Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Thierry Henry

Casos de assédio/violação/agressão no Desporto

Publicações recomendadas

Foi preciso haver leaks das mensagens para suspender o gajo.

Compartilhar este post

Link para o post

Menos livros de direito, mais livros sobre violência sexual e resistência, seria a minha prescrição.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bmfpcdm, há 15 minutos:

Menos livros de direito, mais livros sobre violência sexual e resistência, seria a minha prescrição.

Ahah. O primeiro não protege os segundos? Devias viver num país onde a lei é letra morta para veres as diferenças, como eu vivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 2 horas:

Ia partilhar este. Nããã, não é assédio, é só um gajo sem noção a tentar engatar. Por favor...

Tens de dizer diretamente “quero-te comer por trás” ou “grab them by the pussy” para ser tentativa de assédio, mediante o discurso de alguns… f*dasse, em que mundo vivemos…

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 2 minutos:

Ahah. O primeiro não protege os segundos? Devias viver num país onde a lei é letra morta para veres as diferenças, como eu vivo.

Livros sobre violência sexual e resistência abordam direito, também. 😉

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Não foi despedido mas sim suspenso.

Pior - suspenso por mutuo acordo. Que palhaçada...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, Em 29/09/2022 at 12:23:

Uma coisa é o diz que disse que o treinador não gosta de jogar com um número 10 que pense o jogo em vez de fazer só o que lhe mandam que é correr a pressionar. 

Outra é o diz que disse que há malta a queixar-se de ser assediada. 

Acho que há muito mais fumo e possibilidade de fogo na segunda. 

Como disse onde há muito fumo há mais probabilidade de haver fogo. 

Posto isto, há uma necessidade de se criminalizar a situação e por isso deveria ser apresentada queixa. Quem é que tem metido os prints? As conversas já eram conhecidas antes e ninguém fez nada? A pessoa (ou pessoas) foram mal aconselhadas? Se já havia mais gente a saber, houve muita gente a mal aconselhar as pessoas lesadas? 

Não tenho empatia nenhuma pelo treinador, mas não percebo quem (parece) estar a ter mais prazer a mostrar as prints uma a uma em vez de se tomar uma ação judicial que seria algo importante a tirar deste caso. 

Tenho pena pelas raparigas, e isso é que deveria ser o foco. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Esse burro apesar de ser a figura central, neste momento é o que menos me interessa. Agora é ver a implicação dos clubes/FPF que supostamente estavam a par das mensagens.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 5 horas:

O que eu estou a dizer nem é o tempo que esperou para vir a público. Até porque isso nem faz sentido, sobretudo não havendo uma queixa crime. Que crl. Que peça justiça nos locais onde a mesma se pratica. Que crl. E já esperou 2 anos e meio para o fazer. Que crl. Eu também não tenho particular gosto por aquelas mensagens, mas se fosse eu, teria ido há já muito tempo recorrer a quem me pode ajudar.

O facto de tu achares que lidarias com uma situação de uma maneira não significa que todos lidem com isso dessa forma. Aliás, situações traumáticas como esta, diria que ninguém sabe bem como reagiria até ao dia em que nos toque a nós

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, Agora:

O facto de tu achares que lidarias com uma situação de uma maneira não significa que todos lidem com isso dessa forma. Aliás, situações traumáticas como esta, diria que ninguém sabe bem como reagiria até ao dia em que nos toque a nós

Eu só estou a dizer que todas as pessoas que sintam violados direitos seus têm a opção de fazer justiça, a esta recorrendo. Isto não vai, no fundo, na senda das campanhas que todos nós conhecemos - e apoiamos - do denuncie-se estas situações? É só isso que estou a dizer para a(s) jogadora(s) fazer(em).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 4 minutos:

Eu só estou a dizer que todas as pessoas que sintam violados direitos seus têm a opção de fazer justiça, a esta recorrendo. Isto não vai, no fundo, na senda das campanhas que todos nós conhecemos - e apoiamos - do denuncie-se estas situações? É só isso que estou a dizer para a(s) jogadora(s) fazer(em).

E o que te garante que estas jogadoras não vão apresentar queixa? É que agora vão garantidamente sair muitas mais da "toca" e portanto será certamente mais fácil punir tipos como este artista.

Não podes é achar que mal recebem mensagens as miúdas vão fazer queixa à polícia porque 1) nem todos reagem de forma igual e 2) já se tinham queixado ao clube e cagaram na tola delas certamente acharam que nem valia a pena continuar porque o resultado seria o mesmo

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de xicantonio, há 3 horas:

Pah perdoem-me mas metam as queixas e esses argumentos no crl.
Vocês têm lá noção do que é ser mulher e ser assediada por um gajo acima de vocês no trabalho e quando finalmente têm coragem para expor a situação ainda aparecem mais homens a questionarem porque esperaram 2 anos e porque não foram à polícia, polícia essa que também pensam dessa maneira e olham para as msgs e ainda se riem.
É exatamente por dizerem este tipo de m*rda que elas ficam caladas.

