Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fajo

Casamentos

Publicações recomendadas

Julgo que os costumes também devem variar de região para região, mas na minha o protocolo é dar-se um envelope com dinheiro, variando o valor conforme o número de convidados de cada casa.

Isto é assim há décadas e está mais do que instituído, não há presentes para ninguém e nem é assunto que se discuta - é assim o costume e todos o cumprem.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora está na moda incluir um NIB no convite para os convidados fazerem a transferencia do valor.

Vou a um casamento dia 31, será na Gran Canaria de uns amigos da minha Maria, e a prenda será dessa forma. tudo por transferencia.

Compartilhar este post

Link para o post

Epá estive aqui a pensar com os meus botões...

Eu não percebo muito disso, mas há casamentos em que se der divórcio, é metade para cada um, outros em que cada um fica com o que é seu e só os bens adquiridos em conjunto é que 'servem' para disputa.

Aguardo uma elucidação do assunto.

Mas não venham com moralismos, que é por amor, se não tiverem essa conversa sequer preparem-se.

Editado por Catota

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente o casamento válido perante a lei é o casamento no registo civil/conservatório.

Podes casar nos seguintes moldes

1. Comunhão de Bens

2. Comunhão de bens adquiridos

3. Separação de bens.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 3 minutos:

Eu não percebo muito disso, mas há casamentos em que se der divórcio, é metade para cada um, outros em que cada um fica com o que é seu e só os bens adquiridos em conjunto é que 'servem' para disputa.

Mas não venham com moralismos, que é por amor, se não tiverem essa conversa sequer preparem-se.

Tava a escrever mas entretanto o @cartz já respondeu. Tem preços diferentes btw, separação de bens acho que são + 100 paus.

Ah, e claro que deve ser falado antes, no meu caso será em comunhão de bens adquiridos.

Editado por Bashir

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 1 minuto:

Eu não sou casado. Mas se casar, vai ser como o bold. É tipo a cena de ter uma conta conjunta.

Eu e a minha namorada não funcionamos assim, eu tenho a minha, ela a dela, ambos contribuimos para com todas as responsabilidades financeiras da casa por igual e o que fazemos ao resto do dinheiro é com cada um. Ela tem as cenas dela, eu tenho as minhas. Nem eu me sentia à vontade, por exemplo, de ela arcar com uma despesa de um jogo para a playstation por exemplo, coisa que ela não faz uso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 15 minutos:

Eu não sou casado. Mas se casar, vai ser como o bold. É tipo a cena de ter uma conta conjunta.

Eu e a minha namorada não funcionamos assim, eu tenho a minha, ela a dela, ambos contribuimos para com todas as responsabilidades financeiras da casa por igual e o que fazemos ao resto do dinheiro é com cada um. Ela tem as cenas dela, eu tenho as minhas. Nem eu me sentia à vontade, por exemplo, de ela arcar com uma despesa de um jogo para a playstation por exemplo, coisa que ela não faz uso.

Aqui vai ser igual, contribuir de igual modo para as responsabilidades comuns e depois o que sobrar é para as nossas cenas, tal como falaste do exemplo de nos comprarmos um jogo e ela comprar cenas da maquilhagem e afins.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu casei com comunhão de bens adquiridos, mas na verdade, não percebo a 100%.

Em caso de disputa, o que conta mesmo? Só, por exemplo, a compra de um carro ou uma casa numa data posterior ao casamento?

Ou por exemplo, as nossas contas bancárias também contam?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 10 horas:

Julgo que os costumes também devem variar de região para região, mas na minha o protocolo é dar-se um envelope com dinheiro, variando o valor conforme o número de convidados de cada casa.

Isto é assim há décadas e está mais do que instituído, não há presentes para ninguém e nem é assunto que se discuta - é assim o costume e todos o cumprem.

Aqui na zona é feito de forma idêntica. Costumo dar o valor que estimo que custe +/- o restaurante, por cabeça,e dou mais qualquer coisita, depende da minha proximidade com a pessoa.

Já agora, envelopes em branco, alguém recebeu? No meu recebi um, familiar ainda por cima. xD

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 2 minutos:

1. Em caso de disputa, o que conta mesmo? Só, por exemplo, a compra de um carro ou uma casa numa data posterior ao casamento?

2. Ou por exemplo, as nossas contas bancárias também contam?

1. Sim

2. Não, só conta se forem ambos titulares.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 1 minuto:

Em caso de disputa, o que conta mesmo? Só, por exemplo, a compra de um carro ou uma casa numa data posterior ao casamento?

Ou por exemplo, as nossas contas bancárias também contam?

Bold: Correcto, tudo o que está antes do casamento é da pessoa a quem já pertencia.

