Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de Che, há 26 minutos:

O PCP ainda não se pronunciou? E o Miguel Tiago?🤡

já a culpa é dos EUA e da NATO, a Mariana Mortágua também disse isso. A culpa do Putin estar no poder e de ter sonhos expansionistas é do imperialismo americano e da Nato.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 minuto:

já a culpa é dos EUA e da NATO, a Mariana Mortágua também disse isso. A culpa do Putin estar no poder e de ter sonhos expansionistas é do imperialismo americano e da Nato.

Verdade seja dita, o Ocidente tem culpas na criação da conjetura que levou à chegada do Putin ao poder.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Verdade seja dita, o Ocidente tem culpas na criação da conjetura que levou à chegada do Putin ao poder.

Mas não é isso que eles dizem. Eles dizem que este problema é culpa dos EUA e do "imperialismo". Do link que meti aí atrás:

Citação

Assume uma particular gravidade a inclusão da Ucrânia na estratégia agressiva do imperialismo, concretizada após o golpe de Estado de 2014, que foi promovido pelos EUA, a NATO e a UE

Sendo que o uso do termo "imperialismo" aplicado "ao outro lado" é incrivelmente irónico.

E revelador.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Moscovo sempre se viu como a Terceira Roma, estes sonhos expansionistas e de proteção a Russos e Cristãos Ortodoxos no Leste não são novos nem nasceram com o Putin.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 2 minutos:

Quer dizer, o Putin é consequência das eleições da década de 90 e do golpe de estado na união soviética. 

Só que prontos, sei lá. Estaria o mundo melhor se a URSS tivesse uma abordagem igual à dos estalinistas asiáticos? Talvez não, os chineses e os vietnamitas são um povo naturalmente calmo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Mas não é isso que eles dizem. Eles dizem que este problema é culpa dos EUA e do "imperialismo". Do link que meti aí atrás:

Sendo que o uso do termo "imperialismo" aplicado "ao outro lado" é incrivelmente irónico.

E revelador.

Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Moscovo sempre se viu como a Terceira Roma, estes sonhos expansionistas e de proteção a Russos e Cristãos Ortodoxos no Leste não são novos nem nasceram com o Putin.

Se o Ocidente não tem andado a promover a humilhação russa com a "ajuda" do Yeltsin, se calhar a coisa podia ter sido diferente. É só isto que quero dizer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 2 minutos:

o que ela diz é que por a NATO ainda existir é que o Putin chegou ao poder. A Rússia teve um líder fraco antes do Putin, não precisaram de ajuda do Ocidente para chegar onde estão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Se o Ocidente não tem andado a promover a humilhação russa com a "ajuda" do Yeltsin, se calhar a coisa podia ter sido diferente. É só isto que quero dizer.

A verdade é que não tenho conhecimento histórico-político suficiente para entrar nessa discussão.

Mas "desculpar" as acções do Putin com o que quer que tenha acontecido no passado parece-me incrivelmente redutor.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa cena do PCP é do dia 15. Ontem, dia 21, o Putin escarrou na memória do Lenin e no direito de auto determinação daquela etnia. Quero ver como reagem 🥴

Compartilhar este post

Link para o post

Berlim congela Nord Stream 2, o gasoduto russo que serviria a Europa.

Alemanha bem

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 5 minutos:

Uma cena que podia ter saído daqui

The Death of Stalin - Wikipedia

Compartilhar este post

Link para o post

Deram-lhe o discurso da próxima reunião, onde vão "discutir" se integram os separatistas na Rússia ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

Então e a ONU está a discutir coisas no Conselho de Segurança que é actualmente presidido pela Rússia que, pasme-se, tem poder de veto sobre as decisões? 😅

Compartilhar este post

Link para o post

O PCP faz sempre questão de recordar porque nunca vão levar nenhum voto daqui

• Like 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 2 horas:

Nem fui ler o que o PCP diz, pq enfim, mas sei que tb há outra maneira de ver isto.

Ponto de partida: isto é imperialismo Russo em god-mode? É. Sem dúvida

Mas...

Tb podemos ver de outro lado. In short, a Ucrânia tb nos está a usar - a Europa, a NATO, o Ocidente - para conseguir o seu objectivo de se ver livre da Russia.

Ou seja

Em 2014 a Ucrânia parece que se esqueceu de duas coisas muito importantes: 1) Vive ao pé da Russia - e não pode mudar de sítio; 2) Quase metade da sua população é russófona e/ou russófila. 

Apesar disso deixaram que a sua revolução fosse num sentido bastante hostil à Rússia e aos Russos. Eu entendo. Don't get me wrong. Quem quer viver com aquela sombra opressora sempre ali? Quem quer que a sua potencia colonial continue a mandar em ti depois da tua indepêndencia? Mas a Ucrânia não é o Turquemenistão ou a Lituânia - onde a presença Russa nunca foi muito grande nem por muito tempo - a Ucrãnia só está atra´s da Bielorrussia em termos de ligação umbilical à Russia - na Bielorrusia, aí sim, praticamente ng fala Bielorusso nativamente.

Com a sua revolução de 2014 a ser tão abertamente anti-russia - muito impulsionado pela malta do oeste da Ucrânia - o leste daquele país sentiu-se atacado. A Crimeia saltou fora. Logo. Sem pensar duas vezes, sem grnade dissensão entre os seus habitantes. As provincias do Donbass (o leste) e da chamada Novarussya (o Sul da Ucrânia) também com forte presença e identidade Russa também não gostaram desta nova hostilidade. Em suma, a Ucrânia foi tacticamente burra. Não soube finlandizar-se. E desde essa altura sabe de uma coisa: nós contra a Russia nada podemos, mas se usarmos a Europa e a América como escudo...aí será a Russia que nada poderá contra nós.

E nós deixamo nos cair nesse jogo. Honestamente, interessa-nos (no, a NATO, bem entendido) uma guerra contra a Russia? Nem no pico da Guerra Fria, quanto mais agora, 32 anos depois da Guerra Fria acabar! A NATO devia ter sido clara com a Ucrania em 2014: fazem como quiserem, we're not saving yo' ass. Mas deu jeito aquela duplicidade, dá jeito mais um país, mais uma influência. é um erro para a NATO. Agora o Putin esta a call our bluff. E os ucranianos vão perceber de forma terrivel que a NATO estava a fazer bluff. Nunca a América e a Russia vão estar em estado de Guerra. Nunca. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 39 minutos:

f*da-se esse men assusta mesmo. Está sempre com um ar calmo, que parece que não se irrita com nada e na paz dele, mas ao mesmo tempo vês na cara dele aquele "se pisares o risco parto-te as pernas e rebento-te todo sem esforço nenhum" 

Editado por JGabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...