Pickle Rick Publicado 2 Maio 2020 Decisão ridícula, sobem as equipas com mais pontos de uma série quando os adversários não são os mesmos. O que garante que Vizela na série das equipas do Sul fizesse a mesma pontuação ? Depois da decisão de diferentes campeonatos terem regimes de subidas diferentes, agora a decisão de subir duas equipas com base em pontuações frente a adversários completamente diferentes. 😂 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 2 Maio 2020 Citação de Pickle Rick, há 4 minutos: Decisão ridícula, sobem as equipas com mais pontos de uma série quando os adversários não são os mesmos. O que garante que Vizela na série das equipas do Sul fizesse a mesma pontuação ? Depois da decisão de diferentes campeonatos terem regimes de subidas diferentes, agora a decisão de subir duas equipas com base em pontuações frente a adversários completamente diferentes. 😂 Qual era a tua solução ? Sendo que não é possível a realização de playoffs. Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 2 Maio 2020 Citação de Slade, Agora: Sempre era mais justo que isto. Havia de ser muito justo subir, por exemplo, o Oliveira do Hospital que neste momento está em lugar de descida Citação de Pickle Rick, Agora: Decisão ridícula, sobem as equipas com mais pontos de uma série quando os adversários não são os mesmos. O que garante que Vizela na série das equipas do Sul fizesse a mesma pontuação ? Depois da decisão de diferentes campeonatos terem regimes de subidas diferentes, agora a decisão de subir duas equipas com base em pontuações frente a adversários completamente diferentes. 😂 É claro que é ridiculo. Mas isso acontece pelo ridiculo que é não subirem todos os campeões de série. Não podendo fazer mais nenhum jogo é a unica decisão lógica Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 2 Maio 2020 (editado) Malta, qual é a dificuldade em perceber que não dá para jogar mais e que a justiça não se faz por comparação? É injusto para o resto das equipas em lugar de playoff? É. Seria menos injusto para eles se não subisse ninguém? Não. O objectivo é só que seja injusto para o mínimo de equipas possível. A melhor forma de perceber a legitimidade disto é que ninguém consegue apontar uma alternativa com pés e cabeça. Fazer playoff é tão solução para o que se passa como eu ir roubar carteiras é uma solução para estar sem trabalhar. É ir contra a lei. Aliás, ainda estou a tentar perceber o que vai na cabeça de quem diz que isto não faz sentido por motivos que toda a gente já viu e conhece. Querem o quê, que a FPF resolva o vírus e mande toda a gente para dentro do campo para corrigir a injustiça desportiva? Não há alternativas. Medida sensata. Editado 2 Maio 2020 por Chandler 8 Compartilhar este post Link para o post
Su1 Publicado 2 Maio 2020 Citação de Chandler, há 7 minutos: Seria menos injusto para eles se não subisse ninguém? Não. Para mim é o ponto mais importante. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 2 Maio 2020 (editado) Se querem pegar, peguem em não se ter visto problema nenhum quando se alargou a 2ª Liga para 22 (ou 24?) equipas para se enfiar as equipas B, e agora sobem apenas 2, quiçá 0 se a Liga assim quiser, mas nunca 4 (aparentemente). De resto, desde que se tornou oficial que já só vai haver jogos na 1ª Liga e final da Taça que a única dúvida que se poderia ter é quantas equipas sobem, a começar em 0 e a terminar em 4. Editado 2 Maio 2020 por Quan Chi Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 2 Maio 2020 A alternativa seria a UEFA não estar a forçar um calendário que ninguém consegue cumprir, retormar-se a competição desportiva quando houver condições para tal mesmo que demore três, quatro, cinco, seis meses, e então sim começar a nova temporada com os necessários ajustes. Mas como a UEFA tem gente obtusa a acreditar que em Agosto ou Setembro é possível começar uma nova temporada como se o coronavírus tivesse desaparecido, sim, esta decisão injusta acaba por ser a menos injusta de todas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Spikey Publicado 2 Maio 2020 Apesar de tmb achar esta decisão uma das mais corretas possíveis, isto é mais uma prova do quão mal organizado está o CdP. Ter de escolher 2 de 4 "campeões" de série porque num playoff de promoção onde estão 8 equipas apenas sobem 2... Isto num campeonato com 18 equipas cada série, 72 no total. Acho que se deveria pensar seriamente em reduzir o CdP a 4 séries de 12 equipas e o campeão de cada série subiria diretamente. Criava-se uma Terceira Divisão, como antigamente, ou wtv. