Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Citação de fiferreira, há 4 horas:

4138_4e22a94809944c6c5acaa3e46bcecc92.png&W=768&H=928&delay_optim=1&tv=2&webp=1

Esta capa é real?
Isto é uma vergonha. Vai de encontro ao que se vinha falando aqui nos últimos dias. Aquela guerra Porto - Lisboa

Directo do Porto canal. Como alguém do norte, envergonha-me ver este clube a assumir-se como a autoridade da defesa do norte e contra a soberania lisboeta. É um nojo ver este aproveitamento.

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não comento a capa do O Jogo hoje porque aparentemente já comentei antes sequer dela ter saido.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Isto não vai ter consequências nenhumas na vida dos jornalistas. Nenhumas mesmo. 

Demoram muito para meterem mão nestes imbecis? f*da-se, ao que se chega por causa de um filho da p*ta de um jogo de futebol.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Wincing Hálldor, há 4 horas:

Se me disseres que a nível de solidez defensiva não está ao nível de uma liga inglesa ou de uma La Liga concordo, mas muitas vezes é um trade-off pelas ferramentas ofensivas que ganham. O Leverkusen pode não ter estado bem defensivamente mas marcou imediatamente a seguir a qualquer um dos golos do TT.

Aliás, é difícil dizer isso da Bundesliga quando os treinadores das principais quatro equipas do campeonato inglês, considerado por muitos o melhor da Europa, passaram todos por lá.

Sim, acredito que seja motivado por uma questão de mentalidade e por darem preferência a um futebol positivo, o que acaba por descurar um bocado a vertente táctica e/ou a organização defensiva da equipa. Agora e indo ao encontro do teu 2º parágrafo, não duvido que os treinadores germânicos até são dos mais competentes que por aí andam. Mas o caso do Tuchel, que foi um dos exemplos que sugeriste, acaba por ser paradigmático. O Dortmund dele era uma equipa acutilante, que vivia da vertigem mas que tinha algumas dificuldades nas transições defensivas. O PSG já jogava de outra forma e se olharmos para este Chelsea então, é uma equipa totalmente diferente daquele Dortmund, muito mais organizados, mais disciplinados, mais pacientes na construção e super coesos defensivamente. Nem parecem equipas treinadas pelo mesmo treinador, o que denota uma grande versatilidade e capacidade de adaptação a diferentes contextos. Claro que os intérpretes são outros e isso é decisivo na forma de jogar das equipas mas não sei até que ponto é que a própria Bundesliga não propicia esse futebol total.

Depois, também é inegável que apesar dos bons espectáculos proporcionados, as campanhas europeias têm ficado um bocado aquém do esperado. Tirando o Bayern que é o abono de família, os outros clubes de "2ª linha" (Leverkusen, Monchengladbach, Schalke, Wolfsburg) não têm feito grandes resultados na Europa. Resta o Leipzig que é um projecto interessante e o Eintracht que tem tido um grande crescimento nos últimos anos e que já se tornou presença assídua na fase a eliminar da Liga Europa.

Editado por TariboWest

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 hora:

Directo do Porto canal. Como alguém do norte, envergonha-me ver este clube a assumir-se como a autoridade da defesa do norte e contra a soberania lisboeta. É um nojo ver este aproveitamento.

Eu acho que ninguém, seja de que parte do país for, tem algo contra a malta de Viseu, de Trás-os-Montes, de Vila do Conde, do Minho, de Aveiro e do Porto. Não se compactua é com este clima de intimidação fomentado há décadas pela instituição Futebol Clube do Porto. 

O mesmo não se pode dizer desta mesma trupe, em que é alimentado o clima "tudo contra os Mouros".

Mas pronto, só espero que ninguém do Sporting entre neste bate-boca.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 3 minutos:

Eu acho que ninguém, seja de que parte do país for, tem algo contra a malta de Viseu, de Trás-os-Montes

Caramba, com este arranque eu já tinha na cabeça o nome do José Cid 😄

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 23 minutos:

Eu acho que ninguém, seja de que parte do país for, tem algo contra a malta de Viseu, de Trás-os-Montes, de Vila do Conde, do Minho, de Aveiro e do Porto. Não se compactua é com este clima de intimidação fomentado há décadas pela instituição Futebol Clube do Porto. 

