Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Luís Silvares

UEFA vai decidir o futuro do campeonato e do Europeu de futebol

Publicações recomendadas

Citação de Quan Chi, há 1 minuto:

3*18 com os campeões a subirem, num cenário em que desceriam 3 equipas da 2ª Liga.

Se houvesse 54 equipas com condições sérias para assumir o quase profissionalismo, não precisavas de criar uma divisão acima do CdP.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 10 minutos:

Se houvesse 54 equipas com condições sérias para assumir o quase profissionalismo, não precisavas de criar uma divisão acima do CdP.

E porque é que colocas o quase profissionalismo como critério de admissão para a 3ª Liga?

As equipas da 3ª Liga e do CP até podiam ser todas amadoras. Se preferires, chamaríamos às divisões CP1 e CP2, em vez do termo 3ª Liga. Os dois principais objetivos do cenário que referi seriam reduzir os custos de deslocação e fazer com que as equipas que sobem das distritais do interior do país fiquem um bocadinho menos condenadas à descida à priori.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 5 horas:

Fiz um pequeno exercício de 2 minutos. 

Estas são as que sobem:

Gil Vicente, Famalicão, Boavista, Fiães, Condeixa, Torreense, Atlético CP e Amora FC (mesmos pontos que o Paio Pires, mas com vantagem no confronto direto).

Possível divisão das séries:

Série Norte: Condeixa, Cadima, Ovarense, Braga, Valadares, Gil Vicente, Famalicão, Fiaes, Boavista, Albergaria 

Série Sul: Benfica, Sporting, Estoril, Torreense, Amora, Atlético FC, CF Benfica, A dos Francos, Ouriense, Maritimo. 

Da minha opinião, mais abaixo irá haver maior competitividade. 

Mais curioso será saber como a FPF vai descalçar a bota de quem na próxima época vai à LC Feminina. Sporting e Benfica estão com os mesmos pontos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 4 minutos:

E porque é que colocas o quase profissionalismo como critério de admissão para a 3ª Liga?

As equipas da 3ª Liga e do CP até podiam ser todas amadoras. Se preferires, chamaríamos às divisões CP1 e CP2, em vez do termo 3ª Liga. Os dois principais objetivos do cenário que referi seriam reduzir os custos de deslocação e fazer com que as equipas que sobem das distritais do interior do país fiquem um bocadinho menos condenadas à descida à priori.

Porque a vantagem de criares uma terceira é reduzires a diferença de condições entre CdP e LigaPro. Clubes como o Arouca e o Valadares têm demasiadas diferenças competitivas, torna-se uma desvantagem para todos.

A maior parte das equipas que luta a sério pela promoção do CdP, actualmente, é quase profissional. Daí partir desse critério para falar das equipas que provavelmente vão militar essa 3ª liga. Com um campeonato mais próximo dos moldes do futebol profissional, será menos custosa a adaptação das equipas quando subirem (ver Casa Pia, este ano, por exemplo).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 32 minutos:

Porque a vantagem de criares uma terceira é reduzires a diferença de condições entre CdP e LigaPro. Clubes como o Arouca e o Valadares têm demasiadas diferenças competitivas, torna-se uma desvantagem para todos.

A maior parte das equipas que luta a sério pela promoção do CdP, actualmente, é quase profissional. Daí partir desse critério para falar das equipas que provavelmente vão militar essa 3ª liga. Com um campeonato mais próximo dos moldes do futebol profissional, será menos custosa a adaptação das equipas quando subirem (ver Casa Pia, este ano, por exemplo).

É na tua primeira frase que discordamos.

Para mim a vantagem de criar uma divisão adicional é reduzir a diferença de condições entre todos os escalões, ou seja, não privilegiando a redução da diferença entre a 2ª e a 3ª. Tentando esquematizar de forma muito rudimentar a forma como vejo os cenários:

• Distâncias entre escalões atualmente: 1ª Liga > 2ª Liga >>> CP >>>>> Distritais
  • Distâncias entre escalões no cenário de 3ª Liga dividida em séries: 1ª Liga > 2ª Liga >> 3ª Liga >> CP >>> Distritais
  • Distâncias entre escalões no cenário de 3ª Liga de âmbito nacional: 1ª Liga > 2ª Liga > 3ª Liga >>> CP >>>> Distritais
Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 30 minutos:

A maior parte das equipas que luta a sério pela promoção do CdP, actualmente, é quase profissional.

Será? Tirando um ou outro "desmiolado" tenho a ideia que é tudo jogadores que a certa altura almejaram o profissional e por um motivo ou outro não conseguiram.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 2 minutos:

Será? Tirando um ou outro "desmiolado" tenho a ideia que é tudo jogadores que a certa altura almejaram o profissional e por um motivo ou outro não conseguiram.