Contas bancárias, se estiverem em comum, é dividido.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lavrador, há 10 minutos:

Aqui vai ser igual, contribuir de igual modo para as responsabilidades comuns e depois o que sobrar é para as nossas cenas, tal como falaste do exemplo de nos comprarmos um jogo e ela comprar cenas da maquilhagem e afins.

Vai fazer agora em setembro/ outubro 4 anos que vivemos juntos e para já tem corrido tudo bem 🙂

Citação de Mesut Ozil, há 5 minutos:

Aqui na zona é feito de forma idêntica. Costumo dar o valor que estimo que custe +/- o restaurante, por cabeça,e dou mais qualquer coisita, depende da minha proximidade com a pessoa.

Já agora, envelopes em branco, alguém recebeu? No meu recebi um, familiar ainda por cima. xD

What, a sério?!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado @Lebohang e @Mesut Ozil.

Então imaginem que compro um carro e, mesmo que fique somente em meu nome, vai contar na disputa? Ou tem de ficar no nome de ambos?

Quanto aos envelopes em branco, felizmente não recebi. Não digo felizmente por não ter dinheiro, mas pela atitude da pessoa. Ninguém é obrigado a dar seja o que for, ninguém deveria ficar chateado por não receber dinheiro ou qualquer tipo de prenda, mas receber um envelope em branco é de uma enorme desonestidade. 

Eu só convidei pessoas que considero próximas, pessoas em quem confio minimamente e de quem realmente gosto. Como já disse, deixei de fora primos e tios próximos (familiarmente falando) mas com quem não falo à meses. Isso levou a várias "chatices" principalmente com a minha Mãe.

Mãe: "Não vais convidar a tia X? Mas ela é tua Tia, é minha irmã. Até fica mal"

E não, não convidei e ela ainda me veio dar razão pouco antes do casamento. Para mim o casamento não é isso. É muito mais, mas das coisas que mais valorizo é estar rodeado de pessoas que gosto e que sei que estão realmente felizes por nós e por estarem ali.

Com isto quero dizer que caso recebesse um envelope em branco seria uma grande desilusão. Todas as pessoas que convidei têm confiança para terem falado comigo e, caso achem necessário, explicar porque não vão dar prenda ou o tal dinheiro. Mas nem isso acho necessário ser feito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 8 minutos:

Obrigado @Lebohang e @Mesut Ozil.

Então imaginem que compro um carro e, mesmo que fique somente em meu nome, vai contar na disputa? Ou tem de ficar no nome de ambos?

Conta.

Basicamente todos os bens comprados ou adquiridos durante o casamento entram em jogo numa eventual disputa de bens, mesmo que estejam apenas em nome singular. A exceção são as heranças.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha um assunto interessante para eu partilhar as minhas experiências de trintão em que a família e meus amigos mais próximos e da namorada estão a casar (foram mais de 10 nos últimos 2 anos) e eu estou a ser pressionado há um bom par de anos para fazer o mesmo, mas tenho outras prioridades... ainda assim já prometi que quando o Porto ganhar a Champions outra vez penso no assunto. xD

A primeira coisa é perceber que os casamentos hoje em dia são um negócio (mais sobre isso no fim) e que há realidades muito diferentes dependendo da zona do país, imagino que algumas das discussões aqui também sejam por causa disso, das experiências que tive e do que sei, sul e ilhas é mais comum o copo de água ser mais "fraco" e as prendas não serem monetárias. Depois também depende muito das pessoas, há quem queira simplesmente fazer uma festa em que pessoal se divirta e coma à vontade, há quem queira mostrar que é mais que os outros e vai para uma quinta xpto pagar um balúrdio por pessoa para comermos um gourmet manhoso e mostrarem o fato da Hugo Boss e sapatos da mickael kors ou algo do género.. e agora há uma nova tendência, que é fazer o casamento para ter um bom vídeo e fotos, mas também já falo melhor sobre isso.

Quanto às prendas, dos meu amigos mais próximos, sempre me disseram que convidam o pessoal amigo sem contar com isso e porque realmente queriam que essas pessoas estivessem presentes numa data importante, e acho que é assim que deve ser, no meu caso vai ser igual. A cena do "a melhor prenda que podes dar é a tua presença" para mim funciona e evita aqueles casamentos de 300 e tal pessoas em que mais de metade não sabes quem são e evita também constrangimentos na altura de abrir os envelopes. Eu tento sempre pagar o prato e dar mais qualquer coisa, mas já fui a sítios onde me custou a dar, pela falta de proximidade e pela tal questão do armanço desnecessário. Se forem ao casamentos.pt dá para ter uma ideia do valor por pessoa na quinta e assim sei que não deixo ninguém de prejuízo, mesmo que isso não importe eu não me sentia bem se não o fizesse.

