Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Discussão Geral] Compra Desktop/Portátil/Híbrido

Publicações recomendadas

É como digo, pelas specs é máquina, mas há coisas que só nas marcas mais conhecidas podes saber. Por exemplo, e isto é muito importante, será que tem um mux switch? É que que se não tiver, vais perder desempenho. Outra, a indústria está a começar a adotar displays com um aspect ratio mais alto(16:9), o que num ecrã de 17'3 dá outra envolvencia. 

E o Asus afinal tem 32Gb de RAM, um software de controlo bastante desenvolvido e uma comunidade enorme de apoio. Ah, e o melhor processador mobile atualmente disponível. 

Não tens um link para esse modelo? 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Quando se entram nesses valores/specs, o hardware em si é o que menos importa, porque é tão bom que mudar x para y é a diferença entre jogar a 160fps ou 180fps ou editar um vídeo entre 4 minutos e 3:50 minutos. São todos simplesmente muito fortes.

Depois chega um dia em que há uma tecnologia nova, onde os computadores de média gama passam os atuais topo de gama em alguns aspetos. E aí pouco importa se tem uma 3070Ti ou uma 3080, ficam as duas obsoletas ao mesmo tempo.

Posto isto, uma vez que a performance é praticamente um dado garantido em portáteis acima de 2500€, o foco deve ser a máxima qualidade de construção, fiabilidade da marca, por aí.

Esta é a minha maneira de ver as coisas, e uma forma simpática de dizer que nunca daria mais de 1500€ por um Clevo, com todo o respeito pela marca, que o merece.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 56 minutos:

É como digo, pelas specs é máquina, mas há coisas que só nas marcas mais conhecidas podes saber. Por exemplo, e isto é muito importante, será que tem um mux switch? É que que se não tiver, vais perder desempenho. Outra, a indústria está a começar a adotar displays com um aspect ratio mais alto(16:9), o que num ecrã de 17'3 dá outra envolvencia. 

E o Asus afinal tem 32Gb de RAM, um software de controlo bastante desenvolvido e uma comunidade enorme de apoio. Ah, e o melhor processador mobile atualmente disponível. 

Não tens um link para esse modelo? 

Tens aqui, https://inphtech.pt/product/igm7a/

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 2 horas:

Quando se entram nesses valores/specs, o hardware em si é o que menos importa, porque é tão bom que mudar x para y é a diferença entre jogar a 160fps ou 180fps ou editar um vídeo entre 4 minutos e 3:50 minutos. São todos simplesmente muito fortes.

Depois chega um dia em que há uma tecnologia nova, onde os computadores de média gama passam os atuais topo de gama em alguns aspetos. E aí pouco importa se tem uma 3070Ti ou uma 3080, ficam as duas obsoletas ao mesmo tempo.

Posto isto, uma vez que a performance é praticamente um dado garantido em portáteis acima de 2500€, o foco deve ser a máxima qualidade de construção, fiabilidade da marca, por aí.

Esta é a minha maneira de ver as coisas, e uma forma simpática de dizer que nunca daria mais de 1500€ por um Clevo, com todo o respeito pela marca, que o merece.

Eu acrescentava que também é importante ver se não há nenhum problema de design que arraste o hardware que se está a comprar. Um MUX é obrigatório, boa solução térmica, BIOS e software de controlo de hardware também. Tudo o que permita retirar o máximo do equipamento.

O que estes vendedores de boutique têm de vantajoso é a proximidade com o cliente. Por norma é possível entrar em contacto direto com eles e tirar dúvidas mais técnicas que não aparecem nas specsheets.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mas resumindo e concluindo, tu escolhias algum destes modelos? Ou algum de voçes? Tks a todos pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Colateral, há 2 horas:

Mas resumindo e concluindo, tu escolhias algum destes modelos? Ou algum de voçes? Tks a todos pela ajuda.

Com as informações que tenho, não. Até podem ser tão bons quanto o Asus que te recomendei, mas não tenho como escolher um desses conscientemente. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem precisa de um portátil mas não pode gastar muito dinheiro:

https://www.pccomponentes.pt/acer-aspire-5-a515-45-r8b2-amd-ryzen-5-5500u-8gb-256gb-ssd-156-pt

Ryzen 5 de última geração por 428€.

Para quem precisar de mais disco, tem esta versão de 512GB: https://www.pccomponentes.pt/acer-aspire-5-a515-45-r5vd-amd-ryzen-5-5500u-8gb-512gb-ssd-156-pt por 479€.

Quanto à qualidade e marca, são ajustadíssimas ao preço, Acer só cumpre os mínimos olímpicos, mas também não é uma marca obscura. Pagar menos de 500€ por um Ryzen 5/Core i5 de última (ou penúltima) geração já tem valor intrínseco garantido. Não creio que procurem caviar por estes valores.

btw, o ecrã é Full HD.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, já tinha aqui pedido ajuda com isto mas depois na altura não avancei.

