Ir para conteúdo
Ticampos

Politica Internacional

Publicações recomendadas

Na RTP 3, está um gajo a falar que me parece o pai de um tuga que faz uns tik toks.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pedropb13, há 11 minutos:

O @a.lopes vai a uma futebolada e nem convida.

😂

Foi jogo para a liga mesmo, perdemos por 1 contra os gajos em terceiro lugar 😞

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de a.lopes, há 1 minuto:

😂

Foi jogo para a liga mesmo, perdemos por 1 contra os gajos em terceiro lugar 😞

E aposto que o golo deles foi um míssil do caraças 

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de trz, há 4 minutos:

E aposto que o golo deles foi um míssil do caraças 

Pelos vistos, foi autogolo. Bateu num defesa ucraniano e foi lá para dentro 

• Like 8

Compartilhar este post

Link para o post

O MNE Polaco diz que caiu um missil de fabrico russo na Polónia.

A linguagem é toda muito bem cuidada. Lembra-me a forma como a destruição dos Nordstreams foi tratada.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 13 minutos:

O MNE Polaco diz que caiu um missil de fabrico russo na Polónia.

A linguagem é toda muito bem cuidada. Lembra-me a forma como a destruição dos Nordstreams foi tratada.

Coitados dos polacos. São sempre metidos nas m*rda, acreditam nos ocidentais, e quando não nos der jeito, mandamo-los f*der.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 10 horas:

Sim, os nacionalistas polacos que ainda hoje sonham com vingança mesmo depois de trinta e tal anos. 

Realmente é estranho as pessoas guardarem rancor depois de terem tido o país sequestrado 40 anos só no século passado, fora tudo o que se passou nos séculos anteriores às mãos das mesmas ambições imperialistas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 12 minutos:

Realmente é estranho as pessoas guardarem rancor depois de terem tido o país sequestrado 40 anos só no século passado, fora tudo o que se passou nos séculos anteriores às mãos das mesmas ambições imperialistas.

Rancor é uma coisa, fazer algo quanto a ele é outra.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 12 minutos:

Não acho nada estranho. 

So estou a exemplificar quem é que pode querer participar na guerra e os seus motivos, distinguindo-os do restante povo que não deve querer o mesmo. 

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, para a Rússia o melhor que podia acontecer era a Polónia entrar pela Ucrânia e criar uma espécie de buffer de segurança onde a Rússia não tocava. Assim da fronteira até, vá, Lviv. Duas ocupações, embora uma sendo "do bem" mas pelo inimigo histórico, iriam criar muita fricção interna na Ucrânia, onde para já a política parece posta de lado.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 7 minutos:

Não acho nada estranho. 

So estou a exemplificar quem é que pode querer participar na guerra e os seus motivos, distinguindo-os do restante povo que não deve querer o mesmo. 

Os neo-nazis polacos que estiverem cheios de vontade de entrar na guerra já o podiam ter feito, até têm amigos dos dois lados para poderem escolher à vontade e tudo.

Agora o restante povo polaco não faço ideia do que quer, nem me vou meter a tentar adivinhar, mas se é verdade é que a maioria das pessoas comuns não quer naturalmente um país em guerra, também me parece natural que alguém de um país com um passado (e presente) como o Polónia não deve estar propriamente cheio de vontade de ficar sentado à espera de ver a história repetir-se.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Discurso no G20 serviu para ameaçar a Grécia. Amigos destes são um espectáculo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 48 minutos:

Btw, para a Rússia o melhor que podia acontecer era a Polónia entrar pela Ucrânia e criar uma espécie de buffer de segurança onde a Rússia não tocava. Assim da fronteira até, vá, Lviv. Duas ocupações, embora uma sendo "do bem" mas pelo inimigo histórico, iriam criar muita fricção interna na Ucrânia, onde para já a política parece posta de lado.

Mas isso nunca poderia acontecer. Quer dizer, só se se confirmasse que a Ucrânia tinha atacado propositalmente a Ucrânia.

A Polónia criar um buffer na Ucrânia, seria o mesmo que foi discutido há uns tempos sobre a No-Fly Zone. Seria considerado um ataque da NATO à Rússia 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 1 hora:

Viva España!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 1 hora:

Mas isso nunca poderia acontecer. Quer dizer, só se se confirmasse que a Ucrânia tinha atacado propositalmente a Ucrânia.

A Polónia criar um buffer na Ucrânia, seria o mesmo que foi discutido há uns tempos sobre a No-Fly Zone. Seria considerado um ataque da NATO à Rússia 

Não necessariamente. A Polónia pode, quer unilateralmente, quer com um acordo com a Ucrânia (em troca de energia/armamento/financiamento/libertação de tropas do oeste), entrar no seu território alegando a necessidade de se proteger, mantendo os misseis/aviões russos longe da fronteira. E pode, ou por acordos debaixo da mesa com a Rússia ou colocando na Rússia o ónus de atacar um país da NATO, garantir que a Rússia não faz ataques nessa zona. É muito diferente de uma no-fly zone, que implicaria participação directa na zona de guerra "a sério" e contacto entre as duas forças, aqui esse contacto não tinha de acontecer porque a Rússia passa bem sem ter pretensões para aquela região. Seriam uma espécie de capacetes azuis.

Obviamente isto é um exercício hipotético, mas considerando os benefícios que Rússia podia recolher de ter os nacionalistas ucranianos mais empedernidos com a cabeça a explodir por estarem debaixo dos polacos, acredito que até agradeciam essa acção. Aliás, não faltam memes russos do inicio da guerra com a Ucrânia dividida entre a Rússia, Polónia e Hungria.