Isto. 

Que nojo do crl desses prints.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JohnyM, há 12 minutos:

E o que te garante que estas jogadoras não vão apresentar queixa? É que agora vão garantidamente sair muitas mais da "toca" e portanto será certamente mais fácil punir tipos como este artista.

Não podes é achar que mal recebem mensagens as miúdas vão fazer queixa à polícia porque 1) nem todos reagem de forma igual e 2) já se tinham queixado ao clube e cagaram na tola delas certamente acharam que nem valia a pena continuar porque o resultado seria o mesmo

Há prazo para isso... Se ninguém lhes der este impulso psicológico, a situação delas não vai melhorar. Eu não descoro todo essa reticência, que é compreensível, legítima e de grande sensibilidade, mas há que convencer quem acha que viu direitos violados a recorrer a quem os/as possa ajudar. É para isso que servem as campanhas de sensibilização à denúncia. Vemos cada vez mais disso nos dias de hoje - sobretudo com referência à violência doméstica. Há, sem dúvida e de acordo, pessoas que conseguem ultrapassar a barreira do pensar nas eventuais consequências de uma forma mais fácil que outras. Mas há que sensibilizar quem não consegue para o fazer.

Edit: é só isto que estou a dizer. Não estou a defender o sujeito, como parece quererem fazer parecer... Pelo contrário, se a queixa tivesse sido feita quando tudo isto começou, ele já teria sido punido há muito e, muito provavelmente, mensagens desse género que entretanto foram enviadas nunca teriam existido.

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 1 minuto:

Há prazo para isso... Se ninguém lhes der este impulso psicológico, a situação delas não vai melhorar. Eu não descoro todo essa reticência, que é compreensível, legítima e de grande sensibilidade, mas há que convencer quem acha que viu direitos violados a recorrer a quem os/as possa ajudar. É para isso que servem as campanhas de sensibilização à denúncia. Vemos cada vez mais disso nos dias de hoje - sobretudo com referência à violência doméstica. Há, sem dúvida e de acordo, pessoas que conseguem ultrapassar a barreira do pensar nas eventuais consequências de uma forma mais fácil que outras. Mas há que sensibilizar quem não consegue para o fazer.

Vamos ver uma coisa, que acho que falta, além de bom-senso.

A situação é esta. Tu tens 18~20 anos. Estás a entrar no meio profissional e logo numa area extremamente complicada. Tens um treinador que, claramente, está a ir para além do aceitável. Tu, muito provavelmente, vais tentar defender-te. O que vês nas conversas, como foi explicado atrás, foi um mecanismo de defesa natural, tentar evitar que a situação escale enquanto, ao mesmo tempo, evitas ter repercussões (como, por exemplo, ser encostada do plantel).

De seguida tens, surpreende, a direção. Segundo o que se disse elas entraram em contacto com a direção. Aliás, aparentemente quer a direção do Rio Ave quer a direção do Famalicão parece que não quiseram saber muito. E, o que também acontece, é que as coisas seguiram, possivelmente abafadas. Entramos no campo da especulação? Certo, entramos. Mas não me f*das e venhas dizer que foi passado dois anos que surge tudo.

Sabes o que provavelmente aconteceu? Mexeram-se. Seja por verem o treinador da primeira divisão, seja por que motivo for, saiu para a comunicação social. E mexeu-se. Não é o primeiro nem o último caso. E sabes porque? Porque, infelizmente, muitas vezes os termos legais e quem efectivamente tem poder não está muito interessado em resolver estes casos ou, então, prefere intimidar para que as vozes não saiam a público.

Sabes o que é que a maior parte dos casos que sairam agora de relatos de abuso têm em comum? Fez-se algo quando chegou a comunicação social. O #MeToo, por muito que sim, também tivesse muita gente a ir na onda e a querer acusar por acusar, chegou aonde chegou porque, imagine-se, chegou a comunicação social.

Aliás, é o espalhar destes casos que faz com que as campanhas anti-violencia domestica existam, que faz com que os casos sejam relatados e tudo mais. E sabes porque? Porque também existe muito violência psicologica e uma pressão psicologica extrema sobre as vitimas. E acredito, deve ser chato, quando finalmente pensas "vou contar a minha história" teres um paspalho a dizer "lol, viesses mais cedo, só te lembraste agora". Realmente, que justiça do crl, ficas na m*rda e quando queres mostrar algo levas outro contetor de m*rda. Sabes o que isso prova? que a justiça está apenas do lado de uns.