Tens de tudo. O que não faltam são jogadores/treinadores com qualidade para jogar/treinar na primeira liga. Também há desses que falas, obviamente, mas é um campeonato tão diversificado em termos de valia global da equipa técnica e jogadores, massa adepta e estrutura que, como disse o perep, acaba por ser prejudicial para todos. Por um lado, limita o potencial das equipas com aspirações a outro patamar competitivo e pelo outro, o desequilíbrio entre os candidatos à subida e os que lutam pela manutenção é tão grande que acaba por desprestigiar a competição. Posto isto, faz todo o sentido a criação desta nova divisão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 47 minutos:

Falo mais das condições estruturais dos próprios clubes do que dos atletas. Diria que aí (em jogadores), de liga para liga, a coisa até não é assim tão diferente.

Citação de Quan Chi, há 47 minutos:

É na tua primeira frase que discordamos.

Para mim a vantagem de criar uma divisão adicional é reduzir a diferença de condições entre todos os escalões, ou seja, não privilegiando a redução da diferença entre a 2ª e a 3ª. Tentando esquematizar de forma muito rudimentar a forma como vejo os cenários:

• Distâncias entre escalões atualmente: 1ª Liga > 2ª Liga >>> CP >>>>> Distritais
  • Distâncias entre escalões no cenário de 3ª Liga dividida em séries: 1ª Liga > 2ª Liga >> 3ª Liga >> CP >>> Distritais
  • Distâncias entre escalões no cenário de 3ª Liga de âmbito nacional: 1ª Liga > 2ª Liga > 3ª Liga >>> CP >>>> Distritais

E vamos ter que continuar a discordar, 54 equipas em 3 séries é tirar uma série ao que já tens. O produto final não é muito diferente.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 11 minutos:

Falo mais das condições estruturais dos próprios clubes do que dos atletas. Diria que aí (em jogadores), de liga para liga, a coisa até não é assim tão diferente.

E vamos ter que continuar a discordar, 54 equipas em 3 séries é tirar uma série ao que já tens. O produto final não é muito diferente.

Como é que é tirar uma série? É ter 54 equipas em vez de 24->20 na 3ª e, no cenário que eu estava a inventar, 108 em vez de 60->56 no CP...

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, Agora:

Como é que é tirar uma série? É ter 54 equipas em vez de 24->20 na 3ª e 108 em vez de 60->56 no CP...

Actualmente tens 4 séries de 18 equipas. Queres 3 séries de 18 equipas. Eu acho que isto não muda grande coisa nos problemas que existem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, Agora:

Actualmente tens 4 séries de 18 equipas. Queres 3 séries de 18 equipas. Eu acho que isto não muda grande coisa nos problemas que existem.

Queria 3 séries de 18 equipas na 3ª Liga mas aumentando (ou no mínimo mantendo) o número de equipas no CP. Seria parecido ao antigo formato de 2ªB+3ª e acho que ajudaria bastante quer em termos de custos de deslocação, quer na suavização do desnível qualitativo entre os vários escalões, desde a 2ª Liga até às Distritais.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 1 hora:

Tens de tudo. O que não faltam são jogadores/treinadores com qualidade para jogar/treinar na primeira liga. Também há desses que falas, obviamente, mas é um campeonato tão diversificado em termos de valia global da equipa técnica e jogadores, massa adepta e estrutura que, como disse o perep, acaba por ser prejudicial para todos. Por um lado, limita o potencial das equipas com aspirações a outro patamar competitivo e pelo outro, o desequilíbrio entre os candidatos à subida e os que lutam pela manutenção é tão grande que acaba por desprestigiar a competição. Posto isto, faz todo o sentido a criação desta nova divisão. 

Eu tenho de retificar o que disse porque, não tendo falado de cor, confundi o CdP com a competição abaixo. Sendo assim, faz sentido o que dizes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 59 minutos:

Queria 3 séries de 18 equipas na 3ª Liga mas aumentando (ou no mínimo mantendo) o número de equipas no CP. Seria parecido ao antigo formato de 2ªB+3ª e acho que ajudaria bastante quer em termos de custos de deslocação, quer na suavização do desnível qualitativo entre os vários escalões, desde a 2ª Liga até às Distritais.

Acho que essa solução só cria mais equilibrio para baixo, não para cima. A proposta da FPF parece-me melhor. Diminui a diferença entre todos os níveis de competição.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas porque é que é mesmo necessário que Portugal tenha 4 divisões acima dos distritais? Não estamos num dos big 5.

O que faria mais sentido era ter um CP com muito menos equipas, e depois ter logo os distritais, mas nunca vai haver aprovação dos clubes para isso.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 5 horas:

É mesmo, é malta que faz vida de profissional já.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 12 horas:

Relativamente às equipas B, para além da equipa do Sporting imagino que, com esta opção, algumas equipas vão acabar com os sub23 e fazer equipa B.

Pode ser. Até li ontem, daqueles típicos comentários de internet, que uma seria o Belenenses (acabar com os sub-23 e optar por isto)

Vale o que vale. Seja como for, a minha opinião não se altera.