Para além de que a NATO, apesar do artigo 5º, não é propriamente uma organização em que há um botão vermelho onde se carrega e começa a 3ª guerra, os países ainda mantêm a sua soberania militar e política externa própria, como se vê bem no caso da Turquia, e os outros não têm de os ir acudir se acharem que o que originou o pedido de auxilio não faz sentido.

Editado por antifa
  • Like 4

Compartilhar este post

Link para o post

eu não vou agora à 3ª Guerra Mundial, mas comprometo-me desde já a ir combater na 4ª. Ok?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, há 51 minutos:

Não necessariamente. A Polónia pode, quer unilateralmente, quer com um acordo com a Ucrânia (em troca de energia/armamento/financiamento/libertação de tropas do oeste), entrar no seu território alegando a necessidade de se proteger, mantendo os misseis/aviões russos longe da fronteira. E pode, ou por acordos debaixo da mesa com a Rússia ou colocando na Rússia o ónus de atacar um país da NATO, garantir que a Rússia não faz ataques nessa zona. É muito diferente de uma no-fly zone, que implicaria participação directa na zona de guerra "a sério" e contacto entre as duas forças, aqui esse contacto não tinha de acontecer porque a Rússia passa bem sem ter pretensões para aquela região. Seriam uma espécie de capacetes azuis.

Obviamente isto é um exercício hipotético, mas considerando os benefícios que Rússia podia recolher de ter os nacionalistas ucranianos mais empedernidos com a cabeça a explodir por estarem debaixo dos polacos, acredito que até agradeciam essa acção. Aliás, não faltam memes russos do inicio da guerra com a Ucrânia dividida entre a Rússia, Polónia e Hungria.

Para além de que a NATO, apesar do artigo 5º, não é propriamente uma organização em que há um botão vermelho onde se carrega e começa a 3ª guerra, os países ainda mantêm a sua soberania militar e política externa própria, como se vê bem no caso da Turquia, e os outros não têm de os ir acudir se acharem que o que originou o pedido de auxilio não faz sentido.

Aquela zona de Lviv é importantíssima para a Rússia (estou-me a basear no que disse o Nuno Rogeiro, pode muito bem ser mentira) porque é dali que entra muito material de defesa para a Ucrânia.

Compartilhar este post

Link para o post

O dia de ontem é bem representativo do que acontece quando a raiva e ódio se colocam a cima da racionalidade.

A Rússia ontem estava a ter um péssimo dia do ponto de vista da imagem internacional.

Estão praticamente isolados no G20, a China continua o seu lento distanciamento (mas distanciamento nonetheless), o Irão já referiu publicamente que não está a pensar em vender mais armas à Russia e lançaram ontem cerca de 100 misseis sobre infraestrutura ucraniana e civis, o que demonstra que a única resposta que têm às dificuldades no terreno é fazer da vida dos cidadãos ucranianos um inferno, mata-los pelo frio e fome.

E depois cai o míssil na Polónia e quase toda a gente que apoia a Ucrânia mete os pés pelas mãos.

O Zelensky que têm feito um trabalho que eu penso ser não perfeito mas notável (considerando quem é e qual é o seu background), f*de tudo ao vir para o Twitter falar em terror russo quando os factos não estão apurados na ânsia de receber mais armamento.

É que até não era difícil tirar vantagem do que aconteceu pois bastava apontar que a situação estava a ser analisada mas que, independentemente do que aconteceu, a Ucrânia está a ter que se defender de ataques massivos, indiscriminados e mortais para os seus civis e que esta é mais uma prova da violência do imperialismo russo.

Agora provavelmente vai dizer algo como isto mas já deu munições ao outro lado para o chamarem de warmonger, incapaz e sem capacidade para gerir a situação. 

E o mesmo se pode dizer das cheerleaders das redes. A Russia já faz m*rda suficiente para demonstrar que é a responsável pela guerra, que anda a fazer monstruosidades e que tem intuitos genocidas e imperialistas. Não é preciso inventar factos nem entrar em histeria coletiva para percebermos quem é o agressor. Mais uma vez dão armas aos maluquinhos do Kremlin e anti-ocidentais primários que agora andam todos felizes a apontar o dedo "estão a ver?????". A guerra é também perceção.

Krl, custa assim tanto pensar antes de escrever ou falar? Querem mesmo dar motivos ao lado pró-russo para fazerem falsas equivalências? Eu não escondo de que lado estou nem que quero claramente que o Kremlin saia derrotado disto mas fdx, um pouco de noção. A guerra é uma coisa suja, confusa, feia e shit happens.

Já poderia ser por principio errado andar nisto se a Ucrânia estivesse a ser dizimada no campo de batalha mas quando os ventos sopram um pouco mais a favor de Kyiv ainda mais absurdo é. É tirar o foco do que está a ser conseguido.

Pode ser até compreensível que o presidente de um pais que está a ser violentado e que lideres de outros que historicamente sabem o que é sofrer o que a Ucrânia está a sofrer tenham reações fortes, quentes e até violentas mas para seu próprio bem não podem agir assim porque só perdem. Neste momento tem que se pedir mais e fazer melhor.

Engraçado é que no meio disto tudo fica claro que a NATO como instituição e os USA não têm interesse absolutamente nenhum numa escalada, o que até serviria para demonstrar que alguns argumentos do lado pró-russo e anti-NATO não fazem muito sentido. Mas não, foi preferível meter os pés pelas mãos apesar dos esforços do presidente polaco, do Pentagono e do secretário geral da NATO.

A verdade é que estamos a dia 16/11 e ninguém está a discutir os ataques massivos e indiscriminados que ontem a Russia fez à Ucrânia em resposta à sua incapacidade em manter território quando isso é que devia ser o tema.

Editado por SAS_Robben
  • Like 5
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...