Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
silentz

Epidemia de lixo alastra em Lisboa

Publicações recomendadas

A famosa canção “cheira bem, cheira a Lisboa” já não corresponde à realidade da capital portuguesa. As ruas cheiram mal e os moradores e comerciantes queixam-se do amontoar de lixo na cidade. A aplicação de multas, defendem, poderia resolver o problema

São duas da tarde de uma terça-feira. No Cais do Sodré, há o entra e sai habitual junto ao metro. A maior parte dos transeuntes são turistas que andam de mochila às costas e câmara na mão a conhecer a capital. Apesar da grande afluência de pessoas, as ruas da zona parecem estar minimamente limpas. Mas algo sobressai num dos pontos mais turísticos da capital: a calçada portuguesa está pintada de negro e são visíveis as manchas de gordura e as pastilhas elásticas já desfeitas coladas no chão.

Mas esta não é uma das zonas que mais sofre com o problema do lixo. Quem passa pela Praça Luís de Camões e entra numa das ruelas que dão acesso ao Bairro Alto depara-se com os caixotes cheios, caixas amontoadas ao lado dos contentores e um cheiro nauseabundo.

Quintino Moreira vem a descer a Rua das Gáveas. Veste uma camisa às riscas vermelhas e brancas e está a transportar uma caixa para o café onde trabalha. Tem 58 anos, é empregado de balcão da Carioca - um estabelecimento na Rua da Misericórdia. Ao i conta que o lixo se tem acumulado nas ruas das redondezas, principalmente ao fim de semana, mas que na zona onde mora, no Lumiar, também já viu coisas semelhantes. Na semana passada, o lixo “esteve cinco dias sem ser recolhido. Os caixotes estavam cheios e o lixo” espalhava-se pelo chão.

Quanto à lavagem da rua, defende que devia ser feita com mais frequência.

“Não há regras, há falta de civismo”, afirma. E adianta que se fossem passadas multas aos infratores talvez o caso mudasse de figura.

Cheiro intenso a urina

Mais ao cimo da rua está André Ribeiro, de 28 anos. Trabalha num restaurante naquela zona. André também tem notado que a quantidade de lixo nas ruas tem aumentado e parece-lhe que, em parte, o turismo tem contribuído para este problema. “Fizeram obras aqui e colocaram caixotes de lixo novos, mas não adiantou em nada. Os turistas saem à noite e atiram o lixo para o chão”, declara ao i.

A lavagem das ruas é feita à segunda-feira, mas André considera que de pouco adianta: “Lavam daqui [aponta para cima] e o lixo fica parado na esplanada. Não adianta em nada, as ruas cheiram mal. Chegamos aqui às 10h da manhã e está um cheiro intenso de urina e lixo na rua”.

Quem decide passear pelas ruelas do Bairro Alto durante a tarde não fica indiferente ao cheiro a lixo e aos caixotes a transbordar em todos os cantos. Ao chegar à Rua Luz Soriano, o cenário mantém-se. São 15h15 e o contentor do lixo já esgotou a sua capacidade. Apesar da quantidade de detritos amontoados à sua volta, nada impede as pessoas de colocarem lá mais um saco, sem regras: de um restaurante saem dois funcionários com um saco enorme, cheio de lixo, para o colocarem a céu aberto, mesmo ao lado dos caixotes.

Pragas de baratas e percevejos

Sentado à entrada de casa, Paulo Jorge Gamas, de 48 anos, diz-nos que tem visto bastante lixo nas ruas. Paulo nasceu e viveu toda a sua vida no Bairro Alto e acredita que o fenómeno se tem agravado com o turismo, mas também devido aos “maus hábitos de alguns comerciantes e de alguns moradores”.

Os dias mais críticos são “logo a seguir ao fim de semana”. No mês passado notou uma diminuição na frequência da recolha do lixo. Paulo considera que é “muito pouco” lavar as ruas uma vez por semana e garante que há dias em que se passa em certos sítios perto da hora almoço e o cheiro é nauseabundo.

Para combater o problema, diz que seria necessário haver mais organização: “Acho que isto é um bocado falta de organização, têm de começar a pressionar mais as pessoas para cumprir, não é deixar tudo sujo”.

Além do mau cheiro e do lixo amontoado, o morador fala ainda em pragas de baratas e percevejos, que de vez em quando aparecem no bairro.

A caminho da bica

Um pouco mais abaixo, na Bica, o cenário parece ser diferente. Apesar de a calçada continuar pintada de negro, não há lixo amontoado nas ruas. Contudo, também há queixas.

Maria Reis tem 49 anos e mora há 15 nesta zona típica da capital. Ao i confessou que o cenário tem piorado - e quando chove o piso fica escorregadio devido à gordura. 

“Saio de casa e tenho copos na porta, garrafas de vidro partidas, tenho que ter cuidado”. Maria também se queixa do cheiro, que se agrava em dias de mudança de tempo, e aponta o dedo ao turismo.

