Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Citação de Sandes., há 56 minutos:

O pessoal palestinianos que vive no território ocupado por Israel teve direito a votar?

estás a falar da faixa de gaza e da cisjordânia?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

estás a falar da faixa de gaza e da cisjordânia?

Sim, esses territórios não são considerados Israel na perspectiva do governo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 5 minutos:

não. Israel não manda lá. Se mandasse o Hamas mandava em Gaza?

Agora, se são territórios que Israel não interfere? Não. Mas não fazem parte, nem de facto, nem de jure, do Estado de Israel.

Citação de Sandes., há 1 hora:

Mas porque é preciso contextualizar Israel?

tudo é passível e possível de ser contextualizado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 6 minutos:

sim e não, os colonatos são considerados. O que é de fora tem eleições próprias, num sítio o governo é do Hamas e no outro a Fatah.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 47 minutos:

sim e não, os colonatos são considerados. O que é de fora tem eleições próprias, num sítio o governo é do Hamas e no outro a Fatah.

Esclarescido!

No entanto continuo a achar que é uma questão de tempo até Israel dizer que aquilo é deles, e a UE sendo assim não tem legitimidade para contestar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 11 minutos:

Esclarescido!

No entanto continuo a achar que é uma questão de tempo até Israel dizer que aquilo é deles, e a UE sendo assim não tem legitimidade para contestar.

os acordos de Oslo criaram e mantêm as regiões administrativas palestinianas. O problema é que a autoridade palestiniana veio dizer, na época de Trump aquando do reconhecimento de Jerusalém como capital, que eles deixaram de estar em vigor. Não me parece é que Israel beneficie muito de entrar lá dentro e dizer que esta m*rda é toda nossa, mas também depois tens cenas destas:

Local EU Statement on the situation of Christian properties in East Jerusalem

The European Union Representative issues the following statement in agreement with the EU Heads of Mission in Jerusalem and Ramallah.

The European Union Representative issues the following statement in agreement with the EU Heads of Mission in Jerusalem and Ramallah.

On December 27th, members of the Elad settler organisation, accompanied by Israeli police, took over a property in the area of Wadi Hilweh/Silwan which has been rented for decades by the Greek Orthodox Patriarchate to a Jerusalem tenant.

The EU missions in Jerusalem and Ramallah express their deep concern over the implications of this action on the property rights of the Christian Churches in Jerusalem, including in the Old City. Attempts to take over the property of Christian Churches must be halted, as they pose a serious threat to the peaceful coexistence of all three monotheistic religions in Jerusalem.

The EU calls to protect the Status Quo and the Holy Sites, including Christian ones. The special status and character of Jerusalem and its Old City must be preserved and respected by all.

https://www.eeas.europa.eu/delegations/palestine-occupied-palestinian-territory-west-bank-and-gaza-strip/local-eu-statement-7_en?s=206

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 7 horas:

Uma pergunta um pouco mórbida, como foi a passagem de ano em Kiev?

Tenho imensa curiosidade se tentaram celebrar de alguma maneira 

Se quiseres manda mail por MP que ofereço a noticia completa. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Momento histórico. Emocionante demais. E pensar que o fujão disse certa vez que a minoria deveria se curvar perante a maioria...

Spoiler

image.png.d2459eb25c1f5a2ac665c6fbba557bb8.png

Editado por Gui Fla
  • Like 7

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci-me de partilhar aqui o último drama na Polónia

A TV estatal organizou festa de passagem de ano em Zakopane e convidou uma série de artistas para atuar, um deles foi black eyed peas, e os gajos levaram braçadeiras de suporte ao movimento lgbtq 😂

Deixou muita gente irritada 

Compartilhar este post

Link para o post

Pensei colocar no tópico do 'Admirável Mundo Novo' mas fica aqui. 

Não há sem-abrigo se eles tiveram abrigados numa prisão. 

smart-genius.gif

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 39 minutos:

Pensei colocar no tópico do 'Admirável Mundo Novo' mas fica aqui. 

Não há sem-abrigo se eles tiveram abrigados numa prisão. 

smart-genius.gif

A prisão também é um negócio. win win

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, Em 29/12/2022 at 21:36:

sendo que a radiação de quase todos os elementos usados na produção de energia atómica anda na casa das dezenas de milhar, e alguns até nas CENTENAS DE MILHAR de anos, em quê, a energia atómica é mais segura? Em ter de vincular TODAS a gerações, todas elas, daqui até ao final do mundo, daqui milhares e milhares de anos, a terem de, de alguma sorte, lidarem com um lixo que uns seres humanos produziram em 1975 para aquecer o grelhador lá de casa, enfim, isto parece-me tão kafkiano que eu nem sei lidar. Imaginem a gente ainda ter de arranjar uma caixinha e um depósito para guardar uma coisa hiper-perigosa que os filha da mães dos Povos do Mar - que nós nem sabemos quem eram! - tinham produzido há três mil e duzentos anos, para assarem um porco no espeto!