O mesmo não se pode dizer desta mesma trupe, em que é alimentado o clima "tudo contra os Mouros".

Eu posso-te dizer que mesmo sendo de Paredes já fui gozado por lisboetas, pelo meu sotaque, como se fosse um labrego burro. A certo ponto concordo que existe uma divisão de "elite" entre Lisboa e o resto do país, e o Porto cidade muita vez se manifesta sobre isso sendo por isso um força antro centralismo mesmo sendo em si uma zona muito centralizada. No entanto, NUNCA essa luta é da autoridade do FCP, e NUNCA essa luta tem alguma coisa a ver com futebol. Esta pouca vergonha é uma forma de um clube arrastar esse problema para eles para servir de escudo e de bandeira, e estraga realmente a discussão sobre essa divisão Lisboa/resto que é uma discussão que se pode e deve ter. Um nojo de estratégia de comunicação que só vai alimentar mais ódios, porque vai deixar de ser porque a TAP tem muitos mais voos em Lisboa para ser sobre o Sporting de Lisboa ter provocado o povo nortenho

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 1 minuto:

Eu posso-te dizer que mesmo sendo de Paredes já fui gozado por lisboetas, pelo meu sotaque, como se fosse um labrego burro. A certo ponto concordo que existe uma divisão de "elite" entre Lisboa e o resto do país, e o Porto cidade muita vez se manifesta sobre isso sendo por isso um força antro centralismo mesmo sendo em si uma zona muito centralizada. No entanto, NUNCA essa luta é da autoridade do FCP, e NUNCA essa luta tem alguma coisa a ver com futebol. Esta pouca vergonha é uma forma de um clube arrastar esse problema para eles para servir de escudo e de bandeira, e estraga realmente a discussão sobre essa divisão Lisboa/resto que é uma discussão que se pode e deve ter. Um nojo de estratégia de comunicação que só vai alimentar mais ódios, porque vai deixar de ser porque a TAP tem muitos mais voos em Lisboa para ser sobre o Sporting de Lisboa ter provocado o povo nortenho

Foste gozado mesmo achincalhado ou ouviste umas piadas? É que é normal o pessoal estranhar ou achar piada a outros sotaques, tipo alentejano, algarvio, açoriano, etc. São coisas diferentes.

Se existe algum tipo de preconceito com as pessoas do norte, tipo falarem alto, dizerem muitos palavrões, etc, acho que tem a ver com este clima que se criou no futebol. Porque também existe o reverso da medalha onde as pessoas do norte são reconhecidamente muito mais hospitaleiras.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

Foste gozado mesmo achincalhado ou ouviste umas piadas? É que é normal o pessoal estranhar ou achar piada a outros sotaques, tipo alentejano, algarvio, açoriano, etc. São coisas diferentes.

Se existe algum tipo de preconceito com as pessoas do norte, tipo falarem alto, dizerem muitos palavrões, etc, acho que tem a ver com este clima que se criou no futebol. Porque também existe o reverso da medalha onde as pessoas do norte são reconhecidamente muito mais hospitaleiras.

Fui gozado por malta que mal me conhecia e tratado com um paternalismo que ficou na cabeça. Mas isso importa pouco, e acho que continuar com esse discurso que se pensa assim por causa do futebol é errado. Existe o preconceito por causa da própria cultura que reflecte o norte: o mercado do bolhão, a TV rural, o balas e bolinhos, etc. Eu não me importo de ter esse preconceito de falar alto e com palavrões porque efectivamente no meu caso até se aplica, mas o tal paternalismo é que toca no nervo a mim e a toda a gente. E é esse sentimento que o FCP está a tentar explorar para benefício próprio. Eles querem lá saber do povo do norte, eles querem é criar um clima caótico e "rally around the flag" e que o pessoal se esqueça do Alexandre Pinto da Costa, da saída a custo 0 de vários jogadores titulares, de serem eliminados da Champions etc.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 7 minutos:

