JGabriel Publicado 1 Outubro 2021 Citação de Poeira, há 7 minutos: Ainda merece ter mais 3/4 jogos de benefício porque sabemos como é o contexto no clube, mas há que dizer já isto: para o plantel que tem, o Ivo Vieira tem de fazer muito mais e este início de época é uma parvoíce. O potencial ofensivo do Famalicão é muito, muito interessante, e mesmo daí para trás há bons valores aqui e ali. É plantel de metade superior da tabela, não plantel para estar em último e não ganhar nenhum jogo em 8. O problema do Famalicão é que sendo um entreposto de jogadores para rodar no carrossel, é complicado fazer uma equipa. 3 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 1 Outubro 2021 Citação de JGabriel, há 9 minutos: O problema do Famalicão é que sendo um entreposto de jogadores para rodar no carrossel, é complicado fazer uma equipa. Isso é verdade e não justifica tudo. Não quando a matéria-prima é acima da média. Mas é também por isso que ele merece os tais 3/4 jogos depois desta paragem. Noutro contexto qualquer, com um plantel destes, já lhe tinham metido os patins. Compartilhar este post Link para o post
Aiden Publicado 1 Outubro 2021 De qualquer das formas, a equipa do Famalicão defende demasiado mal para este nível. Seja em transição ou em defesa organizada. Péssimo trabalho nesse plano e o Pepa também esteve bastante mal em baixar as linhas, uma vez que é dessa forma que o Famalicão se sente mais confortável no jogo. Nunca mais tentaram jogar no erro do adversário e o empate parecia uma inevitabilidade, valeram os 83 centímetros (que são significativos) e espero que o susto faça acordar o Pepa que conhecemos no Feirense, Tondela e na primeira metade da época anterior. Outro ponto que gostaria de realçar é a má rotação dos extremos do Vitória. O Rochinha é claramente o mais diferenciado para mim e acaba por ser mais vezes preterido que o Edwards e o Quaresma. Mesmo o Lameiras acrescenta mais que o Quaresma. Ao menos já acertou com o avançado, o Estupiñan é superior ao Bruno Duarte, que tem quase uma aura de Paulinho. Trabalhador, bom entrosamento com a equipa, mas um desastre na finalização. É Compartilhar este post Link para o post
Frank Publicado 1 Outubro 2021 Citação de Aiden, há 12 minutos: Outro ponto que gostaria de realçar é a má rotação dos extremos do Vitória. O Rochinha é claramente o mais diferenciado para mim e acaba por ser mais vezes preterido que o Edwards e o Quaresma. Mesmo o Lameiras acrescenta mais que o Quaresma. Ao menos já acertou com o avançado, o Estupiñan é superior ao Bruno Duarte, que tem quase uma aura de Paulinho. Trabalhador, bom entrosamento com a equipa, mas um desastre na finalização. É O Rochinha saiu porque tinha amarelo. E quanto muito é o mais lutador, mas não é nem de perto o mais diferenciado. Vitória com mais sorte que juízo. A ver se começam a ganhar confiança, porque os últimos jogos têm sido muito pobres. O Famalicão vai precisar de mais um camião em janeiro. Falta muita qualidade, principalmente naquela defesa. 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 1 Outubro 2021 Citação de Poeira, há 47 minutos: Isso é verdade e não justifica tudo. Não quando a matéria-prima é acima da média. Mas é também por isso que ele merece os tais 3/4 jogos depois desta paragem. Noutro contexto qualquer, com um plantel destes, já lhe tinham metido os patins. O Ivo já demonstrou qualidade em vários locais, inclusivé no Famalicão, mas também já patinou feio noutras vezes. Ele faz-me lembrar o Jesus numa escala mais pequena: tem a sua ideia e ou ela é implementada ou não é, e com isso ou corre muito bem muito mal. Não há meio termo. Não vi o jogo de hoje, mas parece-me que a defesa é francamente frágil para aquilo que ele exige aos seus jogadores. Mais do que o carrossel de jogadores, o problema parece-me estar principalmente aí. Ele quer jogar de uma forma e os jogadores não o acompanham. Paradoxalmente, isso há de ser um problema em jogos contra equipas mais modestas. Contra equipas mais fortes, com maior foco numa defesa mais cerrada e bloco mais baixo, o Famalicão