Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Eu não sei o que vai acontecer terça. Tenho um mau feeling e acho que o Trump parte na frente mas por outro lado que pode haver influência nesta percepção do que se lê nas redes e a realidade poderá não ser assim.

No entanto, não acredito que o Trump aceite o resultado até porque já se percebeu que já está a reclamar e a preparar com o Mike Johnson o bloqueio da certificação.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Eu não sei o que vai acontecer terça. Tenho um mau feeling e acho que o Trump parte na frente mas por outro lado que pode haver influência nesta percepção do que se lê nas redes e a realidade poderá não ser assim.

No entanto, não acredito que o Trump aceite o resultado até porque já se percebeu que já está a reclamar e a preparar com o Mike Johnson o bloqueio da certificação.

Eu tenho uma reunião importante agendada. Mas estou convencido que vai correr bem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Eu tenho uma reunião importante agendada. Mas estou convencido que vai correr bem.

E eu começo um curso de Formador. E estou convencido que o curso tb vai correr bem 😄

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

E eu começo um curso de Formador. 

Estou convicto que também vai correr bem. Confia.

3647425.jpg

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Tirando as midterms americanas que não me parece que mobilizem este tipo de eleitorado, não me lembro de nenhuma eleição nos últimos anos que não dêem resultados melhores à extrema direita do que dizem as sondagens. Considerando que nas sondagens estão empatados, parece-me evidente que infelizmente neste momento o Trump é favorito.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 10 minutos:

Tirando as midterms americanas que não me parece que mobilizem este tipo de eleitorado, não me lembro de nenhuma eleição nos últimos anos que não dêem resultados melhores à extrema direita do que dizem as sondagens. Considerando que nas sondagens estão empatados, parece-me evidente que infelizmente neste momento o Trump é favorito.

giphy.webp

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou tranquilíssimo. Alguma vez os Dems deixam o Trump voltar à Casa Branca? Roubaram a eleição há quatro anos, e agora só têm de a roubar outra vez. Tipo... qual é a dúvida, mesmo?

• Like 2
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente basicamente 'e isto...se o Cunhal engoliu um sapo, os republicanos "normais" nao deveriam ter qualquer problema em faze-lo tambem

Image

Compartilhar este post

Link para o post
Citação

Five percent of people answer polls, “and they are weird,” Silver said.

Most people no longer even have the landline phones which past election cycle polling history relied on. “Old white people answer the phone, but others vote,” he added.

https://www.cnbc.com/2024/10/30/nate-silver-dont-trust-trump-swing-in-polling-prediction-markets.html

A piada vai ser com os obcecados do Polymarket se o Trump não ganha. De resto a minha impressão é a mesma, está tudo empatado, então em caso de dúvida diz-se que o Trump ganha, se ganhar diziam que já sabiam e que tinham previsto, se perder ficam aliviados e já não interessa nada a 'previsão'.

Compartilhar este post

Link para o post

Relativamente à Argentina e ao histérico do Milei, permitam-me tecer algumas considerações.

Não há, na economia, pior situação, situação mais grave, mais crítica, mais difícil de ultrapassar do que uma situação de inflação elevada ao longo de muitos anos. Tudo o resto se resolve, principalmente se houver ajuda externa e políticos minimamente competentes, mas uma espiral inflacionista é uma coisa horrível que mata qualquer economia. Basta ver o que passamos, aqui em Portugal, em 2022 quando a taxa de inflação andou perto de, "apenas", 8%, salvo erro. Mas há imensos exemplos. O BCE sempre teve a mesma política, controlar a inflação, controlar a inflação, controlar a inflação. Às vezes, os senhores do BCE até parecem cavalos com palas nos olhos, não vêem mais nada. Mas há outros exemplos, Portugal na 1ª república (e todos sabemos ao que isso levou), o Zimbabué, a Venezuela, a Turquia ou Angola. E há a Argentina, possivelmente o país pior gerido do mundo, excluíndo ditadores e afins, desde há décadas, independentemente da orientação política de quem governa. Posto isto, não há solução fácil para a Argentina. Imprimir dinheiro não vai funcionar, só vai fazer aumentar ainda mais a inflação. E portanto, resolver este assunto é um processo doloroso, custoso, muito pior do que uma troika, mesmo a da Grécia. É de elogiar o Milei por ter tido tomates para pegar o touro pelos cornos, tenho pena que o único gajo disposto a isso seja um lunático que parece desprovido de quaisquer valores humanos, de compaixão, empatia ou solidariedade.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