É só ires ver quantas pessoas morreram por causas directamente ligadas à energia nuclear, e quantas morreram, por exemplo, devido à poluição causada pela queima do carvão (e estas são bem mais difíceis de quantificar). De resto, é factual que estamos a deixar um problema para as gerações futuras, mas não é um problema assim tão premente quanto estás aí a proclamar, de forma até bastante infantil e imprudente. Quem não souber e ler isso até pensa que os resíduos nucleares andam aí aos caídos.

Se te interessasses realmente pelo tema, verias que é, de longe, a forma de energia que é, neste momento, mais limpa e rentável (em termos energéticos, não necessariamente em termos financeiros). A solar e a eólica são excelentes, mas boa sorte a basear a rede eléctrica de um país nelas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 hora:

É só ires ver quantas pessoas morreram por causas directamente ligadas à energia nuclear, e quantas morreram, por exemplo, devido à poluição causada pela queima do carvão (e estas são bem mais difíceis de quantificar). De resto, é factual que estamos a deixar um problema para as gerações futuras, mas não é um problema assim tão premente quanto estás aí a proclamar, de forma até bastante infantil e imprudente. Quem não souber e ler isso até pensa que os resíduos nucleares andam aí aos caídos.

Se te interessasses realmente pelo tema, verias que é, de longe, a forma de energia que é, neste momento, mais limpa e rentável (em termos energéticos, não necessariamente em termos financeiros). A solar e a eólica são excelentes, mas boa sorte a basear a rede eléctrica de um país nelas.

Concordo absolutamente contigo nesta matéria Ghelton. O nuclear tem riscos e perigos mas também me ser muito por aí o futuro das energias a larga escala.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem não souber e ler isso até pensa que os resíduos nucleares andam aí aos caídos.

se fores ler bem o que eu disse, nos três ou quatro posts que escrevi sobre isso se calhar vais verificar que eu nunca disse que os resíduos estão aos caídos.

Apenas digo que estamos a onerar TODAS as gerações futuras a terem de lidar com isso. TODAS.

Eu, honestamente, não queria ter de lidar com um resíduo tóxico que os visigodos tivessem produzido, por muito que estivesse bem acomodado e só a cada X anos/séculos precisar de re-acomodação. É moralmente abissal que a gente se sinta no direito de o fazer, para proveito próprio, por umbiguismo, por acharmos que os 70 anos que a gente cá anda são mais importantes, temos de dar esse ónus a descendentes nossos que vivam daqui a 10.000, estimando nós que essa gente do futuro, tão difuso, ainda terão standards civilizacionais que lhes permitam, sequer, lidar com o problema.

É só ires ver quantas pessoas morreram por causas directamente ligadas à energia nuclear,

Nem menciono, for good measure, que os resíduos nucleares matam X ou Y de pessoas actualmente, embora também já diga tudo sobre o tema tu descartares as potenciais vitimas futuras ao longo dos muitos milhares de anos em que a radioactividade dura, como carne para canhão aceitável, por dilação temporal que tu consideras o suficiente para ser desresponsabilizante. 

Se te interessasses realmente pelo tema,

este argumento do "como discordas de mim, vou presumir que és burro" fica-te um bocado mal, honestamente.

Citação de Ticampos, há 3 minutos:

O nuclear tem riscos e perigos mas também me ser muito por aí o futuro das energias a larga escala.

ah se a tónica for no futuro, tudo bem. A fusão.

Mas a fissão - que é o que até agora unicamente temos conseguido produzir - é uma imoralidade com a qual eu não consigo conviver.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 4 minutos:

se fores ler bem o que eu disse, nos três ou quatro posts que escrevi sobre isso se calhar vais verificar que eu nunca disse que os resíduos estão aos caídos.

Apenas digo que estamos a onerar TODAS as gerações futuras a terem de lidar com isso. TODAS.

Eu, honestamente, não queria ter de lidar com um resíduo tóxico que os visigodos tivessem produzido, por muito que estivesse bem acomodado e só a cada X anos/séculos precisar de re-acomodação. É moralmente abissal que a gente se sinta no direito de o fazer, para proveito próprio, por umbiguismo, por acharmos que os 70 anos que a gente cá anda são mais importantes, temos de dar esse ónus a descendentes nossos que vivam daqui a 10.000, estimando nós que essa gente do futuro, tão difuso, ainda terão standards civilizacionais que lhes permitam, sequer, lidar com o problema.

