Ir para conteúdo

Publicações recomendadas

Citação de Almeno, há 2 minutos:

TIL, mas isso é só idiota.

Ainda não percebi muito bem a tua lógica. Estás a pegar num caso isolado para pintar um cenário onde o culpado é o treinador. 

99% dos jogadores que não querem sair, saem porque têm noção das consequências de forçar a permanência no relvado. Para não falar de que o balneário é um circo, onde o capitão nem vê-lo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Onde é que disse que a culpa era do Sarri? A culpa é do Kepa, apenas disse que ao cancelar a substituição ele estaria a "submeter" à vontade do jogador.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando eu pensava que o Sporting era o clube a quem acontecia tudo, aparece-me hoje o Chelsea. 

Que falta de respeito para com o colega. Deve estar bonito aquilo lá dentro. E agora como se descalça esta bota de 80M? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 minuto:

O último nome dele é Revuelta? Ah, ironias.

E é de etnia basca! 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 1 hora:

Realmente não foi. Devia sair. E levar com ele o Sarri, o Jorginho, o Hudson e a meia dúzia de gajos que dá para aproveitar dali.

O Chelsea está quase ao nível do Sporting, na capacidade autofágica da instituição. Quase parece de propósito lol

Quando o teu melhor jogador e líder em campo começa a época a destabilizar a equipa ao alimentar constantemente rumores da sua saída, recusa se adaptar ás ideias do treinador (jogar a 9), e já nem se esforça em nada que não seja o seu jogo com a bola no pé, que benefícios é que existem ao mantê-lo contrariado?.

Os melhores jogadores são os piores líderes nesta equipa, o melhor jogador a contar os dias para se ir embora, o capitão que não fica do lado do treinador neste caso, um presidente que desde que foi supostamente proibido de entrar no RU (li em qualquer lado, não sei se é verdade) parece que se está a cagar para isto e uma direção que contrata jogadores sem conhecimento do treinador...

E a cereja no topo do bolo, não podem contratar jogadores nos proximos dois mercados. Os jogadores estão como querem. Sinto pena da malta do Chelsea aqui do fórum sinceramente...

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

O Hazard é substituível numa liga como a Premier. Que vá à m*rda. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Joao Pereira, há 1 hora:

Under the Laws, the referee has no specific power to force a player to be substituted, even if the team manager or captain has ordered their player to be substituted. If a player refuses to be substituted play may simply resume with that player on the field. However, in some situations players may still be liable to punishment with a caution (yellow card) for time wasting or unsporting behaviour.

Bom, do entendimento da regra resulta que o árbitro tem um poder: o da coação. A partir do momento em que a placa é levantada o jogador tem de sair. Se não o fizer num espaço de tempo razoável este é punido com um amarelo. E se continuar a insistir no mesmo comportamento leva outro cartão amarelo e consequente vermelho. Era o que mais faltava não sair! 

Sou sensível à simpatia que têm pelo Sarri mas o treinador pode e deve exercer a sua autoridade. Eu queria ver se o Kepa não saia caso fosse levantada a placa de substituição! O que transparece de todo este affair é que a soberania do italiano há muito que não é reconhecida naquele balneário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 3 minutos:

Bom, do entendimento da regra resulta que o árbitro tem um poder: o da coação. A partir do momento em que a placa é levantada o jogador tem de sair. Se não o fizer num espaço de tempo razoável este é punido com um amarelo. E se continuar a insistir no mesmo comportamento leva outro cartão amarelo e consequente vermelho. Era o que mais faltava não sair! 

Sou sensível à simpatia que têm pelo Sarri mas o treinador pode e deve exercer a sua autoridade. Eu queria ver se o Kepa não saia caso fosse levantada a placa de substituição! O que transparece de todo este affair é que a soberania do italiano há muito que não é reconhecida naquele balneário.

What? Não, a regra diz que o jogador não tem de aceitar ser substituído. Se isto acontece, o árbitro não deve forçá-lo a sair, visto não ter cometido qualquer ilegalidade que o justifique, e ao invés deve retomar o jogo.

Era o que faltava punir um jogador por este fazer algo que as regras do jogo lhe dão o direito de fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 3 minutos:

What? Não, a regra diz que o jogador não tem de aceitar ser substituído. Se isto acontece, o árbitro não deve forçá-lo a sair, visto não ter cometido qualquer ilegalidade que o justifique, e ao invés deve retomar o jogo.

Era o que faltava punir um jogador por este fazer algo que as regras do jogo lhe dão o direito de fazer.

Claro que tem! Lê o seguimento:

However, in some situations players may still be liable to punishment with a caution (yellow card) for time wasting or unsporting behaviour.

A placa é levantada. Fazes ou quê se fores árbitro?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 1 hora:

Onde é que disse que a culpa era do Sarri? A culpa é do Kepa, apenas disse que ao cancelar a substituição ele estaria a "submeter" à vontade do jogador.

Dizer que o Sarri foi comido é dizer o quê mesmo? 

Citação de Carmelo Anthony, há 6 minutos:

A punição com cartão não tem nada a ver com o facto de o jogador querer sair ou não, mas sim em retardar o jogo. É uma aplicação geral.

Se o jogador não quiser sair e demorar um tempo considerável, é advertido e depois o jogo é retomado. 

