Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fajo

[FM2022] Football Manager 2022: Reacções

Fajo

Tagarem/mandarem MP em caso de haver bugs relativos a informações da base de dados tuga para o user @Maffu

Message added by Fajo

Publicações recomendadas

em julho de 2027 faço das minhas contratações mais fixes que me recordo num FM

5707fbdff06b4ef2544783a2e937fcc6.png

9c0e2b008efe9d3b1fb6e07d08a75496.png

brutal LOL

17f9889a61581c544b40709ac724dae2.png

nesta última época consegui ganhar tudo na Lázio, inclusive a champions 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, Em 17/05/2022 at 23:59:

b3e2fbdc812b4692af261350edd078b3.png

mais uma fornada jeitosa 

Como faço para visualizar os jogadaores que são promovidos dessa maneira?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Goku, há 1 hora:

Como faço para visualizar os jogadaores que são promovidos dessa maneira?

Na cena da academia. Quando os jogadores aparecerem. La pra meio de março. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, há 13 horas:

Na cena da academia. Quando os jogadores aparecerem. La pra meio de março. 

Entre 19 e 21 de março em Portugal. Cada país tem a sua data 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, há 21 horas:

em julho de 2027 faço das minhas contratações mais fixes que me recordo num FM

5707fbdff06b4ef2544783a2e937fcc6.png

9c0e2b008efe9d3b1fb6e07d08a75496.png

brutal LOL

17f9889a61581c544b40709ac724dae2.png

nesta última época consegui ganhar tudo na Lázio, inclusive a champions 

O Lewa contínua incrível. 

Citação de El Shafto, Em 04/06/2022 at 14:12:

Obrigado pelo relato e obrigado também pelas palavras! Podia ter corrido melhor, mas ler isso dá sempre um gosto especial à coisa. O Espelho Meu, Espelho Meu é uma secção que merecia outro género de vida, mas isso é uma conversa para outro dia.

Em que anos vais nessa aventura na Suécia? Se fizesse a nível europeu era um dos países que escolheria, até tinha idealizado o conceito de tornar o Ibra num Head of Youth Development vitalício do clube que escolhesse para ter uma pseudo história por trás e assim, tornava mais engraçado.

Tenho sempre muita curiosidade nesse género de saves, há tempos li sobre um jogador que colocou a liga do Azerbeijão como a #1 do mundo, mas a trabalheira que ia ali era enorme, ele controlava todas as equipas da liga excepto uma, que, basicamente, era a que descia sempre de divisão. Mas o objetivo dele era mesmo apenas esse, salvo erro, portanto há detalhes que podiam ser curiosos que não partilhou.

Guarda-redes é uma posição terrível de reforçar. Por isso é que nos meus saves, normalmente, começo num clube que tenha algum guarda-redes em condições ou que tenha dinheiro para comprar o Livakovic no início lol

Mas se servir de alguma ajuda, pelo menos em termos de jogadores jovens, o que eu tento fazer é procurar aqueles que naquela transição contratual depois dos primeiros dois anos o clube não lhes dá o que pedem e ficam amuados. Normalmente ou já saem a custos reduzidos ou até mesmo a custo zero.

Ou simplesmente carregar as ligas espanholas, que em Espanha até clubes de m*rda de vilarejos com tipo 10 pessoas cagam jovens que mais parecem saídos da La Masia.

Deve ter a ver com licenças, provavelmente. Talvez peçam muito dinheiro para a relevância que a SI acha que tem.

Desenvolve grande sadino, até porque novas ideias são bem vindas e vão haver mexidas na moderação a curto prazo 👍

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de marcar um dos golos mais caricatos de qualquer versão de FM que já joguei.

dtInuT7.gif

Isto acontece também na versão full ou é mais uma pérola do Mobile?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 48 minutos:

Desenvolve grande sadino, até porque novas ideias são bem vindas e vão haver mexidas na moderação a curto prazo 👍

Sinceramente, não sei se há assim tanto para dizer quanto isso.

A secção é, essencialmente, um longo episódio de Dr. House onde estamos à esperta que o Hugh Laurie descubra o problema apenas para concluir que, por esta altura, já é terminal, seguindo-se a música triste com o desligar das máquinas.

Não quer dizer que tenha de ser feito, até porque é um reflexo do estado geral do fórum, que vive num bizarro estado onde parece que o tempo avança vagarosamente e é extremamente raro acontecer algo que faça alguém pensar "boa decisão, é para o melhor".

