John Bonifácio Publicado 30 Março 2022 É como digo, pelas specs é máquina, mas há coisas que só nas marcas mais conhecidas podes saber. Por exemplo, e isto é muito importante, será que tem um mux switch? É que que se não tiver, vais perder desempenho. Outra, a indústria está a começar a adotar displays com um aspect ratio mais alto(16:9), o que num ecrã de 17'3 dá outra envolvencia. E o Asus afinal tem 32Gb de RAM, um software de controlo bastante desenvolvido e uma comunidade enorme de apoio. Ah, e o melhor processador mobile atualmente disponível. Não tens um link para esse modelo? 1 Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 30 Março 2022 Quando se entram nesses valores/specs, o hardware em si é o que menos importa, porque é tão bom que mudar x para y é a diferença entre jogar a 160fps ou 180fps ou editar um vídeo entre 4 minutos e 3:50 minutos. São todos simplesmente muito fortes. Depois chega um dia em que há uma tecnologia nova, onde os computadores de média gama passam os atuais topo de gama em alguns aspetos. E aí pouco importa se tem uma 3070Ti ou uma 3080, ficam as duas obsoletas ao mesmo tempo. Posto isto, uma vez que a performance é praticamente um dado garantido em portáteis acima de 2500€, o foco deve ser a máxima qualidade de construção, fiabilidade da marca, por aí. Esta é a minha maneira de ver as coisas, e uma forma simpática de dizer que nunca daria mais de 1500€ por um Clevo, com todo o respeito pela marca, que o merece. 1 Compartilhar este post Link para o post
Colateral Publicado 30 Março 2022 Citação de John Bonifácio, há 56 minutos: É como digo, pelas specs é máquina, mas há coisas que só nas marcas mais conhecidas podes saber. Por exemplo, e isto é muito importante, será que tem um mux switch? É que que se não tiver, vais perder desempenho. Outra, a indústria está a começar a adotar displays com um aspect ratio mais alto(16:9), o que num ecrã de 17'3 dá outra envolvencia. E o Asus afinal tem 32Gb de RAM, um software de controlo bastante desenvolvido e uma comunidade enorme de apoio. Ah, e o melhor processador mobile atualmente disponível. Não tens um link para esse modelo? Tens aqui, https://inphtech.pt/product/igm7a/ Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 30 Março 2022 Citação de Colateral, há 1 hora: Tens aqui, https://inphtech.pt/product/igm7a/ https://www.eluktronics.com/MAX-17#product-description É o mesmo portátil. Por aqui já se consegue ter uma ideia melhor, já que a Elutroniks é bem conhecida no meio tech. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 30 Março 2022 Citação de Mica, há 2 horas: Quando se entram nesses valores/specs, o hardware em si é o que menos importa, porque é tão bom que mudar x para y é a diferença entre jogar a 160fps ou 180fps ou editar um vídeo entre 4 minutos e 3:50 minutos. São todos simplesmente muito fortes. Depois chega um dia em que há uma tecnologia nova, onde os computadores de média gama passam os atuais topo de gama em alguns aspetos. E aí pouco importa se tem uma 3070Ti ou uma 3080, ficam as duas obsoletas ao mesmo tempo. Posto isto, uma vez que a performance é praticamente um dado garantido em portáteis acima de 2500€, o foco deve ser a máxima qualidade de construção, fiabilidade da marca, por aí. Esta é a minha maneira de ver as coisas, e uma forma simpática de dizer que nunca daria mais de 1500€ por um Clevo, com todo o respeito pela marca, que o merece. Eu acrescentava que também é importante ver se não há nenhum problema de design que arraste o hardware que se está a comprar. Um MUX é obrigatório, boa solução térmica, BIOS e software de controlo de hardware também. Tudo o que permita retirar o máximo do equipamento. O que estes vendedores de boutique têm de vantajoso é a proximidade com o cliente. Por norma é possível entrar em contacto direto com eles e tirar dúvidas mais técnicas que não aparecem nas specsheets. 1 Compartilhar este post Link para o post
