Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NunoC89

Fez-se história na Holanda: mulher autorizada a jogar em equipa sénior masculina

Publicações recomendadas

Citação de bmfpcdm, há 6 minutos:

Tendo em conta o contexto histórico e social do desporto em questão, não considero essa preocupação realista. Contudo, caso esta experiência seja um sucesso e como consequência haja homens a exigir o reverso da medalha, considero que faria mais sentido criar ligas específicas para futebol misto, satisfazendo a vontade de ambas as partes, do que permitir a participação de homens em ligas femininas.

estamos a falar de um desporto onde se compra árbitros e onde se vê jogadores com idades falsificadas nas camadas jovens. Não me parece descabido aparecer um director desportivo com a ideia de colocar um ou dois marmelos para ganhar o campeonato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 57 minutos:

estamos a falar de um desporto onde se compra árbitros e onde se vê jogadores com idades falsificadas nas camadas jovens. Não me parece descabido aparecer um director desportivo com a ideia de colocar um ou dois marmelos para ganhar o campeonato.

Se aparecer, basta recusar. Julgo que é seguro afirmar que essa recusa seria perfeitamente aceitável e justificável, mesmo que alguém se lembre de alegar inconstitucionalidade com base em comportamento discriminatório.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Honey, há 10 horas:

Se houver gajas que estejam ao nível, e estejam dispostas a aceitar este desafio, não vejo mal nenhum. Ou não haverá uma mão cheia de gajas no mundo capazes de jogar numa primeira liga?

Não.

Sobre o título do tópico, esta ideia não é nada recente btw já foi tentado pelo Perugia em 2003 e pelo Celaya em 2004, em ambas as vezes não foi dado o aval para acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post

Tirando os desportos motorizados (e talvez os equestres), não estou a ver onde o misto pode ser uma realidade funcional em âmbito profissional.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Tirando os desportos motorizados (e talvez os equestres), não estou a ver onde o misto pode ser uma realidade funcional em âmbito profissional.

depende dos desportos. O tiro, snooker, bilhar, dardos, curling, etc... poderiam ser mistos. Depois há aquele que é corfebol que é misto

Compartilhar este post

Link para o post

Já fui a favor disto. Começando pelo principal argumento a favor:

Acho que permitir mulheres no futebol masculino permitiria a muitas mulheres praticar futebol. Olhando para Trás-os-Montes, uma mulher que queira jogar futebol ou vai para o futsal, ou sai cedo da região (veja-se a Inês Queiroga, p.e.). Permitir que joguem nos seniores permitiria agarrar diversos talentos o que, ainda que no futebol masculino não façam a diferença e provavelmente não passassem de um escalão muito reduzido, permitiria o desenvolvimento do futebol no feminino (mais não seja porque a base de recrutamento seria muito maior) e daria liberdade de escolha àquelas que não a têm. Em que é que beneficia os homens? Em nada, mas também não prejudica. Em que é que beneficia as mulheres? Em pouco, mas permitirá a algumas continuar a praticar o desporto. E se nem uma conseguisse somar um minuto? Aí já não há muito a fazer.

O problema, que me fez mudar um pouco de opinião, é que sinto que as mulheres podem sair a perder e tornar isto num presente envenenado. As dinâmicas que se iriam formar depois creio que levariam a um desinvestimento no futebol feminino e a escolha que anteriormente se tinha dado levaria a que essa escolha passasse a ser uma obrigação e o futebol feminino desapareceria ou perdia (ainda mais) notoriedade. 

Não tenho uma posição forte neste tema. Permitir que aconteça não prejudica ninguém no imediato, antes pelo contrário. Mas o que acontece a médio prazo é realmente mais assustador.

EDIT: E garantindo-se que este contra seria evitado (o que não me parece possível...), estenderia isto a todo o desporto: teríamos a modalidade mista e a modalidade feminina. 

Editado por Carlos Gouveia
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Em Portugal é permitido jogar mulheres num escalão masculino até aos júniores B pelo menos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Activate, há 2 minutos:

Em Portugal é permitido jogar mulheres num escalão masculino até aos júniores B pelo menos.

Com autorização especial a partir dos Juniores C (iniciados), se não estou enganado.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Um projecto piloto em divisões amadoras e passamos duas páginas a dizer que elas não se aguentam... Eu diria que isto tem mais a ver com o acesso à prática desportiva do que com uma necessária transformação do desporto em modalidade mista.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 8 horas:

A solução deveria passar por dar mais visibilidade, credibilidade e condições às ligas femininas e não colocar meia dúzia de atletas a jogar em equipas inferiores quando podiam ser estrelas do seu próprio campeonato.

Opah, sim. Mas se uma gaja tiver qualidade não pode ter a legitimidade de querer ambicionar jogar com os melhores? Se eu fosse uma mulher e me dissessem "ah, n podes, fica aí a ser o big fish no small lake." ia sentir q estavariam a limitar o que eu poderia querer fazer a nível desportivo.

Já vi imensos jogos da primeira liga feminina aqui da Ovarense e posso dizer-vos que grande parte das atletas jogam pior que eu. Mas também já vi aqui no estádio jogadoras bem interessantes.

Qual é o mal da moça da notícia tentar a sua sorte? Se se safar, ótimo para ela e para o clube. Se não, vão cada um à dua vida. Deixem a moça tentar a sua sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Honey, há 53 minutos:

Opah, sim. Mas se uma gaja tiver qualidade não pode ter a legitimidade de querer ambicionar jogar com os melhores? Se eu fosse uma mulher e me dissessem "ah, n podes, fica aí a ser o big fish no small lake." ia sentir q estavariam a limitar o que eu poderia querer fazer a nível desportivo.