até se aguenta e sai com qualidade no contra-ataque porque tem imensa qualidade do meio-campo para a frente. Mas quando quer dividir o jogo, controlar em posse saindo a jogar de trás, a equipa emperra logo de princípio e fica exposta ao contra-ataque adversário. Até acredito que eventualmente a equipa ganhe rotinas, aprenda por tentativa e erro a evitar aquilo em que é frágil e a centrar-se em processos que valorizem os pontos fortes das suas individualidades. Resta saber se isso acontece antes de correrem com ele e se há paciência para isso. Porque, por esta altura, o Famalicão parece estar no ponto para meterem lá um Lito Vidigal que monte uma estrutura hiperdefensiva que se valha em termos ofensivos por iniciativas individuais dos vários elementos tecnicamente evoluídos de que dispõem. Isto é o que me parece dos jogos que vi do Famalicão, mas também posso estar totalmente enganado. Não seria a primeira vez nem a última. 1 Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 1 Outubro 2021 Citação de Black Hawk, há 9 minutos: O Ivo já demonstrou qualidade em vários locais, inclusivé no Famalicão, mas também já patinou feio noutras vezes. Ele faz-me lembrar o Jesus numa escala mais pequena: tem a sua ideia e ou ela é implementada ou não é, e com isso ou corre muito bem muito mal. Não há meio termo. Não vi o jogo de hoje, mas parece-me que a defesa é francamente frágil para aquilo que ele exige aos seus jogadores. Mais do que o carrossel de jogadores, o problema parece-me estar principalmente aí. Ele quer jogar de uma forma e os jogadores não o acompanham. Paradoxalmente, isso há de ser um problema em jogos contra equipas mais modestas. Contra equipas mais fortes, com maior foco numa defesa mais cerrada e bloco mais baixo, o Famalicão até se aguenta e sai com qualidade no contra-ataque porque tem imensa qualidade do meio-campo para a frente. Mas quando quer dividir o jogo, controlar em posse saindo a jogar de trás, a equipa emperra logo de princípio e fica exposta ao contra-ataque adversário. Até acredito que eventualmente a equipa ganhe rotinas, aprenda por tentativa e erro a evitar aquilo em que é frágil e a centrar-se em processos que valorizem os pontos fortes das suas individualidades. Resta saber se isso acontece antes de correrem com ele e se há paciência para isso. Porque, por esta altura, o Famalicão parece estar no ponto para meterem lá um Lito Vidigal que monte uma estrutura hiperdefensiva que se valha em termos ofensivos por iniciativas individuais dos vários elementos tecnicamente evoluídos de que dispõem. Isto é o que me parece dos jogos que vi do Famalicão, mas também posso estar totalmente enganado. Não seria a primeira vez nem a última. Os centrais, essencialmente. Também não sou fã do GR e até daquele Pickel, mas desenrascam. Falta ali, como em várias outras equipas desta liga, um central fiável e que comande lá atrás. Até para enquadrar melhor, neste caso específico, o Penetra, que me parece o central mais decente que lá têm. Do outro lado, por exemplo, o Vitória sofre do mesmo problema. De resto, à excepção do natural tempo necessário num contexto destes, não lhe falta mais matéria-prima para jogar como quer e gosta. O Pedro Rodrigues tem muita qualidade, o Iván Jaime idem aspas, o Marcos Paulo a mesma coisa, os Rodrigues das alas também desequilibram e o avançado francês parece razoável. Ainda há o Pedro Marques e agora também voltou a ter o Heriberto. É muita gente ali com competência técnica e até inteligência mais do que suficientes para outro tipo de resultados. Dito isto, não discordo do que vaticinas. Já vi este filme muitas vezes, e acaba quase sempre com outro treinador que não o original. Podia era não ser um que castrasse o talento ofensivo que ali há, porque esse é o grande interesse deste plantel. 1 Compartilhar este post Link para o post