Compartilhar este post

Link para o post

O Sarri disse que o que aconteceu com o Kepa foi um mal entendido.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando quiserem falar de jogadores a fazer a cama ao treinador peguem neste exemplo. Completa e total falta de respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

De qualquer forma, segundo li nas notícias, o Kepa diz que isto foi um mal entendido. O Kepa pensava que ia sair por estar lesionado e recusou-se fazê-lo porque afinal estava bem. Não sei se o Sarri o queria substituir pela lesão ou por achar que o outro é melhor a defender penalties, mas talvez haja mais nesta história do que aquilo que tem sido o consenso geral.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 minutos:

Retomo o jogo porque o jogador não quer ser substituído?

A minha era esta:

Citação de Rōnin, há 3 minutos:

Se o jogador não quiser sair e demorar um tempo considerável, é advertido e depois o jogo é retomado.

Citação de Rōnin, há 3 minutos:

A punição com cartão não tem nada a ver com o facto de o jogador querer sair ou não, mas sim em retardar o jogo. É uma aplicação geral.

Certíssimo. O árbitro não o pune por não querer sair mas acaba por ser advertido por retardar jogo. É uma consequência direta da sua ação. Daí eu falar em poder de coação.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 7 minutos:

Retomo o jogo porque o jogador não quer ser substituído?

Então se a placa é levantada e o rapaz não sai da grande área para sair é a mesma história de ir a passo em vez de ir a correr e ser substituído. Não? A placa, neste caso, não foi levantada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Almeno, há 2 horas:

O árbitro se for muito rigoroso pode sancionar o jogador com amarelo, e continuando o filme dá-lhe o segundo amarelo e é expulso (isto numa última circunstância). Por acaso isto foi abordado no curso de treinadores, é uma situação muito delicada e eu também fiquei um bocado naquela do que se pode fazer.O treinador em último caso acaba por voltar atrás e pedir a outro jogador para sair tentando evitar que a coisa possa descambar. Mas como a malta dizia 'ele pode não sair nesse jogo, mas nunca mais joga comigo à frente da equipa`. Isto na alta competição não é assim tão linear, ainda por cima com um tipo que custou 80M. Além disso, pergunto onde é que andava o capitão da equipa para chegar à frente e tentar resolver a situação. Tal como o Ibra referiu, isto com um John Terry teria outro desfecho e as tantas nada jeitoso (ou um Roy Keane). Agora imaginem aquele balneário no final do jogo e nos próximos dias, nem é bom pensar. @Poeira verdade companheiro aquilo parece o nosso Sporting 😞

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Carmelo Anthony e @Hammerfall, julgo que o assunto está a ser abordado pela perspetiva errada. Ou pelo menos estamos a abordar o tema por perspetivas diferentes.

O que eu considero perda de tempo é um jogador demorar a fazer algo que vai efetivamente acontecer. Demorar a repor a bola em jogo ou demorar a sair aquando de uma substituição, por exemplo.

Agora, num caso em que o jogador não vai sair, e sendo que as regras lho permitem, ele não está propriamente a perder tempo. Será reprovável na perspetiva de estar a desrespeitar uma decisão do treinador e é até uma falta de consideração pelos colegas de equipa, sim, mas as regras aparentemente permitem-no e não deve ser punido por não querer ser substituído. Desde, claro, que não ande por ali de cabeça no ar como se não fosse nada com ele, a ignorar ativamente o assunto.

O Kepa não fez nada disso. Julgo que foi bastante claro ao indicar desde logo que não ia sair, portanto só cabia ao árbitro retomar o jogo. Ele não perdeu tempo. Ser punido pelo árbitro por não querer sair quando não está a infringir qualquer regra do jogo é, a meu ver, injusto para com um jogador que não cometeu infração às mesmas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carmelo Anthony, há 9 minutos:

Certíssimo. O árbitro não o pune por não querer sair mas acaba por ser advertido por retardar jogo. É uma consequência direta da sua ação. Daí eu falar em poder de coação.

Uma coisa é o árbitro advertir por estar a retardar o jogo, algo que é aplicado em variadíssimas situações. Outra é advertir duplamente por não querer sair do jogo. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Black Hawk, desde logo a situação do Kepa não é aplicável porque não foi mostrada a placa de substituição. Mas vamos imaginar um cenário hipotético em que o 4º árbitro levanta a placa e o Caballero se prepara para entrar. O Kepa recusa-se a sair. Aqui tens de agir enquanto juíz.

É que, a partir do momento em que a placa é levantada, estamos perante uma situação de jogo. Tal como repor a bola em jogo num lançamento ou pontapé de canto. É uma momento que está efetivamente a acontecer, e neste caso, aplicam-se as sanções previstas para a demora de tempo.

Explicitamente, o árbitro não pode obrigar à substituição de um jogador todavia compete-lhe que o jogo decorra na sua normalidade. É objetiva a demora de tempo neste cenário. Perante tal, resta aplicar a sanção prevista que é admoestação com o amarelo. Se o comportamento incorrer, é-lhe admoestado um segundo amarelo e consequente expulsão. Não vejo outra maneira de resolver este imbróglio.

Tout court, não existe uma obrigação explicita do árbitro para fazer sair um jogador, mas existem consequências decorrentes da ação de recusa. A perda de tempo é uma delas, sendo que é devida a aplicação da punição para tal. Esta resulta em mostragem de cartão amarelo. No limite, na mostragem de segundo amarelo e expulsão.

De resto, o meu entendimento é corroborado pelo Fajo com aquilo que aprendeu no curso de treinador:

Citação de Fajo, há 12 minutos:

O árbitro se for muito rigoroso pode sancionar o jogador com amarelo, e continuando o filme dá-lhe o segundo amarelo e é expulso (isto numa última circunstância).

Pareceu-me logo de caras ser essa a solução a aplicar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...