Quero comprar um laptop para gaming. Tem que correr jogos como City:Skylines e jogos de estratégia pesados e se der para uns shooters, porreiro. E que venha com o sistema operativo.

O que aconselham na PC Diga ou site semelhante? É que eu não percebo um krl disto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 5 minutos:

Malta, já tinha aqui pedido ajuda com isto mas depois na altura não avancei.

Quero comprar um laptop para gaming. Tem que correr jogos como City:Skylines e jogos de estratégia pesados e se der para uns shooters, porreiro. E que venha com o sistema operativo.

O que aconselham na PC Diga ou site semelhante? É que eu não percebo um krl disto.

Orçamento é importante para se perceber que gama recomendar. 

Isso e o tamanho. Queres algo pequeno ou pode ser um matacão, é para ser um portátil de verdade que também usas para jogar a sério ou para ser quase um desktop que facilmente mudas de secretária? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 4 minutos:

Orçamento é importante para se perceber que gama recomendar. 

Isso e o tamanho. Queres algo pequeno ou pode ser um matacão, é para ser um portátil de verdade que também usas para jogar a sério ou para ser quase um desktop que facilmente mudas de secretária? 

Até 1.200 é o ideial, se for um pouco mais e valer a pena, tudo fixe.

Também procuro um ecrã que não seja pequeno. E portátil a sério. Eu transporto bastante o meu, quer dentro de casa, quer para outros locais.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, Agora:

Também quero um ecrã que não seja pequeno. E portátil a sério. Eu transporto bastante o meu, quer dentro de casa, quer para outros locais.

Portanto 15'6 ? 14 está fora de hipótese?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 2 minutos:

Portanto 15'6 ? 14 está fora de hipótese?

Sim, 15'6. É o tamanho do meu atual. Menos que isso considero pequeno :S

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Sim, 15'6. É o tamanho do meu atual. Menos que isso considero pequeno :S

Vir com SO é mesmo um must? Só porque normalmente inflaciona o preço em tipo 100€ quando arranjas uma key por 2-10€ depois.

Numa pesquisa rápida isto é grande máquina, mas passa um bocadito o teu orçamento - https://www.pcdiga.com/computadores/portateis/portateis/portatil-lenovo-legion-slim-7-15ach6-213-15-6-82k8008tpg.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 1 minuto:

Vir com SO é mesmo um must? Só porque normalmente inflaciona o preço em tipo 100€ quando arranjas uma key por 2-10€ depois.

É uma preferência. Esses 100 euros neste momento não deverão ser um entrave e se vier com SO e recovery incluído, facilita-me a vida. Sou um badameco do caraças nestas coisas.

Citação de toze2, há 8 minutos:

Numa pesquisa rápida isto é grande máquina, mas passa um bocadito o teu orçamento - https://www.pcdiga.com/computadores/portateis/portateis/portatil-lenovo-legion-slim-7-15ach6-213-15-6-82k8008tpg.

Se é assim tão bom, por 200 euros consigo fazer o esforço

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 6 minutos:

É uma preferência. Esses 100 euros neste momento não deverão ser um entrave e se vier com SO e recovery incluído, facilita-me a vida. Sou um badameco do caraças nestas coisas.

Se é assim tão bom, por 200 euros consigo fazer o esforço

@Mica@John Bonifácio

Podem dar uma vista de olhos na recomendação? 😄

Expandindo um pouquinho no que gosto, tens um bom processador da AMD, tens uma RTX 3060 de 100W, não sendo o melhor, acho que serve para jogar em 1080p e provavelmente 1440p com settings boas. O ecrã é WQHD (gosto da resolução, não sei se é grande coisa no geral tbh). Also, a RAM é expandível até 32GB o que é óptimo para future proofing. 

Em termos de portas é standard, é leve (menos de 2 kg) e parece-me que dá para usar como portátil normal e se te apetecer jogar um bocado metes isso na secretária e tás tranquilo a jogar. Não procurei reviews e assim para ver se em termos de temperaturas se aguenta bem ou se facilmente entra em thermal throttling (basicamente sobreaquecer e começas a perder performance). 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 6 minutos:

@Mica@John Bonifácio

Expandindo um pouquinho no que gosto, tens um bom processador da AMD, tens uma RTX 3060 de 100W, não sendo o melhor, acho que serve para jogar em 1080p e provavelmente 1440p com settings boas. O ecrã é WQHD (gosto da resolução, não sei se é grande coisa no geral tbh). Also, a RAM é expandível até 32GB o que é óptimo para future proofing

Em termos de portas é standard, é leve (menos de 2 kg) e parece-me que dá para usar como portátil normal e se te apetecer jogar um bocado metes isso na secretária e tás tranquilo a jogar. Não procurei reviews e assim para ver se em termos de temperaturas se aguenta bem ou se facilmente entra em thermal throttling (basicamente sobreaquecer e começas a perder performance). 