A questão do "ir a justiça", muitas vezes, é uma questão de ultimo recurso. Perfeito seria se a entidade empregadora resolvesse logo o problema e colocasse fim a comportamentos. E garanto-te, o que quiseres, que a maior parte de nós (senão todos) conhecemos histórias de abusos que são atiradas para debaixo do tapete. 

Mas se queres falar de justiça, força. Fala como há casos de violência doméstica que acabam com 100h de trabalho comunitário e está bom. Fala como há filhos que sofrem as contas dos pais e são novamente entregues a este. Fala como há zero proteção a estas vitimas, quer em casos de assédio, quer em casos de violência.

Sabes o que é triste? É que efectivamente o sistema judicial deveria ajudar as pessoas. Aliás, ainda antes do sistema judicial, nos, como sociedade, deviamos dizer "algo está errado" e que individuos que tenham este tipo de comportamentos sejam, sei lá, removidos de cargos de poder. Mas isso não acontece.

Por isso, desculpa-me. Se a tua visão é de "tivesse ido mais cedo, porque é que não foram a justiça", pá, honestamente, ganha um bocadinho de empatia e compaixão. Aprende que também existe pressão e violência no lado psicologico e bastante intimidação. Pode haver muito preto no branco, mas nem tudo é preto no branco. 

Digo-te outra coisa. Não é fácil, para muita gente, estar no lugar da vitima. Porque, parecendo que não, há pessoas que, e vou dizer, como tu, que as julgam, que lhe metem entraves e que fazem 30 por uma linha para complicar a história. Vê, aliás, os defensores que por ai estão aos quais isto é normal. E vens-me dizer que não sabes porque razão há tanta reticencia e se demora tanto tempo? Talvez, só talvez, a razão seja bastante óbvia.

• Like 19
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post

E há outro ponto, isto nem precisa de ser crime. Mesmo se as mensagens forem "só cringe", é mais do que razão para este gajo não poder treinar nenhuma equipa. Então vais ter um treinador que se faz às jogadoras? Para além de todo o nojo, é de uma falta de profissionalismo tremenda. 

E alguns a dizerem que se deve esperar por julgamento. Lol. Ganhem um bocadinho de noção. 

• Like 3
  • Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Maffu, há 24 minutos:

Vamos ver uma coisa, que acho que falta, além de bom-senso.

A situação é esta. Tu tens 18~20 anos. Estás a entrar no meio profissional e logo numa area extremamente complicada. Tens um treinador que, claramente, está a ir para além do aceitável. Tu, muito provavelmente, vais tentar defender-te. O que vês nas conversas, como foi explicado atrás, foi um mecanismo de defesa natural, tentar evitar que a situação escale enquanto, ao mesmo tempo, evitas ter repercussões (como, por exemplo, ser encostada do plantel).

De seguida tens, surpreende, a direção. Segundo o que se disse elas entraram em contacto com a direção. Aliás, aparentemente quer a direção do Rio Ave quer a direção do Famalicão parece que não quiseram saber muito. E, o que também acontece, é que as coisas seguiram, possivelmente abafadas. Entramos no campo da especulação? Certo, entramos. Mas não me f*das e venhas dizer que foi passado dois anos que surge tudo.

Sabes o que provavelmente aconteceu? Mexeram-se. Seja por verem o treinador da primeira divisão, seja por que motivo for, saiu para a comunicação social. E mexeu-se. Não é o primeiro nem o último caso. E sabes porque? Porque, infelizmente, muitas vezes os termos legais e quem efectivamente tem poder não está muito interessado em resolver estes casos ou, então, prefere intimidar para que as vozes não saiam a público.

Sabes o que é que a maior parte dos casos que sairam agora de relatos de abuso têm em comum? Fez-se algo quando chegou a comunicação social. O #MeToo, por muito que sim, também tivesse muita gente a ir na onda e a querer acusar por acusar, chegou aonde chegou porque, imagine-se, chegou a comunicação social.

Aliás, é o espalhar destes casos que faz com que as campanhas anti-violencia domestica existam, que faz com que os casos sejam relatados e tudo mais. E sabes porque? Porque também existe muito violência psicologica e uma pressão psicologica extrema sobre as vitimas. E acredito, deve ser chato, quando finalmente pensas "vou contar a minha história" teres um paspalho a dizer "lol, viesses mais cedo, só te lembraste agora". Realmente, que justiça do crl, ficas na m*rda e quando queres mostrar algo levas outro contetor de m*rda. Sabes o que isso prova? que a justiça está apenas do lado de uns.

A questão do "ir a justiça", muitas vezes, é uma questão de ultimo recurso. Perfeito seria se a entidade empregadora resolvesse logo o problema e colocasse fim a comportamentos. E garanto-te, o que quiseres, que a maior parte de nós (senão todos) conhecemos histórias de abusos que são atiradas para debaixo do tapete. 