Simeone Publicado 2 Outubro 2021 A dupla de centrais do Famalicão para esta época bem que podia ter sido Bruno Alves e Diogo Queirós... 1 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de BrunoCardoso, há 13 horas: Voltem árbitros Portugueses, perdoem-nos. Tudo o que eu possa dizer vocês vão interpretar como parcial mas olhando a factos: ontem 38 faltas e 7 amarelos portanto ao segundo jogo arbitrado por um francês continuamos a perceber a culpa do jogo ter tantas paragens não é só dos árbitros. Se houvesse algum interesse em melhorar o espetáculo seria uma boa altura para começar uma reflexão sobre o porquê destes números mesmo com árbitros estrangeiros Compartilhar este post Link para o post
JPB Publicado 2 Outubro 2021 Citação de BrunoCardoso, há 12 horas: A defesa do Famalicão vai fazer com que o Ivo não chegue ao Natal. Que jogadores individualmente tão limitados. Então para a proposta que o Ivo pretende, estão mais sujeito ao erro. Do meio-campo para a frente até é capaz de ser plantel top-6 na Liga. Nem sei por onde começar ... Ivo, Marcos Paulo, Ivan Jaime, Pepe, Heriberto, Pedro Marques, Banza, Bruno Rodrigues (gosto muito dele, embora tenha perdido espaço) ... O Ivo tem e sempre teve um estilo de jogo muito agressivo e assente no risco na forma de defender. Ora se tens jogadores "error-prone", estás mais sujeito a erros individuais que te obriguem a penalties, vermelhos ... e por isso é que o Famalicão lidera nos penaltis concedidos e acho também que nos vermelhos (nem fui ver estatísticas, tudo contas de cabeça). Se a qualidade individual dos jogadores não ajuda às limitações do modelo, está feita a festa. Lá atrás, até tens soluções engraçadas nas laterais, nos centrais até gosto do Riccieli mas não me parece central para este modelo de jogo com a defesa mais aberta. O resto, é muito limitado (o Penetra ainda precisa de "bater"). Eu acho que o Ivo vai saltar. Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 2 Outubro 2021 Citação de JohnyM, há 5 minutos: Tudo o que eu possa dizer vocês vão interpretar como parcial mas olhando a factos: ontem 38 faltas e 7 amarelos portanto ao segundo jogo arbitrado por um francês continuamos a perceber a culpa do jogo ter tantas paragens não é só dos árbitros. Se houvesse algum interesse em melhorar o espetáculo seria uma boa altura para começar uma reflexão sobre o porquê destes números mesmo com árbitros estrangeiros Acho que qualquer forma a faltinha tuga deixa de ser uma realidade quando a arbitragem tiver um critério mais tolerante e exigente dos atletas em campo. Isso só acontece com uma maior protecção e autonomia da entidade que rege os árbitros portugueses. Vir cá um ou outro estrangeiro para mim não é significativo que o problema é só do outro lado. Para mim é o critério que define comportamento dos atletas em campo. Deixem de marcar mergulhos dos defesas e atletas desistirem do lance ao mínimo puxão, com árbitros a terem proteção pós-jogo, e vais ver se continua assim mesmo com os árbitros franceses. Eu há dias queixei-me do penálti não marcado na Luz e senti que houve incompetência do árbitro mas irritou-me de sobremaneira a matreirice e faltinhas em certos lances. Aliás irrita-me em todos jogos, mesmo quando favoráveis ao Boavista. É um espetáculo deprimente para quem é neutro e que só acontece porque o critério de arbitragem no tugão é favorável a esse comportamento. 2 Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de BFC=Trincos_Everywhere, Agora: Acho que qualquer forma a faltinha tuga deixa de ser uma realidade quando a arbitragem tiver um critério mais tolerante e exigente dos atletas em campo. Isso só acontece com uma maior protecção e autonomia da entidade que rege os árbitros portugueses. Vir cá um ou outro estrangeiro para mim não é significativo que o problema é só do outro lado. Para mim é o critério que define comportamento dos atletas em campo. Deixem de marcar mergulhos dos defesas e atletas desistirem do lance ao mínimo puxão, com árbitros a terem proteção pós-jogo, e vais ver se continua assim mesmo com os árbitros franceses. Eu há dias queixei-me do penálti não marcado na Luz e senti que houve incompetência do árbitro mas irritou-me de sobremaneira a matreirice e faltinhas em certos lances. Aliás irrita-me em todos jogos, mesmo quando favoráveis ao Boavista. É um espetáculo deprimente para quem é neutro e que só acontece porque o critério de arbitragem no tugão é favorável a esse comportamento. Se fosse uma mera questão de critério dos árbitros porque motivo os franceses vinham cá bater os recordes pessoais de faltas deles e o Godinho fez o jogo com menos faltas da época em França? Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Citação de JohnyM, há 9 minutos: Se fosse uma mera questão de critério dos árbitros porque motivo os franceses vinham cá bater os recordes pessoais de faltas deles e o Godinho fez o jogo com menos faltas da época em França? Como é que arbitragens que nem são uma mão cheia de estrangeiros que são alheios ao comportamento anti-desportivo que se passa por aqui é indicação que o problema...é de quem mesmo? Não são eles que que estabelecem o critério das regras de jogo ou a arbitragem de exigência em Inglaterra é uma miragem?.. Achas que parte da responsabilidade não é da arbitragem nacional que sistematicamente por anos e na grandessísima maioria dos jogos este ano têm influência nesse mesmo comportamento anti-desportivo? Editado 2 Outubro 2021 por BFC=Trincos_Everywhere Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 3 minutos: Como é que arbitragens que nem são uma mão cheia de estrangeiros que são alheios ao comportamento anti-desportivo que se passa por aqui é indicação que o problema...é de quem mesmo? Não são eles que que estabelecem o critério das regras de jogo ou a arbitragem de exigência em Inglaterra é uma miragem?.. Achas que parte da responsabilidade não é da arbitragem nacional que sistematicamente por anos e na grandessísima maioria dos jogos este ano têm influência nesse mesmo comportamento anti-desportivo? Se parte da responsabilidade é dos árbitros? Claro, são eles que marcam as faltas. Agora se são os principais culpados? Não, porque se assim fosse os franceses vinham cá e isto era uma festa de deixar jogar. Pegando no exemplo do Godinho que esta semana apitou o Roma e marcou 23 faltas e no jogo que fez em França apitou 19 faltas. Nos jogos da Liga Bwin esta época o mínimo foram 28. Tendo em conta que a pessoa que apita é a mesma só há 2 hipóteses: ou no futebol português existem sempre mais infrações ou ele tem um critério diferente quando passa a fronteira. Seja qual for o motivo, acho que a tal reflexão devia acontecer porque os dados que temos até agora mostram que afinal a culpa não é só dos árbitros 1 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 2 Outubro 2021 Citação de JohnyM, há 1 hora: Tudo o que eu possa dizer vocês vão interpretar como parcial mas olhando a factos: ontem 38 faltas e 7 amarelos portanto ao segundo jogo arbitrado por um francês continuamos a perceber a culpa do jogo ter tantas paragens não é só dos árbitros. Se houvesse algum interesse em melhorar o espetáculo seria uma boa altura para começar uma reflexão sobre o porquê destes números mesmo com árbitros estrangeiros Eu disse aquilo no intervalo e na minha opinião o árbitro não teve bem em alguns lances, principalmente naquele suposto atraso, acho que notava-se. Apesar de eu ter tido um modelo sobre leis do jogo, posso estar errado certamente. De resto, concordo plenamente contigo, os jogadores por cá também são gandes culpados por isto, jogam sempre para a falta e a cada toque atiram-se para o chão. Citação de jmopborba, há 1 hora: Do meio-campo para a frente até é capaz de ser plantel top-6 na Liga. Nem sei por onde começar ... Ivo, Marcos Paulo, Ivan Jaime, Pepe, Heriberto, Pedro Marques, Banza, Bruno Rodrigues (gosto muito dele, embora tenha perdido espaço) ... O Ivo tem e sempre teve um estilo de jogo muito agressivo e assente no risco na forma de defender. Ora se tens jogadores "error-prone", estás mais sujeito a erros individuais que te obriguem a penalties, vermelhos ... e por isso é que o Famalicão lidera nos penaltis concedidos e acho também que nos vermelhos (nem fui ver estatísticas, tudo contas de cabeça). Se a qualidade individual dos jogadores não ajuda às limitações do modelo, está feita a festa. Lá atrás, até tens soluções engraçadas nas laterais, nos centrais até gosto do Riccieli mas não me parece central para este modelo de jogo com a defesa mais aberta. O resto, é muito limitado (o Penetra ainda precisa de "bater"). Eu acho que o Ivo vai saltar. Não aprecio a linha defensiva toda, tendo em conta o contexto. Do meio-campo para a frente é o ponto forte deles, mas até agora, pouco têm feito a diferença. Acho que mais cedo, ou mais tarde, o Famalicão vai subir alguns lugares, veremos é se será com o Ivo. Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Citação de JohnyM, há 1 hora: Se parte da responsabilidade é dos árbitros? Claro, são eles que marcam as faltas. Agora se são os principais culpados? Não, porque se assim fosse os franceses vinham cá e isto era uma festa de deixar jogar. Pegando no exemplo do Godinho que esta semana apitou o Roma e marcou 23 faltas e no jogo que fez em França apitou 19 faltas. Nos jogos da Liga Bwin esta época o mínimo foram 28. Tendo em conta que a pessoa que apita é a mesma só há 2 hipóteses: ou no futebol português existem sempre mais infrações ou ele tem um critério diferente quando passa a fronteira. Seja qual for o motivo, acho que a tal reflexão devia acontecer porque os dados que temos até agora mostram que afinal a culpa não é só dos árbitros "Não é só dos árbitros" Então estamos de acordo. Não acho que seja só os árbitros. Agora apontar aos jogadores é coisa que para mim não pega (suspeitando que seja o caso). Interessa contextualizar essas estatísticas de pouquinhos jogos como disse antes. Até porque senão fazemos de conta que o que assistimo em metade dos jogos nas competições europeias, na Alemanha e na Inglaterra são ilusões. Se o critério de arbitragem é diferente lá em mesmo lances comparativos, não há que negar que a formação ou a falta de um critério coletivo assertivo é necessário por cá. A outra parte de responsabilidade que falas faz parte de uma cultura desportiva ou a falta dela. Mas isso dava panos para mangas, os jogadores são só o reflexo do que é permitido, tolerado e incentivado em campo. Até porque qualquer medida que comece por eles era irrealista, ineficaz e é procurar um bode espiatório. Os jogadores fazem até onde o árbitro permite. Editado 2 Outubro 2021 por BFC=Trincos_Everywhere Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 20 minutos: Os jogadores fazem até onde o árbitro permite. Isso é tudo muito bonito na teoria. Na prática seria verdade caso os árbitros tivessem uma verdadeira proteção da estrutura que os gere (Conselho de Arbitragem) e não meia dúzia de pessoas agarradas a um cargo estupidamente bem pago e cujo único interesse é manterem esses mesmos cargos. E isto nota-se principalmente quando envolve os 3 "grandes". Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 25 minutos: Mas isso dava panos para mangas, os jogadores são só o reflexo do que é permitido, tolerado e incentivado em campo. Até porque qualquer medida que comece por eles era irrealista, ineficaz e é procurar um bode espiatório. Portanto procurar nos jogadores a culpa é isso mas procurar nos árbitros já é correto? Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 2 Outubro 2021 Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 29 minutos: A outra parte de responsabilidade que falas faz parte de uma cultura desportiva ou a falta dela. Mas isso dava panos para mangas, os jogadores são só o reflexo do que é permitido, tolerado e incentivado em campo. Até porque qualquer medida que comece por eles era irrealista, ineficaz e é procurar um bode espiatório. Os jogadores fazem até onde o árbitro permite. Vou dizer-te um segredo: na língua portuguesa bode expiatório e árbitro de futebol são sinónimos. Não é preciso procurá-los. Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Citação de JohnyM, há 36 minutos: Isso é tudo muito bonito na teoria. Na prática seria verdade caso os árbitros tivessem uma verdadeira proteção da estrutura que os gere (Conselho de Arbitragem) e não meia dúzia de pessoas agarradas a um cargo estupidamente bem pago e cujo único interesse é manterem esses mesmos cargos. E isto nota-se principalmente quando envolve os 3 "grandes". Então concordamos. Falei na necessidade desse apoio e maior autonomia. Até mesmo as sanções são irrisórias. E falei que é preciso maior proteção também...por isso dizer que estou a implicar que sou X é porque leste zero do que eu disse. O "bode espiatório" diz respeito ao facto de não argumentares como é que queres que qualquer foco seja nos jogadores sem começar primeiro na arbitragem...é por isso que é irrealista na minha opinião. Comentários soltos que a nossa cultura desportiva é vergonhosa e tal é giro mas é preciso aplicar objetividade e uma dose de realismo nisso, mas estamos de acordo. Hão-de me revelar qual foi o país que mudou comportamento anti desportivo porque deram uns sermões aos jogadores. Só através da sanção e um critério exemplar é que lá se chega. Foi a única mensagem que passei aqui. Editado 2 Outubro 2021 por BFC=Trincos_Everywhere Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 1 minuto: Então concordamos. Falei na necessidade desse apoio e maior autonomia. Até mesmo as sanções são irrisórias. E falei que é preciso maior proteção também...por isso dizer que estou a implicar que sou X é porque leste zero do que eu disse. O "bode espiatório" diz respeito ao facto de não argumentares como é que queres que qualquer foco seja nos jogadores sem começar primeiro na arbitragem...é por isso que é irrealista na minha opinião. Comentários soltos que a nossa cultura desportiva é vergonhosa e tal é giro mas é preciso aplicar lógica e uma dose de realismo nisso, mas estamos de acordo. O foco tem de ser nos jogadores porque ele é que são as estrelas. Como é que isso se muda? Assim de cabeça e sem pensar muito: - Deixar de queimar tempo e mandar para o chão quase desde o início do jogo. - Tentar jogar futebol e menos discussões com árbitros e adversários. - Cada vez que há uma decisão da equipa de arbitragem, não irem todos em sprint reclamar com o homem - Deixarem de estar preocupados em enganar os árbitros, acabando com simulações e quedas para o chão a rebolar como se tivessem levado um tiro ao mínimo toque de m*rda. Começando com isto, se calhar a prestação dos árbitros também poderá ser melhor e tudo pode começar a mudar. Mas como a mudança não interessa a ninguém, que logo nos 2 jogos "grandes" venham mais caldinhos que os jornais de futebol precisam de vender e os 3456596 comentadores precisam de assuntos para alimentar os 97967856934 "programas desportivos" 1 Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 2 Outubro 2021 Citação de JohnyM, há 4 minutos: O foco tem de ser nos jogadores porque ele é que são as estrelas. Como é que isso se muda? Assim de cabeça e sem pensar muito: - Deixar de queimar tempo e mandar para o chão quase desde o início do jogo. - Tentar jogar futebol e menos discussões com árbitros e adversários. - Cada vez que há uma decisão da equipa de arbitragem, não irem todos em sprint reclamar com o homem - Deixarem de estar preocupados em enganar os árbitros, acabando com simulações e quedas para o chão a rebolar como se tivessem levado um tiro ao mínimo toque de m*rda. Começando com isto, se calhar a prestação dos árbitros também poderá ser melhor e tudo pode começar a mudar. Mas como a mudança não interessa a ninguém, que logo nos 2 jogos "grandes" venham mais caldinhos que os jornais de futebol precisam de vender e os 3456596 comentadores precisam de assuntos para alimentar os 97967856934 "programas desportivos" Desculpa insistir mas tudo o que disseste necessita precisamente de começar por reformular a arbitragem. Sanções mais pesadas, etc, enfim uma maior autonomia e capacidade de elevar a sua autoridade. Estamos absolutamente de acordo. Isso dos programas e tal é exterior a isso. Até em Espanha existe. Nada muda sem começar na arbitragem porque é a única medida real e objetiva. Tudo o resto é sonhar porque não existe reguladores para conversas de café, programas com cartilheiros e sonegação em transmissões televisivas de um jogo. Quem me dera. Desejamos o mesmo. Compartilhar este post Link para o post