Isso agrada-me

Obrigado pela ajuda!

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Não sendo exatamente o modelo já cobre bastante e gosto das reviews deste canal.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 39 minutos:

Também procuro um ecrã que não seja pequeno. E portátil a sério. Eu transporto bastante o meu, quer dentro de casa, quer para outros locais.

https://www.lenovo.com/pt/pt/laptops/ideapad/500-series/IdeaPad-5-Pro-16ACH6/p/88IPS501619?notPassDisplayRuleRedirectFlag=notPassDisplayRuleRedirectFlag

1299€ com SO. Aconselhado aqui e não tenho razões de queixa.

Editado por RoMbA

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 9 horas:

Isso agrada-me

Obrigado pela ajuda!

Se ainda fizer diferença, o Slim 7 é um bom compromisso entre performance e portabilidade. Apesar de não ser fraco, longe disso, a espessura do chassis não permite atingir o máximo potencial da gráfica, mesmo à custa de temperaturas a roçar o limite. Se decidires avançar, sugiro que procures uma cooling pad para quando fores jogar. De resto, é bastante bom. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de toze2, há 10 horas:

@Mica@John Bonifácio

Apenas acho que por 1500€ já era exigível vir com 1TB de disco, porque de resto o valor está todo lá.

Contudo, isso pode nem ter importância para o SAS. O meu portátil tem 256GB de disco e na realidade não preciso nem de metade, porque o meu uso é programação única e exclusivamente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Bonifácio, há 1 hora:

Se ainda fizer diferença, o Slim 7 é um bom compromisso entre performance e portabilidade. Apesar de não ser fraco, longe disso, a espessura do chassis não permite atingir o máximo potencial da gráfica, mesmo à custa de temperaturas a roçar o limite. Se decidires avançar, sugiro que procures uma cooling pad para quando fores jogar. De resto, é bastante bom. 

Eu tenho uma cooling pad pelo que acho que consigo resolver o problema mas de facto é algo que me preocupa porque o meu atual começou a dar o berro exatamente pelo aquecimento.

Citação de Mica, há 37 minutos:

Apenas acho que por 1500€ já era exigível vir com 1TB de disco, porque de resto o valor está todo lá.

Contudo, isso pode nem ter importância para o SAS. O meu portátil tem 256GB de disco e na realidade não preciso nem de metade, porque o meu uso é programação única e exclusivamente.

O tamanho do disco não me preocupa muito porque armazeno quase tudo em disco externo. 

Já agora, obrigado tb a ambos.

Só mais uma questão: se for um laptop menos "portátil", existe alguma outra sugestão?

Se não, avanço para este

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 1 hora:

Eu tenho uma cooling pad pelo que acho que consigo resolver o problema mas de facto é algo que me preocupa porque o meu atual começou a dar o berro exatamente pelo aquecimento.

O tamanho do disco não me preocupa muito porque armazeno quase tudo em disco externo. 

Já agora, obrigado tb a ambos.

Só mais uma questão: se for um laptop menos "portátil", existe alguma outra sugestão?

Se não, avanço para este

Isto é simples. Se exiges desempenho, perdes portabilidade e vice-versa. O Slim 7 é um bom compromisso entre ambos, mas terás de ter alguns(mais) cuidados com ele. A cooling pad é um começo, porém é também importante que aprendas a limpar-lhe o pó e sujidade pelo menos antes do início do tempo quente. É ainda importante, seja qual for o portátil, que percas tempo a conhecer o software de gestão de energia da marca para retirares o máximo rendimento do que compraste. 

Uma coisa é certa, se pretendes que te dure por uns bons anos, terás sempre de aprender a fazer manutenção e a ter cuidados. 

O site da Lenovo está com umas promoções porreiras, por acaso. O único senão é que não têm o SO pré-instalado. Deixa-me ver o que há para aí... 

https://www.lenovo.com/pt/pt/laptops/legion-laptops/legion-5-series/Legion-5-15ACH6H/p/82NWCTO1WWPTPT0/customize?

Espreita este. Podes costumizar para caber melhor no teu orçamento. Não sei é como desempenha a gráfica da AMD, mas fiquei curioso. 

Edit: então, para quem joga em 1080p a 6600M é equivalente à rtx 3060, ficando dependente do preço do equipamento. 

Editado por John Bonifácio

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...