Nem menciono, for good measure, que os resíduos nucleares matam X ou Y de pessoas actualmente, embora também já diga tudo sobre o tema tu descartares as potenciais vitimas futuras ao longo dos muitos milhares de anos em que a radioactividade dura, como carne para canhão aceitável, por dilação temporal que tu consideras o suficiente para ser desresponsabilizante. 

este argumento do "como discordas de mim, vou presumir que és burro" fica-te um bocado mal, honestamente.

Ilídio, no longo prazo de 10.000 anos que referes, existe o espaço.  Isto contando claro, que a nossa espécie não se auto aniquila com guerras, alterações climáticas, desastres, pandemias ou whatever...

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 9 minutos:

Ilídio, no longo prazo de 10.000 anos que referes, existe o espaço.  Isto contando claro, que a nossa não se auto aniquila com guerras, alterações climáticas, desastres, pandemias ou whatever...

eu não sei o que o futuro trará. Nem me quero aventurar a presumir isso tudo que elencas.

Exactamente por não saber é que não me sinto confortável em produzir uma substância que de tão nociva tem de ser completamente isolada, para todo o sempre. Nós, hoje, podemos conseguir lidar com isso, mas quem somos nós para presumir que daqui a 10.000 anos os nosso descentes ainda poderão fazê-lo? É por optimismo irritante positivista comteano, a presumir que a humanidade avança sempre em frente e de progresso em progresso? Olhando para trás, não foi isso que aconteceu. Se os romanos tivessem inventado o nuclear, os visigodos iriam depois ter conseguido lidar com os detritos? O pessoal da idade média? Porque devemos presumir que o standard civilizacional nunca decairá do nivel em que estava em 1950, quando começámos a produzir energia nuclear? Por optimismo, ou por autismo? Seja como for é presunção a mais, é soberba, mesmo.

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei 2 apartamentos em Chernobyl para os meus filhos. Não é um problema premente desde que não façam churrascos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 48 minutos:

ah se a tónica for no futuro, tudo bem. A fusão.

Mas a fissão - que é o que até agora unicamente temos conseguido produzir - é uma imoralidade com a qual eu não consigo conviver.

Não estamos apenas a dar-lhes o fardo, estamos também a dar-lhes a melhor forma de energia que temos disponível neste momento. Não duvido minimamente que iremos encontrar soluções melhores, mas para já é o que há. E se não gostas de teorizar sobre o futuro, a fusão não é para aqui chamada, também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Não estamos apenas a dar-lhes o fardo, estamos também a dar-lhes a melhor forma de energia que temos disponível neste momento.

vais ter de explicar esta frase. Nós, com a nossa fissão que empreendemos para produzir energia que usamos para aquecer os pés em janeiro de 2023 estamos a dar aos nosso herdeiros de daqui a 200 séculos energia? Esta que produzimos hoje? Ou é mais um mega optimismo de presumir que em 20.459 DC os seres humanos ainda estarão a usar a fissão nuclear?

Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Não duvido minimamente que iremos encontrar soluções melhores, mas para já é o que há

esta frase fez-me lembrar o argumento - que ainda não ouvi aqui, mas por via de caminho, replico-o - de que "ah e tal, seguramente que no futuro se inventará um método mais eficaz para lidar com os resíduos nucleares" que nem consigo qualificar, de tão desonesto e sacode-água-do-capote que me parece.

Ponto central: para mim, é imoral vincular todas a gerações futuras até ao armagedão a terem de lidar, de alguma sorte, com resíduos nucleares que nós usámos ontem, de uma forma de energia que, tanto quanto nós sabemos, pode estar obsoleta daqui a décadas - lá está, não sabemos o futuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Em defesa da energia nuclear, aquilo em Fukushima foi laissez-faire, com o lixo a ir todo para o mar e etc, mas até hoje ainda estamos aqui. Nem os japoneses se estão a sentir. As baleias estão vivas, as árvores dão fruto. 

É a maior experiência sobre o impacto de resíduos nucleares e está a correr bem. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Che, há 1 minuto:

Em defesa da energia nuclear, aquilo em Fukushima foi laissez-faire, com o lixo a ir todo para o mar e etc, mas até hoje ainda estamos aqui. Nem os japoneses se estão a sentir. As baleias estão vivas, as árvores dão fruto. 

É a maior experiência sobre o impacto de resíduos nucleares e está a correr bem. 

Mas daqui a 10 mil anos temos o Godzilla.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Axadrezado, Agora:

Mas daqui a 10 mil anos temos o Godzilla.

Vamos todos morrer à sede daqui a 7 anos. Mas até lá vamos mineirar o litium desta terra que precisa de toneladas de água para se extrair um kilo. 🤣

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 6 horas:

Isto contando claro, que a nossa espécie não se auto aniquila com guerras, alterações climáticas, desastres, pandemias ou whatever...

De facto, o cenário mais plausível para o fim do mundo é aparecer o @whatever  e acabar tudo à pazada.

Editado por Black Hawk
  • Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...