Colateral Publicado 31 Março 2022 Mas resumindo e concluindo, tu escolhias algum destes modelos? Ou algum de voçes? Tks a todos pela ajuda. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 31 Março 2022 Citação de Colateral, há 2 horas: Mas resumindo e concluindo, tu escolhias algum destes modelos? Ou algum de voçes? Tks a todos pela ajuda. Com as informações que tenho, não. Até podem ser tão bons quanto o Asus que te recomendei, mas não tenho como escolher um desses conscientemente. 1 Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 4 Abril 2022 https://4gnews.pt/redmi-curved-monitor-e-o-novo-monitor-gaming-com-preco-incrivel-da-xiaomi/amp/ Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 8 Abril 2022 Para quem precisa de um portátil mas não pode gastar muito dinheiro: https://www.pccomponentes.pt/acer-aspire-5-a515-45-r8b2-amd-ryzen-5-5500u-8gb-256gb-ssd-156-pt Ryzen 5 de última geração por 428€. Para quem precisar de mais disco, tem esta versão de 512GB: https://www.pccomponentes.pt/acer-aspire-5-a515-45-r5vd-amd-ryzen-5-5500u-8gb-512gb-ssd-156-pt por 479€. Quanto à qualidade e marca, são ajustadíssimas ao preço, Acer só cumpre os mínimos olímpicos, mas também não é uma marca obscura. Pagar menos de 500€ por um Ryzen 5/Core i5 de última (ou penúltima) geração já tem valor intrínseco garantido. Não creio que procurem caviar por estes valores. btw, o ecrã é Full HD. 1 Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 10 Abril 2022 Malta, já tinha aqui pedido ajuda com isto mas depois na altura não avancei. Quero comprar um laptop para gaming. Tem que correr jogos como City:Skylines e jogos de estratégia pesados e se der para uns shooters, porreiro. E que venha com o sistema operativo. O que aconselham na PC Diga ou site semelhante? É que eu não percebo um krl disto. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 10 Abril 2022 Citação de SAS_Robben, há 5 minutos: Malta, já tinha aqui pedido ajuda com isto mas depois na altura não avancei. Quero comprar um laptop para gaming. Tem que correr jogos como City:Skylines e jogos de estratégia pesados e se der para uns shooters, porreiro. E que venha com o sistema operativo. O que aconselham na PC Diga ou site semelhante? É que eu não percebo um krl disto. Orçamento é importante para se perceber que gama recomendar. Isso e o tamanho. Queres algo pequeno ou pode ser um matacão, é para ser um portátil de verdade que também usas para jogar a sério ou para ser quase um desktop que facilmente mudas de secretária? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 10 Abril 2022 (editado) Citação de toze2, há 4 minutos: Orçamento é importante para se perceber que gama recomendar. Isso e o tamanho. Queres algo pequeno ou pode ser um matacão, é para ser um portátil de verdade que também usas para jogar a sério ou para ser quase um desktop que facilmente mudas de secretária? Até 1.200 é o ideial, se for um pouco mais e valer a pena, tudo fixe. Também procuro um ecrã que não seja pequeno. E portátil a sério. Eu transporto bastante o meu, quer dentro de casa, quer para outros locais. Editado 10 Abril 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 10 Abril 2022 Citação de SAS_Robben, Agora: Até 1.200 é o ideial, se for um pouco mais e valer a pena, tudo fixe. Também quero um ecrã que não seja pequeno. E portátil a sério. Eu transporto bastante o meu, quer dentro de casa, quer para outros locais. Portanto 15'6 ? 14 está fora de hipótese? Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 10 Abril 2022 (editado) Citação de toze2, há 2 minutos: Portanto 15'6 ? 14 está fora de hipótese? Sim, 15'6. É o tamanho do meu atual. Menos que isso considero pequeno :S Editado 10 Abril 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 10 Abril 2022 Citação de SAS_Robben, há 1 minuto: Sim, 15'6. É o tamanho do meu atual. Menos que isso considero pequeno :S Vir com SO é mesmo um must? Só porque normalmente inflaciona o preço em tipo 100€ quando arranjas uma key por 2-10€ depois. Numa pesquisa rápida isto é grande máquina, mas passa um bocadito o teu orçamento - https://www.pcdiga.com/computadores/portateis/portateis/portatil-lenovo-legion-slim-7-15ach6-213-15-6-82k8008tpg. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 10 Abril 2022 Citação de toze2, há 1 minuto: Vir com SO é mesmo um must? Só porque normalmente inflaciona o preço em tipo 100€ quando arranjas uma key por 2-10€ depois. É uma preferência. Esses 100 euros neste momento não deverão ser um entrave e se vier com SO e recovery incluído, facilita-me a vida. Sou um badameco do caraças nestas coisas. Citação de toze2, há 8 minutos: Vir com SO é mesmo um must? Só porque normalmente inflaciona o preço em tipo 100€ quando arranjas uma key por 2-10€ depois. Numa pesquisa rápida isto é grande máquina, mas passa um bocadito o teu orçamento - https://www.pcdiga.com/computadores/portateis/portateis/portatil-lenovo-legion-slim-7-15ach6-213-15-6-82k8008tpg. Se é assim tão bom, por 200 euros consigo fazer o esforço Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 10 Abril 2022 Citação de SAS_Robben, há 6 minutos: É uma preferência. Esses 100 euros neste momento não deverão ser um entrave e se vier com SO e recovery incluído, facilita-me a vida. Sou um badameco do caraças nestas coisas. Se é assim tão bom, por 200 euros consigo fazer o esforço @Mica@John Bonifácio Podem dar uma vista de olhos na recomendação? 😄 Expandindo um pouquinho no que gosto, tens um bom processador da AMD, tens uma RTX 3060 de 100W, não sendo o melhor, acho que serve para jogar em 1080p e provavelmente 1440p com settings boas. O ecrã é WQHD (gosto da resolução, não sei se é grande coisa no geral tbh). Also, a RAM é expandível até 32GB o que é óptimo para future proofing. Em termos de portas é standard, é leve (menos de 2 kg) e parece-me que dá para usar como portátil normal e se te apetecer jogar um bocado metes isso na secretária e tás tranquilo a jogar. Não procurei reviews e assim para ver se em termos de temperaturas se aguenta bem ou se facilmente entra em thermal throttling (basicamente sobreaquecer e começas a perder performance). Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 10 Abril 2022 (editado) Citação de toze2, há 6 minutos: @Mica@John Bonifácio Podem dar uma vista de olhos na recomendação? 😄 Expandindo um pouquinho no que gosto, tens um bom processador da AMD, tens uma RTX 3060 de 100W, não sendo o melhor, acho que serve para jogar em 1080p e provavelmente 1440p com settings boas. O ecrã é WQHD (gosto da resolução, não sei se é grande coisa no geral tbh). Also, a RAM é expandível até 32GB o que é óptimo para future proofing. Em termos de portas é standard, é leve (menos de 2 kg) e parece-me que dá para usar como portátil normal e se te apetecer jogar um bocado metes isso na secretária e tás tranquilo a jogar. Não procurei reviews e assim para ver se em termos de temperaturas se aguenta bem ou se facilmente entra em thermal throttling (basicamente sobreaquecer e começas a perder performance). Isso agrada-me Obrigado pela ajuda! Editado 10 Abril 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 10 Abril 2022 Não sendo exatamente o modelo já cobre bastante e gosto das reviews deste canal. 1 Compartilhar este post Link para o post
RoMbA Publicado 10 Abril 2022 (editado) Citação de SAS_Robben, há 39 minutos: Até 1.200 é o ideial, se for um pouco mais e valer a pena, tudo fixe. Também procuro um ecrã que não seja pequeno. E portátil a sério. Eu transporto bastante o meu, quer dentro de casa, quer para outros locais. https://www.lenovo.com/pt/pt/laptops/ideapad/500-series/IdeaPad-5-Pro-16ACH6/p/88IPS501619?notPassDisplayRuleRedirectFlag=notPassDisplayRuleRedirectFlag 1299€ com SO. Aconselhado aqui e não tenho razões de queixa. Editado 10 Abril 2022 por RoMbA Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 11 Abril 2022 Citação de SAS_Robben, há 9 horas: Isso agrada-me Obrigado pela ajuda! Se ainda fizer diferença, o Slim 7 é um bom compromisso entre performance e portabilidade. Apesar de não ser fraco, longe disso, a espessura do chassis não permite atingir o máximo potencial da gráfica, mesmo à custa de temperaturas a roçar o limite. Se decidires avançar, sugiro que procures uma cooling pad para quando fores jogar. De resto, é bastante bom. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 11 Abril 2022 Citação de toze2, há 10 horas: @Mica@John Bonifácio Podem dar uma vista de olhos na recomendação? 😄 Apenas acho que por 1500€ já era exigível vir com 1TB de disco, porque de resto o valor está todo lá. Contudo, isso pode nem ter importância para o SAS. O meu portátil tem 256GB de disco e na realidade não preciso nem de metade, porque o meu uso é programação única e exclusivamente. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 11 Abril 2022 (editado) Citação de John Bonifácio, há 1 hora: Se ainda fizer diferença, o Slim 7 é um bom compromisso entre performance e portabilidade. Apesar de não ser fraco, longe disso, a espessura do chassis não permite atingir o máximo potencial da gráfica, mesmo à custa de temperaturas a roçar o limite. Se decidires avançar, sugiro que procures uma cooling pad para quando fores jogar. De resto, é bastante bom. Eu tenho uma cooling pad pelo que acho que consigo resolver o problema mas de facto é algo que me preocupa porque o meu atual começou a dar o berro exatamente pelo aquecimento. Citação de Mica, há 37 minutos: Apenas acho que por 1500€ já era exigível vir com 1TB de disco, porque de resto o valor está todo lá. Contudo, isso pode nem ter importância para o SAS. O meu portátil tem 256GB de disco e na realidade não preciso nem de metade, porque o meu uso é programação única e exclusivamente. O tamanho do disco não me preocupa muito porque armazeno quase tudo em disco externo. Já agora, obrigado tb a ambos. Só mais uma questão: se for um laptop menos "portátil", existe alguma outra sugestão? Se não, avanço para este Editado 11 Abril 2022 por SAS_Robben Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 11 Abril 2022 (editado) Citação de SAS_Robben, há 1 hora: Eu tenho uma cooling pad pelo que acho que consigo resolver o problema mas de facto é algo que me preocupa porque o meu atual começou a dar o berro exatamente pelo aquecimento. O tamanho do disco não me preocupa muito porque armazeno quase tudo em disco externo. Já agora, obrigado tb a ambos. Só mais uma questão: se for um laptop menos "portátil", existe alguma outra sugestão? Se não, avanço para este Isto é simples. Se exiges desempenho, perdes portabilidade e vice-versa. O Slim 7 é um bom compromisso entre ambos, mas terás de ter alguns(mais) cuidados com ele. A cooling pad é um começo, porém é também importante que aprendas a limpar-lhe o pó e sujidade pelo menos antes do início do tempo quente. É ainda importante, seja qual for o portátil, que percas tempo a conhecer o software de gestão de energia da marca para retirares o máximo rendimento do que compraste. Uma coisa é certa, se pretendes que te dure por uns bons anos, terás sempre de aprender a fazer manutenção e a ter cuidados. O site da Lenovo está com umas promoções porreiras, por acaso. O único senão é que não têm o SO pré-instalado. Deixa-me ver o que há para aí... https://www.lenovo.com/pt/pt/laptops/legion-laptops/legion-5-series/Legion-5-15ACH6H/p/82NWCTO1WWPTPT0/customize? Espreita este. Podes costumizar para caber melhor no teu orçamento. Não sei é como desempenha a gráfica da AMD, mas fiquei curioso. Edit: então, para quem joga em 1080p a 6600M é equivalente à rtx 3060, ficando dependente do preço do equipamento. Editado 11 Abril 2022 por John Bonifácio Compartilhar este post Link para o post
Colateral Publicado 11 Abril 2022 Esta grafica è boa?? GeForce RTX 3070 Ti Max-Q 8GB Compartilhar este post Link para o post