Também ela notou o aparecimento de pragas. “A Baixa pombalina, em Lisboa, está infestada de animais rastejantes. Principalmente aqui na Bica é uma praga”.

Maria Reis sugere que a Polícia ande mais atenta para penalizar quem suja e polui as ruas.

Não são só os portugueses que se apercebem do amontoar de lixo. Mariana Torres Lima tem 24 anos, mora no Rio de Janeiro e está de passagem por Portugal. Ao i confessa que reparou que Lisboa tinha mais lixo do que outras cidades que visitou. “Estive no Porto e achei que lá era bem mais limpo, até elogiei a cidade e aqui percebi que era diferente”, afirma. Contudo, considera Lisboa melhor do que o Rio de Janeiro: “Achei melhor do que o Rio de Janeiro, que é onde moro”. Apesar de a capital brasileira ter mais caixotes do lixo, no seu entender as ruas de Lisboa são mais limpas.

E as zonas habitacionais?

Em Alvalade as ruas parecem estar mais limpas. A calçada é branca e mal se veem beatas no chão. Ao final da tarde os caixotes estão em ordem e não há lixo amontoado. Diogo Silva, 22 anos, funcionário num café, diz-nos que não nota que a quantidade de lixo nas ruas tenha aumentado nos últimos tempos. A recolha funciona bem, “as pessoas desempenham o seu papel e normalmente não falham”.

Quanto à lavagem da rua, Diogo gostava que fosse feita com “um bocadinho mais de frequência”. Contudo, acha que a autarquia está a fazer “o importante e o suficiente” relativamente a esta matéria.

Leonel Coelho, de 56 anos, não concorda. Para este empregado do ramo da restauração em Alvalade, a quantidade de lixo aumentou na zona. Já as ruas, diz que não as vê serem lavadas “há anos”. “Estão num péssimo estado”, sentencia.

Fonte: https://ionline.sapo.pt/626249

Compartilhar este post

Link para o post

É, efetivamente, uma vergonha. Lisboa conseguiu atrair muitos turistas. Porém, trouxe de tudo. Desde o turista premium, ao tipo mais reles. Temos preços para todas as carteiras e, infelizmente, ficámos sujeitos a essa arbitrariedade. A verdade é que Lisboa está nojenta. Está nojenta porque muitos Lisboetas (e portugueses em geral) são pouco ou nada civilizados. Porque cospem para o chão, porque mijam nas caixas de electrecidade, porque vão no carro e atiram papeis pela janela, porque mandam beatas para o chão, etc. E, quanto a isso, só há uma coisa a fazer: punir severamente. Só assim as pessoas vão aprender a ser mais civilizadas. 

Os turistas, muitos deles, acabam por seguir os mesmos hábitos. Mas o pior é mesmo o aumento absoluto de pessoas. Lisboetas + Turistas = mais lixo. Porém, e infelizmente, não há mais recolhas. Aliás, há quem diga que até existem menos. Com tantas taxas e taxinhas, ainda não se arranjou dinheiro para apostar na limpeza da cidade? Limpeza das ruas, recolha de lixo, etc.? É pena, mas realmente Lisboa é uma cidade imunda. 

Compartilhar este post

Link para o post

É isso tudo que o Wo falou. Algo que gostava de saber é o horário da recolha de lixo e limpeza das ruas, estou desconfiado que é antes da "noite" terminar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ando todos os dias a pé do Cais do Sodre até ao meu trabalho e passo por certos pontos em que não sei como é que os turistas os acham interessantes. Desde sujos e a cheira mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vivo em Braga e sempre que vou a Lisboa não consigo lidar com o cheiro a mijo. O único sitio onde sinto o mesmo em Braga é no queimodrumo, na altura das festividades académicas.

Costumo andar mais por Benfica e aquela rua que vai das habitações até ao Estádio da Luz é o apogeu. 

Editado por Robe

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto tá a ir pelo mesmo caminho, quando vou ao Porto e passo pelos Aliados é um cheiro a mijo tresanda. 

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso não sinto assim tanto cheiro a mijo. Se calhar já me habituei.

O lixo sim, Lisboa é imunda. Até aqui no meu bairro há muito lixo, mesmo sendo uma zona residencial quase sem turistas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho feito uma prática simples para equilibrar a balança. seja em Lisboa ou na Caparica: todos os dias apanhar pelo menos 7 pedaços de lixo do chão e metê-los na reciclagem. Parece pouco, mas é um pequeno gesto para mudar a balança, se 100 pessoas fizessem isto, eram menos 700 elementos de lixo no chão por dia e por ai fora, e não custa nada, e já me aconteceu inclusive estar a fazer isto e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo ou mesmo eu acabar por pegar muito mais que apenas 7. Mas criar o compromisso dos 7 é algo que já ajuda bastante. Ali ao pé da praia de São João estava um nojo, continua, mas já está sem metade do lixo que lá estava. 