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 2 Maio 2020 Oficial: Praiense vai acionar os meios judiciais e avançar em tribunal contra a FPF (TVI24) 1 Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 2 Maio 2020 “O Praiense pode alegar que é o que está mais distanciado do segundo classificado” https://www.acorianooriental.pt/noticia/praiense-vai-recorrer-judicialmente-da-decisao-da-fpf-sobre-subidas-a-ii-liga-310825 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 2 Maio 2020 Citação de Spikey, há 10 minutos: Apesar de tmb achar esta decisão uma das mais corretas possíveis, isto é mais uma prova do quão mal organizado está o CdP. Ter de escolher 2 de 4 "campeões" de série porque num playoff de promoção onde estão 8 equipas apenas sobem 2... Isto num campeonato com 18 equipas cada série, 72 no total. Acho que se deveria pensar seriamente em reduzir o CdP a 4 séries de 12 equipas e o campeão de cada série subiria diretamente. Criava-se uma Terceira Divisão, como antigamente, ou wtv. Esquece a ideia de subir 4 equipas. Pegar em metade das equipas e metê-las um escalão abaixo resolve o quê? Prejudica quem sobe dos distritais porque tem um escalão extra para ultrapassar até chegar aos profissionais e não resolve o problema dos mais fracos pois o seu problema são questões financeiras, não competitivas. Compartilhar este post Link para o post
Quan Chi Publicado 2 Maio 2020 (editado) Citação de Black Hawk, há 17 minutos: A alternativa seria a UEFA não estar a forçar um calendário que ninguém consegue cumprir, retormar-se a competição desportiva quando houver condições para tal mesmo que demore três, quatro, cinco, seis meses, e então sim começar a nova temporada com os necessários ajustes. Mas como a UEFA tem gente obtusa a acreditar que em Agosto ou Setembro é possível começar uma nova temporada como se o coronavírus tivesse desaparecido, sim, esta decisão injusta acaba por ser a menos injusta de todas. Defendi isto, mas é uma batalha perdida. E em vários países parece-me até que são os próprios clubes a fazer força para jogar já, por não conseguirem sobreviver sem jogar já (direitos televisivos, merchandising, término de contratos, transferências futuras que obrigam a que os jogadores continuem na "montra", etc.). Supreendeu-me bastante que os primeiros classificados dos vários campeonatos que vão recomeçar não tenham feito uma pressão brutal na opinião pública para não se jogar mais. Ainda para mais, teriam o argumento sólido da defesa incondicional da saúde pública. A única explicação para isso não ter acontecido é a perda financeira que implicaria. Editado 2 Maio 2020 por Quan Chi Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 2 Maio 2020 Citação COMUNICADO Ao tomarmos conhecimento da decisão da FPF sobre o Campeonato de Portugal, a primeira ideia que nos vem à cabeça é a de que mais uma vez fomos enganados. E por quem? Pela FPF. A verdade é que, o Real Sport Clube e os outros clubes em posição de disputar a subida foram contactados por responsáveis da FPF para estarem preparados para o play-off. Foi o que fizemos, com todos os encargos inerentes à manutenção da equipa. Afinal de contas era tudo uma mentira. Sentimo-nos ludibriados. E por quem? Pela FPF. Por outro lado, como se pode fundamentar a decisão no reconhecimento do mérito desportivo apenas com base no maior número de pontos, ignorando completamente o mérito desportivo dos outros clubes, de séries mais competitivas, e que regularmente, por direito, deviam ter a possibilidade de disputar a subida? É inadmissível este fundamento. Mas temos mais motivos para a nossa indignação! Pelo segundo ano consecutivo, o Real Sport Clube vê negado, por uma decisão administrativa, o direito de disputar a subida. Assumimos desde a primeira hora o objetivo de regressar aos campeonatos profissionais, investimos nessa medida, chegamos a um dos lugares com direito a disputar essa possibilidade e acabamos por ser espoliados desse