido como surgiram os golos que deram alma à equipa. E digo mais, eu acho que se revirem alguns desses jogos vão mudar de ideias. Porque a meu ver, e como disse na altura, os golos disfarçaram muita coisa que já estava mal naquele sistema.

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 24 minutos:

Eu acho é muito bizarro que muita gente deste núcleo acha que independentemente dos resultados irem surgindo, um treinador revela-se incompetente porque não consegue criar um estilo ou uma estratégia que resulte para lá do curto prazo.

E no entanto não têm problemas agora em dizer que durante os primeiros dez jogos da era Keizer estava tudo bem feito e agora que se está a perder está tudo mal feito. Eu dou uma sugestão: revejam os dados desses dez jogos, vejam como muitas vezes que tudo estava tremido como surgiram os golos que deram alma à equipa. E digo mais, eu acho que se revirem alguns desses jogos vão mudar de ideias. Porque a meu ver, e como disse na altura, os golos disfarçaram muita coisa que já estava mal naquele sistema.

porque esses golos deram o que a malta queria ver. porque transmitiram a ideia que bastava uma mudança de abordagem para tudo se resolver por magia. outra vez arroz, análises de situação no curto prazo servem quando convém, em novembro como agora.

Compartilhar este post

Link para o post

E porque de facto as coisas eram bem feitas. Com bola, num período de 8/10 jogos, só me lembro de ver tamanha qualidade no 1ª ano do JJ. Talvez. E ressalvo o "talvez", porque acho que nem aí tivemos uma série tão grande de jogos a criar oportunidades de golo de qualidade em catadupa e com muita facilidade. O Sporting marcava 3 e 4 golos nesses jogos e, ao contrário do que se foi dizendo por aí, não era extremamente eficaz para aquilo que criava, porque teve mais do que apenas 3 ou 4 boas oportunidades de golo em praticamente todos os jogos dessa série. Só na Ucrânia foram 6 e podiam ter sido uns 8 ou 9, sem exagero nenhum.

Para consumo interno, eu tinha 0 problemas com a forma como nos organizávamos defensivamente. Primeiro, porque passávamos (muito) menos tempo em organização defensiva do que nestes últimos jogos, e portanto as lacunas (que estão lá, mas que não espero ver radicalmente corrigidas, de todo) eram bem menos visíveis. Depois, porque os posicionamentos eram outros. Ando desde Tondela a dizer isto: o bloco desceu uns bons 10 metros no campo. Se foi uma tentativa de evitar um desgaste ainda maior sem bola ou de, com isso, ganhar coesão em termos defensivos, não sei. Sei que foi uma parvoíce tremenda, isso sim, e é também por aí que passamos a atacar pior e a recuperar menos bolas no meio-campo adversário.

A roda já foi inventada e isto não é assim tão complicado. Se defendemos mais perto da nossa baliza, recuperamos menos bolas em terrenos adiantados. Como recuperamos menos bolas aí, temos menos lances em que apanhamos a equipa adversária desposicionada e, portanto, menos lances com potencial claro de golo. Dessa forma, marcamos menos, e os golos que invariavelmente sofremos têm um peso maior no resultado e na própria confiança dos jogadores, que já não estão tão convictos de que marcar mais que o adversário seja uma garantia na maioria dos jogos.

Para além disso, se pressionamos menos e/ou pressionamos numa zona mais recuada, é normal que a equipa adversária tenha mais bola. Se tem mais bola, obriga-nos a correr atrás dela, o que desgasta mais os nossos jogadores do que se mantivéssemos as ideias iniciais. Se temos menos bola, a tendência para o individualismo e o erro na decisão dos jogadores que gostam de tocar mais nela é maior quando a têm (como o Bruno ou o Nani, que são apenas os nossos melhores jogadores). Se erramos mais na decisão, temos menos capacidade de chegar lá à frente com qualidade, e então acabamos por procurar as combinações nas laterais, para tentar despejar na área...

Muito mais se pode dizer disto. Resumidamente, é uma bola de neve. E, no meio disto tudo, acho que o problema de base, que gerou todos os seguintes, foi criado pelo próprio Keizer. Para além disso, há aquela questão do chuveirinho de Tondela, que foi só puro desespero. E isto são sinais que não me agradam nada, para a forma como idealizo um treinador do Sporting, e que me deixam desconfiado. Deixam-me a mim e deixam aos jogadores, que também já não parecem muito convencidos de que aquilo que ele lhes diz é aquilo que os fará terem sucesso e estarem confortáveis em campo.

A partir daí, basta "fazer as contas". Se um treinador estrangeiro sem grande currículo chega cá, convence os jogadores de que têm de jogar de uma determinada forma (coisa que muitos nunca fizeram, desde que são profissionais ou até desde miúdos) e, à primeira contrariedade, é o primeiro a contradizer-se e a deixar o barco à deriva, qual é a força da mensagem dele daí para a frente? Eu acho que é fraca, no mínimo. E se um treinador perde a capacidade de convencer os seus jogadores das suas ideias, então tem os dias contados.

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não vejo nenhum escândalo no chuveirinho de Tondela. Muito poucos treinadores deverão haver que no final de um jogo onde não se encontraram soluções, se tente mandar a bola para área a ver o que dá. Isso não é sinal de falta de confiança nas ideias, é sinal de que pelas ideias normais o objetivo não se está a cumprir e como o tempo escasseia tenta-se utilizar uma estratégia que verá a bola mais vezes na área adversária. Tem piada porque há uns dias li alguém a queixar-se que o City a perder continuou a empapar jogo e não mostrou urgência em meter a bola na área, disto há para todos os gostos.

O problema do Keizer é que a equipa joga mal futebol. E a equipa sempre jogou mal futebol, mesmo que nos primeiros dez jogos a equipa tenha mostrado um par de coisas diferentes que provavelmente se aproximam mais à tua idealização de jogo, mas muitos dos problemas que existem hoje, estavam lá: a forma como não conseguíamos controlar jogos com a bola, a forma como não conseguíamos criar perigo continuadamente, a forma como a linha defensiva estava aos papéis a cada bola que chegava ao último terço do adversário. Marcávamos mais pelo que estás a dizer em parte, claro, porque jogávamos mais à frente, mas também porque tudo nessa altura corria bem, marcámos imensos golos de penalty nessa série, até um golo de livre entrou,...é a lei de Murphy inversa.

Gostava que me fosse explicado se faz algum sentido que:

a) o Keizer, que mostrava ideais fortes desde os tempos do Ajax, tenha de repente decidido c*gar neles e trocar por coisas completamente diferentes

b) o Keizer tenha olhado para o futebol português depois de ganhar não sei quantos jogos e decidido "eh lá isto não é o que estava à espera, deixa lá mexer para jogar parecido aos outros"

c) o Keizer, que tinha uma ideia de jogo bem vincada, tenha ouvido os adjuntos depois de ganhar não sei quantos jogos e decidido que eles é que tinham razão e trocou tudo

d) os jogadores sejam todos leitores exímios do Lateral Esquerdo e do Spielverlagerung, e ao verem que o Keizer não tem a filosofia que pensavam começaram a jogar mal em protesto com esta clara contradição filosófica

Porque eu não tomo o Keizer por um gajo burro. Já vi muita gente a repisar qualquer um dos primeiros três pontos acima, mas ainda não vi ninguém a explicar-me que sentido é que eles fariam.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...