Luís Silvares Publicado 24 Outubro 2018 Citar JOSÉ GUILHERME CHIEIRA REFORÇA ‘SCOUTING’ LEONINO José Guilherme Chieira, 45 anos, reforça o departamento de scouting do Sporting, depois de oito anos ao serviço do FC Porto. O novo presidente leonino, Frederico Varandas, dá seguimento então à restruturação do departamento de prospeção, na lógica da aposta que pretende fazer nessa área. Chieira ganhou destaque na área do scouting em Portugal sobretudo nos últimos oito anos, em que esteve na Invicta, tendo sido responsável pelos avanços para as contratações de jogadores como Alex Sandro, Otamendi, Jackson Martínez, Alex Telles e Brahimi. Antes dos dragões, Chieira passou por Vitória de Setúbal - onde coordenou o departamento criado por Jorge Jesus -, Académica e Panathinaikos e com o Sporting já tivera colaboração, privando de perto com Aurélio Pereira. Volta agora aos leões não para colaborar apenas mas para integrar o departamento. Neste percurso, que começou a jogar e a fazer parte da equipa do famoso jogo Championship Manager, andou por quase meia centena de países a observar jogadores, de todos os escalões, sendo hoje uma das principais referências do scouting em Portugal. Vai gora colocar todos os conhecimentos adquiridos ao serviço do Sporting, que quer recuperar terreno nesta área para os rivais. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 24 Outubro 2018 Esteve no Setubal ao mesmo tempo que o Varandas? Compartilhar este post Link para o post
Inkie Publicado 24 Outubro 2018 Assumo que seja conhecido por várias pessoas daqui. Opiniões? Compartilhar este post Link para o post
Luís Silvares Publicado 24 Outubro 2018 Citação de Inkie, há 4 minutos: Assumo que seja conhecido por várias pessoas daqui. Opiniões? Conteúdos para trabalhar certamente não lhe faltam. Ao longo dos anos deve ter tido acesso aos enormes ficheiro Excel que os observadores faziam com a informação das camadas de todos os escalões do futebol - mesmo divisões e escalões que não estavam contemplados como "jogáveis" no jogo. Recordo-me de ter chegado a fazer a observação da equipa júnior do Alverca quando foram campeões nacionais, para uma edição do jogo. Eram ficheiros Excel extensos, com caracterização exaustiva dos jogadores em diversas vertentes. Inclusivamente compilávamos recortes de jornais e opiniões emitidas por pessoas entendidas na matéria em publicações locais. Um trabalho deste género, desenvolvido pela comunidade de forma voluntária, é algo de valor incalculável. E ir podendo acompanhar a evolução da informação ao longo dos anos, com as capacidades de analítica em "big data" atualmente ao alcance de praticamente qualquer um, eventualmente introduzindo alguma inteligência artificial para identificar os perfis que melhor se adequam a determinado estilo de jogo ou características que se procurem num jogador. Win. 2 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 24 Outubro 2018 Mas essa base de dados ainda estará atualizada? Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 24 Outubro 2018 Isso foi há mais de 10 anos atrás e essa informação de "valor incalculável" está disponível para qualquer pessoa que compre o jogo, basta abrir o editor; ou qualquer pessoa que compre o FM DB, que é essa base de dados disponível online. Aliás acho que alguns clubes colaboram com a SI para ir mais a fundo para extrair os dados. Mas o trabalho do Chieira actual não tem absolutamente nada a ver com CM/FM, quanto muito ele utiliza a rede de contactos que foi ganhando nessa altura, isso sim é incalculável. Leiam a entrevista que ele deu há tempos, tava aqui no forum, deve ter 1 ou 2 meses. Para além de que os dados da pesquisa portuguesa na altura eram horríveis. Ou seja não só esses Excels tão desactualizados como eram de qualidade muito duvidosa, sinceramente, independentemente do entusiasmo que as pessoas abaixo dele teriam ou não para observar equipas e compilar os dados. A pesquisa actual Portuguesa dá 10-0 ao trabalho do gajo, que se calhar de forma algo compreensível tava a se cagar po jogo para se focar na carreira pessoal (que deu frutos, e percebe-se pela entrevista que ele é uma pessoa competente que sabe do que tá a falar, não quero minimamente sugerir o contrário). Compartilhar este post Link para o post