direito. E por quem? Pela FPF. Durante este tempo, a FPF andou a atirar areia para os olhos dos clubes do CP, lançando um fundo que serviu para calar a maioria. Na realidade, essa maioria já não tinha qualquer interesse em competir, já não tinha nada a ganhar ou a perder. Mas será justo que clubes como o Real SC, que investiram, estejam agora na mesma condição que outros clubes do fundo da tabela? Será justo, clubes que cumprem com os compromissos acabem por estar agora, pela mão da FPF, ao mesmo nível dos incumpridores? Isto é inaceitável! A verdade desportiva foi mais uma vez metida no bolso. Não venham com o argumento de que tudo aconteceu por uma questão de saúde pública. Trata-se, sim, e a pretexto da saúde pública, de uma questão de interesses e poderes que fazem do futebol o que querem e bem lhes apetece. Perante tudo isto, lamentamos dizer, mas só existe uma saída para o Presidente da Federação. Real Sport Clube – 02.05.2020 Mais uns a irem a tribunal. 🤣 Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 2 Maio 2020 Citação de BrunoCardoso, há 24 minutos: Qual era a tua solução ? Sendo que não é possível a realização de playoffs. A minha solução seria primeiro que tudo as competições Portuguesas estarem organizadas de forma minimamente lógica para que num universo de 72 equipas não existam apenas 2 subidas de divisão. É absurdo, ilógico e mais cedo ou mais tarde ia conduzir a problemas e a processos de merda como estes. Depois o governo ser capaz de tratar tanto as equipas profissionais como as equipas em situação iminente de decisões importantes da mesma forma. Eu sei que o futebol da Primeira Liga é muito mais importante em termos monetários, mas ter decisões tão díspares em relação aos campeonatos é ridículo. De resto, eu não sou pago para pensar e e imaginar situações hipotéticas criadas pelos imbróglios de campeonatos que realizam. Mas parece-me mais que óbvio que é uma situação extremamente injusta para as equipas das outras séries. Pegando num exemplo prático, vão subir as equipas das duas séries cujo o último classificado é o que tem menos pontos. Pegando no caso que eu conheço, por exemplo, o Arouca vai subir quando no resto do campeonato ainda tinha 5 jogos contra equipas do Top10, o Real não sobe quando apenas tinha 3 jogos contra equipas do Top10. O Arouca ainda tinha de defrontar o 3º, o 4º e o 5º classificado. O Real já tinha jogado contra todos exceto o 3º. E quem fala do Real falha da Olhanense. Não me parece lógico pegar nas duas equipas com mais pontos entre todas as séries e indicar as mesmas ainda para mais quando foi para abrirem o cu aos grandes e enfiar 6 equipas "B" de uma vez na Segunda Liga já foi tranquilo e sem problema. Reajustem os campeonatos, seria a melhor altura para o fazer, ou os reajustes só podem existir quando os grande fazem a pressão para os mesmos acontecer ? A minha solução era reajustar campeonatos, era a única decisão decente e minimamente sensata para ninguém sair a perder. Agora vai-se entrar tribunais e diabo a 4 porque duvido seriamente que todos os clubes vão comer e calar as decisões oferecidas. Citação Esta situação até era a melhor altura para refazer toda a estrutura organizacional dos nossos campeonatos. Concentrar as pastas e organizações em apenas um organismo (federação ou liga de clubes), deixar os campeonatos distritais para as respetivas associações. Isto de ter as diferentes competições divididas às mijinhas é mais uma parvoíce sem qualquer sentido prático. Era fazer isso e reorganizar as competições Portuguesas de cima a baixo. 2 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 2 Maio 2020 (editado) Citação de Chandler, há 1 hora: Malta, qual é a dificuldade em perceber que não dá para jogar mais e que a justiça não se faz por comparação? É injusto para o resto das equipas em lugar de playoff? É. Seria menos injusto para eles se não subisse ninguém? Não. O objectivo é só que seja injusto para o mínimo de equipas possível. A melhor forma de perceber a legitimidade disto é que ninguém consegue apontar uma alternativa com pés e cabeça. Fazer playoff é tão solução para o que se passa como eu ir roubar carteiras é uma solução para estar sem trabalhar. É ir contra a lei. Aliás, ainda estou a tentar perceber o que