Outro exemplo, e isto foi dito pelo presidente do clube, o Santa Clara, que era para fazer uma equipa sub-23, pode vir a fazer isso. Disse que já não iam avançar esta época que vem com a equipa de sub-23 porque precisavam de ter mais dois relvados ( o amigo @Slade está atento a isto e pode confirmar a cenas dos relvados/treinos, o que se tem falado muito nos últimos tempos sobre o conjunto açoriano)

Suponho que pode ser outro caso a ter em conta nisto das equipas b. 

Compartilhar este post

Link para o post

O senhor que me reserva sempre o jornal hoje não tinha OJogo. Comprei o Record e diz que duas das equipas b são o Sporting e o Rio Ave.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 14 minutos:

O senhor que me reserva sempre o jornal hoje não tinha OJogo. Comprei o Record e diz que duas das equipas b são o Sporting e o Rio Ave.

A minha aposta são essas duas + Boavista que também acabou este ano com a equipa B nos distritais e Famalicão. 

Compartilhar este post

Link para o post

Fala-se que o Farense (que já tem equipa B nos distritais) é outra possibilidade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de O Pastel, há 5 minutos:

A minha aposta são essas duas + Boavista que também acabou este ano com a equipa B nos distritais e Famalicão. 

Citação de JohnyM, há 3 minutos:

Fala-se que o Farense (que já tem equipa B nos distritais) é outra possibilidade

Podem ser.

E também estou bastante inclinado para que uma dessas seja o Famalicão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, há 5 horas:

Pode ser. Até li ontem, daqueles típicos comentários de internet, que uma seria o Belenenses (acabar com os sub-23 e optar por isto)

Vale o que vale. Seja como for, a minha opinião não se altera.

Outro exemplo, e isto foi dito pelo presidente do clube, o Santa Clara, que era para fazer uma equipa sub-23, pode vir a fazer isso. Disse que já não iam avançar esta época que vem com a equipa de sub-23 porque precisavam de ter mais dois relvados ( o amigo @Slade está atento a isto e pode confirmar a cenas dos relvados/treinos, o que se tem falado muito nos últimos tempos sobre o conjunto açoriano)

Suponho que pode ser outro caso a ter em conta nisto das equipas b. 

O Santa Clara não vai criar equipa B, para já. Mesmo os sub-23, era uma forma de pressão do Santa Clara para o Governo Regional fazer um campo novo, já que a FPF obriga a que a Liga Revelação seja jogada em relvado natural.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma outra equipa possível é o Estoril, já tem equipa B nos distritais. 

Editado por Spikey

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Spikey, Agora:

Uma outra equipa possível é o Estoril, já tem equipa B nos distritais. 

A equipa B é do clube e não da SAD

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, desenganem-se: todas as equipas que fazem uma aposta deliberada e alicerçada para subir de divisão no CP não só são profissionais, como pagam mais do que o ordenado médio nacional. Não há um único amador entre as equipas que lideravam as séries. Muitos deles recebem mais do que jogadores da 2ª Liga. 

É absolutamente utópico pedir à generalidade das equipas do distrital, em que os jogadores são amadores com tudo o que isso acarreta, que compita contra os clubes profissionais deste campeonato. 

Até digo mais: há muitos clubes que são profissionais e que nem sequer ambicionam à subida de divisão. Muitas das vezes são profissionais no sentido prático, mas não nas condições laborais: têm casa, comida e roupa na outra do país, recebem uns trocos e vão. Não fazem mais nada. Ou estão na casa dos pais, recebem 200€ e os treinos até são às 10 da manhã: vão na mesma, apostam na montra e no futuro, hipotecam uns anos e logo se vê.

O mesmo para treinadores. Não é por acaso que cada vez mais é provável que clubes da 1ª Liga se vejam gregos contra estas equipas na Taça. A charneira para muitas equipas de 2ª liga é curta em termos de recursos para alguns, mas para outros é um universo intransponível. Algumas destas equipas entram em 3 ou 4 jogos do campeonato já derrotadas, resta saber por quantos.

• Like 4
  • Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Diogo_CFB, Agora:

Confira o quadro completo:

Sábado, 16 de maio

Augsburgo-Wolfsburgo, 14h30

Hoffenheim-Hertha Berlin, 14h30

Leipzig-Friburgo, 14h30

Borussia Dortmund-Schalke 04, 14h30

Fortuna Dusseldorf-Paderborn, 14h30

Eintracht Frankfurt-Borussia Monchengladbach, 16h30

Domingo, 17 de maio

Colónia-Mainz, 14h30

Union Berlin-Bayern, 17h00

Segunda-feira, 18 de maio

Werder Bremen-Bayer Leverkusen, 19h30

https://www.ojogo.pt/internacional/noticias/oficial-bundesliga-regressa-a-16-de-maio-e-ja-horarios-dos-jogos-12164891.html

Citação de Diogo_CFB, Agora:

Público nos estádios? "Só depois de haver vacina", diz ministro holandês

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...