Fui gozado por malta que mal me conhecia e tratado com um paternalismo que ficou na cabeça. Mas isso importa pouco, e acho que continuar com esse discurso que se pensa assim por causa do futebol é errado. Existe o preconceito por causa da própria cultura que reflecte o norte: o mercado do bolhão, a TV rural, o balas e bolinhos, etc. Eu não me importo de ter esse preconceito de falar alto e com palavrões porque efectivamente no meu caso até se aplica, mas o tal paternalismo é que toca no nervo a mim e a toda a gente. E é esse sentimento que o FCP está a tentar explorar para benefício próprio. Eles querem lá saber do povo do norte, eles querem é criar um clima caótico e "rally around the flag" e que o pessoal se esqueça do Alexandre Pinto da Costa, da saída a custo 0 de vários jogadores titulares, de serem eliminados da Champions etc.

touché.

Compartilhar este post

Link para o post

A rivalidade Porto - Lisboa é mais antiga que o futebol e já tem uns 200 anos, sobretudo depois do crescimento do Porto (populacional e a nível de comércio), já que antes disso Portugal era Lisboa e o resto era um País rural. As grandes revoluções (revoltas liberais, a revolução republicana de 1891, etc) contra regimes de Lisboa foram todas no Porto, há algo de revoltoso no nosso sangue sim. Mas isto é só para dar um preâmbulo à conversa, até porque há aqui users do Sporting que me metem já no sítio se me ponho a falar de história.

No futebol, a rivalidade Porto - Benfica só se sentiu de forma afincada com o Pinto da Costa e o Pedroto. No verão quente de 1980 Américo de Sá despede o PdC depois de discursos deste sobre o poder central de Lisboa. Com ele, saem Pedroto e mais 15 jogadores que decidiram ficar do lado de PdC. Começou aqui esta mentalidade de nós contra eles e a primeira arregimentação de apoiantes por parte de PdC.

Não tem nada a ver com eliminações de Champions ou Alexandres. Isto que se passou poderia muito bem ter acontecido a meio de um pentacampeonato. É um discurso enraizado, que tem origens antigas como referi no primeiro parágrafo, mas que foram altamente ampliadas pelo Pinto da Costa, onde o objetivo é criar um clima de pertença entre as gentes do Norte e portistas, tenha ele bases reais ou imaginárias. De certa forma faz-nos sentir como se fossemos uma família muito grande, unida por várias causas, não só pelo futebol.

Mas não vejam aqui a resposta para o que se passou na sexta-feira, há muitos casos de violência no nosso futebol e vários deles não tem o FC Porto como visado. O próprio Sporting já teve alguns casos de confusão dentro de campo só esta época (Famalicão, Vizela, também aquela garrafa ao Horta), e não se tratou sequer de uma rivalidade entre os clubes, nem histórica nem competitiva. Por isso, rejeito obviamente a ideia de que a violência tem por base esta ideia de Porto vs Lisboa, infelizmente é algo muito maior que isso, e sempre que dizem "mas o Porto isto" ou "mas o Sporting aquilo" estão apenas a esquivar-se ao ponto central, que é: é um problema de todos, criado por todos.

• Like 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 8 minutos:

A rivalidade Porto - Lisboa é mais antiga que o futebol e já tem uns 200 anos, sobretudo depois do crescimento do Porto (populacional e a nível de comércio), já que antes disso Portugal era Lisboa e o resto era um País rural. As grandes revoluções (revoltas liberais, a revolução republicana de 1891, etc) contra regimes de Lisboa foram todas no Porto, há algo de revoltoso no nosso sangue sim. Mas isto é só para dar um preâmbulo à conversa, até porque há aqui users do Sporting que me metem já no sítio se me ponho a falar de história.

No futebol, a rivalidade Porto - Benfica só se sentiu de forma afincada com o Pinto da Costa e o Pedroto. No verão quente de 1980 Américo de Sá despede o PdC depois de discursos deste sobre o poder central de Lisboa. Com ele, saem Pedroto e mais 15 jogadores que decidiram ficar do lado de PdC. Começou aqui esta mentalidade de nós contra eles e a primeira arregimentação de apoiantes por parte de PdC.