vai na cabeça de quem diz que isto não faz sentido por motivos que toda a gente já viu e conhece. Querem o quê, que a FPF resolva o vírus e mande toda a gente para dentro do campo para corrigir a injustiça desportiva? Não há alternativas. Medida sensata. Ou seja, o mais justo, ou menos injusto, como referes, é premiar 2 equipas que estão numa posição que, mesmo que estivéssemos na jornada 34, a promoção não estava garantida? Editado 2 Maio 2020 por Slade Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 2 Maio 2020 É que a competitividade entre séries é um coeficiente tão difícil de calcular que atribuir os lugares de subida aos 2 clubes que somaram mais pontos na sua série é tão absurdo que não dá para comentar. O Vizela foi 1º classificado nos dois últimos anos do CNS na sua série e acabou eliminado consecutivamente pelo 2º classificado de outra série provando assim que as vantagens no campeonato regular frente a equipas totalmente diferentes significam bola. Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 2 Maio 2020 Olhanense também vai entrar em tribunal. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 2 Maio 2020 Citação de Black Hawk, há 1 hora: A alternativa seria a UEFA não estar a forçar um calendário que ninguém consegue cumprir, retormar-se a competição desportiva quando houver condições para tal mesmo que demore três, quatro, cinco, seis meses, e então sim começar a nova temporada com os necessários ajustes. Mas como a UEFA tem gente obtusa a acreditar que em Agosto ou Setembro é possível começar uma nova temporada como se o coronavírus tivesse desaparecido, sim, esta decisão injusta acaba por ser a menos injusta de todas. Eu retirei-me da discussão cedo (e assim devo continuar, porque a minha praia é a vertente desportiva, e essa ainda vai estar em repouso durante uns bons meses), assim que entendi inegavelmente que, mais do que possível ou impossível, não houve nunca sequer qualquer intenção da UEFA ou das entidades governativas de qualquer país europeu (em conjunto com a UEFA e, possivelmente, com a FIFA numa ou noutra questão) em facilitar o prolongamento da época desportiva actual até ao término da mesma em campo, sem limitação de prazos. Assim, é óbvio que "não há alternativas". Nunca se falou sequer em alterações extraordinárias às leis laborais que regem o desporto e os agentes desportivos, nunca se falou em alterações aos calendários da época 2020/21 (pelo contrário, a UEFA foi deixando bem claro que o calendário das provas europeias em 2020/21 não se iria mover um milímetro, houvesse ou não justiça no método de escolha dos representantes de cada federação nessas competições), nunca se falou em alteração extraordinária dos períodos de transferências, nunca se falou em alteração extraordinária dos períodos de inscrição de jogadores nas competições nacionais e europeias. Nunca se falou, grosso modo, de uma flexibilização do fenómeno sem precedentes, que acomodasse a situação... sem precedentes que se vive actualmente. Não vou sequer culpar ninguém aqui, porque isto é algo muito mais complexo do que apenas um problema que o desporto em si pudesse eventualmente solucionar sozinho. É uma questão económica, essencialmente, e possivelmente será uma questão de interesses também. Mas no fundo, a sensação que fica é que o desporto tratou (ou foi tratado) esta situação como um gigantesco jogo da "batata quente", em que as entidades que podiam ter influência nas decisões de fundo passaram a batata, e as entidades por aí abaixo foram sucessivamente tomando as decisões que mais aliviavam o calor das suas mãos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 2 Maio 2020 Citação de Poeira, há 2 minutos: Eu retirei-me da discussão cedo (e assim devo continuar, porque a minha praia é a vertente desportiva, e essa ainda vai estar em repouso durante uns bons meses), assim que entendi inegavelmente que, mais do que possível ou impossível, não houve nunca sequer qualquer intenção da UEFA ou das entidades governativas de qualquer país europeu (em conjunto com a UEFA e, possivelmente, com a FIFA numa ou noutra questão) em facilitar o prolongamento da época desportiva actual até ao término da mesma em campo, sem limitação de prazos. Assim, é óbvio que "não há alternativas". Nunca