Para que fique claro, porque eu tenho tendência para começar a divagar nestas coisas e a correr o risco não transmitir os pontos com clareza suficiente, quero mesmo frisar que a culpa não é apenas de quem modera o espaço.

Eu, por exemplo, e já falei disto várias vezes anteriormente, eu nunca entendi porque é que este tópico existe e qual é a diferença entre este e os Saves Não Detalhados. É que servem exatamente o mesmo propósito. É que diga-se, isto de "Reações" nem tem nada, este tópico é o mesmo que o Frio é numa versão FM, ou numa analogia mais audaz, este tópico é essencialmente o que Lisboa é para a sua periferia, um sorvedouro de recursos que conglomera tudo no seu centro. Agora? Agora é tarde para fazer o que quer que seja. A última pessoa que tentou quase acabou a ser espancada virtualmente e as coisas tiveram de voltar a como estavam, que as rotinas de ter tudo concentrado neste tópico já estavam demasiado enraizadas e isto não afeta só o EMEM.

Por outro lado, ainda em coisas relacionada com decisões de quem tem poder neste fórum, há coisas no EMEM que eu não entendo e os Jogos Terminados e Carreiras Notáveis são uma delas.

Para que seja claro, eu não quero de forma alguma deixar implícito que o meu save merecia estar noutro sítio, eu acho que o meu save está onde merece estar.

Agora, chama-me purista se quiseres, mas acredita que terás razões para o fazer mais tarde: há certas pequenas nuances que o EMEM sempre teve, como, por exemplo, os tópicos estarem trancados nos Jogos Terminados que não são cumpridas há largos anos.

Os saves são "atirados" para uma secção sem uma única palavra, mas isso eu acho que é uma consequência e permite-me fazer a ligação com o ponto seguinte.

Não existe uma única carreira notável desde 2019. Indo além do critério para isso, não entra nenhum save novo nessa secção e é compreensível que não aconteça. Com todo o respeito por quem mantém a secção com atividade, mas muito do conteúdo que por ali passa é sensivelmente o mesmo que passa por este tópico ou pelos saves não detalhados: uma coletânea de imagens a mostrar o que aconteceu no save com duas ou três linhas que dizem o que está nas imagens e mais nada.

Durante estes três meses efetivamente fiz um esforço por seguir vários saves, até porque é regular ir espreitar como está a secção mas não costumo seguir afincadamente, tirando alguns casos existe tanta coisa igual a si mesma e desprovida de qualquer conteúdo. Não há uma gota de criatividade. O resto reflete-se da mesma forma: são consumidas imagens e estou convencido que podia estar a treinar o Rebordosa e na segunda época escrever como encontrei o Messi no Intermarché, enquanto ambos estávamos de férias em Albufeira, convidei-o na brincadeira para vir jogar um ano no Rebordosa e ele disse que aceitava, que tava farto do Mbappé e que Paris cheirava a peidos, portanto aceitava vir jogar à borla e ainda pagava o equipamento dos treinos, que ninguém se ia aperceber até ele aparecer numa qualquer screenshot como marcador de golos.

Não sei o que é que aconteceu, não sei qual é que foi o ponto de quebra, não sei se foram os dramas de vários há anos atrás, com os votos combinados no save do mês e restantes infantilidades, se simplesmente é um reflexo do resto do fórum, lembro-me que há uns anos ainda se tentou abanar as coisas, mas, salvo erro, foi mal recebido e acabou apenas com o regresso do Save do Mês.

Agora? Agora já é tarde. É uma secção pacata, é deixar existir pelas memórias porque de resto é um autêntico cemitério. Se posso ser ainda mais desagradável, até vou mais longe, ao ponto de destacar o @Black Hawk como coveiro da secção, que ao pé o resto do saves parecem mesmo muito pequeninos. Não tenho a mais pequena duvida que vai ser o regresso de um save a entrar nas Carreiras Notáveis e é extremamente merecido. É um nível de trabalho e cuidado ao nível dos tempos áureos do Espelho Meu, Espelho Meu.

Em jeito de resumo, Fajo, não estou a culpar apenas a moderação por algo, até porque por esta altura o comboio já partiu e já vai noutra galáxia, precisavam de um milagre do Elon Musk para o conseguirem apanhar. No meio da viagem, os passageiros vão colocando Estraca a dar nas colunas do telemóvel enquanto que o BlackHawk está de fones a ouvir Kendrick Lamar, mas estão todos à espera em que o comboio chegue ao buraco negro, que não tem outro destino.