Mas se queres falar de justiça, força. Fala como há casos de violência doméstica que acabam com 100h de trabalho comunitário e está bom. Fala como há filhos que sofrem as contas dos pais e são novamente entregues a este. Fala como há zero proteção a estas vitimas, quer em casos de assédio, quer em casos de violência.

Sabes o que é triste? É que efectivamente o sistema judicial deveria ajudar as pessoas. Aliás, ainda antes do sistema judicial, nos, como sociedade, deviamos dizer "algo está errado" e que individuos que tenham este tipo de comportamentos sejam, sei lá, removidos de cargos de poder. Mas isso não acontece.

Por isso, desculpa-me. Se a tua visão é de "tivesse ido mais cedo, porque é que não foram a justiça", pá, honestamente, ganha um bocadinho de empatia e compaixão. Aprende que também existe pressão e violência no lado psicologico e bastante intimidação. Pode haver muito preto no branco, mas nem tudo é preto no branco. 

Digo-te outra coisa. Não é fácil, para muita gente, estar no lugar da vitima. Porque, parecendo que não, há pessoas que, e vou dizer, como tu, que as julgam, que lhe metem entraves e que fazem 30 por uma linha para complicar a história. Vê, aliás, os defensores que por ai estão aos quais isto é normal. E vens-me dizer que não sabes porque razão há tanta reticencia e se demora tanto tempo? Talvez, só talvez, a razão seja bastante óbvia.

Tudo de acordo. Nunca me viste aqui a dizer o contrário - é triste olhares para o que digo como "azar, tivesse ido mais cedo" ou que as estou "a julgar". O que não posso concordar é esse desdém pela justiça que não faz nada, que não protege, que dá zero proteção. A justiça tem falhas, naturalmente, mas se a ela não se recorrer é que não vais conseguir proteção nenhuma. O que urge é fazer passar a mensagem precisamente contrária àquela que apregoas, porque se assim não for estes casos repetir-se-ão.

Agora, o teu comentário é genericamente um comentário muito bom e eu congratulo-o. Tens toda a razão quando disses que algo se passa apenas quando isto se torna público, quando a comunicação social se envolve. E eu nunca disse o contrário e, não sendo da área, essa parece-me ser uma das funções primordiais da CS: alertar para defeitos societários. O que defendo é, talvez, um mundo ideal: quando algo acontece, recorrer a quem pode ajudar as vítimas, não sendo necessário fazer barulho publicamente. Não se trata de falta de compaixão nem de insensibilidade, não é postura de "azarito...". Eu não estou a dizer que agora nada pode ser feito, bem pelo contrário, algo deve ser feito. Infelizmente, já devia tê-lo sido há muito. Provavelmente não aconteceu pelas hipóteses que sugeriste, mas é exatamente aí onde se tem de pegar: na raiz do problema. Sensibilize-se para a denúncia e confie-se em quem pode ajudar. Porque como exemplos de justiça falhada, também tens muitos e bons exemplos de justiça com sucesso - e é por aí que as coisas devem encaminhar-se.

Editado por Duda34

Compartilhar este post

Link para o post

Isto está a pedir um pouco de @Descartes 

Não para o Dudinha Vieirista dum raio, mas temos muito sumo

Compartilhar este post

Link para o post

Só fico admirado de como é que um badalhoco destes consegue ter este tipo de comportamento consecutivamente e nunca ter levado nos cornos.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não vou falar do errado da situação, que já se falou de tudo.

Só perguntar, quantos anos o dito cujo tem? 14? As abordagens são para conseguir alguma coisa com uma mulher? Mano, não tens jeito nenhum só mesmo para fazer figura de urso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JP_, há 41 minutos:

Não vou falar do errado da situação, que já se falou de tudo.

Só perguntar, quantos anos o dito cujo tem? 14? As abordagens são para conseguir alguma coisa com uma mulher? Mano, não tens jeito nenhum só mesmo para fazer figura de urso. 

provavelmente, uma coisa explica a outra. Por não ter jeito nenhum é que ele agora só o faz às suas subordinadas que não podem mandá-lo dar uma volta à quinta mensagem. E ele vai interpretando esse continuar da conversa - e que da parte delas nunca deriva para o lado que ele quer impor - como uma receptividade, quando na prática é apenas um "f*da-se não posso mandar o meu patrão à m*rda". Qual `'à m*rda'!? Elas nem podem dizer, educadamente, "desculpe mas não estou interessada" porque ELE É O SEU CHEFE CRL!

• Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu senti-me desconfortável pra caraças a ler aquelas mensagens imagino as vitimas. Que filho da put*.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...