Já vi imensos jogos da primeira liga feminina aqui da Ovarense e posso dizer-vos que grande parte das atletas jogam pior que eu. Mas também já vi aqui no estádio jogadoras bem interessantes.

Qual é o mal da moça da notícia tentar a sua sorte? Se se safar, ótimo para ela e para o clube. Se não, vão cada um à dua vida. Deixem a moça tentar a sua sorte.

O ponto é que, no "big lake", uma Alex Morgan, uma Rapinoe ou uma Maroszan não chegam para ser profissionais. E estamos a falar da nata do futebol feminino. Ainda assim, tendo a concordar, sobretudo pelo que disse o perep, desde que não se "acabe" com o futebol puramente feminino.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 3 horas:

O ponto é que, no "big lake", uma Alex Morgan, uma Rapinoe ou uma Maroszan não chegam para ser profissionais. E estamos a falar da nata do futebol feminino. Ainda assim, tendo a concordar, sobretudo pelo que disse o perep, desde que não se "acabe" com o futebol puramente feminino.

se optarem pelo futebol feminino, jogam nas melhores equipas do mundo e ganham bons salários.

se optarem pelo futebol misto, jogam em campeonatos amadores sem salário.

parece-me que o futebol profissional feminino não é afetado, não são sucedâneos.

e exemplificaste bem o benefício que existe.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bobzz, há 5 minutos:

se optarem pelo futebol feminino, jogam nas melhores equipas do mundo e ganham bons salários.

se optarem pelo futebol misto, jogam em campeonatos amadores sem salário.

parece-me que o futebol profissional feminino não é afetado, não são sucedâneos.

e exemplificaste bem o benefício que existe.

Não são, mas a partir do momento em que começas a ver mais e mais mulheres no masculino, haverá um efeito qualquer que tenho algum medo. O que considero mais provável seria o desinvestimento no futebol feminino. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pablo Honey, há 22 horas:

Se houver gajas que estejam ao nível, e estejam dispostas a aceitar este desafio, não vejo mal nenhum. Ou não haverá uma mão cheia de gajas no mundo capazes de jogar numa primeira liga?

Não há 

Aliás isto faz lembrar há uns anos quando o McEnroe disse que a Serena Williams se jogasse no circuito masculino era tipo número 700 e ficou tudo chocado e ela toda ofendida. Depois jogou com tipo o numero 500 e perdeu contundentemente lol. São mundos diferentes. É biologia.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, e há a questão da integridade fisica. Por alguma razão um iniciado ou mesmo um juvenil sem uma autorização especial não pode jogar nos seniores... o futebol não é volei. Há contacto e não é pouco. Uma mulher normal ser abalroada por homem de 1.90 com 90 kg de musculo a vir em sprint e a chocar contra ela pode deixar graves mazelas ou pior, com um bocadinho de azar... imaginem uma mulher num ringue de ufc contra um homem. Seria surreal. E há impactos no futebol que são piores que muito murro ou pontapé, no sentido em que te podem lixar a espinha dorsal por exemplo, entre outras coisas... 

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Meus caros a Marta metia muito boa gente no bolso de trás

*Voz de Jardel* "Só me faltou marcar com a bunda"

*Riso do Cristiano*

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de infinito, há 6 horas:

Não há 

Aliás isto faz lembrar há uns anos quando o McEnroe disse que a Serena Williams se jogasse no circuito masculino era tipo número 700 e ficou tudo chocado e ela toda ofendida. Depois jogou com tipo o numero 500 e perdeu contundentemente lol. São mundos diferentes. É biologia.

Pequena correção, a Serena disse que conseguia vencer qualquer homem fora do top-200, e o Karsten Braasch era o numero 203, mas ele estava a jogar casualmente, a fumar durante as trocas de lado (assumo, não percebo corno de ténis) e disse que jogou como um gajo de ranking 600 para ser mais divertido. E ainda acrescentou que no top-500 elas não tinham chances de ganhar a nenhum.

E depois disto as irmãs Williams (elas jogaram as 2 de seguida contra ele e levaram coça as 2) disseram que afinal ganhavam a alguém fora do top-350.

A diferença fisica é mesmo muito grande entre homens e mulheres. Só a testosterona dá uma vantagem grande, acrescentem tamanho, peso e densidade muscular e é muito dificil uma mulher conseguir competir em termos fisicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando a fofa da Hingis disse que a Mauresmo devia andar no circuito masculino ninguém achou piada mas afinal estava demasiado avançada para a época 🙄

Compartilhar este post

Link para o post

É biologia pura, e é algo completamente normal.

Acho que nos devíamos esforçar cada vez mais é para garantir as milhares o aproximar do desporto e das condições do feminino, não mistura-las num meio onde saem derrotadas a partida. Investir no desporto feminino é que é fulcral, e não a introdução do misto.

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pickle Rick, há 51 minutos:

É biologia pura, e é algo completamente normal.

Acho que nos devíamos esforçar cada vez mais é para garantir as milhares o aproximar do desporto e das condições do feminino, não mistura-las num meio onde saem derrotadas a partida. Investir no desporto feminino é que é fulcral, e não a introdução do misto.

Isto. A criação de mais equipas e ligas femininas, o ajustar algumas coisas de forma a tornar gradualmente melhor a qualidade (fala-se muito no encurtar os campos e as balizas por agora, por exemplo).

Compartilhar este post

Link para o post

Até podia resultar em algumas situações específicas, mas tinha de ser uma mulher com grande capacidade física e não parece ser o caso. Vai sempre estar em desvantagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Visto que a litania da inferioridade fisiológica da mulher face ao homem é, para de além de manifesta, secular; eu diria que a vontade de algumas mulheres em cooperar e competir entre homens não ignora o biológico; simplesmente, as motivações acabam por transcender uma realidade que, à partida, as desfavorece.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...