Luís Silvares Publicado 24 Outubro 2018 Citação de noikeee, há 6 minutos: Isso foi há mais de 10 anos atrás e essa informação de "valor incalculável" está disponível para qualquer pessoa que compre o jogo, basta abrir o editor; ou qualquer pessoa que compre o FM DB, que é essa base de dados disponível online. Aliás acho que alguns clubes colaboram com a SI para ir mais a fundo para extrair os dados. Mas o trabalho do Chieira actual não tem absolutamente nada a ver com CM/FM, quanto muito ele utiliza a rede de contactos que foi ganhando nessa altura, isso sim é incalculável. Leiam a entrevista que ele deu há tempos, tava aqui no forum, deve ter 1 ou 2 meses. Para além de que os dados da pesquisa portuguesa na altura eram horríveis. Ou seja não só esses Excels tão desactualizados como eram de qualidade muito duvidosa, sinceramente, independentemente do entusiasmo que as pessoas abaixo dele teriam ou não para observar equipas e compilar os dados. A pesquisa actual Portuguesa dá 10-0 ao trabalho do gajo, que se calhar de forma algo compreensível tava a se cagar po jogo para se focar na carreira pessoal (que deu frutos, e percebe-se pela entrevista que ele é uma pessoa competente que sabe do que tá a falar, não quero minimamente sugerir o contrário). Não me estou a referir exclusivamente à pesquisa Portuguesa. E a informação não está disponível para qualquer pessoa que compre jogo num formato fácil de ser trabalhado, agregado e processado por ferramentas informáticas. Ninguém aqui teceu juízo de valor sobre a qualidade (ou falta dela) do trabalho desenvolvido enquanto responsável pela POP do CM/FM. O Chieira é, neste momento, uma das pessoas com maior gabarito nesta vertente do "scouting". Até porque certamente manterá contacto com muitos dos que foram "alimentando" a pesquisa oficial do jogo ao longo dos anos. Compartilhar este post Link para o post
AlBoorg Publicado 24 Outubro 2018 Ele descobriu o Tó Madeira. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 24 Outubro 2018 Citação de noikeee, há 3 horas: Isso foi há mais de 10 anos atrás e essa informação de "valor incalculável" está disponível para qualquer pessoa que compre o jogo, basta abrir o editor; ou qualquer pessoa que compre o FM DB, que é essa base de dados disponível online. Aliás acho que alguns clubes colaboram com a SI para ir mais a fundo para extrair os dados. Mas o trabalho do Chieira actual não tem absolutamente nada a ver com CM/FM, quanto muito ele utiliza a rede de contactos que foi ganhando nessa altura, isso sim é incalculável. Leiam a entrevista que ele deu há tempos, tava aqui no forum, deve ter 1 ou 2 meses. Para além de que os dados da pesquisa portuguesa na altura eram horríveis. Ou seja não só esses Excels tão desactualizados como eram de qualidade muito duvidosa, sinceramente, independentemente do entusiasmo que as pessoas abaixo dele teriam ou não para observar equipas e compilar os dados. A pesquisa actual Portuguesa dá 10-0 ao trabalho do gajo, que se calhar de forma algo compreensível tava a se cagar po jogo para se focar na carreira pessoal (que deu frutos, e percebe-se pela entrevista que ele é uma pessoa competente que sabe do que tá a falar, não quero minimamente sugerir o contrário). Ou se calhar o discernimento dele não era grande m*rda, uma das duas. E estou mais a tender para esta. Compartilhar este post Link para o post
Maffu Publicado 24 Outubro 2018 Citação de noikeee, há 7 horas: Isso foi há mais de 10 anos atrás e essa informação de "valor incalculável" está disponível para qualquer pessoa que compre o jogo, basta abrir o editor; ou qualquer pessoa que compre o FM DB, que é essa base de dados disponível online. Aliás acho que alguns clubes colaboram com a SI para ir mais a fundo para extrair os dados. Mas o trabalho do Chieira actual não tem absolutamente nada a ver com CM/FM, quanto muito ele utiliza a rede de contactos que foi ganhando nessa altura, isso sim é incalculável. Leiam a entrevista que ele deu há tempos, tava aqui no forum, deve ter 1 ou 2 meses. Para além de que os dados da pesquisa portuguesa na altura eram horríveis. Ou seja não só esses Excels tão desactualizados como eram de qualidade muito duvidosa, sinceramente, independentemente do entusiasmo que as pessoas abaixo dele teriam ou não para observar equipas e compilar os dados. A pesquisa actual Portuguesa dá 10-0 ao trabalho do gajo, que se calhar de forma algo compreensível tava a se cagar po jogo para se focar na carreira pessoal (que deu frutos, e percebe-se pela entrevista que ele é uma pessoa competente que sabe do que tá a falar, não quero minimamente sugerir o contrário). Não necessariamente. Depende imenso de clube para clube, zona para zona. Uma coisa é os stats que tens no jogo, outra coisa são os relatórios que vais tendo de diferente zonas. O que tu vês no jogo (e principalmente de CNS para cima) é o produto final, baseando em certas guidelines definidas quer pela SI quer pelo pessoal da POP. Há muito trabalho quer de observação, quer de comunicação e, como dito, na rede de contactos. Há muito valor para quem se mete nisto a fundo e quer seguir carreira (o Chieira é um excelente exemplo, mas quer o Astra quer o Bessa estão a começar a mostrar isso também, falando só de HR). Quanto a rede de contactos isso sim. Conheces e contactas com imensa mas imensa gente e, se gostares e tiveres interesse, muitas portas se podem abrir. São, aliás, vários casos de scout do FM que estão a trabalhar para clubes. Quanto a parte da POP anterior, não vou entrar em grandes devaneios porque tudo o que sei é o que o ouvi falar. A coisa que tenho mais a certeza é que a principal diferença é a organização e o número de pessoas que, hoje em dia, colabora com a POP. Muito superior aos tempos do Chieira, que te permite ter bastante mais in depth em praticamente todos os escalões. Era impensável teres a 1ª distrital com jogadores reais há uns anos, hoje isso é praticamente uma realidade (pena que nunca será activa). Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 24 Outubro 2018 Eu percebo que haver muito mais gente ajuda, a evolução das coisas e o estabilizar de um processo também. Mas naquela altura a pesquisa era horrível mesmo na 1ª liga ou nos juniores dos 3 grandes. Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 25 Outubro 2018 Ressalvo que não conheço minimamente o homem nem o trabalho dele, mas deixo aqui a nota de que uma boa reportagem na altura certa pode abrir uma série de portas que até aí nem sequer existiam. 1 Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 25 Outubro 2018 Citação de Ibrahimovic_9, há 2 horas: Ressalvo que não conheço minimamente o homem nem o trabalho dele, mas deixo aqui a nota de que uma boa reportagem na altura certa pode abrir uma série de portas que até aí nem sequer existiam. FÁCIL. Uma vez estive com um bacano que escrevia para um jornal regional que me garantiu que uma vez decidiu que o treinador do clube em causa (CNS) ia ser X e ligou ao presidente a dizer "então ouvimos rumores que...". E o gajo lá foi parar. Não faço ideia se é verdade, mas não duvido assim tanto quanto isso. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Outubro 2018 Citação de Ibrahimovic_9, há 6 horas: Ressalvo que não conheço minimamente o homem nem o trabalho dele, mas deixo aqui a nota de que uma boa reportagem na altura certa pode abrir uma série de portas que até aí nem sequer existiam. Absolutamente de acordo, mas se calhar agora nem é muito o caso, visto que acabou de se "safar". Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 25 Outubro 2018 Citação de Ibrahimovic_9, há 10 horas: Ressalvo que não conheço minimamente o homem nem o trabalho dele, mas deixo aqui a nota de que uma boa reportagem na altura certa pode abrir uma série de portas que até aí nem sequer existiam. estamos a falar de um gajo que já trabalhou no Porto, talvez andasse um pouco esquecido, não sei. Não me parece tanto uma reportagem de colocação, mas mais uma reportagem de apresentação. Assim as pessoas já não dizem "quem é este gajo", mas sim "este é o que foi buscar o não sei quantos para o Porto". Compartilhar este post Link para o post
Ibrahimovic_9 Publicado 25 Outubro 2018 Citação de Puto Perdiz, há 2 horas: estamos a falar de um gajo que já trabalhou no Porto, talvez andasse um pouco esquecido, não sei. Não me parece tanto uma reportagem de colocação, mas mais uma reportagem de apresentação. Assim as pessoas já não dizem "quem é este gajo", mas sim "este é o que foi buscar o não sei quantos para o Porto". Trabalhou no FCP mas nunca teve o mediatismo nem o reconhecimento que o Boto teve no Benfica, por exemplo. Talvez na estrutura do FCP esse pessoal não apareça cá para fora. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 7 Setembro 2019 "Nós vamos contratar o melhor cantor de reggaeton da atualidade" Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 7 Setembro 2019 Estas páginas dos Fisgas, das Chamuças não sei de onde e dos turmas dos não sei quantas são um autêntico cancro dentro do universo Sporting. 1 8 Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 7 Setembro 2019 Citação de Sumudica by Night, há 6 minutos: "Nós vamos contratar o melhor cantor de reggaeton da atualidade" Na verdade foi o melhor cantor de rap da atualidade, Royston Drenthe, contratação discutida entre Paulo Futre, Dias Ferreira e Frank Rijkaard e posteriormente aprovada pelo treinador holandês. [1:55] 4 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 7 Setembro 2019 Citação de Black Hawk, há 1 hora: Estas páginas dos Fisgas, das Chamuças não sei de onde e dos turmas dos não sei quantas são um autêntico cancro dentro do universo Sporting. e surgiram quase todas na mesma altura. 1 Compartilhar este post Link para o post
PRFA47 Publicado 7 Setembro 2019 E viraram as suas "lanças" ao clube na mesma altura, que curioso... Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 7 Setembro 2019 oh man essa do futre ja nao a tinha totalmente na memoria Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 7 Setembro 2019 não percebi nada disto. Quem teve culpa, o Varandas ou o Chieira? Compartilhar este post Link para o post