• Like 9

Compartilhar este post

Link para o post

Quais são os atributos responsáveis  pela capacidade de um jogador aaguentar mais ou menos tempo um jogo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Goku, há 4 horas:

Quais são os atributos responsáveis  pela capacidade de um jogador aaguentar mais ou menos tempo um jogo?

resistencia e natural fitness . alem disso tambem depende da tua tactica, se focares muito os flancos por exemplo os jogadores dos flancos vao andar todos rebentados

9f930f535e91c0ca21e6699b7dad03b7.png

infelizmente nao deu para mais.... andamos ainda em 4º a faltar 3-4 jornadas mas demos choke. no entanto somos a equipa que menos gasta em salarios(menos de 30M€/ano) na liga. Foi ainda a primeira temporada na premier mas acho que nos reforçamos muito bem! 😄

Compartilhar este post

Link para o post

Uma das coisas que menos gosto do FM, ter a equipa em grande forma, ter de sair do jogo, e quando volto ao FM, já não jogamos nada 😂

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, Em 04/06/2022 at 14:12:

Obrigado pelo relato e obrigado também pelas palavras! Podia ter corrido melhor, mas ler isso dá sempre um gosto especial à coisa. O Espelho Meu, Espelho Meu é uma secção que merecia outro género de vida, mas isso é uma conversa para outro dia.

Em que anos vais nessa aventura na Suécia? Se fizesse a nível europeu era um dos países que escolheria, até tinha idealizado o conceito de tornar o Ibra num Head of Youth Development vitalício do clube que escolhesse para ter uma pseudo história por trás e assim, tornava mais engraçado.

Tenho sempre muita curiosidade nesse género de saves, há tempos li sobre um jogador que colocou a liga do Azerbeijão como a #1 do mundo, mas a trabalheira que ia ali era enorme, ele controlava todas as equipas da liga excepto uma, que, basicamente, era a que descia sempre de divisão. Mas o objetivo dele era mesmo apenas esse, salvo erro, portanto há detalhes que podiam ser curiosos que não partilhou.

O EMEM é um cantinho muito especial, foi por lá que entrei neste fórum em 2006 pelo save do Bad Motherfucker no Aliados Lordelo. Portanto é muito refrescante passados estes anos todos, ler e acompanhar saves como este do Vitória. 

Vou iniciar agora a 6º época. Curiosamente o Ibra é co-proprietário do clube. Porém não aparece no staff como tal, acredito por incompatibilidade dado ter ficha de jogador. E também não consigo contratar, porque reformou-se por completo do mundo do futebol.

Neste momento a liga sueca é a 15º em reputação e 11º em coeficiente europeu. Quando iniciei o save era 25º em coeficiente, mas fruto das boas prestações na Europa (1x quartos-de-final Liga Europa, 1x Final Liga Europa, 2x Oitavos-de-Final CL) , consegui galgar vários lugares em poucos anos. Neste momento ainda não consigo lugar de acesso direto à Champions, mas tenho de passar apenas pela ultima eliminatória. Quando iniciei, passava por 3 fases, aquelas que começam em Julho contra equipas da Estónia e do Kosovo. Consegui também mais lugares de Europa para a liga (1º e 2º CL, 3º e 4º Conference League).

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

O save do @El Shafto foi um docinho de acompanhar, completamente diferente de tudo o que é habitual de ler na secção. Não só o save em si foi bom, a qualidade da escrita era fenomenal e a personagem principal até backstory, motivações e introspecções tinha. Um gajo tenta escrever qualquer coisa com pés e cabeça, mas há um mundo de diferença entre escrevinhar (como eu e outros fazem) e escrever a sério, como ele faz.

Não ter ido para as Carreiras Notáveis foi uma surpresa para mim.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu quando comecei a frequentar o fórum em chavalo, o ENEM era a secção que passava mais tempo a ler. Mas mesmo os tópicos das reações tinha carradas e carradas de posts. Saudades. 

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, há 9 minutos:

Eu quando comecei a frequentar o fórum em chavalo, o ENEM era a secção que passava mais tempo a ler. Mas mesmo os tópicos das reações tinha carradas e carradas de posts. Saudades. 

O que me fez vir ao fórum foram os utilitários, gráficos e add-ons, o que me fez ficar foram os saves do kewl, os feitos inimagináveis, os desafios constantes, a escrita, os relatos das finais e a qualidade da imagem para a época. Aquela Juventus com Aguero e Messi... 😍

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Só boas memórias.