Não tem nada a ver com eliminações de Champions ou Alexandres. Isto que se passou poderia muito bem ter acontecido a meio de um pentacampeonato. É um discurso enraizado, que tem origens antigas como referi no primeiro parágrafo, mas que foram altamente ampliadas pelo Pinto da Costa, onde o objetivo é criar um clima de pertença entre as gentes do Norte e portistas, tenha ele bases reais ou imaginárias. De certa forma faz-nos sentir como se fossemos uma família muito grande, unida por várias causas, não só pelo futebol.

Mas não vejam aqui a resposta para o que se passou na sexta-feira, há muitos casos de violência no nosso futebol e vários deles não tem o FC Porto como visado. O próprio Sporting já teve alguns casos de confusão dentro de campo só esta época (Famalicão, Vizela, também aquela garrafa ao Horta), e não se tratou sequer de uma rivalidade entre os clubes, nem histórica nem competitiva. Por isso, rejeito obviamente a ideia de que a violência tem por base esta ideia de Porto vs Lisboa, infelizmente é algo muito maior que isso, e sempre que dizem "mas o Porto isto" ou "mas o Sporting aquilo" estão apenas a esquivar-se ao ponto central, que é: é um problema de todos, criado por todos.

Bom post .

Todos têm telhados de vidro. Academia de Alcochete, Very Light no Jamor e por aí fora.

Mas por muito que se tente comparar, o clima em Alvalade ou na Luz ou onde quer que estejam adeptos/claques de ambos, é muito diferente do que se sente e vê no Dragão.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 28 minutos:

Curioso, tenho anos de vida no Porto e em Lisboa e sempre senti mais "gozo" no Porto por ser da terriola, lá dos montes, do que em Lisboa onde as reações são "hey, que zona bonita, passei lá um verão! Pastéis de Chaves? Tens de trazer!" ou "A minha avó era de Vinhais (exemplo), é lá perto não é? Gostava de conhecer melhor". 

Compartilhar este post

Link para o post

Bom post Mica. O teu 3º parágrafo resume muitíssimo bem esta temática e aqueles que julgam que com a saída de cena de PdC y sus muchachos esse sentimento deixará de existir não podem estar mais enganados. Esperem só pela chegada do AVB à presidência e verão se o discurso não se mantém, com a agravante do André ser um comunicador nato.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 10 minutos:

Curioso, tenho anos de vida no Porto e em Lisboa e sempre senti mais "gozo" no Porto por ser da terriola, lá dos montes, do que em Lisboa onde as reações são "hey, que zona bonita, passei lá um verão! Pastéis de Chaves? Tens de trazer!" ou "A minha avó era de Vinhais (exemplo), é lá perto não é? Gostava de conhecer melhor". 

Isto. Todo o santo dia. O que vale é que exemplifico mais um pouco o sotaque mandando-os f*der 😎

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 3 minutos:

Mas tens o sotaque do Quim roscas?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 2 horas:

O sotaque de Viseu é qualquer coisa 😂 em Aveiro não temos sotaque. Apenas trocamos os "ves" pelos "bes", dizemos baca e não vaca 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 58 minutos:

Mas tens o sotaque do Quim roscas?

Tirando achar que a fêmea do boi é a baca, não tenho grande sotaque, mas há coisas que se notam: digo "obêlha" e no Porto dizem "obâlha", digo "bélha" e no Porto dizem "bâlha", etc.. Não me considero uma pessoa com sotaque e em Lisboa tinham dificuldades em saber de onde eu era pelo sotaque (apesar de perceberem que não era de Lisboa) e até tive gente a dizer-me que tinha coisas do norte, mas não tinha sotaque à Norte (e aqui se vê que, para Lisboa, o Norte é o Porto...). 

Portanto, no meu caso concreto, nem acho que seja pelo sotaque. Mas aquele sentimento de superioridade que a malta do Porto chora que Lisboa tem (e tem!) é mais pequeno do que o sentimento de superioridade que o Porto tem face ao resto do Norte, ou, pelo menos, a Trás-os-Montes. 

EDIT: Editei porque tinha escrito derivados de "ovelha" e "velha" com "v" e todos sabemos que quer eu, quer os portuenses, dizem "obelha" e "belha", seja com que sotaque for 😁

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Muito porreira, a entrevista ao Paulinho. Fazem falta mais conteúdos assim nos canais desportivos (e maior abertura dos clubes para isso mesmo, acima de tudo).

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...