Editado por frnk th tnk
  • Like 10

Compartilhar este post

Link para o post

Em Sete Rios é um cheiro a mijo horrível, onde se apanham os autocarros. E não sei como está agora, mas passar ali perto do edifício da NOS perto do estádio de Alvalade também não era nada agradável.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frnk th tnk, há 8 minutos:

Eu tenho feito uma prática simples para equilibrar a balança. seja em Lisboa ou na Caparica: todos os dias apanhar pelo menos 7 pedaços de lixo do chão e metê-los na reciclagem. Parece pouco, mas é um pequeno gesto para mudar a balança, se 100 pessoas fizessem isto, eram menos 700 elementos de lixo no chão por dia e por ai fora, e não custa nada, e já me aconteceu inclusive estar a fazer isto e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo ou mesmo eu acabar por pegar muito mais que apenas 7. Mas criar o compromisso dos 7 é algo que já ajuda bastante. Ali ao pé da praia de São João estava um nojo, continua, mas já está sem metade do lixo que lá estava. 

Passa a 14. A partir de hoje vou fazer o mesmo, acho uma iniciativa incrível! 

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse só o lixo... as pragas de ratos, baratas, entre outros é uma realidade em toda a cidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Por estes dias fui passear pela baixa do Porto a um dia de semana e o cheiro a lixo também era bastante intenso.

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês queixam-se, mas o mau cheiro sempre fez parte do processo de urbanização. Já na Idade Média era famosa a piada de se saber que se estava a chegar a Paris quando se começava a sentir o mau cheiro da cidade ainda a vários kms de distância.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas isso é em França, onde tudo cheia mal.

Em 2018, nem precisas de ir tão longe.

Compartilhar este post

Link para o post

"A culpa é dos turistas"

"A culpa é do pessoal que sai à noite"

"A culpa é dos comerciantes"

"A culpa é dos jovens e por isso até fechamos os sítios onde eles convivem porque há muito lixo"

Já repararam que a culpa é sempre dos outros?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Robe, Em 19/09/2018 at 13:36:

Eu vivo em Braga e sempre que vou a Lisboa não consigo lidar com o cheiro a mijo. O único sitio onde sinto o mesmo em Braga é no queimodrumo, na altura das festividades académicas.

Costumo andar mais por Benfica e aquela rua que vai das habitações até ao Estádio da Luz é o apogeu. 

Não passeias junto ao Rio Este? :7_sweat_smile:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Robe, Em 19/09/2018 at 13:36:

Eu mudei-me para Braga há coisa de 1 ou 2 anos (estive antes em Coimbra, Vila Real e Portimão), e digo-te que apesar de nao ter comparação com Lisboa, ainda hoje me faz confusão ter de deixar os sacos do lixo em determinados sitios preconizados a céu aberto para os camioes recolherem. Tudo bem que as pessoas so o fazem a partir das 7 ou 8 da noite, mas mexe-me com o sistema...

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente e um problema das grandes cidades, NY por exemplo tem mais ratos que pessoas

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de mike, há 1 hora:

Infelizmente e um problema das grandes cidades, NY por exemplo tem mais ratos que pessoas

Não é por acaso que a Pixar quer filmar lá o Ratatouille II. Não tem que transportar ratos de um lado para o outro, e em termos de logística é muito melhor. Vamos ver se é para avançar.

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fornix, há 14 horas:

Eu mudei-me para Braga há coisa de 1 ou 2 anos (estive antes em Coimbra, Vila Real e Portimão), e digo-te que apesar de nao ter comparação com Lisboa, ainda hoje me faz confusão ter de deixar os sacos do lixo em determinados sitios preconizados a céu aberto para os camioes recolherem. Tudo bem que as pessoas so o fazem a partir das 7 ou 8 da noite, mas mexe-me com o sistema...

Também é verdade, mas normalmente há sitios apropriados para o fazerem e são relativamente longe dos passeios

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 19 horas:

"A culpa é dos turistas"

"A culpa é do pessoal que sai à noite"

"A culpa é dos comerciantes"

"A culpa é dos jovens e por isso até fechamos os sítios onde eles convivem porque há muito lixo"

Já repararam que a culpa é sempre dos outros?

Olha, culpa minha não é q só pus os pés 2 dias em Lisboa este ano. E não deitei lixo no chão nem fiz xixi em paredes random.

Compartilhar este post

Link para o post

Até na zona onde vivo, todas as casas têm contentores em casa que os camiões do lixo vêm recolher 2 dias por semana. Só não temos vidrão, já que há espalhados pelas ruas. A certas alturas, é ver lixo aleatório lá acumulado ao lado: sacos, cadeiras, ramos de árvores cortadas... as pessoas não têm noção de civismo. 

Outra coisa que não entendo é mijar nas ruas. Nojice do crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quando falam mijar nas ruas é no centro de Lisboa e durante o dia? 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...