Vou aproveitar que os próximos 7 dias vou estar fechado em casa (covid), para dar um avanço no save no Hammarby e vou postando por aqui. Começo com aquela que é talvez a maior vitória da história do clube:

Embora sem Salah, veio com Mané, Sesko, Vitinha e Diaz (que foi comprado por 120M), aos 15 minutos a ganhar 3-0 ao todo-poderoso Liverpool. Era praticamente inevitável não sofrer contra uma equipa destas e assim foi. O primeiro um erro grosseiro do nosso GK e o segundo já a ao cair do pano, bola de lançamento lateral cai milagrosamente nos pés de Vitinha já dentro da área, onde finalizou com bastante facilidade. 

Captura de ecrã 2022-06-06, às 15.35.01.png

Editado por Kermit the Frog

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 23 horas:

Acabei de marcar um dos golos mais caricatos de qualquer versão de FM que já joguei.

dtInuT7.gif

Isto acontece também na versão full ou é mais uma pérola do Mobile?

Já vi pelo YouTube coisas parecidas na versão full. Opa...e a verdade é que acontece na realidade 😅

Citação de saidex, há 1 hora:

O que me fez vir ao fórum foram os utilitários, gráficos e add-ons, o que me fez ficar foram os saves do kewl, os feitos inimagináveis, os desafios constantes, a escrita, os relatos das finais e a qualidade da imagem para a época. Aquela Juventus com Aguero e Messi... 😍

Saves do Kewl 😍

Um save que adorei acompanhar foi do Cesario_Dalta em que começou no Braga. No post, ele fazia a análise detalhada ao adversário seguinte e como iria colocar a equipa a jogar. Cativante e fora do usual, muito bom de se acompanhar!

O @El Shafto toca em pontos muito interessantes e realmente existe uma diferença nos tempos do EMEM.

Mesmo a criação de alguns tópicos, são desnecessários mas é como ele refere, algo muito complicado de se mudar nesta altura!

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de saidex, há 1 hora:

Esse save dessa Juventus ainda está nas carreiras notaveis ou assim? Para rever.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 49 minutos:

Esse save dessa Juventus ainda está nas carreiras notaveis ou assim? Para rever.

O save é este : ' From Zero to Hero' mas fiz confusao, ele na verdade treinou a Juventus (e até tava lá o Aguero) mas a dupla só jogou junta mais tarde, no Lanús da Argentina haha Foi dos melhores saves que me lembro de ver. 

https://www.cmportugal.com/topic/40297-fm07-from-zero-to-hero/page/143/#comments

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei onde colocar isto, se não for o sítio adequado avisem para colocar onde deve de ser.

284971456_1477281786037898_6896265704105

Database da época 92/93. Criada por The Mad Scientist, pesquisem no facebook e vão encontrar mais informações sobre o criador e a DB em específico.

FMF file (only works with the default FM db)

A versão mais recente já incluiu a Liga Portuguesa. Deixo aqui algumas fotos:

286342315_1482978562134887_5932029598782

286540900_1482978638801546_5334285754233

286362051_1482979355468141_3552703951379

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Época 92/93, esta gente quer que não faça outra coisa da vida senão jogar FM.

Compartilhar este post

Link para o post

e é daquelas BDs em que os "regens" são na verdade os jogadores reais?

Compartilhar este post

Link para o post

Base de dados muito interessante (mais uma vez).

Recordar versões iniciais, com as características modernas do jogo.

A parte menos positiva é a jogabilidade, uma vez que em pouco tempo se consegue ter uma equipa de super estrelas, o que torna a coisa irrealista.

Mas é um esforço meritório de quem tenta reproduzir a realidade da altura, do tempo em que havia homens dentro do campo com raça , liderança, amor á camisola, desportivismo, carisma...lendas reais que perduram e que os mais novos vão podendo conhecer no youtube

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 1 hora:

Tem 2a divisão b?

Só tem a 1ª divisão.

A BD tem por base a versão do CM dessa época, com algumas ligas adicionais como a nossa.

Citação de Erwin, há 1 hora:

e é daquelas BDs em que os "regens" são na verdade os jogadores reais?

Creio que sim. Ainda não abri esta BD mas as anteriores costumam ter jogadores reais.

O tipo que criou isto dedica a maior parte do tempo a criar BD. Acho que até acaba por jogar pouco o jogo em si 😂

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...