Agora uma dica para quem vai casar, não inventem muito, o sitio onde comi pior até hoje sei que pagaram cerca 150 por pessoa numa quinta no douro, com entradas nas caves de vinho do porto (que me deu vómitos), depois aquela mania do sushi e da comida reinventada, isso para mim não funciona, e acredito que para a maioria também não. Leitão e marisco são coisas caras mas que eu aceito e compreendo para entrada, o resto já não. Pratos principais, uma boa posta de bacalhau e um belo naco de vitela, por exemplo é o suficiente, não é preciso inventar com túbaros de crocodilo regado a molho de ostras e um toque de ervas de Madagáscar.

Falando no fotografo e videografo e afins, ri-me quando falaram aí que mil euros era caro, porque sei que a maioria dos casamentos onde fui pagaram entre 3 a 5 mil euros (por tudo). Aqui na zona do douro há uma tendência para fazer filmes dignos de Hollywood, milhares de fotos com sessão de solteiros, trash de dress e afins, muita representação desnecessária e a parte mais importante, meter toda a gente a chorar quando ao fim do dia é apresentado o "same day edit", algo ao nível dum Daniel Oliveira. A primeira vez que entrei numa igreja uns 4 camera mens, drones lá fora, gimballs profissionais, uma entourage enorme todos com phones e microfones, até me assustei, mas depois um gajo habitua-se. Percebo que é uma das coisas materiais que fica e pode ter um valor sentimental significativo mas "simular" diversão só para o vídeo ou coisas do género não, já passa aquela barreira do ridículo para mim. Se esta realidade ainda não chegou a alguém e queiram ver digam, que eu meto links, a maioria dos vídeos, pelo menos o same day edit fica disponível online para toda a gente ver.

Mas como disse, os casamentos são um negócio, toda a gente quer ganhar dinheiro, desde a maquilhadora, cabeleireira, o bolo, as flores, os acessórios para a despedida de solteira (aquelas palhas com pilas e assim), e se tiver rótulo de casamento é 10x mais caro, a minha irmã pediu preços para bouquet de noiva, era tudo acima de 100€, perguntou o que tinha, depois foi a outra florista e disse que queria um ramo com essas coisas, e já só custava 30€, e pronto, é assim que devem fazer.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 3 horas:

, os acessórios para a despedida de solteira (aquelas palhas com pilas 

é para isso que vai o dinheiro dos envelopes? ☠️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 42 minutos:

é para isso que vai o dinheiro dos envelopes? ☠️

Isso são as damas de honor que pagam, essa tradição tão tipicamente portuguesa, mas não deixa de ser parte do business.

Mas há mais um sem fim de coisas que não referi que são os noivos, ou os papás que pagam, desde o clássico para levar os noivos, aos convites, lembranças, babysitter, animadores, photo booth, alianças, djs (infelizmente ninguém quer saber das bandas agora, a única coisa que fazia sentido investir), lua de mel, etc. Só gente a ganhar dinheiro com o amor dos jovens casais. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, há 6 minutos:

links pls, quero-me rir.

basta ires aos favoritos, deves estar cheio de pilas. jinhux

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Leston, há 15 minutos:

links pls, quero-me rir.

Acho que este serve para o propósito do riso, mais tarde caso o interesse seja outro é só dispor 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Catota, há 20 minutos:

basta ires aos favoritos, deves estar cheio de pilas. jinhux

Citação de JorgeFerreira, há 10 minutos:

Acho que este serve para o propósito do riso, mais tarde caso o interesse seja outro é só dispor 

é parecido contigo @Catota

Compartilhar este post

Link para o post

Sejamos sinceros, de que vale casar se ainda nem entraram na igreja e já estão no "como vai ser a disputa de bens, pombinhos"? 🧐

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 2 horas:

Isso são as damas de honor que pagam, essa tradição tão tipicamente portuguesa, mas não deixa de ser parte do business.

Mas há mais um sem fim de coisas que não referi que são os noivos, ou os papás que pagam, desde o clássico para levar os noivos, aos convites, lembranças, babysitter, animadores, photo booth, alianças, djs (infelizmente ninguém quer saber das bandas agora, a única coisa que fazia sentido investir), lua de mel, etc. Só gente a ganhar dinheiro com o amor dos jovens casais. 

Abomino essas criaturas auto-intituladas de músicos quando se limitam a passar música de uma pen.

Vai ser banda no meu, ela nem vai ter palavra nesse assunto 😎

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 1 hora:

Sejamos sinceros, de que vale casar se ainda nem entraram na igreja e já estão no "como vai ser a disputa de bens, pombinhos"? 🧐

Preparação nunca fez mal a ninguém.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...