se falou sequer em alterações extraordinárias às leis laborais que regem o desporto e os agentes desportivos, nunca se falou em alterações aos calendários da época 2020/21 (pelo contrário, a UEFA foi deixando bem claro que o calendário das provas europeias em 2020/21 não se iria mover um milímetro, houvesse ou não justiça no método de escolha dos representantes de cada federação nessas competições), nunca se falou em alteração extraordinária dos períodos de transferências, nunca se falou em alteração extraordinária dos períodos de inscrição de jogadores nas competições nacionais e europeias. Nunca se falou, grosso modo, de uma flexibilização do fenómeno sem precedentes, que acomodasse a situação... sem precedentes que se vive actualmente. Não vou sequer culpar ninguém aqui, porque isto é algo muito mais complexo do que apenas um problema que o desporto em si pudesse eventualmente solucionar sozinho. É uma questão económica, essencialmente, e possivelmente será uma questão de interesses também. Mas no fundo, a sensação que fica é que o desporto tratou (ou foi tratado) esta situação como um gigantesco jogo da "batata quente", em que as entidades que podiam ter influência nas decisões de fundo passaram a batata, e as entidades por aí abaixo foram sucessivamente tomando as decisões que mais aliviavam o calor das suas mãos. Pois, eu sei. Daí que tenha tocado no assunto há umas semanas, mas não insisti nele, e só voltei a tocar no tema hoje porque estão a sair estas decisões. Resta aguardar que os clubes se insurjam contra o que está a ser feito, tanto em Portugal como por essa Europa fora. Muito me ria, mesmo não tendo grande piada, se se criasse um caos jurídico que inviabilizasse a realização da próxima temporada. Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 2 Maio 2020 (editado) @Pickle Rick e eu concordo contigo. Foi a primeira coisa que disse num outro sitio, isto precisa de uma reformulação. Porém, sem haver possibilidade para playoffs, o mérito desportivo acaba por ser a decisão mais sensata, mesmo havendo jogos entre o "topo" por disputar. EDIT: Faz-me lembrar um pouco o argumento do "cancelem o campeonato e fica as classificações do ano passado", quanto há 1ª Liga. O que na minha opinião não é justo, nem faz sentido. Editado 2 Maio 2020 por BrunoCardoso Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 2 Maio 2020 Está-se à procura de uma resolução para agora, mediante as regras actuais e o que aconteceu. É claro que este modelo de promoção do CP é uma brincadeira sem ponta por onde se pegue, mas não dá para alegar que isto é errado partindo para discussões anexas: possibilidade de playoff, fazer o campeonato noutro formato, etc.. A realidade é esta: o campeonato tem este formato, não se vai jogar mais, e vão ter de subir dois. Mediante isto, e tendo em conta o rol de motivos que tornam esta medida difícil (absolutamente infrutíferos de apresentar, porque estão na cara), esta é a única decisão com sentido. 3 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Maio 2020 (editado) "A FPF só pode organizar a final da taça" Não é mais importante essa decisão, em dois jogos, em vez de uma final da taça que não vai decidir nada na vida de Porto, Benfica ou a vaga extra para a Liga Europa? Editado 2 Maio 2020 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 2 Maio 2020 Citação de kareca, há 13 minutos: "A FPF só pode organizar a final da taça" Não é mais importante essa decisão, em dois jogos, em vez de uma final da taça que não vai decidir nada na vida de Porto, Benfica ou a vaga extra para a Liga Europa? Hmm...eu estou inclinado para dizer que não, não é. A Taça não decide quem vai para onde mas é a final da competição mais antiga que temos. Não é um jogo qualquer. Compartilhar este post Link para o post
Chandler Publicado 2 Maio 2020 Até acho que mais relevante para quem de direito é mesmo o dinheiro que move. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 2 Maio 2020 Citação de Mica, há 7 minutos: Hmm...eu estou inclinado para dizer que não, não é. A Taça não decide quem vai para onde mas é a final da competição mais antiga que temos. Não é um jogo qualquer. Se não decide nada, em termos de risco é dispensável. Compartilhar este post Link para o post