Wincing Hálldor Publicado 2 Outubro 2021 Só um apontamento, eu acho que os árbitros portugueses quando vão lá fora fazer jogos europeus adaptam o critério. Nem são os únicos a fazê-lo. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de BFC=Trincos_Everywhere, há 2 minutos: Desculpa insistir mas tudo o que disseste necessita precisamente de começar por reformular a arbitragem. Sanções mais pesadas, etc, enfim uma maior autonomia e capacidade de elevar a sua autoridade. Estamos absolutamente de acordo. Isso dos programas e tal é exterior a isso. Até em Espanha existe. Nada muda sem começar na arbitragem porque é a única medida real e objetiva. Tudo o resto é sonhar porque não existe reguladores para conversas de café, programas com cartilheiros e sonegação em transmissões televisivas de um jogo. Quem me dera. Desejamos o mesmo. Como é que ir a correr para o árbitro é culpa dele? Como é que rodear o árbitro é culpa dele? Ou para ti a solução é expulsar tudo o que for a correr na direção do árbitro em cada "rodinha"? Juro que adorava ver quem seria o primeiro com colhões de fazer num derby por exemplo Compartilhar este post Link para o post
Activate Publicado 2 Outubro 2021 Citação de JohnyM, há 5 minutos: Como é que ir a correr para o árbitro é culpa dele? Como é que rodear o árbitro é culpa dele? Ou para ti a solução é expulsar tudo o que for a correr na direção do árbitro em cada "rodinha"? Juro que adorava ver quem seria o primeiro com colhões de fazer num derby por exemplo É começarem a fazer. É começarem assinalar livre indireto quando os Redes demora por vezes 15/20 segundos com a bola nas mãos. É começar a aumentar o tempo de compensação, e dar compensação sobre compensação, se houver anti-jogo ou substituições dentro do período de compensação. Têm de começar por algum lado. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 2 Outubro 2021 Citação de Activate, Agora: É começarem a fazer. É começarem assinalar livre indireto quando os Redes demora por vezes 15/20 segundos com a bola nas mãos. É começar a aumentar o tempo de compensação, e dar compensação sobre compensação, se houver anti-jogo ou substituições dentro do período de compensação. Têm de começar por algum lado. Não tive com paciência para fazer contas em todas as jornadas mas na primeira jornada a média de descontos foi de 8.55 minutos por jogo e na jornada passada foi de 9.55. Não sabendo a média das outras jornadas diria que não deve andar muito longe disto. E a qualidade de jogo aumentou e diminuiu em muito as lesões fingidas e o anti-jogo. Ou então não... Compartilhar este post Link para o post
BFC=Trincos_Everywhere Publicado 2 Outubro 2021 (editado) Citação de JohnyM, há 14 minutos: Como é que ir a correr para o árbitro é culpa dele? Como é que rodear o árbitro é culpa dele? Ou para ti a solução é expulsar tudo o que for a correr na direção do árbitro em cada "rodinha"? Juro que adorava ver quem seria o primeiro com colhões de fazer num derby por exemplo Quem é que falou em culpa?... No cenário ideal de reformulação da arbitragem como imaginamos acontecesse, era só uma questão de tempo até todos caírem nos eixos. Tudo tem uma fase de transição. Também é verdade que esta conversa foi de falarmos das faltas excessivas para algo completamente diferente. O meu argumento na altura foi que a arbitragem portuguesa contribui para esse comportamento anti-desportivo em jogo jogado por ter um critério prejudicial para a fluídez de jogo. Se calhar tenho de simplificar ainda mais o discurso. Não é uma questão de culpas ou identificar as razões de porque é que isso acontece, é perceber que nada muda sem começar pela arbitragem. Isto é assim tão negativo? Isso de impedir jogadores de terem determinados comportamentos acontece como?... Sanções. Não é rocket science. Que outras possibilidades realistas existem? Deixarem de fazer só porque quando tem resultado até agora? Editado 2 Outubro 2021 por BFC=Trincos_Everywhere Compartilhar este post Link para o post