É um fenómeno super estranho, com muitos destes líderes políticos. Acusando-me de não olhar para mais períodos históricos, é como se a única forma de resolver problemas societais/económicos de forma profunda e "pegar o touro pelos cornos" implica ter havido um desastre/guerra anteriormente que força a necessidade de reconstrução, ou personalidades absolutamente malucas e perigosas (de todos os lados ideológicos) que conseguem criar uma personalidade de culto suficiente para a população aceitar reformas profundas, malta algo pragmática.

Por exemplo, consigo ver minimamente a lógica, semelhante à Singapura nos anos 60/70, de querer limitar liberdade de imprensa para controlar as reações e histerismos iniciais ao nível de primeiro estranha depois entranha e forçar unidade num plano a longo prazo e não deixar a oposição aproveitar isso... mas discordo que essa seja a única forma, não acho que o Machiavelli seja quem tenha o único método que funcione.

Talvez seja essa a razão pela qual é o Milei e outros são quem são, a quem é dada a oportunidade de implementar estes planos. Estava ontem a ver esta apresentação sobre inequalities da América Latina (btw, recomendo) e um antigo ministro da Economia chileno a discutir as políticas que tentou implementar e como foi totalmente "laughed off the stage". Sem uma personalidade de culto ao leme, será que isto é possível?

Independente disso, porque é que devo descer os meus padrões de humanidade, aceitar que os fins justificam os meios e achar que alguém como o Milei é a pessoa indicada para este tipo de cargo e poder? Pessoalmente, não vejo a necessidade dum zero sum game de "vou ajudar a resolver a m*rda económica em que estamos, mas vocês terão de pagar com as vossas liberdades individuais pelas quais se lutou com sangue e lágrimas" que se vê em voga nesta década.

Editado por Lip McBoatface

Compartilhar este post

Link para o post

Economicamente falando o Brasil está virando uma Argentina. O IBGE vai falar que a inflação estará a 5%, mas estará 3x mais (na verdade já estamos com 20% no dia a dia). 

Editado por Aleef456

Compartilhar este post

Link para o post

Abandonem as vossas moedas latinas e adoptem moedas de países onde se vergue a mola. 

Moeda chinesa, dolar, euro, moeda japonesa, libra. É a melhor maneira de combater a inflação. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aleef456, há 4 horas:

Economicamente falando o Brasil está virando uma Argentina. O IBGE vai falar que a inflação estará a 5%, mas estará 3x mais (na verdade já estamos com 20% no dia a dia). 

Mas não iria virar uma Venezuela? Estou confuso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gui Fla, há 3 horas:

Mas não iria virar uma Venezuela? Estou confuso.

Se nada mudar, seremos, mas não economicamente 🙂 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aleef456, há 2 horas:

Se nada mudar, seremos, mas não economicamente 🙂 

Spoiler

Em Tempo Notícias | O portal de notícias de Turismo e Negócios de Alagoas

• Haha 8

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Aleef456, há 20 horas:

Feelings don't care about the facts.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

o algoritmo está a trabalhar forte nestes últimos dias para tentar convencer-me que a Kamala Harris é uma prostituta de luxo satanista

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 31 minutos:

o algoritmo está a trabalhar forte nestes últimos dias para tentar convencer-me que a Kamala Harris é uma prostituta de luxo satanista

Se passares pela CNN  Portugal não vão dizer muito diferente

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 hora:

Votava.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...